Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo atualizar para windows 11?


Ir à solução Resolvido por Mateus EduS,

Posts recomendados

Eu ainda estou no windows 10 PRO, quando o windows 11 foi recém lançado, ouvi rumores de que ele estava instável com alguns jogos, e que não era recomendável atualizar pro 11 para algumas pessoas que utilizam o computador para jogar. 

 

Apenas ouvi isso, mas não procurei muito a fundo se era verdade, ou se ainda persiste esse problema se ele for real, e também na época eu não estava com muita vontade de trocar juntamente. 

 

Meu computador tem disponibilidade para atualizar para o windows 11, e esses dias eu estava pensando nessa possibilidade, já que infelizmente o windows 10 vai perder suporte ano que vem, então eu planejava já atualizar para ficar "livre" de fazer isso futuramente. 

 

A minha questão é: o windows 11 realmente teve essa instabilidade em alguns jogos? Hoje em dia, após várias atualizações e correções, o windows 11 está melhor para se manter do que o windows 10, ou ainda compensa permanecer no windows 10 para o meu uso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitoria Gabriela Para jogos, ainda há certa instabilidade no Windows 11(principalmente nos drivers, e claro, pior ainda se a placa de vídeo for AMD), não trará uma melhora atualizar para o Windows 11 agora, mas creio que quando o suporte ao Windows 10 for encerrado será o momento sim, já que até lá o sistema estará melhor otimizado para conseguir entregar bom desempenho

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Minha experiência com o Windows 11 está normal, no começo estava meio bugado sim, mas agora o sistema não me da nenhuma dor de cabeça, já tem 1 ano ou mais que uso direto, mas recomendo esperar o suporte ao 10 acabar para partir pro 11. Quando for colocar o 11, recomendo que seja uma formatação e não uma atualização.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitoria Gabriela Acredito que não há necessidade, o Windows 11 consome um pouco mais da RAM, mas em geral tem o MESMO desempenho, no momento, pelo menos. Então fica a critério pessoal, eu atualizei (e formatei), apesar de ter preferência pelo layout do 10, o 11 não desagrada ou perde performance relevante.

 

Por fim, em games a diferença é praticamente irrelevante. Pode ser que em certos games tenha o desempenho 1-5% melhor/pior. Teve gente que teve problemas de desempenho, e instabilidade, mas eu não reparei em nada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor seria atualizar para a versão Win10 Enterprise ou IOT e ficar com suporte até 2027. 

Caso não consiga, só Windows 11 ou 12 mesmo, porém apenas quando ele virar realmente foco da Microsoft, o que não está acontecendo no momento. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitoria Gabriela Vou com a opinião alheia e individual também, vou migrar para o W11 somente quando não der mais para ficar no W10. Pior que parece uma roleta russa também essa parada de dar problema de instabilidade ou até incompatibilidade com algumas coisas, tanto que eu tive a opção de ficar com o W11 e não quis, formatei no W10 mesmo.

 

Fiz isso por que no CS2 estava tendo problemas com W11, e como eu jogo bastante e em nível alto, seria uma desvantagem severa pra mim kkkk, mesmo não sendo usuário de GPU amd.

 

Fique no W10 até não ter mais suporte, depois troca e se acostuma com o novo, que esperamos que seja muito melhorado...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lucas Nóbrega de Almeida disse:

@Vitoria Gabriela Uso o Windows 11 desde o lançamento, tive alguns problemas no início de compatibilidade de alguns apps, porém no cenário de jogos eu tive uma melhora no FPS, porém utilizando CPU intel e GPU NVIDIA, não sei como será o seu caso usando AMD

Meu PC era full AMD até mês passado (Hoje estou com uma RTX 4060TI), porém antes era um Ryzen 5 3600 e MSI RX 5700 XT é nunca tive problemas em relação a compatibilidade de drivers.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Middoken disse:

@Vitoria Gabriela Vou com a opinião alheia e individual também, vou migrar para o W11 somente quando não der mais para ficar no W10. Pior que parece uma roleta russa também essa parada de dar problema de instabilidade ou até incompatibilidade com algumas coisas, tanto que eu tive a opção de ficar com o W11 e não quis, formatei no W10 mesmo.

 

Fiz isso por que no CS2 estava tendo problemas com W11, e como eu jogo bastante e em nível alto, seria uma desvantagem severa pra mim kkkk, mesmo não sendo usuário de GPU amd.

 

Fique no W10 até não ter mais suporte, depois troca e se acostuma com o novo, que esperamos que seja muito melhorado...

E qual é o prazo para ''quando não der mais para ficar no W10'' ?

E o que isso trará de problemas?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann Pode ser que por falta de suporte no W10, alguns programas ou drivers possam dar problema e não ter uma forma mais '' fácil '' de arrumar de certa forma. Meu conhecimento nessa parte é meio raso pra te falar bem a real, mas é algo entorno disso. Claro que existem outros motivos também.

 

Por exemplo o Windows 7 que tem em um notebook de casa, da problema em tudo kkkk, até o no WIFI, fora o aviso todo maldito minuto para atualizar para algo mais recente, não duvido nada que o W10 vai ficar aparecendo a mesma coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

qual é o prazo para ''quando não der mais para ficar no W10'' ?

A Microsoft irá deixar de dar suporte ao windows 10 em meados de outubro de 2025.

 

37 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

E o que isso trará de problemas?

Basicamente a Microsoft não trará mais patches de correções, melhorias, ou suporte aos usuários de windows 10, isso implica principalmente na vulnerabilidade do S.O, pois também não irá receber as atualizações de segurança e melhorias da mesma, é algo perigoso manter-se ativo de forma particular e privada em S.O que não são mais atualizados por suas desenvolvedoras. 

 

De quebra, empresas também não prestarão mais suporte a seus programas para rodar em windows 10 (visto que ele praticamente ""morrerá""), então com o tempo, alguns jogos deixarão de funcionar e/ou nem irão vir com suporte a Windows 10. 

 

Então meio que se alguém quiser manter-se minimamente seguro de utilizar seu computador de forma particular, terá que mudar para windows 11 quando o suporte ao 10 acabar, pois isso é um chamariz de hackers, vírus, malwares e vários outros programas maliciosos que terão muito mais abertura de roubar e usufruir de dados dos usuários que ficarem no windows 10 após a Microsoft deixar de dar suporte ao mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
25 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

pois também não irá receber as atualizações de segurança e melhorias da mesma, é algo perigoso manter-se ativo de forma particular e privada em S.O que não são mais atualizados por suas desenvolvedoras. 

Honestamente, um dos maiores problemas é acessar determinados sites, clicar em links estranhos e download de pirataria e similares.

 

Se você acessa sites comuns (confiáveis), com o Clube do Hardware, G1, Uol, sites de streaming e usa seu computador para jogos por plataformas como a Stem, Épic... dificilmente vai ter problemas de segurança. Instala um kaspersky e segue a vida.

 

Talvez eu saia do Windows 10 quando encerra o suporte, ou não consiga mais usar algo que preciso. Se a Steam, Chrome e Discord estiverem funcionando, provavelmente me mantenho nele ainda um tempo depois.

2 horas atrás, Vitoria Gabriela disse:

Eu ainda estou no windows 10 PRO

Você sabe que se não for uso empresarial, pode usar a versão Home né? A versão PRO não vai trazer mais desempenho em jogos ou coisas do tipo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para quem tem CPUs Intel recentes (>= 12ª geração) com núcleos híbridos P e E, prefira o Windows 11, que é mais ajustado para esses modelos. A Microsoft backportou parte do suporte para o 10, mas não tudo.

 

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000091284/processors.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!