Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Essa é minha primeira pergunta por aqui e espero que ela esteja dentro do escopo do fórum.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Estou querendo comercializar um sensor customizado e montei uma placa na JLCPCB para isso. Eu já estou na 5 versão deste meu sensor e acredito que agora é a forma definitiva. Sempre realizei as compras como pessoa física, mas como pretendo comercializar essas placas gostaria de saber como funcionaria para comprar na JLCPCB (ou alguma concorrente) utilizando o CNPJ. O imposto de importação iria se alterar? Vocês possuem alguma experiência de como eu poderia gerar a minha nota de entrada dessas placas?

Inicialmente eu iria importar 100 placas com os componentes já soldados. O que ficaria em torno de 200 dólares sem o frete. Caso possam me dar qualquer direcionamento quanto a esse meu projeto, eu ficaria enormemente grato.

• Curtir 1
Postado

você chegou a procurar algum fabricante nacional?

sobre o processo de importação, estas lojas costumam entregar com incoterms DDP (tudo pago até a chegada até você), mas dependendo das quantidades a serem fabricadas você pode tentar buscar alguma empresa na zona franca para produzir e montar as placas para você, na zona franca existem incentivos de impostos bem interessantes que seria aplicados a toda matéria prima da fabricação (placas, insumos e componentes), e lhe permite agregar alguns diferenciais ao projeto para quem estiver comprando, caso seja utilizado em algum equipamento/máquina de grande valor agregado pode contribuir com os índices de nacionalização da maquina para conseguirem vender pelo bndes.

mas se atendo a pergunta principal do tópico, verifique no cadastro do JLCPCB se tem campo pra pessoa juridica/empresa, ou tente pelo suporte caso não tenha.

• Obrigado 1
Postado

@Gabriel Silva Pires ,

Você tem duas opções : importação normal, onde você vai precisar da ajuda de um despachante para verificar aliquotas específicas conforme o tipo e material de sua PCB, mais frete China-Brasil, e todos os impostos incidentes, ou pode fazer a importação simplificada , onde vai pagar 60% de impostos sobre o valor de sua compra mais frete, e mais 18% de ICMS em cima desse total. 

Eu fiz várias PCBs na China, mas acabei encontrando um fabricante nacional que tem me atendido, faço lotes entre 50 e 100 de cada placa, recebo rápido em menos de 7 dias, e a qualidade e acabamento são satisfatórios. Já fiz 5 placas diferentes com ele.

Experimente cotar e compare com os seus custos totais e prazos comprando da China ok ?

https://mastercompy.com.br/

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Gabriel Silva Pires , eu sei que não é a intenção do tópico, mas seria interessante você nos apresentar um pouco da sua oferta.

@Eder Neumann, você pode nos apontar alguns nomes?

Já que o @aphawk considerou a importação simplificada, quero mencionar (quiçá provocando comentários) a "taxa das blusinhas" – referência à Shein. Até US$ 50 teremos uma alíquota de 20%.

Postado

@alexandre.mbm ,

Sim, mas ainda não é Lei essa taxa das blusinhas, então por enquanto para compras até US$50 ( junto com o frete ) a única taxação continua sendo a de nossos Governadores : cerca de 18% . Ah, e apenas se você comprar de empresas lä fora que aderiram ao programa do governo, senão continua incidindo os 60% que sempre existiram atė nas compras pequenas.

Após a aprovação da taxa da blusinha, o aumento total não será só de 20% em relação ao que pagamos hoje, e sim de 23,6% (  não se esqueçam de nossos queridos governadores que nunca abriram mão do ICMS.... ).

• Curtir 1
Postado

Não é assim que a Receita calcula !

Primeiro preço FOB + Frete.

Depois, alíquotas federais.

Por último, ICMS !

Exemplo : custa 100 reais no Aliexpress e o frete mais 10 reais.

Então fica 110 * 1,2 * 1,18 !

Hoje, com isenção até Us$ 50, esse produto chega aqui por apenas 110 * 1,18.

Com a nova alteração na lei, ė 110 * 1,2 * 1,18. Mas a lei ainda não foi promulgada ok ?

Isso para Shopee, Aliexpress, e abaixo de US$50.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@aphawk ,

V × (1,18 × 1,20) = V × (1,20 × 1,18)

Onde V = valor aduaneiro (mercadoria + seguro + frete)

Aqueles errôneos 23,6%, eu peguei de você....

