Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD NVMe M2 instalado no PCIE não é reconhecido


Posts recomendados

Bom, comprei um SSD M.2 embora minha placa-mãe não tenha entrada para tal, pois pretendo comprar um pc novo, comprei um adaptador PCIE e instalei, quando entro na BIOS, ele é uma opção de boot, no entando quando tento instalar o windows, não reconhece a partição dele, nem mesmo o diskpart esta reconhecendo, estou quebrando a cabeça, mas não faço ideia do problema.. não tenho acesso ao SO pois meu HD esta ruim kkkkk, se alguém souber como ajudar agradeço. 

 

Meu SSD é um Kingston SNV2S500G e a placa-mãe é uma A320MH da Biostar

A versão da BIOS é essa: A32ES807.BSS

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Discos NVMe são reconhecidos após carregar "drivers", é preciso estar com modo UEFI e AHCI.

 

Se estiver em modo Legado, ele pode ser reconhecido após o boot de um sistema operacional.

 

Pode estar relacionado com a BIOS também, não possui um "driver" incluso, pois não tinha originalmente o slot.

Tem 2 caminhos:

  1. Atualizar a BIOS que possua o driver, ou integrar ele na BIOS
  2. Usar um boot intermediário para "carregar" os drivers, semelhante ao que sistemas antigos faziam para que discos maiores fossem reconhecidos em BIOS mais antigas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, dwatashi disse:

Discos NVMe são reconhecidos após carregar "drivers", é preciso estar com modo UEFI e AHCI.

 

Se estiver em modo Legado, ele pode ser reconhecido após o boot de um sistema operacional.

 

Pode estar relacionado com a BIOS também, não possui um "driver" incluso, pois não tinha originalmente o slot.

Tem 2 caminhos:

  1. Atualizar a BIOS que possua o driver, ou integrar ele na BIOS
  2. Usar um boot intermediário para "carregar" os drivers, semelhante ao que sistemas antigos faziam para que discos maiores fossem reconhecidos em BIOS mais antigas.

O segundo metodo é inviavel agora, não tenho um HD pra usar pois o meu ficou ruim, mas acho que consigo atualizar a BIOS com um pendrive e o notebook de um amigo.. Consegue me passar um passo a passo pra corrigir isso? Se não for pedir demais.. Nunca atualizei BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Marcos FRM disse:

Esse BIOS é bem velho. Se o seu processador não for um Bristol Ridge (as APUs pré-Ryzen), atualize antes de tentar qualquer coisa.

Meu processador é um Ryzen 3 2200G. O problema é que eu não sei fazer atualização de BIOS, se puderem me ajudar com isso agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marcos FRM disse:

https://www.biostar.com.tw/app/en/manual/bios_update.pdf

 

No site, eles recomendam o método via F12 logo que liga, que é a terceira página do PDF acima.

Vou tentar, tem problema fazer isso no mesmo pendrive que eu to usando pra bootar o windows? ou é bom pegar outro? Vou tentar emular um pendrive no meu celular sla, porque n tenho outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Não tem problema, não precisa estar vazio. Basta estar em FAT16/32.

Fazendo a atualização da BIOS, depois vou tentar instalar o windows dnv e digo o resultado aqui!! Espero que funcione ;(

5 minutos atrás, uretraazul disse:

Fazendo a atualização da BIOS, depois vou tentar instalar o windows dnv e digo o resultado aqui!! Espero que funcione ;(

 

6 minutos atrás, uretraazul disse:

Fazendo a atualização da BIOS, depois vou tentar instalar o windows dnv e digo o resultado aqui!! Espero que funcione ;(

Cara, ainda dando o mesmo problema "não foi possível encontrar unidades. para obter um driber de armazenamento clkque em carregar driver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colocou qual versão?

 

Como comentado pelo @dwatashi, a mídia de instalação precisa iniciar em UEFI. Placas-mãe avulsas, por motivos masoquistas, ainda vêm configuradas para iniciarem em CSM e UEFI (nessa ordem geralmente!). Para não perder tempo catando onde desativar o maldito CSM no BIOS, recrie o pendrive de instalação do Windows em outra máquina usando o Rufus (https://rufus.ie/), selecionando "Esquema de partição -> GPT", que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)". Assim a placa não conseguirá exercer sua estupidez iniciando via CSM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Colocou qual versão?

