Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitorar Tensão, corrente e temperatura de um painel


Posts recomendados

Boa tarde galera, andei pesquisando muito e queria fazer um protótipo que identificasse problemas em uma manutenção. É possível criar um dispositivo que monitora tensão, corrente e temperatura de um painel elétrico? uso de microcontroladores, sensores, impressora 3d e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Danielhbr34 disse:

É possível criar um dispositivo que monitora tensão, corrente e temperatura de um painel elétrico?

Já existe e já usa o celular para monitorar.

 

https://www.se.com/br/pt/product-category/4100-sistema-de-monitoramento-de-energia-e-potência/

https://www.mundodaeletrica.com/monitor-economizador-energia-aprenda-como-economizar-energia/

 

Mas quer criar algo para aprender ou tem outra ideia para uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielhbr34 ,

 

Bom, se você está desistindo do sistema do botijão ..... vamos lá :

Pode-se fazer isso da maneira amadora, mais simples, usando 3 transformadores de corrente, para sentir cada uma das fases do trifásico, e três sensores de tensão, que podem ser três outros pequenos transformadores para isolar totalmente as tensões, e mais um resistor NTC para sentir a temperatura. Ou mais resistores NTC se precisar.

Acrescente um módulo Internet para conversar com a Internet a longa distância, ou um módulo Bluetooth para falar com um celular a curta distância.

Novamente, um simples Arduino Uno toca isso.

Já a maneia profissional é usar um CI dedicado para monitorar a tensão , corrente e potência , que claro já existe e é muito usado nos sistemas de casa inteligente onde você recebe o relatório de consumo de cada local do seu ambiente.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Monitorar Tensão, corrente e temperatura de um painel
  • Membro VIP

Uma coisa que pode virar produto de verdade e de fato ganhar uma boa grana são sensores pro setor industrial pra uso nas máquinas. Temperatura, corrente, tensão --- puff!--- e etc são fáceis demais e nem merecem comentários mas sim podem ser incorporadas neste daqui ó:

Sensor de vibração. Essencialmente um acelerômetro colocado no motor ou em algum lugar estratégico. Ele fica lá a vida toda desde a montagem zero do sistema mecânico. O sistema registra o valor da vibração momento zero e vai monitorando durante a vida. Ao atingir determinado valor, avisa o setor de manutenção para averiguar/trocar e etc alguma peça p.ex. se há algum desbalanceamento, desgastes e etc. Serve tanto pra manutenção corretiva como preventiva.

 

Para teste conceitual mental, imagine um no seu ventilador. Se novo ele vai fazer barulho zero. Alguns meses de uso ele já ficar irritante. Esta irritação é que o sensor acima vai captar e informar.

 

Obviamente pra negócios isso não é "coisa pra criança" mas como tcc até que é bem bacana e quase bem fácil de fazer com um sensor de vibração

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

sensores pro setor industrial

Isso sim é uma grande sacada. Se me perguntassem qual é a invenção que mudou o mundo, para eu, são os sensores. Sem desmerecer a roda, fogo, avião, enfim.... São os sensores que mudaram completamente a percepção de evolução. Acho que eles são pouco prestigiados, apesar da importância fundamental no mundo moderno. Independentemente da aplicação, aprender sobre isso e/ou tentar fabricar ou inventar um é ponto bom para seu caso. É um bom caminho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Voltemos um pouco ao monitoramento do peso. Aperte o cinto pois lá vamos em +1 viagem mental...

 

Existe máquina de lavar de vários Kg diferentes. Por acaso você pesa a roupa antes de colocar na máquina? Quem em sã consciência pesaria 10 ou 11kg - já vi dos 2 tipos - pra não sobrecarregar a máquina? Pois bem, imagine agora que você apresentou o protótipo na sua feira de tcc e conseguiu convencer os acionistas as brastemp e consul que tal pesagem é interessante, agrega valor, a um custo tão baixo que se repassar pro consumidor ele nem vai perceber. Pronto: já pode se ver milionário.  😁

Imagine o sistema minimalista ao extremo algo como um (01) led bicolor: apagado=sem peso, verde=tudo bem, pode por mais roupa, laranja (ou vermelho e verde acessos)=suficiente, e vermelho: tire a roupa. Nada contra você colocar + leds (clique) mas geralmente empresas torcem o nariz pra investimentos maiores.

 

Na chegada da estação mental, se você conseguir reduzir o custo do sistema com sensor de vibração, eu permito que você aplique não só no setor industrial mas em virtualmente em todos os ramos... doméstico, automotivo, aviação, ferroviário, ... todos que possuem sistemas críticos sofríveis por desgastes.

Agora sim, pode descansar sua mente na sua ilha recém comprada 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, .if disse:

convencer os acionistas as brastemp e consul

E seria barbada implementar nessas marcas. As máquinas deles possuem varetas com molas que sustentam o tanque com o cesto. Adaptar um sensor nesse ambiente seria fácil pois tem muito espaço. 

7 minutos atrás, .if disse:

conseguir reduzir o custo do sistema com sensor de vibração

Aqui na minha região, as fábricas de chocolates sofrem muito com isso. Certeza de um mercado em potencial. Tem muito futuro essa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o raciocínio de @.if e desenvolva algo para monitorar velocidade e vibração. Na indústria, a maior dificuldade e o que mais demora é calibrar o posicionamento e velocidade de servomotores e atuadores em linhas de produção. Por exemplo, numa esteira, num braço robótico com ventosa à vácuo, enfim, inúmeras situações de controle onde sensor e motor são almas gêmeas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Mega Blasterboa tarde meu amigo, desculpa a demora para responder, tava ocupado resolvendo uns problemas em casa... Enfim, acabei escolhendo um projeto que eu vou fazer, +/- assim: 

 

Só queria quais sensores eletrônica usou para parar a vaga e tauz, e qual Pix utilizar para controlar as engrenagens e o motor, assim fazer simulações no proteus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!