Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração boa? B660M Phantom, Core i5 12400, 8GB e GeForce RTX 4060


Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Olá gente. Há mais ou menos 1 semana atrás, fui numa loja de computação conhecida perto de onde eu moro e pedi uma configuração de até 5k, sendo tal configuração esta

 

Processador: I5 12400 ( 1.3k)

SSD: SanDisk NVMe M.2 1 TB ( 520)

memória RAM: Patriot Viper Steel, sendo só um módulo de 8gb ( 300)

Fonte: Cougar Atlas 650w (430)

Gabinete: ASUS AP201 ASUS Prime (600) 

placa-mãe: ASRock B660M Phantom Gaming ( 960) 

Placa de vídeo: RTX 4060 MSI 8GB ( 2700)

 

Com o frete, o total gasto ficou por uns 7.2k ( Bem acima do meu orçamento). Achei a escolha das peças estranha, principalmente pelo preço, por isso vim pedir ajuda a vcs para encontrar uma configuração melhor até 5k.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@loly Se quer um custo-benefício então está aqui:

Processador Ryzen 5 5600

 

placa-mãe Msi B550m pro-vdh wifi 

 

Husky Gaming Blizzard RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL19

 

Cooler Deepcool AG 400

 

RTX 4060 8gb 

 

FONTE XPG PYLON, 450W

 

Essa build você pode montar na Pichau vai economizar bastante.

Faltou o Gabinete Montech air base 903 excelente air flow

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os preços estão bem acima do que é oferecido pelas grandes varejistas online: Kabum, Pichau e Terabyte. Só nessa placa de vídeo aí você economizaria quase R$1.000 pegando na internet, ela custa por volta de R$1.800-1.900 a vista. O Core i5 12400F também está saindo menos de R$780 nas últimas promoções. A fonte escolhida é ruim e está muito cara, o gabinete também ficou meio sem sentido nessa configuração, e houve exagero na escolha da placa-mãe.

 

A dúvida principal é: esse valor que você pretende pagar é a vista ou no cartão? No cartão as peças vão subir um pouco, mas nem chegam perto dos valores que você passou aí. É importante sabermos para indicar pra você qual configuração ficaria melhor dentro do que você pode pagar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sinto lhe informar mas esses aí estão querendo te dar um baita prejuízo financeiro, essa configuração aí não é pra dar mais que 4.5k comprando online. Um absurdo como lojas físicas cobrando o dobro do preço em algo ainda estejam no mercado, esses aí são ladrões profissa. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox nem diria que eles estão roubando, loja física pequena não consegue comprar em alta quantidade igual as grandes varejistas (que conseguem descontos no fornecedor), e também não conseguem trabalhar com uma margem de lucro tão baixa quanto eles. A questão é que eles realmente estão perdendo espaço no mercado, talvez se os impostos e taxas no Brasil não fossem tão altos, poderiam ter melhores chances de concorrência. Mas a tendência é que boa parte das lojas físicas comecem a fechar nos próximos anos por falta de espaço no mercado, somando também com as crises financeiras. Do mesmo jeito que muitas profissões vão ficando "extintas" com o tempo, formas de fazer negócio também.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daria pra escolher um gabinete mais humilde, pegar 16gb de ram e algumas outras coisas mas acho que diminuiria o tempo que teria de trocar as peças. Também dá pra esperar alguma promoção para economizar um pouco, dependendo consegue economizar uns 100-200 pra mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@loly com R$5.000 acho que vai conseguir algo melhor com DDR4 ainda. O investimento para plataformas modernas com DDR5 que valem a pena investir ainda está alto, talvez comece a compensar mais a partir do ano que vem.

 

A configuração com Intel 12ª geração tem a possibilidade de investir em DDR4 ou DDR5, mas não seria algo que vale a pena investir. As placas LGA 1700 não terão compatibilidade com as próximas gerações de processadores Intel. A maioria das memórias DDR5 mais em conta que você comprar agora serão lentas demais para usar em futuras configurações DDR5 daqui alguns anos.

 

Se fosse pra investir em plataforma DDR5 agora, a melhor coisa seria ir de AMD, que terá compatibilidade com pelo menos mais umas 3 gerações de processadores sem precisar mudar a placa-mãe, mas o investimento inicial pra você recuperar depois é bem alto, em memória e em placa-mãe. Só de placa-mãe AM5 decente, processador bom e memória DDR5 que não seja tão ruim você vai gastar mais de R$3.000 pra ter um PC que vale a pena, com isso não sobra muito pro restante do PC.

