Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer a limpeza do Pc?


Posts recomendados

Oi galera tudo bem?

Pretendo montar meu Pc no futuro próximo e tenho algumas dúvidas em relação a limpeza, já me disseram que devo usar pincel e secador de cabelo mas ainda tenho algumas dúvidas:

Uso de limpa contatos é necessário?

 

De quanto em quanto tempo troco a pasta térmica da cpu? Alguns dizem um ano,outros cinco

Posso usar o aspirador de pó(com muito cuidado é claro) pra tirar o grosso do pó, dps de passar o pincel?

 

Deveria remover a placa-mãe do gabinete quando for limpar?

 

De quanto em quanto tempo limpo as fans do gabinete, fan do air-cooler e aletas do aircooler? Se for fazer isso como faria?

 

O pincel que usaria pra limpar precisa ser antiestático? Tenho pincéis de pintura comuns, eles não seriam recomendados?

 

De quanto em quanto tempo limpo a gpu e troco a pasta dela? Espero até acabar a garantia ou começar a aquecer muito?

 

Preciso mesmo tirar as rams e limpar os slots delas e passar borracha nos contatos? Ouvi dizer qua faz mal porque acumula energia estatica ou algo do gênero

 

Tem alguma forma/área específica da novo que preciso limpar?

 

Quais áreas seria recomendado a utilização de um paninho úmido com álcool isopropílico?

 

E de quanto em quanto tempo limpo os filtros de poeira do gabinete?

 

Muito, mas muito obrigado a quem responder minhas perguntas malucas!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
32 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

De quanto em quanto tempo troco a pasta térmica da cpu? Alguns dizem um ano,outros cinco

Posso usar o aspirador de pó(com muito cuidado é claro) pra tirar o grosso do pó, dps de passar o pincel?

Quando começar a esquentar além do normal. Olha, por dentro nunca passei, mas for fora nas fans e filtros de poeira já e não deu problema nenhum.

32 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

E de quanto em quanto tempo limpo os filtros de poeira do gabinete?

Quando notar que estão bom certa quantia de poeira. Não tem um prazo, tem lugares (regiões) ou épocas do ano que juntam mais poeira.

 

32 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

O pincel que usaria pra limpar precisa ser antiestático? Tenho pincéis de pintura comuns, eles não seriam recomendados?

Eu tiro da tomada e uso esses comuns, de maquiagem também são bons (caso pegue "emprestado", certifique-se de lavar depois), só precisam ser macios. 

 

32 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

De quanto em quanto tempo limpo a gpu e troco a pasta dela? Espero até acabar a garantia ou começar a aquecer muito?

Novamente, quando começar a esquentar além do normal. Se a média dela atualmente é 70ºC, quando começar a passar de 75 ºC é um sinal para trocar.

32 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Quais áreas seria recomendado a utilização de um paninho úmido com álcool isopropílico?

Eu passo pano seco ou úmido nos fans, gabinete e filtros de poeira. Na placa-mãe só pincel.

 

32 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Uso de limpa contatos é necessário?

O mais importante de tudo. Limpe eventualmente ele com pano e pincel, mas se estiver funcionando, não remova nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

me disseram que devo usar pincel

 

Pincel ou escova de cerdas finas, ambos antiestáticos.

 

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

 

secador de cabelo mas ainda tenho algumas dúvidas:

Negativo, secador só para casos especiais, o correto é pistola de ar.

 

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

 

De quanto em quanto tempo troco a pasta térmica da cpu?

 

Depende da qualidade da pasta térmica, se for as originais do processador, pode durar até 5 anos se tiver sorte. se for aquelas diferenciadas (12w/m.k) recomendo 6 em 6 meses.

 

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

 

Posso usar o aspirador de pó(com muito cuidado é claro) pra tirar o grosso do pó, dps de passar o pincel?

Não pode.

 

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

De quanto em quanto tempo limpo as fans do gabinete, fan do air-cooler e aletas do aircooler? Se for fazer isso como faria?

 

Sempre que perceber que estão muito sujas ao ponto de prejudicar a ventilação, não há tempo específico, basta olhar elas.

 

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Deveria remover a placa-mãe do gabinete quando for limpar?

 

somente se for limpar o processador/cooler do processador ou algo realmente preso na placa-mãe.

