Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Após um bom tempo de pesquisa, vi que não vale a pena montar um PC com o socket da intel (LGA 1700), então resolvi montar um PC AMD, gostaria da opinião de vocês.

Processador: Ryzen 7950x

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M-Plus

memória RAM: 1x Kingston Fury Beast 32GB 6000mhz

Fonte: XPG Core Reactor 750W OU Super Flower LEADEX III 750W

Armazenamento: SSD 500 GB Kingston Fury Renegade M.2 2280

Placa de Vídeo: RTX4070 (Galax talvez)

Gabinete: Ainda não encontrei, estou a procura de um, no modelo aquario (sei que o airflow é ruim, mas esteticamente eu acho mais bonito)

Fans: Ainda não pesquisei sobre, se alguém tiver alguma opinião...

@RonaldoXbox O que acha de usar 1 pente de 32GB RAM? penso em expandir bem mais, la para frente, por isso de não usar 2x de 16GB, porém me diga o que acha...

@1lokos O que acha desse water cooler da deepcool, será que da conta, ou eu tenho que ir em um Master Liquid de 360mm?

O PC será utilizado para o desenvolvimento de jogos na unreal engine, atividades pesadas como render e compilação de código estarão presentes no cotidiano deste PC.

Postado
28 minutos atrás, Matheusalxandre disse:

@Imakuni Esqueci de informar isso, é para render e compilação de código. Basicamente desenvolvimento de jogos na unreal engine...

É, nesse caso realmente justifica um pouco essas suas peças. Mas:

• Arrume o SSD, esquece drive de 500gb que não faz sentido hoje em dia: se é para pegar mais que 256, já vá num de 1TB direto.
  • Pegue realmente 2x16 de RAM, não vale a pena sacrificar dual channel. Mesmo que queira expandir no futuro, adivinha: é só enfiar um pente de 32gb mais tarde que vai continuar tendo 64 em dual channel.
  • Evite as fontes da XPG por enquanto, recentemente foram pegos com a boca na botija enviando modelos de mais baixa qualidade para o Brasil. Uma boa alternativa atualmente são as Gamemax GX (em particular, a GX850 PRO para já deixar pronto para uma eventual RTX 4090).
  • Curtir 5
Postado

@Imakuni

Citação

Arrume o SSD, esquece drive de 500gb que não faz sentido hoje em dia: se é para pegar mais que 256, já vá num de 1TB diret

Opa, vou pegar o de 1TB dessa versão então...

Citação

Pegue realmente 2x16 de RAM...

De fato, me esqueci da performance rodando em dual channel, vou pegar 2x de 16GB

Citação

Evite as fontes da XPG por enquanto, recentemente foram pegos com a boca na botija enviando modelos de mais baixa qualidade para o Brasil. Uma boa alternativa atualmente são as Gamemax GX (em particular, a GX850 PRO para já deixar pronto para uma eventual RTX 4090).

Nossa, eu pensei que a XPG estava longe de falcatruagens, vou optar por este modelo que você me indicou.

Quanto ao water cooler, faz ideia se o deepcool de 520 vai dar conta?

Eu vi um Vídeo da Tecnoart, com essa b650 e o 7950x, ele vai a 100% sem thermal throtling, e mantém por um tempo, com um water cooler de 240mm, porém eu não consegui identificar o modelo do water cooler, me parece ser uma bixera da rise mode, se ele da conta, imagino que qualquer um da deepcool de 240mm dê....

Esse é o Vídeo em questão:

O que acha disso @1lokos?

Postado
Em 27/05/2024 às 08:55, Imakuni disse:

Pegue realmente 2x16 de RAM, não vale a pena sacrificar dual channel. Mesmo que queira expandir no futuro, adivinha: é só enfiar um pente de 32gb mais tarde que vai continuar tendo 64 em dual channel.

Se ele tiver 2x16 + 1x32, vai ter 64 GB com dual channel?

Achei que dual channel era só de 2 módulos de  memória, então ele teria dual channel somente na 2x16.

Pra ter dual channel na de 32 teria que ser 2x32, não seria isso?

Postado
2 minutos atrás, lucas.fenix2010 disse:

Se ele tiver 2x16 + 1x32, vai ter 64 GB com dual channel?

Sim.

2 minutos atrás, lucas.fenix2010 disse:

Achei que dual channel era só de 2 módulos de  memória, então ele teria dual channel somente na 2x16.

Pra ter dual channel na de 32 teria que ser 2x32, não seria isso?

Dual channel não quer dizer "a mesma quantidade de pentes iguais em 2 canais", quer dizer "a mesma quantidade de memória em 2 canais". Tem uma diferença.

Claro que se fosse montar do zero, 2x32 seria melhor. Mas se você ja tiver 2x16, pode fazer (16+16) em um canal e 32 em outro, fica 64 em dual sim.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Imakuni disse:

Dual channel não quer dizer "a mesma quantidade de pentes iguais em 2 canais", quer dizer "a mesma quantidade de memória em 2 canais". Tem uma diferença.

Curioso isso, todo conteúdo que procuro diz que para ativar dual channel tem que ser em pares.

Por exemplo, no site da crucial: https://br.crucial.com/articles/about-memory/what-is-dual-channel-memory

Citação

Além disso, os módulos de RAM devem ser combinados como grupos que correspondem ao nível da arquitetura multicanal. Por exemplo, o canal duplo requer pares, o canal quádruplo requer quatro módulos, assim por diante.

E achei essa resposta de uma pergunta similar aqui no fórum mesmo: 

Citação

Dual channel só funciona com um número para de módulos de memória, ou seja, 2 ou 4. Não funciona com 3. Em alguns casos, os dois primeiros módulos funcionam em dois canais e o terceiro em canal único. 

• guilherme_dr alterou o título para PC: ASUS TUF B650M-Plus, R9 7950X, 1x32GB, GeForce RTX 4070 vale a pena?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...