 

Não estou podendo fazer uma pesquisa mais aprofundada agora, mas se ninguém indicar nada pra você até mais tarde, eu dou minha sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@loly Sendo bem sincero eu devolveria esse pc e pegaria a mesma config gastando BEM menos, a RTX 4060 da galax Single fan ta 1700 reais na Kabum e parcelando não vai ficar muito mais, eu tenho uma galax 1070ti a quase 7 anos nunca sequer deu problema.

O i5 12400 poderia ser a verão sem gráfico (12400f) já que tu nem vai usar o gráfico dele porque vai usar o da 4060 certo ? Eu paguei 700 reais no meu pela Kabum semana retrasada, mas hoje tem um por R$ 775 na pichau com frete grátis.

memória RAM poderia ter Pego no Aliexpress 2x8gb da asgard te sairia R$ 230 reais pegando o Cupom de desconto no próprio anúncio, Resumindo tu economizaria no mínimo R$ 1000 ou até mais pra montar o mesmo PC. é um total desperdicio de dinheiro isso que tu fez. 

 

Processador core i5

https://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-12400f-6-core-12-threads-2-5ghz-4-4ghz-turbo-cache-18mb-lga1700-bx8071512400f?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw5v2wBhBrEiwAXDDoJUIXCve8PqHme5lKg0em4cugpJLt6lRr70r7265-y0SS2EsMsjRHVhoCcCoQAvD_BwE

 

RTX 4060 da Galax

https://www.kabum.com.br/produto/496012/placa-de-Vídeo-RTX-4060-1-click-oc-1x-galax-nvidia-GeForce-8gb-gddr6-dlss-ray-trancing-g-sync?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw5v2wBhBrEiwAXDDoJRyr0Zl9bsVsmwZI5bgIaSA-iv8T5XrAi5b-Q_wrjteWAmgQGSbAZhoCQF0QAvD_BwE

 

memória RAM asgard

https://pt.aliexpress.com/item/1005004831533118.html?spm=a2g0o.productlist.main.9.6bab8bSY8bSYMM&algo_pvid=40f6072f-0ce8-4c9d-bb0f-6247c2698c8e&algo_exp_id=40f6072f-0ce8-4c9d-bb0f-6247c2698c8e-4&pdp_npi=4%40dis!BRL!278.02!177.93!!!365.00!233.60!%402101c6e317133897107736305ec7a9!12000030651858120!sea!BR!709611654!&curPageLogUid=LuW9zmmMzhbc&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é uma má ideia, mas esse modelo em específico foi testado em bancada aberta em um ambiente climatizado e rodou a 75 graus, imagina o quão quente ficaria dentro de um gabinete fechado em um local sem ar condicionado?

Só para que ela não esquentasse muito, precisaria mexer na curva das fans, mexer com undervolt para a placa ficar "usável".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@lolyem AM4 você teria 

 

Ryzen 5 5600 859 Terabyte 

MSI B550M PRO-VDH WIFI 714 gigantec

XPG GAMMIX D35 8GB 3200MHZ CL16 2X 260 Terabyte 

AG 400 RAINBOW 124 gigantec

Kingston nv2 1tb 399 Terabyte 

Montech air 903 MAX 359 Terabyte 

Cooler master mwe 500 ACAAB-BR  379 Pichau 

RTX 4060 8GB GIGABYTE EAGLE 3 fans 1959 Terabyte 

 

5.053 

 

Algo em DDR5 ideal custaria 

 

Ryzen 5 7600 1255 gigantec 

ASUS tuf gaming b650m plus 1411 gigantec

Corsair vengeance DDR5 2x16gb 6000MHZ cl36 999 kabum

AG 400 RAINBOW 124 gigantec

Kingston nv2 1tb 399 Terabyte 

Montech air 903 MAX 359 Terabyte 

Cooler master mwe 500 ACAAB-BR  379 Pichau 

RTX 4060 8GB GIGABYTE EAGLE 3 fans 1959 Terabyte 

 

6.885

 

Tem uma diferença de 1.832 , então a menos que o orçamento aumente fica meio complicado 

 

Mesmo que economize na am5

1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

O máximo que você consegue seria reduzir a ram para 

Kingston fury beast DDR5 5600mhz 2x8gb cl36 469

placa-mãe para ASRock A620M HDV M.2 plus 829

Ainda ficaria 5.773 , assim pra manter o orçamento apenas Am4 é válido 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@loly acabei de chegar em casa, vou te dar as opções.

