Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir corrente de saida usb de 1ah para 500mah


Ir à solução Resolvido por dejo_baba,

Posts recomendados

Ola a todos sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda. Estou montando uma luminaria de led, com uma fita de led usb de 5v com bluetooth e controle, porém gostaria de deixa a luminaria portatil, sou leigo em eletronica, mas consegui fazer funcionar estou utilizando uma bateria 18650 e uma placa 134n3p, que tem a saida de 5v e maximo de 1ah, pelo datasheet. Tudo funcionando, meu problema é que - fita de led quando desligo no controle ou pelo app ela religa sozinha, acredito ser a corrente, pois quando ligo no usb do pc por exemplo não liga sozinha novamente. Aos moderadores me desculpe se postei no topico errado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dejo_baba Então acredito que seu problema esteja relacionado a função de standby que esses módulos powerbank tem, tipo se a carga drenar uma corrente muito baixa o modulo desliga a saída pra poupar bateria, talvez isso faça a placa da fita reiniciar e acender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse módulo

 

13 horas atrás, dejo_baba disse:

134n3p

 

não permite carga e descarga ao mesmo tempo. Ou ele está carregando a bateria ou está tirando a tensão da bateria e elevando-a a 5v. E não serve como apenas elevador de tensão já que a saída dele para bateria não serve para alimentar seus leds. Os leds teriam que ser alimentados pelo mesmo lugar por onde se carrega a bateria. É que a saída para a bateria não entrega 5v nem perto disso. Entrega 4,2v e ainda por cima fica variando tanto essa tensão quanto a corrente.

 

Para carregar e usar ao mesmo tempo - e ainda assim com restrições - dá para usar o módulo TP4056 com proteção para a bateria + um módulo elevador de tensão MT3608, que pegue tensões entre 2,9v e 4,2v na entrada e sempre entregue 5v na saída, algo parecido com isso:

 

 

67b03772667144c413004f8e24334530.jpg

 

Tem umas placas que já tem embarcados dois módulos, um que carrega a bateria, outro que converte a tensão da bateria em 5v, como esse daqui:

 

71Z7AAdFq-L._AC_UF894,1000_QL80_.jpg

 

Mas pessoalmente nunca usei desses. Não sei se tem o recurso de proteção à bateria. Pelo menos o chip que gerencia o mosfet duplo (FS8505A), o chip DW01A, não tem, ali...

 

Tem uns circuitos que melhoram a proteção e que, pelo descrito, realmente protegem a bateria quando ao mesmo tempo ela está sendo carregada e a carga - no seu caso, o led - está em uso. Um debate sobre isso pode ser encontrado aqui (clique).

 

E o esquema é mais ou menos esse aqui:

93c1a91156b83e4a19a9d4ea5d8d12dd10e2992a

 

Dá para montar mas não encontrei para comprar nem o diodo schottky SB220 nem o mosfet DMP1045U e nem algo que os substitua, que trabalhe com tão baixas tensões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Obrigado pela explicação Na verdade eu não quero usar e carregar ao mesmo tempo, gostaria de somente usar na bateria mesmo. Eu cheguei a montar com um 4056, e um stepup xl6009e1, mas queimou o controlador da fita led. Como sou leigo, achei o modulo citado e liguei, realmente funcionou, mas ele religa sozinho, pensei em colocar um simples on off na saida, mas ai perco a usabilidade de desligar e ligar pelo controle ou app. Tenho somente um multímetro e boa vontade… rs vou tentar procurar uma placa que ja tenha os dois como mencionou

 

 @F4b10 obrigado pela resposta, será que  se eu colocar um diodo, ou algo do tipo para não ter esse retorno de corrente resolve? 
 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Mais uma duvida, achei um step up com tensão de saida 5v max. de 600Mah, acredito que resolva meu problema, melhor ainda que dura mais, não preciso de intensidade maxima dos leds. 

no caso é esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2173051773-conversor-de-tenso-step-up-de-09v-a-5v-para-5v-saida-usb-_JM#position=23&search_layout=grid&type=item&tracking_id=695261f0-20f4-4a4a-9c26-ad8eb345a04a 

Mas não encontrei a informação se o tp4056, a saida dele mantém a corrente vindo da LiPO, no caso estou usando uma da sanyo de 2600mah. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse, do ML, não conheço. E o XL6009E1, apesar de dizer que aceita 3v na entrada, esse é o mínimo dos mínimos. Já tive problema com ele, mudei para o MT3608 e resolveu. Tenho alguns aparelhos montados com a dupla TP4056 + MT3608 com uma bateria 18650 funcionando direitinho há anos. Mas é som. Som, você sabe, tem picos de solicitação de corrente. Um deles, o mais "comilão" de corrente, fica variando entre 80mA ou até menos - silêncio entre músicas - e até 1,8A.

 

Ou seja, o TP4056 desses com proteção à bateria, não queima com mais de 1A. Mas, como disse, são picos esporádicos. De fato no datasheet diz que o máximo é 1,2A (1200mA)...

 

Já led, não sei. Se for para ligar direto, e dependendo do seu multímetro, dá para saber exato quantos A (ou mA) ele "puxa" da fonte... qual multímetro você tem? Tem uma foto dele aí?

 

Por último, esse negócio de ficar religando... será que não é o controlador que tá com problema? Tem como verificar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dejo_baba Eu dei uma pesquisada nesse modulo 134n3p, o chip dele é um HT4928S um chip típico de powerbank barato, ele tem uma característica de desligar a saída se o consumo cair abaixo de 60mA para poupar bateria, logo o que acontece no seu caso é que ao desligar a fita, o consumo deve cair abaixo de 60mAh e o powerbank desliga...

 

https://datasheetspdf.com/pdf-down/H/T/4/HT4928S-HOTCHIP.pdf

 

Usar um MT3608 + TP4056 como sugerido pelo @rmlazzari58 deve resolver, só tem que ver o consumo da fonte, eu mesmo ja usei um TP4056 e a proteção dele realmente não aguenta muita coisa, com 2A a plaquinha de proteção ja ficava bem quente, mesmo o mosfet dela dizendo que suporta ate 5A... a saida foi ligar o booster direto na bateria e o TP4056 direto na bateria também, mas a versão que é so carregamento e sem proteção, a maioria desses modulos step up ja vai desligar abaixo de 2,8V então é difícil de estragar a bateria.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@rmlazzari58 @F4b10 Obrigado pelas respostas, comprei o stepup que mandei anteriormente e liguei junto um tp4056 usb-c, ficou exatamente o que precisava, a corrente limitada a 600mah e 5V, perfeito para o que preciso, melhor ainda que o tempo da bateria dura mais. Agradeço a ajuda de ambos! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!