Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

opa, então, to querendo instalar uma iso do win8 no meu Pc, mas não sei se boto gpt ou mbr no Rufus por que na página da minha BIOS ela é obviamente antiga, é aquela azul e cinza da american megatrends de 2012, mas quando eu vejo em informações do sistema está dizendo que é UEFI, o que faço?

IMG-20240601-WA0004.jpg

Postado

Se ao inicializar o Windows você se depara com essa tela com o ícone girando, então é LEGACY.

image.png.1c4a70f0c261db286ee50f51ad7052c7.png

3 minutos atrás, Suelftam disse:

Sistema está dizendo que e UEFI então pode utilizar um sistema gpt

Poder ele pode, mas não sabemos se ele deve. Caso ele tenha pendrives e HDs formatados em MBR, daria muito trabalho para ele fazer backup de absolutamente TUDO e depois ainda converter as unidades para GPT. Explique melhor sua situação @Junior Almeida .

Postado
1 hora atrás, Necklace disse:

Se ao inicializar o Windows você se depara com essa tela com o ícone girando, então é LEGACY.

Poder ele pode, mas não sabemos se ele deve. Caso ele tenha pendrives e HDs formatados em MBR, daria muito trabalho para ele fazer backup de absolutamente TUDO e depois ainda converter as unidades para GPT. Explique melhor sua situação @Junior Almeida 

certo então já que ela é legacy eu faço em mbr mesmo né? não quero fazer backup de nada, só apagar tudo e botar um novo windows:)

1 hora atrás, Necklace disse:

Poder ele pode, mas não sabemos se ele deve. Caso ele tenha pendrives e HDs formatados em MBR, daria muito trabalho para ele fazer backup de absolutamente TUDO e depois ainda converter as unidades para GPT. Explique melhor sua situação @Junior Almeida .

alias ele tem sim essa tela quando ligo, com a bolinha girando.

• Solução
Visitante

Postado

Faz GPT. E formata todos os discos rígidos e SSDs que tiver. UEFI suporta GPT. Terá problemas se mantiver algum HD/SSD em MBR. Como não se importa com os dados, faz  GPT e formata geral.

Postado
2 horas atrás, Junior Almeida disse:

opa, então, to querendo instalar uma iso do win8 no meu Pc, mas não sei se boto gpt ou mbr no Rufus por que na página da minha BIOS ela é obviamente antiga, é aquela azul e cinza da american megatrends de 2012, mas quando eu vejo em informações do sistema está dizendo que é UEFI, o que faço?

IMG-20240601-WA0004.jpg

obrigado a todos:)

• Membro VIP
Postado

Lembrando que apenas o disco em que o Windows será instalado precisa ser GPT em UEFI. Discos secundários podem continuar em MBR sem problema.

Postado
27 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Lembrando que apenas o disco em que o Windows será instalado precisa ser GPT em UEFI. Discos secundários podem continuar em MBR sem problema.

opa então eu só tenho um HD kkkkkk, então ele vai precisar ser realmente gpt ne?

Postado

@Marcos FRM

41 minutos atrás, Marcos FRM disse:

vou esclarecer melhor minha situação, no início do ano meu Pc teve um problema no HD e o técnico trocou o HD botando o windows 11, fui dar uma pesquisada e vi que tem realmente como botar win 11 em BIOS legacy, mas isso faz a BIOS ser UEFI agora não sei o que eu faço kkkkkkk

• Membro VIP
Postado

Os colegas já responderem. Configure o Rufus com "Esquema de partição -> GPT" (que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)"), visto que sua placa suporta esse modo e seu Windows atual está instalado assim.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Então eu posso usar o GPT no meu SSD e deixar meus outros HD em MBR mesmo? Vale à pena eu formatar minha máquina para GPT depois de tanto tempo? Tirando o secure boot, quais ganhos poderei ter?

Tirando o Windows, outras distros como fedora ou debian também continuam reconhecendo ambos MBR/GPT?

• Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, Necklace disse:

Então eu posso usar o GPT no meu SSD e deixar meus outros HD em MBR mesmo?

Sim.

Vale à pena eu formatar minha máquina para GPT depois de tanto tempo? Tirando o secure boot, quais ganhos poderei ter?

Poder instalar o sistema operacional em discos com mais de 2 TB. GPT é mais robusto pois existe uma cópia da tabela de partição no fim do disco, que, em teoria, ajuda caso dê zebra na tabela do início. E o carregador de inicialização do Windows usa identificadores (GUIDs) para identificar as partições ao invés de deslocamentos:

GRUB acho que, por padrão, usa UUIDs dos sistemas de arquivos, mas tem opção para usar o mesmo método do bootmgfw.efi com GRUB_DISABLE_LINUX_PARTUUID=false em /etc/default/grub.

https://www.gnu.org/software/grub/manual/grub/html_node/Simple-configuration.html

Tirando o Windows, outras distros como fedora ou debian também continuam reconhecendo ambos MBR/GPT?

Sim. Windows, Linux, BSD, macOS... todo mundo continua suportando MBR. Só foi aposentado no disco do sistema. Nenhum sistema operacional é maluco o suficiente para remover o suporte... pendrives saem de fábrica particionados em MBR, por exemplo. É algo que vem desde 1981 com o IBM PC e ficará um bom tempo entre nós ainda. 😎 😅

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Necklace disse:

@Necklace Você se refere a ausência do logotipo do fabricante no lugar da bandeira do Windows? Porque alguns computadores permitem desativar o logotipo personalizado no BIOS, ou mesmo não oferecem logotipos personalizados. A presença da bandeira do Windows não garante que o computador não suporta UEFI.

• Membro VIP
Postado

Agora foi. Você só precisa limpar o particionamento do disco onde o Windows será instalado. Dentro do instalador, depois da tela de seleção do layout do teclado, pressione Shift+F10. No prompt de comando que abrir, digite o seguinte, pressionando Enter ao final de cada linha:

diskpart
list disk
select disk X
detail disk
clean
exit

Substitua X pelo número do disco que deseja limpar, que é listado por list disk (coluna "Nº Disco"). detail disk mostrará o modelo para ter certeza. Tudo que estiver nesse disco será apagado. Portanto, preste atenção! Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação.

Quando chegar na tela "Onde você quer instalar o Windows?", basta deixar marcado "Espaço Não Alocado da Unidade X" e continuar. Todo o particionamento será feito automaticamente pelo instalador. Não precisa ser feito manualmente.

w11_espaco_nao_alocado.jpg.be543685c88165fbd2c943aef3f5b7a6.jpg

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!