Ir ao conteúdo

Eletricista soldou/estanhou fios das tomadas, é normal ?


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

A tomada onde ligo o PC e modem de internet deu curto, chamei um eletricista para verificar e ao instalar uma nova tomada ele estanhou os fios da tomada usando um ferro de solda quente. Fez o mesmo com outras duas tomadas da casa.

Nunca tinha visto fazerem isso e fiquei curioso, porém na internet há opiniões controversas, queria saber se isso pode causar algum problema futuramente ou se realmente é o melhor a se fazer?

Postado
8 minutos atrás, le_0 disse:

queria saber se isso pode causar algum problema futuramente ou se realmente é o melhor a se fazer?

O que manda na instalação de tomadas é a bitola da fiação, a qualidade da tomada e o disjuntor correspondente. No mais é capricho de execução.

Alguns fazem esse procedimento para manter os "fiozinhos" juntos no caso de fios de cobre trançado, isso facilita a montagem nas tomadas, sem o perigo do trançado "descabelar" na montagem.

  • Curtir 3
  • Solução
Postado

É uma "técnica" antiga, mas atualmente vedada pela NBR 5410:
 

Citação

6.2.8.10 É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos.

 

Acontece que o estanho tem o ponto de fusão muito mais baixo que o cobre (cerca de 200, contra mais de 1000 graus). Se por qualquer motivo esse fio esquentar acima desses 200 e poucos graus, o estanho derrete e aí já era a conexão, o que era 'reforço' pode virar folga.

  • Curtir 6
Postado
27 minutos atrás, Shaman93 disse:

o estanho derrete e aí já era a conexão, o que era 'reforço' pode virar folga.

Como disse, é só para manter a "cabeleira" junta na hora de montar, mas sem dúvida o que vai manter tudo bem conectado é "aquele" aperto na hora de montar o cabo na conexão.

  • Curtir 1
Postado

Como dito pelo amigo @Shaman93 a norma proíbe o uso de estanho. Já usei muito cadinho em obras, mas isso está num passado distante. Não pode mais usar. Sugiro ao amigo @le_0 cortar essa parte com estanho e deixar só o cobre puro.

Postado
Em 14/03/2024 às 20:07, Mega Blaster disse:

Como dito pelo amigo @Shaman93 a norma proíbe o uso de estanho. Já usei muito cadinho em obras, mas isso está num passado distante. Não pode mais usar. Sugiro ao amigo @le_0 cortar essa parte com estanho e deixar só o cobre puro.

O uso de estanho em conexões que transmitem sinais é muito interessante. Na transmissão de energia é um problema futuro como relatado acima. Já encontrei conexão de energia onde a capa isolante próxima apresentava marcas de bolha. Bastou um reaperto para solucionar. No caso de sinais para comando elétrico ou eletrônico o uso de estanho na ponta decapada é uma solução interessante em equipamentos onde se tem vibração intensa. Vale lembrar que o cobre é muito maleável e pouco flexível.

Numa máquina que reformei havia o problema da fiação estar se partindo bem no ponto de fixação à placa. O conector usado era uma agulha oca onde a ponta decapada entrava e era prensada. Havia uma pequena sobrecapa do conector para abrigar a isolação do fio e dessa forma limitar o movimento entre a ponta decapada e o início da capa isolante. Até funciona bem nos primeiros 10 anos mas depois é uma ocorrência atrás da outra. A solução que implantei: não utilizar o conector agulha, fazer a decapagem, molhar em breu pastoso e fazer um estanhamento demorado para que este penetrasse no interior da capa isolante. Desta forma obtinha a ponta rígida para o conector, protegia o frágil cobre no percurso que ia do conector ao isolamento do fio e o cobre só ficava sem essa proteção entre 3 e 4 mm já no interior da capa isolante. Quanto ao fato da solda SnPb derreter aos 180ºC a eletrônica vai muito antes disso

  • Curtir 3
Postado

@Sérgio Lembo Para tensão de comando (que é baixo), não há nenhum problema e é até bom. Mas sempre pego quadros assim, esbarro na norma e nas exigências dos engenheiros e tenho que usar conectores de compressão.

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Aparelhos eletrônicos usam solda inclusive na linha AC. A diferença é que o projeto do aparelho geralmente tem recursos próximos de escape, para quando algo dá errado.

 

Soldas em instalações prediais está proibido nas normas. O estanho derretido (muito quente) é uma fonte e de perigos. E soldas soltam...

Postado
Em 22/05/2024 às 02:17, alexandre.mbm disse:

Aparelhos eletrônicos usam solda inclusive na linha AC

Sim. 

Mas no caso dos aparelhos eletrônicos:

O fio está totalmente preso pela solda;

E podemos dizer que a corrente que circula por ali é "fixa", visto que será sempre para o mesmo aparelho em condições já testadas e previstas pelo fabricante. 

 

Já no caso de tomadas e instalação predial é diferente:

Se estanha um fio e coloca sob um terminal de parafuso ou mola, que de qualquer forma pode ficar frouxo com o tempo. 

A corrente varia, visto que numa tomada podemos colocar "qualquer coisa", então se o fio esquentar e a solda derreter aí a coisa fica feia pois vai ficar com um mau contato grande. 

 

Embora, a norma também não permite. Caso não sejam usados bornes de distribuição, eu acho interessante o uso de solda apenas em emendas, pois evita a oxidação (fica bom em locais úmidos) e mantém um bom contato. 

E convenhamos, se houver um aquecimento numa emenda a ponto de derreter a solda é porque a instalação está feita errada. 

  • Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...