Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de Linha DPS Clamper + Nobreak Senoidal é demais para ligar um PC Gamer?


Posts recomendados

Boa tarde a todos. Estou montando um PC (Ryzen 7 7700X e Radeon RX 7900 XT).
quando chego na parte de proteção desses equipamentos não sei o que fazer (li que muitos só utilizam um bom filtro de linha), então queria saber se estarei gastando dinheiro a toa comprando o nobreak.
Penso, inicialmente, em adquirir os dois citados no titulo.
Onde eu moro falta luz de vez em quando (uma/duas) vezes no mês.
Gostaria da opinião de vcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Caique.Santos92 disse:

Onde eu moro falta luz de vez em quando (uma/duas) vezes no mês.

Totalmente desnecessário a compra de um nobreak, ao menos que tenha muito dinheiro sobrando, vale lembrar ainda que o tipo de nobreak adequado para PCs com fontes de PFC Ativo são os nobreaks on-line de dupla conversão, que por sinal são bem caros, recomendo ler o tópico abaixo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo do amigo @Tiberio . Podes usar um nobreak e o filtro de linha na entrada dele. Quando faltar energia terá um tempo mínimo para desligar seu equipamento com segurança. Concordo que deve ser senoidal e, de preferência, online. Pode ser pequeno, que dure 15' já é o suficiente, só para dar tempo de salvar as coisas e desligar com segurança. Tem uns que são relativamente bons e não são tão caros assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Minha fonte será da Cooler Master 750W e estou pensando nesse nobreak:

Nobreak UPS XPro Ts Shara Senoidal Universal, 1500VA, Saída Bivolt, 2 Baterias Internas, Entrada Bivolt

A ideia é justamente essa: ter tempo de salvar os arquivos quando a energia cair (e dar uma proteção a mais aos componentes do PC).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio Onda semi-senoidal nem deve fazer parte de orçamento. Somente senoidais.

 

https://tsshara.com.br/blog/falta-de-energia/qual-a-diferenca-entre-um-nobreak-senoidal-e-um-normal/

 

Nobreak pequeno, só para dar tempo de desligar:

 

https://nhs.com.br/produto/nobreak-compact-plus-4-senoidal-1000va-2b-7ah/

 

Ligeiramente maior:

 

https://nhs.com.br/produto/nobreak-compact-plus-4-senoidal-1400va-2b-9ah/

 

EDIT:

 

As edições desfiguraram os posts. O TS Shara também é adequado. Questão de orçamento.

 

https://tsshara.com.br/produto/nobreak-ups-senoidal-1500va-linha-xpro/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Caique.Santos92 disse:

Ou o @Tiberio está certo, esse modelo não vai servir?

Ele vai até servir, mas nobreak com estabilizador interno seria a mesma coisa de ligar a fonte num estabilizador e também provocará todas aquelas agressões as fontes do PC e diminuirá consideravelmente a vida útil dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Meu ponto de vista é que o autor do tópico esqueça essa ideia de comprar um nobreak, como ele mesmo falou não faz sentido gastar num equipamento que não vai ter serventia, só cai a energia duas vezes no mês, paciência, faltou energia vai tomar uma água ou um café, coloque apenas um bom filtro de linha e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Tiberio disse:

só cai a energia duas vezes no mês

Já é o suficiente para perder arquivos e danificar equipamento. Investimento é uma coisa relativa. Não devemos ordenar pensamentos em cima da receita dos outros. Se ele dispõe de recursos para adquirir o equipamento, é de nossa responsabilidade recomendar o que tem de melhor. Ele decidirá se lhe é conveniente. No caso dele, sugiro o que tiver de melhor e que ele possa adquirir. O peso de nossas recomendações são sérios e eu, normalmente, não faço recomendações justamente por situações como essa, em que alguns levam em consideração os gastos e a discussão fica meio que sem sentido. Seja objetivo e direto. 

 

@Marcos FRM pensa como eu. Sou da área profissional e, quanto melhor, melhor. Dinheiro não deve estar nessa equação. Isso é o critério do autor do tópico. Só ele sabe do bolso dele. Nossa responsabilidade é sugerir o que há de melhor e que atenda ao que ele precisa. Se pode ou não pagar, é outra situação que não nos cabe. 