 

Configuração DDR5:

 

AMD Ryzen 5 7600 (R$1.398)

Placa-Mãe Gigabyte B650M H (R$800)

RAM DDR5 Kingston 16GB 6000MHz CL40 - R$480

AMD RX 6600 8GB ASRock Challenger D - R$1.300

Fonte Cooler Master MWE Bronze V2 500W MPE-5001-ACCAB (R$380)

SSD Kingston NV2 1TB (R$400)

Gabinete Montech X3 MESH c/ 6 Fans (R$230)

 

Total: R$4.998

 

Configuração DDR4:

 

AMD Ryzen 5 5600 (R$860)

Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi DDR4 (R$730)

RAM DDR4 Geil Evo Potenza 16GB 3200MHz CL16 (x2 = 32GB) (R$400)

NVIDIA RTX 4060 8GB Gigabyte Gaming OC (R$1.960)

Fonte Cooler Master MWE Bronze V2 500W MPE-5001-ACCAB (R$380)

SSD Kingston NV2 1TB (R$400)

Gabinete Montech X3 MESH c/ 6 Fans (R$230)

 

Total: R$4.960

 

Minhas obervações sobre as configurações.

 

Sobre a configuração DDR5: Montar DDR5 hoje só vale a pena pensando a médio/longo prazo, levando isso em conta e tentando manter um pouco o equilíbrio de preço, saiu essa configuração. Alguns comentários:

 

processador: O processador e sem dúvidas bem mais potente do que o Ryzen 5 da configuração DDR4, mas ele é mais forte do que o necessário. Esse é o mínimo que dá pra ir sem prejudicar a possibilidade de upgrade no futuro. Pelo menos vai poder ficar um bom tempo sem precisar se proecupar em trocar ele, só se quiser.

 

Placa-Mãe: Tive que selecionar uma placa-mãe capada, ela tem apenas um slot para SSD M.2, talvez não seja tão relevante para alguns, mas eu acho interessante ter um segundo para futuros upgrades. Ela também tem apenas 2 slots para RAMs, e pra você não se complicar no futuro, a ideia é pegar um pente sozinho de 16GB agora pra colocar outro igual no futuro e completar os 32GB. Com 32GB você não precisará se preocupar com upgrade de RAM por vários anos. Mas usar o PC com RAM single-channel causa perde de desempenho em várias situações. Ela também deverá ser uma boa opção para continuar dentro dos modelos de Ryzen 5 das próximas gerações (que serão mais rápidos), talvez não muito boa para ir para um futuro Ryzen 7 por falta de dissipador no VRM (daria pra adicionar um dissipador "caseiro" também).

 

RAM: Pra ficar dentro do orçamento tive que selecionar um módulo de 16GB 6000MHz CL40. A latência não é tão baixa, poderia ser melhor. Sai R$480 cada módulo, dois daria um total de R$960, sendo que existe kit pronto de 2x16GB 6000MHz CL36 (melhor) por R$800. No futuro devem aparecer melhores opções de módulos DDR5, os modelos de menor latência ou maior frequência ficarão mais baratos, mas não compensaria investir em algo tão melhor, porque ele ficaria limitado na especificação desse aqui.

 

Placa de Vídeo: O grande sacrifício a ser feito para encaixar uma configuração DDR5. É uma placa meio que de entrada sem muitas tecnologias relevantes, dá pra se divertir com praticamente todos os games lançados, mas nem todos os lançamentos vão rodar no Alto/Ultra 60 FPS em 1080p, as vezes terá que apelar para o FSR ou ficar no Médio mesmo. Para jogos mais leve era será mais que suficiente.

