Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC sempre deu problemas com gargalos, mas ultimamente, este problema ficou mais frequente.

Conversando com alguns técnicos de informática e amigos, descobri que eu tinha uma gargalo de GPU, pois minha GPU era uma ASUS Phoenix RTX 3050, (uma versão mais reduzida da RTX 3050) e um processador AMD Ryzen 7 5800x

Os gargalos sempre aconteciam em momentos em que tentava rodar jogos mais pesados. Mesmo rodando os jogos com bastante FPS, em alguns momentos, o FPS caia para 5, 10 FPS... Bem baixo.

Então comprei uma nova GPU, uma GPU que iria se equilibrar com o processador. Uma Zotac RTX 3060 12G. Os jogos que eu jogava rodaram sem problemas, sem gargalo, mas quando experimentei jogar outros jogos, o gargalo voltou. Tentei jogar Hell Let Loose, em momentos, no qual, a GPU estava 50% e CPU 40%, ainda dava gargalo.

Então não sei mais o que pode ser o motivo desses gargalos. Queria muito a ajuda de vocês.

Configurações do PC:

Processador: AMD Ryzen 7 5800x 3,8 GHz
Cooler: O que vem na caixa junto ao processador sem adicionais
memória RAM: 2x 8GB DDR4 3000Mhz Team Group T-Force Vulcan
Placa de Vídeo: Zotac RTX 3060 12Gb
Placa-mãe: Biostar B550M
Monitor: Monitor Gamer AOC Hero 27" IPS 144Hz 1ms FHD G-Sync VGA/HDMI/DP, 27G2/BK (não tem fonte dedicada, liga direto na tomada)
Fonte: 600w
HD : (uso para rodar os jogos) :  HD WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s, WD10EZEX

SSD: 480Gb
Sistema operacional: Windows 10 Pro 64 bits

Postado

precisamos saber o SSD, a fonte e o gabinete.

Se o gargalo for no momento em que você se mexe ou atualiza o mapa, pode ser o SSD que já está morrendo e está dificultando o "swap" entre a ram, dê uma olhada nele com o crystaldisk.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Obrigado pela Recepção 🙂

A fonte é uma Mancer Thunder 600W, é isso o que eu tenho de informação.

WhatsApp Image 2024-03-07 at 15.59.58.jpeg

@GuilhermeGB O cooler é um AQUA X100 RTB

@Swalls Sobre o modelo do SSD, eu não tenho em mãos no momento, mas o que posso dizer é que ele está quase cheio. Mas os jogos eu instalo no HD.

E os gargalos ocorrem independente de o que estou fazendo nos jogos, Se estou apenas andando, abrindo mapa, etc.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

O cooler é um AQUA X100 RTB

120mm pra um 5800x acho que não e uma boa ideia :x

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

@Edvaldo J. Frederico Obrigado pela Recepção 🙂

@Swalls Sobre o modelo do SSD, eu não tenho em mãos no momento, mas o que posso dizer é que ele está quase cheio. Mas os jogos eu instalo no HD.

E os gargalos ocorrem independente de o que estou fazendo nos jogos, Se estou apenas andando, abrindo mapa, etc.

Em jogos a temperatura  do processador fica quantos graus?

Tente fazer o teste sem a tampa lateral do gabinete.

Postado
13 minutos atrás, Swalls disse:

@Marlon Dornelles HD? já verificou se ele não está fragmentado ou com bedblocks?

Se for a fonte que estou pensando, ela passou no teste do teclab então não é uma fonte ruim, mas vi artigos sobre ela falando que a arquitetura é toda "esquisita".

Sim! Como meu SSD não é grande, o que resta é o HD para instalar os jogos haha.

Como eu poderia verificar se está ou não fragmentado ou com bedblocks? Para algumas coisa sobre hardwares, eu sou leigo

35 minutos atrás, vuqui disse:

120mm pra um 5800x acho que não e uma boa ideia :x

Qual Cooler você indicaria para 5800x?

23 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Não sei dizer agora, mas irei fazer os testes e logo retornarei, obrigado!

Postado
45 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

Eu predi pra você o modelo do gabinete, não do cooler. O melhor cooler do mercado ainda não vai dar conta se seu gabinete for péssimo. Mas eu concordo com o colega, WC de 120mm não casa muito bem com 5800X, dá pra usar, mas ele vai aquecer um pouco.