 

Quanto ao equipamento @Caique.Santos92 , pense que ele deve se manter estável, íntegro, confiável e entregar o que precisa. A melhor opção é ser online, senoidal e isolado. Não pode ter as características de um estabilizador, o que seria drástico e inútil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo a conversa: ter um nobreak seria um investimento válido para proteção dos equipamentos, mas não esse que sugeri no inicio.
Teria que buscar outras opções no mercado, e fazer um investimento muito maior, ou desistir da ideia e ficar só com um bom filtro de linha.
Confere @Mega Blaster@Tiberio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu compreendo perfeitamente a necessidade de usar UPS (detesto o termo jabuticaba "nobreak"). Só quem pode decidir se tem algo a perder com essas duas quedas de energia mensais é o @Caique.Santos92 . Note que perder arquivos é improvável (desconsiderando coisas não salvas -- configure salvamento automático em tudo!), já que sistemas de arquivos com journal (NTFS, EXT4, etc) são bastante robustos. Porém há outras variáveis, como um PC de trabalho, em que ficar sem energia pode comprometer nossa produtividade, etc..

 

Ah, não esqueçam que UPS tem custo de manutenção: as baterias. Precisam ser trocadas a cada 1~3 anos mais ou menos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Já perdi uma edição grande em Word por uma simples queda momentânea. Nobreak não é jabuti e tu sabes bem disso, principalmente em servidores. 

17 minutos atrás, Caique.Santos92 disse:

Resumindo a conversa: ter um nobreak seria um investimento válido para proteção dos equipamentos,

Sim. É um investimento que eu faria com o que de melhor o dinheiro pode comprar e que eu dispusesse a pagar. Quanto melhor o nobreak, mais garantia tens de salvar o que estás a fazer na hora e ter o tempo necessário para desligar o equipamento. De resto, fica uma discussão sem sentido sobre opiniões irrelevantes sobre o que é melhor ou pior sem agregar nada que faça sentido.

 

41 minutos atrás, Tiberio disse:

Meu ponto de vista é que o autor do tópico esqueça essa ideia de comprar um nobreak,

A meu ver, é tentar impor um ponto de vista. Na prática, se estiver digitando um texto num aplicativo qualquer, que salve ou não, em determinado período de tempo, o produto de um tempo de trabalho, se causar danos ou ter que repetir o trabalho, já basta para o investimento.

 

Resumo:

 

Compre o no break que seu bolso possa pagar. Quanto maior e melhor, melhor. Voto no:

https://nhs.com.br/produto/nobreak-compact-plus-4-senoidal-1400va-2b-9ah/

 

Eu (eu), compraria esse, que é minha realidade hoje:

 

https://nhs.com.br/produto/nobreak-expert-ol-c-10000va-20b-9ah-iso-mono-220v-eth/

 

Então, a realidade de cada um é muito diferente, bem como, seu poder aquisitivo.

 

 

@Caique.Santos92 Compre o que de melhor o dinheiro pode pagar e que seu bolso possa suportar. Todo o resto é discussão insípida.

 

EDIT: 

 

É por isso que quase nunca recomendo equipamentos de qualquer natureza. Sempre vira uma discussão de opinião sem sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando aqui sobre Nobreak Online senoidal Puro, vi que está acima do que posso pagar.
Acho q vou ficar só com o filtro de linha, por enquanto, e a depender de como for a experiência, comprar um nobreak certo pro que preciso (ou não).
Agradeço a todos pela participação e disposição em sanar minhas dúvidas!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/03/2024 às 20:28, Marcos FRM disse:

Ah, não esqueçam que UPS tem custo de manutenção: as baterias. Precisam ser trocadas a cada 1~3 anos mais ou menos.

Esse que é o problema dos nobreak "Online", ou seja esse tipo de nobreak utiliza a energia das baterias o tempo todo para alimentar o equipamento que esta conectado nele, e consequentemente elas tambem estão sendo carregadas o tempo todo com a energia da rede. Como a vida útil de uma bateria se mede por ciclos de carga e descarga, neste caso a quantidade de ciclos se torna muito alta num curto periodo de tempo. 

Os nobreak do tipo Online são muito importantes principalmente em equipamentos médicos muito sensíveis como por exemplo um aparelho de hemodiálise ou de circulação extracorpórea, pois se houver uma falta de energia aqueles milissegundos entre a comutação da energia da rede para a energia da bateria poderia comprometer o funcionamento do aparelho e num pior cenário ser fatal para o paciente.

 

Mas um computador, mesmo do tipo gamer com fontes modernas de alto desempenho, não seriam comprometidas com um nobreak "Offline", além disso esses milissegundos não seriam suficientes para causar o desligamento do computador. Neste caso o problema seria apenas o tipo de onda não ser senoidal pura, pois fontes com PFC ativo identifica a onda quadrada como um ruído anormal da rede e com isso tenta ficar corrigindo essa onda. É por esse motivo que nobreak de onda quadrada danifica a fonte do computador, ou de qualquer outro aparelho eletrônico que utilize fontes com PFC ativo.
Obs: computadores de escritório que utilizam aquelas fontes com chave seletora(sem PFC ativo) não são comprometidos por esse tipo de nobreak.

