Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

A situação é esta: A placa-mãe do Opitiplex 3020 se foi para o céu das placas mães e não volta mais, restou o HD saudável e com todos os arquivos intactos que pode ser visualizado em outro computador mas, não inicializa o Win8, usei um tal de EaseUS Key Finder, selecionei o HD externo e o programa mostrou os cinco primeiros caracteres da chave entretanto, me cobrou uns dólares para mostrar os demais caracteres.

O problema é que não consigo inicializar o sistema pelo HD e assim acessar a chave de diversas formas.

Só consigo usar ele como HD externo ou como segundo HD e não encontrei nenhuma linha de comando ou software gratuito para acessar a chave e fazer uma instalação limpa na nova placa-mãe que não tem o Win8 atrelado à ela.

• Pincipi alterou o título para Como recuperar a chave do Win8 no HD externo que não inicializa?
  • Membro VIP
Postado

Atualizando o resultado da lista de alternativas:

Produkey só mostra a chave do disco inicializado.

Magical Jelly bean Keyfinder Idem.

PassFab Product Key Recovery idem.

Recover Keys consegue acessar HD externo mas, só mostra os quatro primeiros caracteres, para mostrar a chave tem que dar os dólares pedidos.

Enchanted Keyfinder só mostra a chave do disco inicializado.

Advanced Tokens Manager não conseguiu detectar.

Mac Product Keyfinder não achei onde fazer download.

SterJo Keyfinder só mostra o HD inicializado.

Product Key Explorer consegue acessar o HD externo mas, só mostra os quatro primeiros caracteres, para mostrar a chave tem que dar os dólares pedidos.

APKF Product Key Finder só mostra a chave do disco inicializado.

Key Finder Thing idem.

Pk Finder idem.

Office Product Key Finder nem tentei, acho que só mostra as chaves office.

Simple Key - Recut não encontrei onde fazer o download.

WinGuglee idem.

WinKeyFinder só mostra a chave do disco inicializado.

Get My Keys Back Idem.

iSumSoft Product Key Finder. idem.

Free PC Audit idem.

Magical Gelly Ben Key Finder idem.

Lazesoft Windows Key Finder idem.

Imagino eu que uma linha de comando possa resolver ou então, um Regedit que consiga ler o HD externo.

Na época do Win7 tinha um caminho para achar no CD um hexadecimal que era convertido num programa e revelava a chave, eu tentei manualmente achar o caminho no windows system e não obtive êxito.

Também tentei trocar o diretório de um disco inicializável pelo diretório do HD externo e não consegui fazer ele inicializar.

Na esfera do Linux eu não tentei nada.

Postado

Ao invés de tentar como disco externo, porque não tenta só com ele instalado, sem nem mais um disco em modo de segurança. Existe a chance de dar boot o suficiente para acessar a key. Atente para as questões do BIOS, como desativar TPM, CSM e todas as alternativas de limitar o UEFI e manter o modo Legacy. Quanto menos opções "modernas" melhoram as chances de bootar. Ou tente uma placa-mãe mais antiga para o feito, se for possível.

• Membro VIP
Postado

Pois é; tentei numa placa antiga IPM31, num Dell antigo N4050, ambas não tem nada de UEFI na BIOS e na placa nova do Optiplex 3020 que tem algumas opções para mudar neste sentido. No momento não tenho mais nenhuma outra placa para tentar.

Obs: na placa nova do 3020 consigo instalar o sistema num SSD vazio mas, não atribui uma chave.

Também tentei opções de iniciar pelo DVD e mandar fazer verificação, CHKDSK, SCANDISK, recuperação, restauração e nem lembro mais o que tentei com o objetivo de inicializar pelo disco.

Tentei algumas combinações sugeridas no CMD e nada.

Imaginei que poderia ser algum defeito oculto no HD e clonei dando o mesmo resultado.

O modo de segurança dele parece estar desabilitado porque não responde nenhuma combinação de teclas.

Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Já era, estava no BIOS da placa morta. E aquela ativação estava atrelada ao HWID único gerado para aquela placa.

Em 14/06/2024 às 18:38, Pincipi disse:

Product Key Explorer consegue acessar o HD externo mas, só mostra os quatro primeiros caracteres, para mostrar a chave tem que dar os dólares pedidos.

Em 14/06/2024 às 18:38, Pincipi disse:

Recover Keys consegue acessar HD externo mas, só mostra os quatro primeiros caracteres, para mostrar a chave tem que dar os dólares pedidos.

Então é de tu avaliar a importância de reabilitar esse disco e pagar pela informação se o custo-benefício te for favorável ou valioso.

