Ir ao conteúdo

Backup em RAID no servidor R520 da Dell

Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

Postado

Qual a melhor técnica para realizar um backup que está em RAID 0 (ou 1) em produção?

A empresa onde presto serviço possui um servidor R520 da Dell, quando foi adquirido eu não estava na empresa, foi configurado apenas 100GB (atualmente possui 15GB livres em produção) para o disco onde contém o sistema operacional (C:) e outros 3,53 TB (atualmente possui 2,97TB livres em produção) foram alocados no (D:), somente para guardar arquivos.

Pensei em realizar a clonagem de disco, mas fiquei com receio o suficiente de desistir disso por acabar dando errado e perder os discos rígidos que estão fazendo a clonagem (atualmente 3 discos rígidos piscam ao mesmo tempo)

Qual seria a solução menos arriscada para expandir o armazenamento ou reestruturar essa arquitetura, sem interromper o serviço por um longo período de tempo? Se a clonagem de disco for confiável, poderiam fornecer um software gratuito?

OBS: Creio que o Windows reconheça como 2 discos rígidos diferentes (C: e D:), entretanto, são 3 discos rígidos atuando em partições diferentes

C:/ 100GB (atualmente 15GB);

D:/ 3,53 (Atualmente 2,97GB);

Nota: O servidor está em produção atuando um banco de Dados.

Marca / Modelo: Dell R520

Placa RAID: H310 mini

Postado

Windows Server 2012 R2 Standard.

Referente ao post, isso me ajudou, mas me gerou outra dúvida...

Se a junção dos 3 discos rígidos que possuo, tem a capacidade de 4TB (não significa que esteja ocupando 4TB, e sim 300GB - 400GB) e eu clonar para um único disco de 3TB livre, será falho o processo pelo disco de 3TB ser menor que o de 4TB?

É possível eu ter 3 HDS atuando em RAID 1 e clonar para um único HD sem RAID? Daria algum problema?

Postado

@Swalls Sabe me responder a essas perguntas?

Citação

Se a junção dos 3 discos rígidos que possuo, tem a capacidade de 4TB (não significa que esteja ocupando 4TB, e sim 300GB - 400GB) e eu clonar para um único disco de 3TB livre, será falho o processo pelo disco de 3TB ser menor que o de 4TB?

Citação

É possível eu ter 3 HDS atuando em RAID 0 e clonar para um único HD sem RAID? Daria algum problema?

Anteriormente havia colocado em "RAID 1", mas na verdade é RAID 0 o que se refere a pergunta

Postado

Boa noite @Suporte0101

Não vejo saida sem que tenha uma parada planejada. 

Eu faria backup do banco e dos arquivos necessários em vez de sair clonando HDs. Também aconselho implementar do zero já vai ter que migrar o Raid0 para algum com redundância de dados.

Este artigo de RAID é bem completo e pode te ajudar. 

MAS antes de qualquer coisa sugiro avaliar o estado desses discos no iDRAC ou mesmo no console da PERC.

Boa sorte!

• Curtir 3
Postado

Meu conhecimento em raid não é pouco, mas minha prática sim (fiz muitos raids mas nunca precisei aplicar algo além de criar eles)

Até onde sei, a controladora em raid 1 já possui a função de clonar os o HD para novos discos rígidos de forma física quando em raid 1 (ou 5), porque faz parte do hot swapp. Única vez que precisei fazer isso foi num dell t610.

Agora, sair de um sistema para outro (de um raid para outro) vai acarretar em mudanças de hardware e consequentemente de drivers, então como o marcos disse, é mais viável fazer um backup dos dados e uma imagem do sistema, recriar novo sistema raid de forma completa e personalizada e, em seguida, copiar tudo usando as funções de recuperação do windows.

Pelo amor de deus, faça testes em laboratório antes de desligar o servidor em produção! de preferência, por ser windows server 2012, adicione o novo servidor no seu domínio como um controlador de domínio (ou seja, 2 arvores em uma floresta) e, quando estiver tudo ok, faça ele assumir como controlador principal.

Postado

@MarcosFreitasSP 

Referente ao backup de nosso banco é feito semanalmente, entretanto, descobri que na verdade está em RAID 5 através do software de Open Manager da Dell...

Não consegui alterar as respostas anteriores pelo tempo, mas nesse caso, a solução que precisava era expandir o C e diminuir o D, em RAID 5 eu teria que desmontar um ARRAY e montar novamente para redimensionar as partições?

Hoje está dessa forma o cenário:

disks.thumb.png.d551e4b2ec38f9b6e8cb30c8e725821e.png

Pelo próprio gerenciamento de discos do Windows não é possível fazer isso, por programas terceiros sim, mas ocorre do risco perde tudo....

Pelo que me falaram e compreendi, o mais fácil a se fazer seria fazer backup de tudo e reconstruir desde o 0, certo?

raid.thumb.png.0bf25e7a14c67bb18493496872218b05.png

Postado
13 minutos atrás, Suporte0101 disse:

@MarcosFreitasSP 

Pelo que me falaram e compreendi, o mais fácil a se fazer seria fazer backup de tudo e reconstruir desde o 0, certo?

Eu faria isso, porque é o que sei fazer e sei que funciona, não necessariamente seria a melhor escolha.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 29/04/2024 às 09:46, Swalls disse:

Eu faria isso, porque é o que sei fazer e sei que funciona, não necessariamente seria a melhor escolha.

Mesmo com software de terceiro não sei se daria certo o aumento o C

geralmente você precisa ter espaco não alocado do lado direito da unidade que deseja aumentar.

por exemplo se você diminuir o disco D o não alocado vai ficar do lado do D e não do C

Ideal é se tivesse um ambiente de teste, ja aumentei o espaco do D diminuindo do C… servidor com raid5, nessa questão não influencia so no detalhe da ordem que falei anteriormente

Como é banco de dados veja sobre mudarem a base de dados para o D.

posta aqui caso decida aumentar o c usado programa de terceiro

com ambiente de teste poderia alterar a letra da unidade D para A ou B por exemplo para ficar antes do C quem sabe você consegue aumentar dessa forma(não lembro se tentei fazer isso)

Postado

Bom dia!

@Visitante @Suporte0101

Com RAID5 o cenário muda e não necessariamente você deve refazer o ambiente (mesmo que seja o recomendado). Primeiro você precisa expandir o array adicionando um ou mais discos. Tenha em mente que pode demorar um bom tempo e causar um overhead geral dependendo do seu hardware. Em seguida, pode fazer o resizing dos volumes.

* Mas reforço a necessidade de avaliar o estado dos Hds e fazer backup, antes de tomar qualquer ação.

O colega @Swalls observou bem sobre recomendar um ambiente de homologação, então, faça isso se tiver recursos para tal.

Um abraço a todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!