Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, montei o Water Cooler(Cooler Master ML240L V2) que tinha pegado, o processador é um Ryzen 7 5700X3D, mas testando no PowerMAX as temperaturas estão chegando a basicamente 89/90 graus( em stock fica a 38 graus), então provavelmente fiz algo errado.

Ele está montado assim: Radiador na frente do Gabinte, as ventoinhas estão na parte de dentro puxando o ar de dentro do Gabinete e jogando para o Radiador, e a mangueira está para cima(o único jeito que dá para instalar, para baixo pega na Placa de Vídeo), a Bomba está ligada no CPU_FAN(em 100% a curva de fan na BIOS), as ventoinhas do radiador estão ligados no CHA_FAN com velocidade variável. Meu gabinete é um Pichau Dragoon, não tem um bom Air Flow.

Postado
31 minutos atrás, Hisoka_ disse:

Meu gabinete é um Pichau Dragoon, não tem um bom Air Flow

Não tem airflow, ponto. O que dá pra tentar fazer é instalar o radiador em cima, jogando ar pra dentro, e o fan traseiro deixa jogando ar pra fora. Se não resolver, só trocando o gabinete mesmo.

• Solução
Postado
29 minutos atrás, Hisoka_ disse:

Radiador na frente do Gabinte, as ventoinhas estão na parte de dentro puxando o ar de dentro do Gabinete e jogando para o Radiador,

Esté gerando um fluxo de ar contrário ao normalmente usado. O mais certo é utilizar o radiador em cima, ao mesmo tempo que sopra o calor do radiador pra fora, também tira o ar quenta da parte interna do gabinete. Pela frente do gabinete é comum instalar ventoinhas para puxar o ar frio de fora.

30 minutos atrás, Hisoka_ disse:

a Bomba está ligada no CPU_FAN(em 100% a curva de fan na BIOS), as ventoinhas do radiador estão ligados no CHA_FAN com velocidade variável.

Aqui também está trocado, as ventoinhas vão no CPU_FAN, a bomba vai em algum CHA_FAN que fica configurado na velocidade máxima.

31 minutos atrás, Hisoka_ disse:

Meu gabinete é um Pichau Dragoon, não tem um bom Air Flow.

Isso explica muita coisa. Não adianta nada colocar o radiador na parte da frente soprando o ar "pra fora" sendo que não pra onde o ar ir. E sem entrada de ar frontal também, é provavel que mesmo instalando o WC de forma correta as temperatura ainda não fiquem muito legais.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93

agora, Shaman93 disse:

só trocando o gabinete mesmo.

Vou fazer isso, mas não agora.

agora, GuilhermeGB disse:

Esté gerando um fluxo de ar contrário ao normalmente usado. O mais certo é utilizar o radiador em cima, ao mesmo tempo que sopra o calor do radiador pra fora, também tira o ar quenta da parte interna do gabinete. Pela frente do gabinete é comum instalar ventoinhas para puxar o ar frio de fora.

Aqui também está trocado, as ventoinhas vão no CPU_FAN, a bomba vai em algum CHA_FAN que fica configurado na velocidade máxima.

Isso explica muita coisa. Não adianta nada colocar o radiador na parte da frente soprando o ar "pra fora" sendo que não pra onde o ar ir. E sem entrada de ar frontal também, é provavel que mesmo instalando o WC de forma correta as temperatura ainda não fiquem muito legais.

Vou fazer essa alteração nos conectores, meu gabinete não permite instalar na parte de cima, vou usar o radiador como está por um tempo, vou trocar de gabinete(Não agora pois não tenho money).

@GuilhermeGB Quais gabinetes me recomenda por até uns 320 mais ou menos? Estava de olho nesse: AIGO DARKFLASH DK431 MESH

Postado

@Hisoka_ se está querendo até esse valor, melhor ir de Montech AIR 903 Base então:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25213/gabinete-gamer-montech-air-903-base-mid-tower-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

É um gabinete bem sóbrio, nada de "fru fru", RGB, etc. Tem suporte para WC de até 360mm em cima, já inclui 2 ventoinhas de 140mm na frente e mais 1 de 140mm atrás. Fora o espaço que ele oferece, tem suporte para GPUs de até 400mm.

Postado
4 minutos atrás, Hisoka_ disse:

@GuilhermeGB Tem algum com dimensões um pouco mais modesta? Esse é muito grande.

Bom...

Dimensões do DK431 Mesh (que você tinha falando antes): 470 x 205 x 485 mm

Dimensões do Air 903 Base: 478x230x493mm 

Pode ver que são praticamente o mesmo tamanho, o Air 903 Base só é 2,5cm mais largo.

