Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Core i5 4590 + Radeon RX 580 até R$ 500,00


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Pessoal poderiam me indicar uma fonte realmente boa para a seguinte configuração:

  • Intel Core i5 4590
  • 16Gb de RAM (2x8)
  • GPU RX 580 8Gb
  • SSD 480Gb
  • HD 1Tb
  • Teclado RGB Foltrek Holt
  • Mouse RGB H'Maston
  • CPU Cooler RGB 92mm
  • 4 fan RGB 120mm

 

Preciso de orientação de fonte que aguente tudo isso. Não me dê problema. E não custe muito.  Meu teto de gasto é R$ 500,00 Não mais que isso. Preferencialmente que fosse menos. Mas se não tiver jeito vou ter que gastar. Mas quero algo verdadeiramente bom que dure um bom tempo. O que me recomendam? Se possível coloquem links. Tenho preferência por Mercado Livre por conta do frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom, você não precisa investir tudo isso, existem fontes boas abaixo de R$400, como é o caso da Cooler Master MWE Bronze 500W (versão ACAAB) por R$380:

 

Cooler Master MWE 500

 

Fonte classificada como Tier B (intermdiária), tem 5 anos de garantia pela Cooler Master.

 

Mas se quiser economizar R$110, tem a MSI MAG A550BN por R$270:

 

MSI MAG A550BN

 

Essa é classificada como Tier C (de entrada), mas também tem 5 anos de garantia pela MSI.

 

Mercado Livre não é um bom local para comprar fontes, tem muita fonte de baixa qualidade sendo vendido como produto bom.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Eu gostei dessa MSI. Será que ela vai dar conta de tudo que tenho aqui?

 

Aproveitando no mercado livre tem essa Fonte Cooler Master Mwe 550 V2, 550w, 80 Plus White.

 

https://www.mercadolivre.com.br/fonte-cooler-master-mwe-550-v2-550w-80-plus-white/p/MLB29683843?pdp_filters=category:MLB1648#searchVariation=MLB29683843&position=4&search_layout=grid&type=product&tracking_id=f6fafd5c-0a54-4adf-ac76-c1340ce81602

 

O que me dizem dela, pois o preço está convidativo e chega ainda essa semana. Tenho dado preferência para o Mercado Livre, pois a agência fica "do lado da minha casa". Então consigo frete e chega rápido. 

 

A máquina em questão está funcionando. Ficou ligada o dia todo hoje, mas para conseguir que isso ocorresse foi uma luta logo cedo. Certo é que vou ter que trocar a fonte e não posso gastar muito agora. Vou comprar a vista inclusive. Então gostei dessas opções até 400 reais que me indicaram. A da Kabum está no carrinho, mas vai demorar a chegar. Como achei, no M.L. essa Cooler Master num preço muito bom, estou pensando em fechar nela. Mas antes gostaria da opinião dos senhores. Pois se a máquina está funcionando com a fonte atual. Eu estou, é, tento problemas para ela ligar corretamente. Certamente há problema na fonte. Agora o curioso nisso tudo é que a fonte, quando o pc está funcionando normalmente, fazendo as medições está entregando a potência certa. Estou a suspeitar, seriamente, do teclado Fortrek Holt recém adquirido. Foi depois que coloquei ele aqui que os problemas começaram. Mas aguardo a manifestação à cerca dessa fonte Cooler Master que achei no M.L. Desde já agradeço aos que comentaram. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio

19 minutos atrás, lieggio disse:

Esse modelo é bem inferior, se não estou enganado sendo Tier C, além de ser 80+ white (tem uma eficiência menor de energia, logo gastando mais).

Mercado Livre é péssimo para peças novas, preços absurdos e não se acha nada e fonte usada é uma péssima ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio bom, a versão White também fica classificada com Tier B, só que a versão White tem apenas 3 anos de garantia. A topologia interna deve ser igual a da versão Bronze, porém com componentes inferiores, o que resulta numa menor eficiência e uma menor vida útil (por isso menor período de garantia também).

 

Existem algumas fontes sendo vendidas como Bronze que tem a versão "ACAAW" também (o "W" se refere a uma fonte "White", para um fonte bronze seria "B"). Acredito que não passa de um grande erro dos varejistas ou dos próprios fornecedores da Cooler Master no Brasil, pois no site oficial do fabricante não é listado nenhum modelo Bronze com o código "ACAAW" todos os modelos Bronze são "ACAAB". Os únicos modelos "ACAAW" são fontes White.

 

A Kabum tem uma fonte descrita como "Bronze", porém com modelo "ACAAW", e na própria descrição é dito que a fonte tem 36 meses de garantia (3 anos), assim como a fonte White, e diferente da verdadeira versão Bronze com 60 meses (5 anos).

 

https://www.kabum.com.br/produto/465297/fonte-cooler-master-mwe-bronze-v2-full-range-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-com-cabo-preto-mpe-5501-acaaw-bbr

 

Então tem que ficar bastante atento a esses detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Acredito que não passa de um grande erro dos varejistas ou dos próprios fornecedores da Cooler Master no Brasil, pois no site oficial do fabricante não é listado nenhum modelo Bronze com o código "ACAAW" todos os modelos Bronze são "ACAAB". Os únicos modelos "ACAAW" são fontes White.

@GuilhermeGB há um tópico sobre o assunto 

A MWE ACAAW-BBR 80 plus bronze não consta nem na cutlist network e nem na Cybenetics

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@STAR ALPHA pois é, mas eu defendo a ideia que isso ainda é um erro de alguma parte da distribuição, não existe fonte Bronze ACAAW.

