Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve família, recentemente montei meu pczinho do sonho (i5 12400f, RTX 4060, 32gb ram, 2tb NVMe m2) e fui conferir a questão do gargalo entre as peças, vi que meu processador é inferior a placa de vídeo, dando um total de 28% de gargalo, estava aca eu pensando em mudar para um processador melhorzinho, me veio na cabeça um I7 12700K,  a minha placa-mãe é uma B660m Aorus, nas especificações consta que ela tem suporte, e já utilizo um Water cooler de 360mm, teria alguma recomendação de vocês para processadores? Desde já muito obrigado!

• Moderador
Postado

@Mike Yorran Olá amigo, tudo bem?

Não recomendo esse upgrade, o i7 12700K é inferior ao i5 13600KF em desempenho e precisa de mais investimento para resfria-lo, mesmo já tendo um WC de 360mm, não vale a pena ir nesse i7.

Recomendo o i5 13600KF, processador para muito tempo sem se preocupar, é um monstrinho que a Intel criou, desemepenho superior a i7 e i9 de 12ª geração, é relativamente frio (eu tenho ele com um WC de 240mm e já basta), é bom custo-benefício e vai sobrar muito com a sua RTX 4060 (ele sobra com GPUs bem superiores).

Espero ajudar,

Abraços!

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado
14 minutos atrás, Mike Yorran disse:

vi que meu processador é inferior a placa de vídeo, dando um total de 28% de gargalo,

Faça favor: vá nas configurações do seu roteador e coloque um bloqueio nesse site para não correr o risco de você entrar e ver abobrinha de novo. Esquece essa de "28% de gargalo", isso é besteira que não faz o menor sentido.

De qualquer forma, meus pesames pelo setup, foi mal montado. Se quiser upgrade, troque a placa de vídeo, é obviamente a coisa mais fraca dessa máquina.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
15 minutos atrás, Mike Yorran disse:

montei meu pczinho do sonho (i5 12400

É desnecessário gastar novamente nesse pc recém montado, a não ser que você ainda esteja dentro da janela de tempo de devolução e reembolso do produto. 

16 minutos atrás, Mike Yorran disse:

dando um total de 28% de gargalo

Está usando o site pc-builds para essas métricas? 

De qualquer maneira, gargalos são facilmente contornados utilizando monitores de resolução maior, ou simplesmente jogando seus jogos em gráficos altos. 

Você pode facilmente colocar a opção de bottleneck em "graphic card intense tasks", e ver que em um monitor padrão FHD, o "gargalo" cai para 6%.

Montar um computador visando ""gargalo 0%"" é besteira, desde que você não enfie uma RTX 4090 em um Celeron, obviamente. 

Na minha opinião, você está apenas procurando sarna para se coçar dando atenção para isso, seu computador já está ok. 

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

foi mal montado. Se quiser upgrade, troque a placa de vídeo, é obviamente a coisa mais fraca dessa máquina

Uma 4060 é fraca do seu ponto de vista?

Reconheco que a série 40 não foi uma das melhores da Nvdia, mas ainda houveram melhorias significativas em relação a geração anterior como por exemplo a adição do gerador de quadros, redução no consumo e algumas outras.

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

Uma 4060 é fraca do seu ponto de vista?

Junto com um 12400f? Sim. Entre trocar a placa ou o processador, trocar a GPU vai ter mais ganho.

1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

Reconheco que a série 40 não foi uma das melhores da Nvdia, mas ainda houveram melhorias significativas em relação a geração anterior como por exemplo a adição do gerador de quadros, redução no consumo e algumas outras.

Isso é bait para compensar a falta do hardware. Você usa isso porque não consegue colocar uma placa melhor, não porque de fato queira usar.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Mike Yorran disse:

fui conferir a questão do gargalo entre as peças, vi que meu processador é inferior a placa de vídeo, dando um total de 28% de gargalo

Isso não existe, esse tipo de (des)informação que esses sites de gargalo fornecem é furada. Gargalo é relativo, varia de uso pra uso, até Core i9 poderia ser gargalo para uma RTX 4060 se for usado de forma incorreta.

• Curtir 2
Postado

Sim, a troca da GPU traria maior ganho de performance mas não significa que seja uma placa ruim, o que você sugeriria? Alguma 30 usada e ferrada? Ou uma 4060 TI ou 4070 que custam o dobro ou triplo que a 4060 entregam pouco desempenho adicional, 4060 é o custo/benefício atual da NVidia mesmo que ela poderia ter sido melhor desenvolvida se isto fosse de interesse da NVidia, que infelizmente não é.

