Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor placa de vídeo atualmente, de custo-benefício?


Posts recomendados

Olá

 

Tenho dado uma olhada em umas placas de vídeo para dar um upgrade no meu pc futuramente, e me atentei a 2 placas em específico na Nvidia:

 - RTX 3060 12gb

- RTX 4060 8gb

 

Pelo que vi, parece que muitos não gostaram da 4060, e me indicaram a ir na 3060, mas vi vários vídeos de setuo custo/benefício com a 4060 e muitos recomendando ela para uso, devido a ser mais atual.

 

Mas e aí. qual realmente é a melhor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Qual a melhor placa de vídeo atualmente, de custo-benefício?
54 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O melhor equilíbrio de custo-benefício mesmo está na RX 6650 XT, vendida na casa dos R$1.500, desempenho um pouco acima da RTX 3060 e um pouco abaixo da RTX 4060.

 

De fato, essa é a melhor opção custo-benefício!

 

  

1 hora atrás, Pedro Medeiros da Silva disse:

Não pega placa com 8GB de VRAM. Junta e pega algo bom, eu não pegaria nem um das 2.

 

Particularmente não vejo como uma necessidade absoluta ter uma placa com mais de 8GB VRAM, aliás, como eu já mencionei em outro post, a RTX 3060 12GB não vale nem um pouco a pena e hoje fica bastante atrás da RX 6650XT 8GB e da RTX 4060 8GB.

 

Na real essa "paranóia" dos 8GB de VRAM estarem defasados, vem muito da recente má otimização de alguns poucos jogos, em que forçam mais do que seria necessário esse requisito.. A quem diga inclusive que isso pode ter sido uma jogada da indústria ou uma "briga" das marcas e modelos enão uma real necessidade baseada na evolução dos games.. a verdade mesmo é que as placas com 8GB de VRAM ainda seguram a onda muito bem!

 

E o fator mais relevante nesse assunto ainda é  preço, já que placas com 12GB ou mais tem uma diferença grande no investimento do usuário, pelo menos por enquanto.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, guilherme_dr disse:

Particularmente não vejo como uma necessidade absoluta ter uma placa com mais de 8GB VRAM

A maioria quando pensa em placa de vídeo acha que todos vão jogar CyberPunk em 4k. Na verdade os jogos com maior número de jogadores não tem necessidade de 12gb de VRAM.

 

CS2, LOL, Dota, Valorant e até mesmo o Warzone lidam bem com 8gb de VRAM. Esses jogos representam boa parte dos jogadores, que em grande parte optam por configurações gráficas que vão trazer vantagens e não estética.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde. Aproveitando o post sobre custo-benefício de VGA eu queria a ajuda de vocês aqui.

Comprei esse monitor https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-curvo-wqhd-34-dell-s3422dwg/apd/210-azep/monitores-e-acessórios e minha configuração atual é R1600AF, B450M Steel Legends, 2x8 Ballistx 2866, 5600XT e a fonte é uma XPG Pylon 450 com 80 Plus Bronze. Meu monitor atual é um Ultrawide 29UM69G-B. Montei essa configuração em 2021 e ela me atende super bem até hoje, pois não jogo fps competitivo (apenas campanha) e curto mais jogos de aventura, esportes e jogos de caça tipo The Hunter: Call of the wild. Jogos de tiro eu jogo atualmente Sniper Elite, Ghost Recons, alguns Battlefield's... Não jogo esses jogos tipo Cyberpunk e Elden Ringsou esses outros mais hypados que o pessoal que só joga o dia todo costuma fazer uso. Meu pc é para trabalho e quando tenho tempo uso para jogar também. Tenho quase certeza que por causa do monitor vai ser inevitável a troca da minha VGA. Tenho 2.500,00 pra investir em uma nova, mas posso chegar nuns 2.800,00 se o custo-benefício for acima de 30, 35% em relação aos 2.500,00. Para meu tipo de uso o que vocês me indicam de VGA e qual a opinião de vocês sobre as outras peças?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Pessoal, boa tarde. Aproveitando o post sobre custo-benefício de VGA eu queria a ajuda de vocês aqui.

Comprei esse monitor https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-curvo-wqhd-34-dell-s3422dwg/apd/210-azep/monitores-e-acessórios e minha configuração atual é R1600AF, B450M Steel Legends, 2x8 Ballistx 2866, 5600XT e a fonte é uma XPG Pylon 450 com 80 Plus Bronze. Meu monitor atual é um Ultrawide 29UM69G-B. Montei essa configuração em 2021 e ela me atende super bem até hoje, pois não jogo fps competitivo (apenas campanha) e curto mais jogos de aventura, esportes e jogos de caça tipo The Hunter: Call of the wild. Jogos de tiro eu jogo atualmente Sniper Elite, Ghost Recons, alguns Battlefield's... Não jogo esses jogos tipo Cyberpunk e Elden Ringsou esses outros mais hypados que o pessoal que só joga o dia todo costuma fazer uso. Meu pc é para trabalho e quando tenho tempo uso para jogar também. Tenho quase certeza que por causa do monitor vai ser inevitável a troca da minha VGA. Tenho 2.500,00 pra investir em uma nova, mas posso chegar nuns 2.800,00 se o custo-benefício for acima de 30, 35% em relação aos 2.500,00. Para meu tipo de uso o que vocês me indicam de VGA e qual a opinião de vocês sobre as outras peças?

 

Obrigado.

 

Olá amigo..