 

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

O pincel que usaria pra limpar precisa ser antiestático?

 

Sim.

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

De quanto em quanto tempo limpo a gpu e troco a pasta dela? Espero até acabar a garantia ou começar a aquecer muito?

 

GPUs normalmente tem garantia de alguns anos, você só vai trocar pasta dela se em algum momento estiver esquentando muito. Limpar sempre que perceber que está sujo, sem desmontar, apenas use a pistola de ar.
 

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Preciso mesmo tirar as rams e limpar os slots delas e passar borracha nos contatos?

 


Sim, se usar borracha, use papel para remover a resina da borracha, se usar álcool isopropílico, use um spray de longe e esfregue a escova com serdas antiestáticas.

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Uso de limpa contatos é necessário?

não, use álcool isopropílico e não limpa contato!

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Quais áreas seria recomendado a utilização de um paninho úmido com álcool isopropílico?

Isopropílico pode em qualquer lugar, mas paninho nunca, no maximo no gabinete. (não gaste isópropílico no gabinete, limpe normal, pode ser com o limpa contato se for tampa de vidro.)

Pode até usar paninho nas fans, porém é 100% de chance de que um dia você vai empenar as bixinhas sem querer.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls se não deveria usar aspirador de pó como vou remover a sujeira em excesso depois de tirá-la com pincel? O que quer dizer com paninho nunca? Só jogo o isopropílico no Pc e faz a mágica? Kkkkk. Teria recomendação de pistola de ar, se não for muito cara vou considerar, secador de cabelo no forte com modo frio não funcionaria? Por que?

 

@Pedroou obrigado pelas dicas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Swalls disse:

não, use álcool isopropílico

Um adendo bem importante quando for utilizar álcool isopropílico em componentes eletrônicos, em hipótese alguma religue seu computador a energia caso veja que ele ainda está molhado pelo álcool, pois o álcool isopropílico é extremamente inflamável, a secagem do álcool é bem rápida, porém tenha certeza de deixar seus componentes secarem por completo ao limpa-los com esse tipo de álcool, fora isso, álcool isopropílico é uma ótima partida e dá pra limpar qualquer tipo de componente eletrônico tranquilamente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Passa pincel, a sujeira caí toda para baixo no PSU cover. Se tiver furos em cima da fonte para fans, coloca uma folha ou pano para a sujeira não cai nela. Depois limpa com pano, nem precisa de alcool, só borrifa um pouco de água.

 

Você vai usar esse pano apenas para metal e partes plásticas, não vai passar em circuito/solda ou afins.

44 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Preciso mesmo tirar as rams e limpar os slots delas e passar borracha nos contatos?

Não, novamente, se estiver funcionando não mexa em nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@Swalls se não deveria usar aspirador de pó como vou remover a sujeira em excesso depois de tirá-la com pincel?

O isopropílico é para "desgrudar" a sujeira que você não conseguir tirar com pincel e com a pistola de ar, dps de desgrudar você remove com pincel ou com a pistola de ar.
você pode usar paninho se quiser, mas vai "empenar" ou machucar o hardware sem querer em algum momento.

Pode passar paninho no dissipador do cooler (a parte metálica), nos dissipadores da placa-mãe, no mouse, no gabinete, etc.. mas nunca nas outras partes do pc.

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Teria recomendação de pistola de ar, se não for muito cara vou considerar, secador de cabelo no forte com modo frio não funcionaria? Por que?

Secador até funciona, mas não é o recomendado, a diferença para uma pistola de ar é grande.

soprador para pc

 

@Vitoria Gabriela Realmente esqueci de avisar para não ligar o pc dps de limpar com isopropílico, é algo bem óbvio mas é por isso que na caixa de ovos tem escrito "contém ovos", tem gente que não sabe.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Oi galera tudo bem?

Pretendo montar meu Pc no futuro próximo e tenho algumas dúvidas em relação a limpeza, já me disseram que devo usar pincel e secador de cabelo mas ainda tenho algumas dúvidas:

Uso de limpa contatos é necessário?

 

De quanto em quanto tempo troco a pasta térmica da cpu? Alguns dizem um ano,outros cinco

Posso usar o aspirador de pó(com muito cuidado é claro) pra tirar o grosso do pó, dps de passar o pincel?