 

Como comentado pelo @dwatashi, a mídia de instalação precisa iniciar em UEFI. Placas-mãe avulsas, por motivos masoquistas, ainda vêm configuradas para iniciarem em CSM e UEFI (nessa ordem geralmente!). Para não perder tempo catando onde desativar o maldito CSM no BIOS, recrie o pendrive de instalação do Windows em outra máquina usando o Rufus (https://rufus.ie/), selecionando "Esquema de partição -> GPT", que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)". Assim a placa não conseguirá exercer sua estupidez iniciando via CSM.

Coloquei a ultima versão, to refazendo o pendrive boot do jeito que voce falou agora, pra ver se é isso, tomara que seja.. Problema bizarro da *****, se soubesse tinha comprado um SSD sata mesmo so pra quebrar um galho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, uretraazul disse:

Coloquei a ultima versão, to refazendo o pendrive boot do jeito que voce falou agora, pra ver se é isso, tomara que seja.. Problema bizarro da *****, se soubesse tinha comprado um SSD sata mesmo so pra quebrar um galho

Galera, a quem interessa, não adiantou refazer o boot do pendrive, pesquisando mais, descobri que a placa-mãe pode ate reconhecer, mas dificilmente vou consegui fazer o boot do windows no SSD, o unico jeito que vi é o pessoal usando um tal de "CLOVER" ou com pendrive ou com o HD.   A boa noticia é que consegui instalar o windows no meu HD, até aqui não deu tela azul AINDA,  vou tentar fazer o processo pelo HD pra ver se consigo tornar o SSD p

bootavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Em UEFI era para funcionar, a menos que a Biostar tenha feito porcaria e deixando o suporte de fora. Como última tentativa, procure no BIOS por uma opção para desativar o CSM e use o mesmo pendrive criado pelo Rufus.

Desativei o CSM e nada do windows reconhecer, ja futuquei essa BIOS toda kkkkkkkkkkk ME SALVAA

17107683270468058628995614258076.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Marcos FRM disse:

A sua placa tem, na guia "Advanced", um submenu "NVMe Configuration"? Se tiver, o que mostra ali?

 

Na guia "Boot", o dispositivo do pendrive aparece como "UEFI: ..."?

Tem sim, la mostra o NVMe, o tamanho dele e dois tipos de test pra fazer, so isso.. 

Sim, o pendrive aparece como UEFI 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estranho. A mídia do Windows é oficial? Você consegue baixar pelo próprio Rufus:

 

rufus_win11_uefi.thumb.png.d7c9ecf5b822dcb7e076a0776112112b.png

 

(adapte para o Windows 10 se quiser no passo 4)

 

Fora isso, trocar de slot? Caso fosse hardware mais caro com suporte a RAID em NVMe poderia ser isso, mas essa placa não tem tal recurso, acho. Tentou com o disco rígido desconectado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Estranho. A mídia do Windows é oficial? Você consegue baixar pelo próprio Rufus:

 

rufus_win11_uefi.thumb.png.d7c9ecf5b822dcb7e076a0776112112b.png

 

(adapte para o Windows 10 se quiser no passo 4)

 

Fora isso, trocar de slot? Caso fosse hardware mais caro com suporte a RAID em NVMe poderia ser isso, mas essa placa não tem tal recurso, acho. Tentou com o disco rígido desconectado?

Tentando mais uma vez refazer o pendrive aqui 

17107927651097751538450274320075.jpg

38 minutos atrás, uretraazul disse:

Tentando mais uma vez refazer o pendrive aqui 

Refiz o pendrive do jeito que disse, retirei o HD e fiz todo processo e deu esse erro aqui.

17107950703607587362436344016881.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Hmmm, isso não tem a ver com suporte de inicialização pelo BIOS. Esse SSD está bom? Você tentou instalar com ele limpo? Tente isto:

 

 

Cara, acredito que ele esteja bom sim, fiz isso e continua dando o mesmo erro, depois que fiz o processo e deu o erro, não consegui limpar o disco, esta assim no CMD:

1710809104647932199244979816317.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!