 

Você vai sim exigir mais da placa de vídeo com um monitor WQHD, ou seja, vai perder um pouco de FPS mantendo a RX 5700XT (imagino que esteja utilizando um monitor FHD até então).

 

Bem, não é "inevitável" trocar de placa de vídeo mas se quiser fazer um upgrade eu faria diferente.. buscaria um novo processador, por exemplo o Ryzen 7 5700X e uma GPU como a RX6650XT.. já que comentou que trabalha com o PC, o novo processador vai trazer mais qualidade nisso também.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Pelo que pude entender do vídeo o cara joga vários jogos em 1440p no Alto/Ultra dependendo do jogo e com FPS médio a 60, é isso? O que significa que essa placa aguentaria perfeitamente os meus jogos com mais FPS e ainda tudo no ultra, seria isso? Então não vale a pena pegar uma 4060 por 1700 né? E essa placa do vídeo é a 6600, a 6650 deve ter alguma vantagem, mesmo que mínima, ou não? Lembrando que meu monitor é 3440x1440.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães sim, a 6650 tem vantagem sobre a 6600, quase nada mas tem.

se vale a pena quem fala é seu bolso, obviamente a 4060 é melhor, mas melhor em hardware, você provavelmente n vai notar muita diferença na gameplay.
sim, se nada der problema(gabinete ruim, ram ruim ou SSD cheio de bedblock) você consegue jogar 60+ fps no alto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

@Swalls @Swalls Eu tenho no carrinho uma 4060 desde ontem com um cupom saindo por 1709,00 em 10 sem juros. Placa de Vídeo MSI RTX 4060 VENTUS | KaBuM! Essa 6650 que vocês indicaram está o mesmo preço parcelada, por isso fiz a pergunta.

 

Nesse caso, vá com a RTX 4060.. é melhor sim e mais fácil de passar para frente no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal peguei o 5600 na Kabum por 839 em 10x sem juros. Peguei também uma 4060 da MSI, a Ventus 2x por 1842 em 10x sem juros. Sei que essa 4060 não é lá essas coisas, mas a 6650xt que fiquei amarradão estava 1709 parcelada e a 4060 que eu tinha por 1700 também não consegui. A 6650xt foi pra mais de 2100 parcelada. 
 

Eu estou precisando de um SSD e queria pegar daqueles SATA mesmo, pois minha placa-mãe não aceita 2 NVMe ao mesmo tempo. Um amigo disse que era mais vantagem trocar a placa-mãe pra poder usar 2 NVMe M.2 juntos. Me indicou uma B550M PRO VDH Wifi. Estava olhando os conectores e ela não tem o DP e a Dell diz que pra funcionar os 144hz preciso usar o cabo DP. Esse outro SSD seria pra desafogar o atual, pois ele está com 940gb utilizados. Eu usaria nele arquivos que não necessito utilizar toda hora (uns 300gb) e alguns jogos. Minha placa-mãe é uma B450M Steel Legends da ASRock. O que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães conseguiu baixar tanto o valor do Ryzen como? eu comprei por quase 900.

essa 4060 é tão boa quanto a rx 6650 xt, vai lhe atender.

A MSI B550M PRO VDH Wifi é uma ótima placa-mãe, pode comprar sem medo.

Se não me engano a 4060 tem sim 3 displayport e 1 HDMI, (o cabo de vídeo vai na placa de vídeo e não na placa-mãe, só iria na placa-mãe se seu processador tivesse vídeo integrado)

Eu uso um SSD NVMe de 120 gb para o windows e um de 1 tera SATA para todo o resto. No windows tem a configuração de por tudo, inclusive a área de trabalho, em outro disco. Como eu tenho 64 gb de ram, eu removi a memória de paginação (swapp) então o uso do disco é pouco.

Se você já tem uma b450, só atualizar a BIOS com o ultimo driver disponível para aceitar o Ryzen 5 5600.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoGuimarães minha placa só tem um slot para NVMe, mas eu uso 2 porque tenho um adaptador para usar no PCI-Express x1. No seu caso é ainda melhor, porque sua placa-mãe tem um segundo slot x4, ele é fisicamente do tamanho do x16, mas trabalha em velocidade x4. Se você pegar um adaptador PCI-Express x4, vai conseguir usar um NVMe nele.

 

Detalhe que a velocidade fica limitada por causa da velocidade do slot, no meu caso, por ser um PCI-Express 2.0 x1, a velocidade máxima teórica é de 500MB/s, na prática eu consigo por volta de 400MB/s, um pouco mais lento que um SATA comum. No caso da sua placa-mãe, que será PCI-Express 2.0 x4, você teria uma velocidade máxima teórica de 2000MB/s, provavelmente na prática vai ficar em torno de 1500-1800MB/s.

 

Você não deve se importar apenas com a velocidade sequencial, que são atingidas apenas durante cópia/gravação de arquivos grandes, o que vai mais fazer diferença para o uso geral do SSD são as velocidades aleatórias, que diz respeito a leitura/gravação de diversos arquivos pequenos em fila. São velocidades muito mais baixas que as sequencias, mas ainda são dezenas de vezes mais rápidas que de um disco mecânico (HDD), e elas não serão limitadas pela conexão mais lenta.

 

OBS: Eu preferi pegar um NVMe no lugar de um SATA por questão de qualidade e durabilidade (a maioria dos SSDs SATA atuais não tem tanta qualidade) e também para poder usar numa futura placa-mãe com dois slots NVMe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!