Certamente foram 18% em cima do número inteiro 20. Mas eu não havia percebido assim. Assumi que era o ICMS de alguma das Unidades da Federação.

Abaixo de US$ 50, ao menos para os aderentes ao Remessa Conforme, não estava existindo os 60%. Caso aprovem, teremos os 20% — a "taxa das blusinhas".

Enfim, a chamada "carga tributária" fica assim:

– Abaixo de US$ 50:

1,20 × 1,18 › 41,6%

– Acima:

1,60 × 1,18 › 88,8%

Às vezes existe (ou existia) R$ 15 de "despacho postal".

Tem UF com "apenas" 17% de ICMS, mas também tem com até 22%. Veja aqui.

Um número mágico em resultados do Google de meses atrás refere-se a UF com 20,5% de ICMS:

1,60 × 1,205 › 92,8%

• Membro VIP
Postado

Permita- mencionar que em 2016 paguei + de 250% de taxas num produto. A micro estória:

-comprei em 2015 numa promoção relâmpago - de fato quase barato

-chegou em curitiba mais de meio ano depois

-recebi msg solicitando que vendedor enviasse documentos para liberação - seja lá que raios for

-tentei mas ele nem aí

-consultei um gentil advogado virtual (não era IA) compartilhador de conhecimentos = nóimêmo;

Me disse que a receita desconfiou que era preço subfaturado, arbitra o valor supersobrefaturadamente e cobra o imposto que quiser.

-dessisti

-mais de 1 ano depois o cara do correio me viu na rua e disse que com ele na agência tinha mercadoria importada pra mim e que ele conseguia desembaraçar

-ele fez um levantamento do custo do serviço, taxas, impostos , juros , etc, incluindo uma tal taxa de permanência nos correios, algo como um aluguel

-como tinha muita curiosidade sobre o aparelho, não resisti e paguei

-ficou tradicionalmente no plástico por + de 1 ano; Era kit, .. resolvi montar

-na primeira ligada --- pufff.. queimou...sério... Culpa minha... Liguei a alimentação gnd no gnd analógico e não no do sistema.. Achei que era o mesmo e de fato é mas a conexão entre eles é por fora e não por dentro do mc.

-esperei mais um ano

-comprei outro mc virgem, gravei o arquivo nele e finalmente ... faz anos que está na gaveta

é o que me fez lembrar...

9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

1,60 × 1,205 › 92,8%

• Membro VIP
Postado

@.if , seu relato veio para tirar o sossego de quem tem encomenda desaparecida. Esse negócio de taxa de armazenagem é uma rasteira violenta.

Sim, as "promoções malucas" de Aliexpress e Bangood tinham esse problema do sub-faturamento, quando o produto ficava no peneirão. Como se não bastasse o valor transacionado ter sido já "de outro mundo", o chinês o mentia para menos ainda, por conta dele e risco nosso. Então os MIB da Receita cancelavam a abdução.

Postado
Em 08/06/2024 às 22:02, alexandre.mbm disse:

Tem UF com "apenas" 17% de ICMS, mas também tem com até 22%

Não basta isso. Muitos Estados fazem um decreto no inicio de cada ano, aumentando o percentual. é o caso de São Paulo, cuja alíquota oficial é 17% , mas tem todo santo ano o decreto aumentando mais 1% ....

• Obrigado 1
Postado
Em 10/06/2024 às 11:10, aphawk disse:

é o caso de São Paulo, cuja alíquota oficial é 17% , mas tem todo santo ano o decreto aumentando mais 1% ....

Esse 1% adicional é da CDH, moradia popular paulista.

• Curtir 1
Postado
Em 07/06/2024 às 15:17, alexandre.mbm disse:

@Eder Neumann, você pode nos apontar alguns nomes?

aqui na empresa temos trabalhado com a Flex-AM para algumas demandas, mas o pedido mínimo que temos em contrato com eles é de 750 unidades a cada 3 meses, senão se torna inviável para eles subir para produção.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
Em 11/06/2024 às 20:42, Sérgio Lembo disse:

Esse 1% adicional é da CDH, moradia popular paulista.

"A CDHUCompanhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, empresa do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria da Habitação, é o maior agente promotor de moradia popular do Brasil."

Update

A "taxa das blusinhas" foi sancionada. Passará a valer a partir de 1º de Agosto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!