 

O ideal para este caso seria um nobreak do tipo "Offline" mas que utilize onda senoidal pura, pois nesse caso as baterias durarão muito mais tempo pois elas passariam a ser usadas(e contar os ciclos) apenas no momento que faltar luz, e não o tempo todo em que o aparelho estiver ligado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, gutopereira disse:

Esse que é o problema dos nobreak "Online", ou seja esse tipo de nobreak utiliza a energia das baterias o tempo todo para alimentar o equipamento que esta conectado nele, e consequentemente elas tambem estão sendo carregadas o tempo todo com a energia da rede. Como a vida útil de uma bateria se mede por ciclos de carga e descarga, neste caso a quantidade de ciclos se torna muito alta num curto periodo de tempo. 

 

Será? Suspeito que o inversor seja alimentado pelo conversor AC->DC da entrada e que as baterias apenas entrem em cena quando cai a energia. Teria que achar o esquema elétrico de um modelo online para conferir. 🤔

 

5 horas atrás, gutopereira disse:

O ideal para este caso seria um nobreak do tipo "Offline"

 

São Unicórnios 🦄: todo mundo imagina, sonha com eles, porém ninguém nunca viu um. 🤣

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Será? Suspeito que o inversor seja alimentado pelo conversor AC->DC da entrada e que as baterias apenas entrem em cena quando cai a energia. Teria que achar o esquema elétrico de um modelo online para conferir. 🤔

Pelo que eu entendi, esse seria justamente o nobreak offline. Outro dia estava vendo um Vídeo do youtube mostrando a diferença entre o nobreak online e o offline.

 

Ele utilizava um osciloscópio para analisar as ondas senoidais da rede elétrica e a onda senoidal vindo do inversor da bateria.

Nesse teste ele mostra que a onda senoidal que vem da rua não é uma senoidal pura, ela possui alguns pequenos defeitos. Já a onda senoidal que vem das baterias do nobreak é uma onda praticamente perfeita.

Ele mostra essa diferença para a gente no Vídeo, e mesmo quem é leigo consegue perceber muito fácil a diferença.

 

Então no primeiro teste ele esta usando um nobreak Online de onda senoidal pura que esta conectado na rede elétrica da rua. Nesse teste a forma de onda que aparece no osciloscópio é uma onda senoidal pura sem imperfeições, ou seja diferente da onda senoidal da rede eletrica(que possui imperfeições). Então ele desliga o nobreak da tomada e a forma de onda não muda absolutamente nada, ou seja antes e depois é exatamente a mesma onda. Concluindo que nas duas situações a onda mostrada pelo osciloscópio esta sendo proveniente das baterias, e não da rede da concessionária. 

 

Ja no segundo teste ele usou um nobreak simples, Offline de onda quadrada. 

Enquanto o nobreak esta conectado na rede elétrica, a onda medida pelo osciloscópio é uma onda senoidal com aquelas pequenas imperfeições da rede eletrica. Bastou desconectar o nobreak da rede eletrica que em seguida o osciloscópio passou a mostrar uma onda quadrada, como consequência do uso das baterias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, tudo como esperado. A dúvida é se a bateria é constantemente descarregada ou não quando rede elétrica. Eu aposto que não, porque não teria razão para tal. São chamados online de dupla conversão: a primeira transforma a tensão AC da entrada em DC, que alimenta o inversor, que por sua vez pega essa tensão DC e gera uma tensão AC novinha em folha na saída. A primeira conversão deve alimentar o inversor sempre que existir rede elétrica. A bateria está ali de prontidão para quando a energia cair e a primeira conversão desaparecer. É o que faz mais sentido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Sim, tudo como esperado. A dúvida é se a bateria é constantemente descarregada ou não quando rede elétrica. Eu aposto que não, porque não teria razão para tal. São chamados online de dupla conversão: a primeira transforma a tensão AC da entrada em DC, que alimenta o inversor, que por sua vez pega essa tensão DC e gera uma tensão AC novinha em folha na saída. A primeira conversão deve alimentar o inversor sempre que existir rede elétrica. A bateria está ali de prontidão para quando a energia cair e a primeira conversão desaparecer. É o que faz mais sentido.

Pode ser que seja isso mesmo, talvez eu tenha entendido errado...

 

Só não entendo porque a bateria só dura 1 ou 2 anos se a vida útil dela é calculado em ciclos. Ou seja, se ela só será descarregada 1 ou 2 vezes por mês, então em 1 ano isso daria no máximo 24 ciclos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!