 

Deveria remover a placa-mãe do gabinete quando for limpar?

 

De quanto em quanto tempo limpo as fans do gabinete, fan do air-cooler e aletas do aircooler? Se for fazer isso como faria?

 

O pincel que usaria pra limpar precisa ser antiestático? Tenho pincéis de pintura comuns, eles não seriam recomendados?

 

De quanto em quanto tempo limpo a gpu e troco a pasta dela? Espero até acabar a garantia ou começar a aquecer muito?

 

Preciso mesmo tirar as rams e limpar os slots delas e passar borracha nos contatos? Ouvi dizer qua faz mal porque acumula energia estatica ou algo do gênero

 

Tem alguma forma/área específica da novo que preciso limpar?

 

Quais áreas seria recomendado a utilização de um paninho úmido com álcool isopropílico?

 

E de quanto em quanto tempo limpo os filtros de poeira do gabinete?

 

Muito, mas muito obrigado a quem responder minhas perguntas malucas!

 

 

 

Uma dica geral que eu mesma sigo: "Não se mexe no que está funcionando". 
Minha limpeza resume-se à somente quando reparo que meu gabinete está com muita poeira, e eu apenas utilizo um secador de cabelos na velocidade mais forte e na temperatura fria, para retirar a sujeira superficial dos componentes. 
Não há sentido em querer retirar absolutamente TODA a poeira de seu computador, por N fatores em minha opinião

1- A poeira, desde que não seja MUITA ao ponto de prejudicar seus componentes, não faz mal ao seu computador.

2- Como disseram acima, haverá dias em que terá mais poeira ou menos, então meio que não vejo necessidade de o limpar perfeitamente e completamente, "já que irá sujar novamente".

3- Seu foco será em seu monitor e seu jogo, retirar toda e qualquer poeira, para mim, não passa de apenas uma preferência estética, algo que ninguém além de você irá reparar (e provavelmente nem você irá ficar reparando, pois como eu disse acima, seu foco será sempre no que você está fazendo no monitor e não para dentro de seu gabinete).

4- Você não precisará desmontar NADA em seu computador por anos (literalmente), se utilizar uma pasta térmica de boa qualidade para seu processador, depois de uns anos se ver que seu processador está atingindo temperaturas altas comparado a antes, aí sim, terá de trocar a pasta térmica, mas caso o contrário, você não vai precisar desmontar seu computador por um bom tempo.

5- Se quiser limpar seu GABINETE por fora, pode utilizar um pano úmido e pode retirar os filtros e limpar com água, pano, o que quiser (se a limpeza dos filtros for com água, certifique-se de seca-los completamente antes de os colocar em seu gabinete novamente). 

Esse tipo de limpeza é a que eu faço, algo bem superficial e com o mínimo de interação com os componentes caso não haja necessidade, se precisar trocar a pasta térmica ou efetuar reparos técnicos, aí obviamente terá que o desmontar, mas fora isso, não há necessidade de desmontar nada nele.

17 minutos atrás, Swalls disse:

Realmente esqueci de avisar para não ligar o pc dps de limpar com isopropílico, é algo bem óbvio mas é por isso que na caixa de ovos tem escrito "contém ovos", tem gente que não sabe.

Sim, eu apenas avisei presumindo que o OP ou qualquer pessoa que venha a esse fórum com a mesma dúvida, não soubesse, ou tentasse fazer o que eu sei que muita gente pode fazer ao limpar seu computador: 

Já conheci uma pessoinha que na ânsia de ligar o computador novamente, não esperou o álcool isopropílico secar por completo e achando que a umidade superficial do álcool no componente não seria capaz de causar danos, o ligou mesmo assim, correndo até o risco de causar um incêndio na máquina, por sorte não aconteceu nada, mas é algo que pode acontecer, e após esse ocorrido sempre tento lembrar às pessoas de sempre esperar secar completamente, para não fazerem o mesmo que citei.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Como fazer a limpeza do Pc?

@Pedroou @Swalls @Vitoria Gabriela muito obrigado pelas dicas serão muito úteis! teriam mais algumas?

Seria recomendado usar ar encanado(não sei o nome correto) pra limpar algumas áreas empoeiradas? Recomendariam usar aquele químico estilo wd40 no rolamento das fans para que rotacionem mais?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!