Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de nobreak para PC gamer


Posts recomendados

Oi pessoal, estou tendo problemas com a eletricidade aqui de casa. Como eletrônicos ficando fracos quando alguém liga o chuveiro, luzes queimando e tal. Já estou vendo com um eletricista pra resolver, mas também gostaria de recomendações de nobreak para meu computador. É um PC gamer, com R7 7800X3D, 3060TI, 32GB DDR5 e uma Pylon 650W. Placa de vídeo e fonte que devem ser trocadas esse ano ou no próximo, então seria bom levar em consideração a nova fonta para o nobreak, provavelmente será uma de 850W. Não me importo muito com o quanto o nobreak irá durar depois de uma queda de luz, estou pensando mais em manter os aparelhos funcionando (não queimarem), tanto para quedas, como pra esses picos e instabilidades. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobreak bom é algo muito caro para o usuário comum, além de servir para manter os eletrônicos funcionando por alguns minutos e que eu saiba não os protege se houver instabilidade na linha (posso estar errado), então vale mais a pena investir 60 reais em um filtro de linha de qualidade como os da Clamper. Isso será toda a proteção que precisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caro usuário,


 

Nobreaks mais baratos são danosos para computador e demais equipamentos eletrônicos.


Modelos offline (também conhecidos como short-breaks ou standby), possuem estabilizador integrado, que prejudica o circuito PFC ativo da fonte e diminui a vida útil de capacitores. Além de serem na maioria de onda quadrada ou pseudo-senoidal, que também prejudicam o circuito PFC ativo e são incompatíveis com cargas indutivas (transformadores, motores etc.). Apesar de existirem nobreaks offline de onda senoidal pura, estes ainda possuem estabilizador integrado. Por fim, mesmo que consiga encontrar um nobreak offline, senoidal puro e sem estabilizador, o próprio acionamento do inversor provoca um pequeno corte de tensão, o que pode ser tão nocivo quanto estabilizador se as quedas de energia forem muito frequentes.


Nobreaks adequados para serem usados em equipamentos eletrônicos são os modelos online (também conhecidos como "dupla conversão"), os quais emitem onda senoidal pura e sempre estável. Infelizmente nobreaks online são bem caros.


Vale lembrar que um nobreak é feito apenas para manter o computador ligado em caso de queda de energia, e não para proteger o computador contra surtos de tensão (embora muitos possuam proteção contra surtos integrada.) Caso esteja procurando por proteção contra surtos, um bom filtro de linha com dispositivo de proteção contra surtos (DPS) será suficiente, em conjunto com DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada.


Para saber mais, seguem alguns artigos e tópicos sobre o assunto:

 


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou obrigado pela resposta tão detalhada. O que seria esse DPS no quadro de disjuntores? É algo que eu mesmo coloco, ou é com eletricista? O eletricista me recomendou esse da imagem pra por na tomada do computador. Também estou usando o filtro de linha clamper, mas o cabo da fonte do Pc não alcança, então uso outro filtro mais barato pra dar distância, isso pode causar um problema? Eu também poderia comprar ou clamper pra compensar, se for melhor. Não sei se eles entrariam em conflito ou algo assim

Screenshot_2024-04-17-15-12-12-743_com.mercadolibre.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, Pelucks disse:

O que seria esse DPS no quadro de disjuntores? É algo que eu mesmo coloco, ou é com eletricista?

Ele, vai ter que mexer algumas coisas na caixa elétrica. 

 

DPS é dispositivo de proteção contra surtos elétricos.

Você pode usar um clamper que é mais barato: https://www.lojaclamper.com.br/clamper-mobi-10a-transparente/p

Protetor contra raios e surtos elétricos para eletroeletrônicos - iCLAMPER Pocket 3P

4 minutos atrás, Pelucks disse:

Também estou usando o filtro de linha clamper, mas o cabo da fonte do Pc não alcança, então uso outro filtro mais barato pra dar distância, isso pode causar um problema?