Mas tem o Air 100 que é um pouco menor:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18715/gabinete-gamer-montech-air-100-argb-mini-tower-vidro-temperado-black-micro-atx

Dimensões: 405x210x425mm

Postado

Enquanto não troca o gabinete, muda a orientação dos fans do radiador para puxar ar de fora do gabinete, e se não tiver coloque fan na traseira  e em cima retirando ar quente, e quando for jogar ou usar um software que use muito CPU remova a frente do gabinete para as fans do radiador ter por onde puxar ar.

Postado
38 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@GuilhermeGB Gostei desse, minha placa-mãe é uma ASUS TUF b550M-Plus, tem 4 ventoinhas nesse gabinete, como faço a ligação delas? Futuramente pretendo pegar uma RTX 4060TI da INNO3D que tem 297mm.

agora, 1lokos disse:

e se não tiver coloque fan na traseira  e em cima retirando ar quente

@1lokos Tem sim, mas é uns da Rise Mode, não são muito bons.

Postado
52 minutos atrás, Hisoka_ disse:

@GuilhermeGB Gostei desse, minha placa-mãe é uma ASUS TUF b550M-Plus, tem 4 ventoinhas nesse gabinete, como faço a ligação delas? Futuramente pretendo pegar uma RTX 4060TI da INNO3D que tem 297mm.

O gabinete já vem com uma controladora ARGB, mas você vai poder conectar a controladora na sua placa-mãe pra sicronizar os efeitos. Tem um vídeo aqui de primeiras impressões:

Postado
2 horas atrás, Hisoka_ disse:

@1lokos Tem sim, mas é uns da Rise Mode, não são muito bons.

Realmente, os "50 CFM" das Rise Mode são "P.M.P.O." mas é melhor do que não ter.

Apenas cuide de que os fans do radiador e do gabinete soprem todos no mesmo sentido, colocando os do radiador na frente para puxar ar fresco de fora os outros tem que estar como saída. Na foto o radiador esta no topo, mas colocando na frente mantem o sentido.

Air-903-WC.jpg

Postado

@1lokos Então, esse gabinete é meio limitado como já foi dito, eu somente invertir as fans do radiador como você disse, se eu colocar elas do outro lado do radiador vai foçar(Na minha concepção) muito as mangueiras porque vai fazer o radiador ficar mais próximo da bomba. Eu coloquei as ventoinhas no CPU_FAN, e a bomba no CPU_OPT(como mostra no site da Cooler Master)? Preciso mudar algo?(Além do Gabinete, mas não agora)

Ou não tem problema dobrar um pouco mais as mangueiras?@1lokos

Postado
24 minutos atrás, Hisoka_ disse:

@1lokos Então, esse gabinete é meio limitado como já foi dito, eu somente invertir as fans do radiador como você disse, se eu colocar elas do outro lado do radiador vai foçar(Na minha concepção) muito as mangueiras porque vai fazer o radiador ficar mais próximo da bomba.

Se acha que fica apertado só inverta o sentido das fans, puxando ar fresco de fora através do radiador, assim não precisa mudar a posição do radiador.

Na prática tem pouca diferença se as fans sopram através do radiador ou puxam ar através dele, mesmo com fans dos dois lados - "push-pull" da pouca diferença.

24 minutos atrás, Hisoka_ disse:

Eu coloquei as ventoinhas no CPU_FAN, e a bomba no CPU_OPT(como mostra no site da Cooler Master)?

Como você disse que colocou o CPU_FAN a 100% deixa a bomba ligada nele mesmo. 

O contrário - fans do radiador no CPU e bomba num SYS_FAN; é mais prático porque precisa configurar apenas o SYS_FAN no BIOS para deixar a bomba em 100%, o CPU_FAN já vem programado para variar a rotação das fans em função da temperatura do CPU.

Citação

*Aparentemente essa mudança diminuiu uns 5 graus no teste AVX do PowerMAX*

Sim, porque o radiador esta recebendo ar do ambiente e não ar que já foi aquecido pela GPU, VRM, memórias. 

Citação

Ou não tem problema dobrar um pouco mais as mangueiras?

Posta uma foto de como esta a montagem - com o computador desligado por favor, pois foto estourada por LEDs não adianta. 😜 

Postado

Tem muita folga para movimentar este cabo para frente caso queira colocar os fans do outro lado, o cabo é bem flexível.

Inclusive é mais recomendado colocar os cabos entrando por baixo do radiador, assim as bolhas de ar ficam presas no topo do radiador, mas não precisa fazer isso, o nível da entrada esta bem acima da bomba.

Mas é como falei, a diferença é pouca entre os fans em "push" (empurrar) e "pull" (puxar), coisa de 1 grau, vide neste gráfico.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!