Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dá certo ressuscitar uma DH55TC?


Posts recomendados

Bom dia, amigos!

Meu Pc antigão de mais de quase 15 anos tava encostado num canto e resolvi dar uma sobrevida pra ele para ligar na tv da sala, na intenção de jogar emuladores, jogos mais antigos de Pc e assistir vídeos.

Tem uma placa DH55TC com um core i5 650, coloquei o máximo de ram que deu (16gb 1333mhz), um SSD e uma GTX 650. Está com windows 10 instalado. Com essa configuração atual, percebi que os vídeos rodam meio travados, como se tivessem um FPS reduzido. Placa de vídeo não é, pois essa placa estava em outro Pc (melhor) e tudo rodava fluidinho.

Suspeito que o culpado é o processador. Então estou querendo comprar algo compatível pra essa placa-mãe. Pesquisando, vi que as recomendações para essa placa era um x3470, x3480 e i7 870.  O que seria melhor?

Caso alguém tenha uma outra sugestão de baixo custo, também aceito 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Software novo em hardware velho até funciona, mas não parece que fica bom.

 

No caso, a recomendação do Linux do colega @Swalls é válida, principalmente na parte de vídeo e emuladores.

 

Sobre trocar o processador, não daria muita diferença nesta altura do campeonato, principalmente se for gastar mais de 180,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Dena disse:

Com essa configuração atual, percebi que os vídeos rodam meio travados, como se tivessem um FPS reduzido. Placa de vídeo não é, pois essa placa estava em outro Pc (melhor) e tudo rodava fluidinho.

A maior suspeita fica com o processador mesmo, que é um dual-core de arquitetura bem antiga. A GTX 650 tem aceleração de hardware para decodificar vídeos em codecs populares, como H.264/AVC, a não ser que você esteja consumindo vídeos codificados em VP9 ou AV1, hoje em dia a maioria dos canais grandes do Youtube já tem seus vídeos automaticamente convertidos para esses codecs, pois conseguem garantir melhor qualidade de imagem usando menos banda e ocupando menos espaço no servidor. Só que por falta de suporte a aceleração da placa de vídeo, a decodificação acaba caindo sobre o processador mesmo, e são codecs um pouco pesados para processadores antigos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o @GuilhermeGB comentou, se considerarmos o YouTube, praticamente tudo é VP9 ou AV1, sendo que o último está tomando lugar rapidamente lá. Mesmo assim, quando AV1 está disponível, o Google mantém streaming fallback de VP9 e H.264. Então você pode usar uma extensão como a enhanced-h264ify para bloquear os codecs indesejados.

 

Veja este tópico:

 

 

Em hardware velho, recomendo bloquear AV1 e ver como fica com VP9, que não é tão pesado para decodificar na CPU. Em último caso, bloqueie VP9 também, assim terá H.264 (provavelmente o único codec suportado pela sua GPU). Porém esteja ciente que a qualidade dos vídeos em H.264, principalmente envios recentes, está cada vez pior.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!