46 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

Fonte Macer é fonte pra PC básico com vídeo integrado, eu não acho adequada para o seu PC, apesar de que ela até vai aguentar por um tempo, mas uma hora ou outra não vai mais dar conta. Você tem ela faz quanto tempo?

• Curtir 1
Postado

@Marlon Dornelles para verificar a vida util e os problemas do seu HD, use o crystaldiskinfo, o criado é o maior otaku então ignore as versões esquisitas kkk (ou não, pode usar se quiser, eu gosto pessoalmente).

Para desfragmentar apenas digite defrag no menu inicial. (clique direto em desfragmentar e não em analisar)

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu predi pra você o modelo do gabinete, não do cooler. O melhor cooler do mercado ainda não vai dar conta se seu gabinete for péssimo. Mas eu concordo com o colega, WC de 120mm não casa muito bem com 5800X, dá pra usar, mas ele vai aquecer um pouco.

Fonte Macer é fonte pra PC básico com vídeo integrado, eu não acho adequada para o seu PC, apesar de que ela até vai aguentar por um tempo, mas uma hora ou outra não vai mais dar conta. Você tem ela faz quanto tempo?

Desculpe Guilherme, devo ter me confundido quando fui citar o comentário. O meu Gabinete é similar ao do link, o que muda é um pouco a visual externo.

Sobre a fonte, tenho ela faz 2 anos. É o tempo que tenho o PC.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

Desculpe Guilherme, devo ter me confundido quando fui citar o comentário. O meu Gabinete é similar ao do link, o que muda é um pouco a visual externo.

Sobre a fonte, tenho ela faz 2 anos. É o tempo que tenho o PC.

Sem problemas. Mas o gabinete, como desconfiei, tem a circulação de ar é horrível. Ele não tem entrada de ar frontal, esse tipo de gabinete sempre causa problemas de aquecimento (seu provável problema aí). Pode começar a verificar a temperatura do processador durante os jogos.

Outra coisa que não tinha  reparado, que é sua placa-mãe. Tem várias placas-mãe da Biostar que possuem circuito VRM mal projetado, esse circuito sofre com superaquecimento até com processadores simples, tipo o Ryzen 5 5600, imagina com seu 5800X. Isso acontece com placas básicas A520 (as A520 de boas marcas não tem esse tipo de problema) e até com B550, que deveriam ser boas placas. Qual é o modelo da sua pra gente verificar? B550M é simplesmente o modelo do chipset.

Então além do seu processador estar superaquecendo, sua placa-mãe pode também estar superaquecendo, são dois problemas que não dependem um do outro. Colocar um cooler melhor no seu processador não vai melhorar muito enquanto você não resolver a circulação de ar no gabinete. E mais uma coisa, o cooler box ainda ajuda o VRM um pouco soprando ar em cima do circuito, na hora que você tirar ele pra colocar um outro tipo de cooler, a situação do VRM pode piorar. Se houver realmente um problema de VRM também, a solução seria tentar colocar um dissipador pra ajudar ou comprar uma nova.

Sobre a fonte, com 2 anos de uso, eu diria que já está na hora de começar a pensar em pegar uma fonte boa de verdade para evitar futuros problemas. Para o nível de PC que você tem, pelo menos um fonte Tier B (verificar o ranking aqui), são fontes que geralmente oferecem no mínimo 5 anos de garantia, tipo a Cooler Master MWE Bronze V2 500W ou 600W (versão com final ACAAB).

• Curtir 2
Postado
14 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Sem problemas. Mas o gabinete, como desconfiei, tem a circulação de ar é horrível. Ele não tem entrada de ar frontal, esse tipo de gabinete sempre causa problemas de aquecimento (seu provável problema aí). Pode começar a verificar a temperatura do processador durante os jogos.

Outra coisa que não tinha  reparado, que é sua placa-mãe. Tem várias placas-mãe da Biostar que possuem circuito VRM mal projetado, esse circuito sofre com superaquecimento até com processadores simples, tipo o Ryzen 5 5600, imagina com seu 5800X. Isso acontece com placas básicas A520 (as A520 de boas marcas não tem esse tipo de problema) e até com B550, que deveriam ser boas placas. Qual é o modelo da sua pra gente verificar? B550M é simplesmente o modelo do chipset.