Não é erro, esse modelo existe, consta no site da Cooler Master como v2 full range 👇

 

https://www.coolermaster.com/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-650-bronze-v2-full-range/

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Tiberio disse:

Não é erro, esse modelo existe, consta no site da Cooler Master como v2 full range 👇

 

https://www.coolermaster.com/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-650-bronze-v2-full-range/

Então tudo não passa de uma grande sacanagem da Cooler Master. 🙂

 

A única coisa que posso chutar é que talvez ela não seja nem a White normal e nem a Bronze normal, talvez uma versão intermediária entre as duas, que usa o projeto da White (ACAAW) como base, mas nunca saberemos sem uma inspeção.

 

Se alguém aqui for influente o suficiente, poderia contatar o TecLab sobre essa fonte para que possam verificar e dar algumas conclusões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lieggio disse:

Vou de MSI -

A MSI MAG A-BN eu evitaria, o teclab testou ela e constatou que fizeram um downgrade nos componentes dela, não é a toa que está bem barata.

4 minutos atrás, lieggio disse:

Se Aerocool, que é uma marca conhecida, tem produtos questionáveis. Imagine a Cooler Master.

Não se compra fonte olhando apenas a marca, se compra por modelo, tanto a MSI quanto a CoolerMaster tem modelos bons e ruins.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, lieggio disse:

Se Aerocool, que é uma marca conhecida, tem produtos questionáveis. Imagine a Cooler Master.

Aerocool? Até onde eu sei, a Cooler Master é muito mais conhecida no mercado global do que a Aerocool. A Aerocool sequer tem uma linha de fontes de boa qualidade aqui no Brasil, a Cooler Master tem várias fontes decentes por aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para Recomendação de fonte para Core i5 4590 + Radeon RX 580 até R$ 500,00

@GuilhermeGB meu irmão que é técnico em informática está usando uma dessa CX e disse-me que é muito boa. Aguenta bem o i7 dele de 9ª geração. E lá ele usa esse PC mais pra modelar e fazer impressões 3D. Por isso perguntei o que acham dela, pois o valor está muito bom.

@Tiberio Pois é fui ver melhor e está esgotado. Bom vamos ver o que apronto por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, lieggio disse:

@GuilhermeGB meu irmão que é técnico em informática está usando uma dessa CX e disse-me que é muito boa. Aguenta bem o i7 dele de 9ª geração. E lá ele usa esse PC mais pra modelar e fazer impressões 3D. Por isso perguntei o que acham dela, pois o valor está muito bom.

A linha "CX" tem diversas variações de modelos, não é tudo uma coisa só. Eu tenho uma CX550 comprada em 2021 (esse modelo aqui em específico) é uma fonte classificada como Tier B, tem 5 anos de garantia. De fato é uma fonte muito boa, mas mesmo essa versão que eu tenho já não é mais fornecida pela Corsair, ela já substitui por uma outra variação que não sabemos se tem a mesma construção interna. Os modelos anteriores da CX eram um pouco inferiores na construção, e elas tinham menos tempo de garantia, acredito que seriam classificadas como Tier C hoje em dia.

 

Ainda não deu tempo para descobrirmos o quanto essa linha "CX" mais recente (como a que eu tenho) tem de vida útil, mas essas mais antigas sim, já vi vários casos delas começarem a apresentar problemas de funcionamento após 7-10 anos de uso. Durar esse tempo é algo bastante aceitável, só não sabemos se ele continua entregando um nível de energia seguro pro PC pouco antes de chegar nesse fim de vida, então para evitar expor o PC a essa situação, o ideal é usar a fonte por menos tempo que isso (no máximo uns 5 anos, por exemplo).

 

Dizer que uma fonte "aguenta Core i7 de 9ª geração" não é exatamente parâmetro pra determinar se a fonte é boa ou não, até porque existem CPUs muito mais exigentes que esse i7, fora que o hardware que mais exige do PC nem é o processador, e sim a placa de vídeo. Fontes medíocres também conseguiriam aguentar esse processador ou mais potentes, o diferencial é que uma fonte boa teria uma vida útil mais longa e segura, enquanto uma fonte barata teria uma vida útil curta (e talvez não muito segura).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB eu entendo, mas quando referi-me ao PC do meu irmão como parâmetro é porque é uma máquina "gamer" que ele usa pra modelar coisas e imprimir na sua impressora 3D. Então é uma máquina com hardware que, com certeza, faz uma boa exigência energética. E tenho por mim que uma Duex 500w /600w, uma PC Top 500w /600w ou uma Brazil PC 500w /600w vai abrir o bico rapidinho numa configuração dessa. Então acho que dá para parametrizar dessa forma. 👍

 

Bom se eu não comprar a Corsair vai ser a MSI mesmo. Só estou esperando receber de um cliente e vou efetuar a compra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso estou vindo aqui perguntar. Pois não tenho bom conhecimento sobre fontes de alimentação e denota-se isso pela ultima que comprei. Desta vez quero acertar na escolha e que fique tudo registrado para que outros na mesma situação que eu possa ter uma orientação.

 

Desde já agradeço aos que prontamente me respondem. E, sim, até bater o martelo vou seguir na pesquisa. E, sim, quando achar alguma num preço bom que desconheça sua real eficiência, virei aqui perguntar.

 

👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!