Nesse caso, acredito que seria melhor ligar seu clamper em uma extensão. Se esse filtro mais barato for só uma régua, não faz diferença.  

@Ferox Graxaim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
19 horas atrás, Pelucks disse:

O que seria esse DPS no quadro de disjuntores?

DPS significa Dispositivo de Proteção contra Surtos. Ou seja: é um equipamento que protege contra raios e picos de tensão na rede.
Existem três tipos de DPS: classe I, II e III.
Os DPS classe I são instalados no padrão de entrada (relógio de energia) da sua casa. Se sua casa foi construida há poucos anos ou se foi trocado o padrão recentemente, haverá um DPS lá. Mas esse DPS só é eficiente contra raios muito próximos ou demais surtos intensos, surtos menores ele é pouco eficiente.
Classe II tem o exato mesmo formato e aparência do classe I, mas ele é instalado no seu quadro de disjuntores. A função dele é suprir os pontos fracos do classe I, ou seja: o classe II irá proteger contra surtos médios e fracos que o classe I deixou passar.
Já o classe III, são os protetores de tomada, como o iClamper Pocket que nosso amigo @Pedroou recomendou. Os modelos Energia 3, Energia 5 e Energia 8 da Clamper também são DPS classe III.
A função do DPS classe III é ser uma proteção adicional, caso o classe II tenha deixado passar alguma coisa. O classe III também é capaz de proteger contra surtos provocados por equipamentos dentro da sua casa, como por exemplo máquina de lavar ou geladeira antiga. E também, caso tua casa não tenha DPS classe I nem II, o classe III pode quebrar um galho, pois ele ajuda a proteger contra surtos fracos e médios (retorno da energia depois de uma queda por exemplo). Mas nesse caso não deposite total confiança nele, e desligue seus equipamentos da tomada em caso de tempestades.
Lembrando que mesmo que sua casa tenha os três tipos de DPS instalados corretamente, ainda existe um pequeno risco de queimar seus equipamentos em caso de tempestade, muito difícil, mas não é impossível. E caso isso aconteça, pode conseguir o reparo ou equipamento novo de graça através de laudo técnico.

19 horas atrás, Pelucks disse:

É algo que eu mesmo coloco, ou é com eletricista?

Os DPS classe I e II devem ser instalados por um eletricista, a menos que tu tenha curso de elétrica e/ou conhecimento de NR10 e norma NBR-5410, e habilidades com instalações elétricas. Recomendo chamar um profissional qualificado para fazer tal instalação, não aceite serviço de qualquer pedreiro que diz que sabe.

19 horas atrás, Pelucks disse:

Também estou usando o filtro de linha clamper, mas o cabo da fonte do Pc não alcança, então uso outro filtro mais barato pra dar distância, isso pode causar um problema?

O pior que pode acontecer é mau contato, pois as tomadas desses filtros de linha baratinhos são de péssima qualidade e criam folga em pouco tempo de uso. Recomendo comprar uma extensão homologada pelo Inmetro, mas se deixar o filtro de linha paradinho no canto dele, sem ficar tirando e colocando o plugue da tomada dele, não terá problema.
Eu como tenho conhecimento em elétrica prefiro fazer minha própria extensão.

2 horas atrás, Pedroou disse:

Não tira o efeito, mas não faz sentido ligar um filtro em outro, não aumenta a proteção. Se está usando apenas pela extensão, não vejo problema.

Eu tenho minhas dúvidas se realmente não aumenta a proteção, talvez aumente mas a diferença seja mínima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Eu tenho minhas dúvidas se realmente não aumenta a proteção, talvez aumente mas a diferença seja mínima.

Se for aqueles porcaria tipo régua, sem DPS ou similar, só vai fazer trabalho de extensão. Logo não deve aumentar a proteção.

19 horas atrás, Pedroou disse:

Nesse caso, acredito que seria melhor ligar seu clamper em uma extensão. Se esse filtro mais barato for só uma régua, não faz diferença.  

 

Alguns "filtros de linha" são basicamente uma extensão igual essa Tramontina com chave liga/desliga

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!