Então além do seu processador estar superaquecendo, sua placa-mãe pode também estar superaquecendo, são dois problemas que não dependem um do outro. Colocar um cooler melhor no seu processador não vai melhorar muito enquanto você não resolver a circulação de ar no gabinete. E mais uma coisa, o cooler box ainda ajuda o VRM um pouco soprando ar em cima do circuito, na hora que você tirar ele pra colocar um outro tipo de cooler, a situação do VRM pode piorar. Se houver realmente um problema de VRM também, a solução seria tentar colocar um dissipador pra ajudar ou comprar uma nova.

Sobre a fonte, com 2 anos de uso, eu diria que já está na hora de começar a pensar em pegar uma fonte boa de verdade para evitar futuros problemas. Para o nível de PC que você tem, pelo menos um fonte Tier B (verificar o ranking aqui), são fontes que geralmente oferecem no mínimo 5 anos de garantia, tipo a Cooler Master MWE Bronze V2 500W ou 600W (versão com final ACAAB).

Obrigado pela explicação Guilherme!

Sobre a placa-mãe, aqui está as definições:

https://photos.google.com/photo/AF1QipPtlp47QltPbEbuQYnZcQOjrec1chHCoOsPXkFQ

Sobre o gabinete, só gostaria de fazer um adentro, na parte frontal dele tem entrada de ar frontal, também coloquei um kit de 3 ventoinhas para ajudar na refrigeração. Mas mesmo assim não tira a questão de que ele tenha uma péssima circulação de ar e seja o provável causador dos gargalos. 

16 horas atrás, Swalls disse:

precisamos saber o SSD, a fonte e o gabinete.

Se o gargalo for no momento em que você se mexe ou atualiza o mapa, pode ser o SSD que já está morrendo e está dificultando o "swap" entre a ram, dê uma olhada nele com o crystaldisk.

Tinha faltado as informações do SSD: NEXAR NQ100 2.5" SATA 6Gb/s

15 horas atrás, Swalls disse:

@Marlon Dornelles para verificar a vida util e os problemas do seu HD, use o crystaldiskinfo, o criado é o maior otaku então ignore as versões esquisitas kkk (ou não, pode usar se quiser, eu gosto pessoalmente).

Para desfragmentar apenas digite defrag no menu inicial. (clique direto em desfragmentar e não em analisar)

Verifiquei a vida útil do SSD e HD, e costa ambos como saudável

https://photos.google.com/photo/AF1QipMIlkRPQmOjH9quvDR0cMvURJpDWJuT-OKokzUS

https://photos.google.com/photo/AF1QipMAqzA6LHJW5pu7Qaq8V_1vnNFHlpkuF8LwQura

15 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Edvaldo como não tive muito tempo para testar, consegui testar em somente um jogo, fiz conforme você me orientou, sem a tampa lateral do gabinete.

Coloquei para rodar Forza Horizon 5, gráficos tudo maximizado e aproximadamente 10 min de jogo.

https://photos.google.com/photo/AF1QipPJEMAuax8DroyVCsE4pQObrxc38tEiWrjmchCH

https://photos.google.com/photo/AF1QipP5c6wR7pEXiYHuNsPyeYfjWZuFdem1wehJAVoe

Pretendo hoje a noite, fazer mais testes...

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

Sobre o gabinete, só gostaria de fazer um adentro, na parte frontal dele tem entrada de ar frontal, também coloquei um kit de 3 ventoinhas para ajudar na refrigeração. Mas mesmo assim não tira a questão de que ele tenha uma péssima circulação de ar e seja o provável causador dos gargalos. 

Infelizmente isso não faz efeito, tem muitos gabinetes que tem esse painel frontal de vidro e vem com 3 ventoinhas instaladas para enfeitar, mas internamente o gabinete continua uma estufa.

Também não consigo acessar as imagens.

• Curtir 1
Postado

Imagem da Placa-mãe:

https://imgur.com/a/KEcKj7I

Print vida útil do SSD e HD:

https://imgur.com/a/ad8Sftu

Desempenho do processador em jogo:

https://imgur.com/a/5XjzcdU

Poderiam confirmar se conseguem acessar os links? Primeira vez usando o imgur.com

45 minutos atrás, Swalls disse:

@Marlon Dornelles bom dia, os links não estão disponívies, se possível, faça upload no imgur.com (basta copiar, entrar no site e apertar ctrl + V)

fez o defrag no HD?

