Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação subdimensionada?


Posts recomendados

Boa noite pessoal! 

 

Estou confuso com relação a potência da minha fonte de alimentação, em alguns lugares falam que tenho muita coragem em usar uma fonte de apenas 450W no computador, em outros me falam que é mais do que suficiente.

Em sites que calculam a potência do sistema, como o "Power Supply Calculator - PSU Calculator | OuterVision" indicam que meu consumo fica em torno de 355W, em outros como o "Calculadora de Potência | Cooler Master Brazil" indicam um consumo de 300W.

 

Em sites de fabricantes de placas de vídeo recomendam 650W, e aí á não sei mais o que pensar.

 

Realizei alguns testes de stress com o AIDA64 e mais alguns benchmarks e percebi que o consumo da placa de vídeo tem picos de 230W, entretanto, na maior parte do tempo se mantém na média de 170W. Com o processador, a mesma coisa, picos de 90W e na maior parte do tempo a 70W. Imaginando o pior dos cenários e adicionando mais o consumo dos outros componentes, chego a conta de 360W, que seria 80% de carga na fonte.

 

20% de sobra seria uma margem segura?

Por que em alguns lugares me falam para ignorar essa conta e alegam que o calculo é muito mais complexo do que isso? 

 

Abaixo segue minha configuração completa:
Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2
Processador: AMD Ryzen 7 5700X
Cooler: DeepCool AK400 Zero Dark

VGA: RX 7600 Gigabyte Gaming OC
Memória: DDR4 Zadak Twist 32GB (2x16GB) 3600MHz
SSD: XPG SX8200 PRO M.2 NVMe 1TB
SSD: Kingston A400 SATA 480GB
Fonte: XPG, Pylon, 450W
4 FANS no gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Leeps disse:

20% de sobra seria uma margem segura?

Sim, a margem deve ser de 20 a 30% da demanda de pico, está tranquilo uma fonte de 450w nessa sua configuração, recomendo ler o tópico abaixo sobre as razões para se evitar superdimensionar a fonte.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2024 às 19:44, Tiberio disse:

Sim, a margem deve ser de 20 a 30% da demanda de pico, está tranquilo uma fonte de 450w nessa sua configuração, recomendo ler o tópico abaixo sobre as razões para se evitar superdimensionar a fonte.

 

 

Muito obrigado pela resposta, fiquei mais tranquilo após ler esse post. Já estava cogitando trocar a fonte por uma de 650W mas se a atual da conta do recado, vou manter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo da minha configuração (na assinatura) deve ser parecido com a sua, eu uso uma Seasonic S12II 430W tranquilo aqui...

 

Ryzen 7 7700 (sem o X) rodando com PBO/TDP ajustado para 85W (o padrão do 7700 sem o X é 65W) e 5500MHz no boost clock (igual ao 7700X) e com undervolt

RTX 3060 12GB (170W TDP)

2 HDs, 2 SSDs, duas ventoinhas 140mm + uma de 120mm do CPU

 

O consumo medido direto no cabo de força da fonte é em torno de 360 Watts rodando teste de stress usando 100% da GPU e do CPU ao mesmo tempo. Fazendo undervolt na RTX 3060 o consumo caiu para em torno de 325 Watts... O consumo real que o PC está demandando da fonte então é 15 a 20% menor do que esses valores lidos no cabo da fonte porque a fonte tem em torno de uns 15 a 20% de perdas, dependendo da eficiência dela.

 

O consumo do seu PC deve ser levemente superior pelo CPU ser 105W e a GPU 185W. Imagino que uns 30W a 50W a mais dependendo se você está fazendo undervolt no CPU/GPU ou não, isso considerando o consumo no pico (100% no CPU e GPU, o que é um cenário irreal, raramente a gente roda alguma coisa que vai usar 100% do CPU e GPU juntos continuamente, em jogos por exemplo o consumo fica oscilando entre 150 W e 270W a maior parte do tempo dependendo da demanda do momento no jogo e quando puxa mais que isso são picos momentâneos).

 

 

20240325_200536_consumo.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio  Você encontra pra vender direto da China ou no talvez no ML aqui no Brasil. Esse meu eu comprei muitos anos atrás, se não me engano foi na Banggood. Existem modelos para fazer leitura em rede AC e modelos para DC. Existem modelos com um toroide que abre e fecha (foi o que eu comprei) pra você conseguir passar o fio por dentro dele pra fazer a medição de forma mais prática... O meu eu adaptei em uma caixa plástica e usei cabos PP e plugs macho/fêmea pra poder ligar uma ponta na tomada e a outra ponta no cabo do aparelho que eu quero medir e esse wattímetro ficar no meio do caminho fazendo a medição da corrente que passa por um dos fios (no caso, a fase).

 

Aqui alguns links:

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005002342362094.html

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005004107217022.html

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005005705475257.html

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005005913413439.html

 

20240326_152339.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marclbr Muito obrigado pela resposta. O 5700X também tem um TDP de 65W, aqui ele atinge picos de 80W, acredito que seja por conta do boost. Não arrisquei fazer undervolt no processador ainda mas queria muito. Sobre a RX 7600, os picos de consumo dela me assustam, essa placa é muito descontrolada, com as configurações de fábrica ela chegava a um clock de 2900Mhz com 105º no hotspot e um consumo de 200W (média).

 

Fiz undervolt de 1200mV para 1160mV e limitei o clock máximo a 2600Mhz, depois disso o consumo ficou em média 160W e o hotspot não chega a 80º mas mesmo assim ainda tem uns picos absurdos. Segue imagem do HW Monitor:

 

Captura de tela 2024-03-28 001310.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!