Postado

Carrege os hives do registro do HD externo dentro do regedit. Por exemplo se o HDD externo é reconhecido como e:

E:\windows\system32\config, carregue system e olhe dentro desse local:

HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform

Esse valor deve conter a chave do Windows 8: BackupProductKeyDefault

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Então é de tu avaliar a importância de reabilitar esse disco e pagar pela informação se o custo-benefício te for favorável ou valioso

Na minha avaliação o custo-benefício não é favorável e nem valioso o suficiente para desembolsar uns dólares, quando coloco de um lado da balança a licença nova do Windows e do outro lado da balança a licença do Linux, o prato pende para usar o Linux sem sombra de dúvida e se medir de novo a despesa de recuperar a chave de um lado e o Linux do outro dá na mesma.

@ricardo_br Não entendi essa parte de carregar hives, mesmo olhando no google:

hives.jpg.bc7c898dfe3e8b7c1e64d2be89df16e7.jpg

Quanto ao local acho que ficou assim:

caminho.thumb.jpg.f3688a6b9dd13315421b3a5a92fdaf13.jpg

Essa expressão carregue system é grego para mim.

Postado

Você pressiona WINDOWS + R e digita regedit para abrir o registro, ai selecina HKEY_LOCAL_MACHINE, no menu arquivo vai em carregar hive e carrega o arquivo "system" dentro do HDD externo e localiza a chave que eu apontei.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Veja se consegui fazer certo, selecionei HKey_local_Machine, menu arquivo carregar hive:

Caregarhive.thumb.jpg.6f3682de8aef07510784d859c5cb945d.jpg

Depois:

2.thumb.jpg.612fd81ce4d18627ca001130631c8ed6.jpg

Ai tem dois arquivos System, clicando em abrir em ambos deu o mesmo resultado:

3.thumb.jpg.f18a6db377e4ae738153d0537bd199f0.jpg

Pedindo o nome da chave, ai eu fiquei sem saber o que fazer, digitei System e deu:

4.jpg.8f6fffe8e30601ac789373415d97ac46.jpg

Se eu colocar a chave HKEY_LOCAL_MACHINE, chego na chave do computador local:

5.thumb.jpg.cdd33f0f9ebe2d5573cc434273fdb94a.jpg

Se eu colocar a chave HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform dá erro ao carregar a chave.

Postado

@Pincipi naquela parte nome da chave você coloca um nome para a chave  e carrega o hive do HD externo lá, ai você entra dentro daquela chave realmente pelo que vi você está olhando a chave atual não a que está no HD.

• Membro VIP
Postado

O barato é muito louco mesmo, digitei Teste:

1.jpg.3ab1a417f346859288ceec3f017d37bc.jpg

Ai vi que foi criada a pasta Teste:

2.jpg.b1d26cdb7e9b39a25cda4d5a5b03fd04.jpg

Abri ela:

3.jpg.be4f76b6b137276231ff8a689f555652.jpg

Não consegui achar o caminho de BackupProductKeyDefault dentro da pasta Teste e fui abrindo uma a uma cada pasta tentando encontrar dentro das sub pastas e o negócio é tão extenso que chega uma hora em que não sei mais o que estou fazendo ou procurando de tanto ver um monte de letras e números.

Tentei também abrir no mesmo esquema o arquivo System menor e também não encontrei nada.

Postado

@Pincipi Acho que fui eu que errei, na hora de carregar hive você não tem que carregar System mais software. Só agora me liguei que o caminho é em "Software":

HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform

Postado

Vamos lá

Passo 1: Abra o regedit (Windows + R e digite: regedit.exe e pressione ENTER

Passo 2: Dentro do regedit selecione a chave Hkey_Local_Machine e  vai no menu Arquivo, Carregar Hive, ai seleciona o hive "Software" que fica em algum lugar no HDD externo em: Letra:\Windows\System32\config -> Software

Passo 3: Da um nome para a chave tipo Teste ou Teste2

Passo 4: Ai você entra em Teste2 e tenta achar esse local:

Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform

Deve ter ProductBackupKeyDefault em algum lugar e é só copiar a chave.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Então; fiquei sem acesso ao HDD, o dono deu um destino a ele e para dar continuidade no post vou formatar outro HDD com o Win 8 e tentar fazer a solução proposta, assim que eu tiver um tempo.

• mês depois...
Postado

eu lembro do seguinte comando funcionar no passado, n sei agr.

$dpid = Get-ItemProperty -Path "Registry::HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion" -Name "DigitalProductId" funcionar.

Usando uma distro linux (bootando via pendrive), você pode usar o chntpw para recuperar a key.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...