39 minutos atrás, Imakuni disse:

Isso é bait para compensar a falta do hardware. Você usa isso porque não consegue colocar uma placa melhor, não porque de fato queira usar.

Como assim "bait"? Não falei mentira, houveram de fato aumentos do nível da tecnologia em relação à serie 30, mesmo que possam ser insignificantes estão lá.

Não consigo colocar uma placa melhor porque de fato não há uma melhor (nova) no nosso mercado atual, se forem somente consideradas as GeForce, mas está certo em relação a escassez de hardware que existe e impacta muito os preços.

• Moderador
Postado

A grande questão aqui é: o autor do tópico está sentindo dificuldades algum jogo específico ou em rodar algum software?

Particularmente acredito que não, já que a configuração apresentada é razoavelmente boa e na verdade melhor do que a maioria das pessoas que passam por aqui e essa "necessidade" de upgrade me parece vir única e simplesmente de dados numéricos obtidos em um desses sites de medição de desempenho de hardware que não tem veracidade nenhuma.

Dito isso, concluo que sim, é possível melhorar o hardware, com uma GPU melhor (ao infito e além ou até onde seu dinheiro chegar) e um CPU melhor (como o que eu recomendei no meu primeiro post), mas na verdade não creio que decisões de upgrades como essas façam muito sentido, a não ser que como já mencionei, haja de fato um problema e incomodo com o hardware atual.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@guilherme_dr A sua solução foi a melhor e mais logica man, obrigado pela atenção, respondendo alguns questionamento sobre "ah seu computar foi uma burrice ter montado assim" voltem no meu perfil e vejam que foi a indicação de pelos 3 ou mais membros daqui do site, sobre a sua pontuação do upgrade foi muito valida, gostei bastante, o que me incomoda no meu hardware atualmente é uns gargalos mesmo.Em um game q puxa mais jogando no modo FHD com o game no remasterizado, ele bate 120fps, mas fica sempre caindo para 80 e nessa queda ele da uma pequena travadinha. Obs: acontece em outros games também
Logo me veio na mente a questão de estar tendo gargalo, então procurei esse site, vi que o site não é confiável baseado no que me falaram aqui, mas me de uma ideia do que poderia ser, ent coloquei o MSIAFTERBURNE para testar e vi que meu processador batia os 80% a 85% de uso enquanto a placa estava em 50 a 60%, logo deduzi por propria ciencia minha que seria o processador!!! Minha placa é uma B660m aorus Pro, vi nas especificações que aguenta o i5 13600K, vou esperar uma promo e fazer esse upgrade!

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mike Yorran disse:

ele bate 120fps, mas fica sempre caindo para 80 e nessa queda ele da uma pequena travadinha. Obs: acontece em outros games também

Esse tipo de comportamento não parece normal. Um gargalo normal para esse nível de CPU seria você ficar meio que limitado num teto de FPS e não conseguir ir além dele, mesmo reduzindo a qualidade gráfica. Esse comportamento de cair FPS é mais comum quando você usa um processador fraco demais para o jogo, não é algo que se espera de um 12400F, a menos que seja um caso bem isolado de um jogo bastante mal otimizado.

6 minutos atrás, Mike Yorran disse:

coloquei o MSIAFTERBURNE para testar e vi que meu processador batia os 80% a 85% de uso enquanto a placa estava em 50 a 60%

A maioria dos jogos não vão conseguir usar tanto assim de um processador de 12 threads. Um dos poucos jogos que vi tento um alto uso de CPU assim foi o Cyberpunk 2077, mas isso porque ele é um jogo que consegue usar muito bem a quantidade de núcleos/threads, o próprio canal Digital Foundry elogiou a otimização do jogo nessa parte. A grande maioria dos jogos vão usar por volta de 40-60% de um CPU de 12 threads, isso porque eles não consegue paralelizar tantas atividades entre os núcleos/threads. Eles fazem uso bastante intensivo de alguns núcleos, e os outros ficam apenas para auxiliar, e o gargalo acontece por conta desses núcleos que estão sendo usados de forma mais intensiva.

Postado
Em 23/05/2024 às 10:57, Vitoria Gabriela disse:
Em 23/05/2024 às 10:36, Mike Yorran disse:

(i5 12400f, RTX 4060...)...vi que meu processador é inferior a placa de vídeo, dando um total de 28% de gargalo, 

Está usando o site pc-builds para essas métricas? 

O PC-BUILDS não foi, FULL HD informa um "gargalo" de CPU de ~7%, nem com 800x600 dá esses 28%.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!