Swalls, eu executei o comando de defrag no menu iniciar, abriu uma aba do prompt de comando em uma fração de milissegundos, então não consegui tirar uma print.

Nunca tinha feito isso... O que eu poderia ter feito de errado? Teria que ter sido feito através do crystaldisk?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

Obrigado pela explicação Guilherme!

Sobre a placa-mãe, aqui está as definições:

https://photos.google.com/photo/AF1QipPtlp47QltPbEbuQYnZcQOjrec1chHCoOsPXkFQ

Tinha faltado as informações do SSD: NEXAR NQ100 2.5" SATA 6Gb/s

Verifiquei a vida útil do SSD e HD, e costa ambos como saudável

https://photos.google.com/photo/AF1QipMIlkRPQmOjH9quvDR0cMvURJpDWJuT-OKokzUS

https://photos.google.com/photo/AF1QipMAqzA6LHJW5pu7Qaq8V_1vnNFHlpkuF8LwQura

Edvaldo como não tive muito tempo para testar, consegui testar em somente um jogo, fiz conforme você me orientou, sem a tampa lateral do gabinete.

Coloquei para rodar Forza Horizon 5, gráficos tudo maximizado e aproximadamente 10 min de jogo.

https://photos.google.com/photo/AF1QipPJEMAuax8DroyVCsE4pQObrxc38tEiWrjmchCH

https://photos.google.com/photo/AF1QipP5c6wR7pEXiYHuNsPyeYfjWZuFdem1wehJAVoe

Pretendo hoje a noite, fazer mais testes...

Bom dia

Nem um link está funcionando, poste a imagem aqui mesmo no fórum.

Se possível faça o teste no 3D Mark o teste do Time Spy e veja se a pontuação gráfica se está parecido com a minha pontuação.

Eu também tenho uma RTX 3060 12Gb

image.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, Marlon Dornelles disse:

WhatsApp Image 2024-03-08 at 00.55.04 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-03-08 at 00.55.04 (2).jpeg

CONFIG PLACA-MÃE - Imgur (1).jpg

WhatsApp Image 2024-03-08 at 00.55.04.jpeg

WhatsApp Image 2024-03-08 at 00.55.05.jpeg

Esse é o forza horizon 5?

Até quando usava meu antigo setup com a RTX 3060 12Gb estava passando de 100FPS nesse jogo.

Você não está usando o vsync dentro do jogo ou no driver da nvidia, tente remover o driver da placa de vídeo e reinstalar.

Se não tiver mudança faça a formatação do windows.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Marlon Dornelles disse:

Imagem da Placa-mãe:

https://imgur.com/a/KEcKj7I

Sua placa-mãe é uma das piores (ainda creio que existe pior por aí) que existem. Como eu disse, dando throttling até com Ryzen 5 3600, isso ema bancada de teste onde não há problema de circulação de ar, a situação é pior dentro de um gabinete normal.

b550mh-vrm-temperatura.png?ssl=1

Citação

Sobre o VRM, a solução de 5 + 3 fases apresentou desempenho medíocre, apresentando throttling até mesmo enquanto usando o R5 3600 em stock com o XPG Levante 240 mm, o que sugere a necessidade de adaptação de uma ventoinha soprando na região caso for usar um CPU como esse junto a um WC AIO ou Air Cooler do tipo torre, enquanto com o R7 3800X, foi necessário usar refrigeração ativa mesmo junto ao Wraith Prism, por outro lado, a placa não apresentou maiores problemas com o R3 PRO 4350G, o que indica que ela ainda pode ser uma opção para essas APUs.

Review completo: https://theoverclockingpage.com/2021/06/08/biostar-b550mh-analise-testes-e-resultados/

@Marlon Dornelles sobre as temperaturas no jogo, com o overlay da NVIDIA você não vai conseguir monitorar temperatura do processador, terá que usar o MSI Afterburner.

• Curtir 1
Postado

@Swalls Sim!

8 minutos atrás, Swalls disse:

@Marlon Dornelles HD e SSD aparentemente ok, mas faça o defrag e o chkdsk /r /f /v no HD por precaução.

sua config era para estar acima de 60 fps, está com vsync ativo?

O jogo rodou praticamente em 80 fps, por aí, quando ativei a análise de desempenho do MSI afterburner, caiu pra 60 fps.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!