 

Agora sobre a configuração DDR4: Aqui dá pra economizar no processador para investir em quantidade maior de RAM e numa placa de vídeo melhor logo no começo. Os comentários sobre as escolhas:

 

Processador: De fato é um CPU mais fraco que da primeira configuração, porém suficiente para jogar com conforme grande a grande maioria dos jogos atuais, tirando um ou outro mal otimizado ou realmente pesado, onde ele pode ter algumas dificuldades. Mas geralmente nesses tipos de jogos, quase todos os processadores atuais vão sofrer. E ainda daria pra fazer um upgrade para um Ryzen 7 5700X3D futuramente e conseguir o mesmo nível de desempenho de um Ryzen 5 7600 em jogos. O ganho de desempenho seria na casa dos 25-40%, dependendo do jogo (somente em situações onde o processador é o gargalo).

 

Placa-Mãe: É uma placa-mãe muito boa para plataforma AM4, tem quatro slots de RAM, apesar de eu já ter selecionado um kit de 32GB, então não será necessário pensar em upgrades de RAM. Ela tem dois slots M.2 para SSD, um suporte velocidade Gen 4 e outro Gen 3. Em questão de VRM ela suportaria até um Ryzen 9 5950X em stock, mas não faria sentido pegar um Ryzen 9 numa maquina gamer. Usar Ryzen 7 5000 nela será "fichinha".

 

RAM: Como dito anteriomente, 32GB de RAM para longo prazo, não vai ter problemas. É uma RAM equilibrada, 3200MHz CL16. Eu uso esses módulos aqui, só que na versão 8GB 3600MHz CL18 (custa um poquinho mais caro).

 

Placa de Vídeo: Nesse caso aqui nós economizamos nas outras peças para poder pegar uma placa de vídeo mais rápida, 25-30% mais rápida que a RX 6600. Não parece grande coisa, mas isso significa que em jogos que você precisaria apelar para o FSR com a RX 6600 para conseguir o desempenho que você procura, na RTX 4060 daria pra rodar em resolução nativa com o mesmo nível de desempenho. Fora que ela tem acesso ao DLSS, que entrega melhor qualidade de imagem que o FSR, caso mesmo assim você precise de upscale. Também já tem suporte para codificação AV1, que será o futuro pra quem faz streaming no PC, além de diversas outras tecnologias que as placas NVIDIA tem dentro e fora do mundo dos jogos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
41 minutos atrás, loly disse:

também tô vendo em pegar um Intel de 14ª geração e com o tempo fazendo a transição para o DDR5

A 14° geração é um refresh da 13° a diferença de desempenho entre elas é mínima , então pegue a que achar mais conveniente 

 

No core i5 tem o 13/14400F 10/16 que você pode usar com um cooler torre de 120mm 4 heatpipes ex ag400

 

E o 13/14600KF 14/20 que precisa de um dual tower como o AG620 ou wc de 240mm 

 

Os processadores core i5 LGA 1700 suportam DDR5 e DDR4 , porém as placas mãe suportam apenas um formato

 

Como você quer fazer uma transição futura pra DDR5 não valeria a pena gastar muito na placa-mãe , porém também não é viável pegar uma muito básica pois iria reduzir o desempenho 

 

Então o meio termo seria a ASRock B660m gaming Phantom 4 DDR4  679

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Configuração boa? B660M Phantom, Core i5 12400, 8GB e GeForce RTX 4060

@GuilhermeGB Ei cara, eu fiz aqui uma configuração DDR5 e com a RTX 4060 ( tô entre ela e a 7600)!

Segue a mesma:

 

Ryzen 5 8500G - 1100

B650M ASRock - 900

Kingston Fury 16GB 5200Mhz - 630

RTX 4060 Galax - 1730

SSD Kingston 1TB NV2 - 380

Fonte MSI Mag 550w - 270

Gabinete Ninja Cloud - 117 ( Tá como produto indisponível)

Ventoinha Rise Mode - 8 ( pegar 4 delas) 

 

Somando, deu cerca de 5160.

Não sei se esse processador é um dos melhores, mas pelo preço essa configuração ficou bem atraente, eu acho 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não vale a pena, vai perder muito desempenho juntando ele com a 4060, ele é PCIE x4, isso vai limitar muito. Vale mais a pena pegar um 7600, ou talvez algo mais fraco. E esse modelo da galax é muito quente, em bancada aberta num ambiente climatizado ficou em 75 graus, imagina em um gabinete fechado? O ninja cloud não parece ser ruim, mas quanto vai gastar com as 8 ventoinhas da rise? Melhor pegar um gabinete com fluxo de ar topo de linha, como o montech air 903 base, o se quiser economizar o X3 mesh.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!