Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei uma RX7600, já na intenção de trocar o processador ( já sabia que meu i510400f não ia aguentar). Tenho em mente que a melhor opção pra comprar no momento é o i7 10700f, já que é o único que cabe no meu bolso no momento, porque não precisaria trocar de placa-mãe. Essa combinação gera gargalo ou tá de boa( i7 10700f + RX7600)?

• Pedroou alterou o título para Core I7 10700f dá gargalo com uma Radeon RX 7600?
  • KairanD alterou o título para Core i7 10700F dá gargalo com Radeon RX 7600?
Postado

@Pedroou a intenção seria só trocar pelo i7 mesmo, já que o pessoal tá falando que não gargala, vale mais a pena… pois gasto menos e não fico algum tempo sem pc( uso pra trabalho também). O desempenho desse Ryzen não deve ser muito distante do 10700f certo? Ou eu to viajando? Já pensei em pegar um Ryzen, mas se eu comprar vai ser a nova geração, um R5 8500 talvez… mas aí não tenho orçamento agora 

Postado

@Brenorkb trocar i5 de 10ª geração por i7 de 10ª geração é quase trocar seis por meia dúzia. 90% dos jogos de PC não são otimizados para utilizar mais de 12 threads, logo pegar um CPU com 16 threads não vai afetar jogos diretamente, na maioria deles o desempenho continuará igual. Quando aumentar a quantidade de threads do processador não é a solução, você deve aumentar o poder de processamento individual de cada núcleo, e isso você só conseguirá pegando um CPU de uma geração mais nova.

Fora que pegar esse i7 antigo hj vai ser só jogar dinheiro fora, não vale o preço que é vendido.

OBS: O Core i5 10400F não deveria estar dando trabalho para uma simples RX 7600, isso aí precisaria ser investigado direito.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Qual o valor que vai comprar esse Core I7? Sua placa-mãe é de entrada? Além de que, 10ª geração da Intel só dá suporte PCIe 3.0.

• Coordenador
Postado

@Pedroou O Core i7 10700F está sendo encontrado perto dos R$ 1.150,00. Por esse valor, vale a pena manter o kit. É um chip superior ao Ryzen 5 5600.

@Brenorkb Contudo, não vejo o porquê de trocar o Core i5. Era para ele suportar uma placa de entrada como a RX 7600 sem problemas.

Postado

@KairanD eu consigo jogar de boa até, mas alguns jogos como por exemplo elden ring, eu não consigo manter os 60 fps, e isso certamente é culpa do processador… a maioria dos jogos atuais esse processador não suporta 

• Coordenador
Postado

@Brenorkb O Core i5 10400F suporta todos os jogos atuais. Não tem nenhum jogo que ele não rode bem. Ele não será capaz de atingir altíssimas taxas de FPS como os processadores de última geração, mas literalmente qualquer coisa vai rodar e muito bem.

Quanto ao Elden Ring, ele dá drops de FPS mesmo com um Ryzen 7 7800X3D. É o jogo que é mal feito. Nenhum sistema mantém 60 FPS constantes nele.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB qual kit de processador + placa-mãe  seria um bom custo-benefício atualmente? 
Sobre essa questão de gargalo, com disse antes, esse i5 de 10° não aguenta a maioria dos jogos atuais, quando a placa leva de boa ( elden ring é um bom exemplo, como eu já citei a cima, tenho certeza que o limitador desse jogo não é a GPU nesse caso)

Postado
agora, Brenorkb disse:

mas alguns jogos como por exemplo elden ring, eu não consigo manter os 60 fps, e isso certamente é culpa do processador

Elden Ring não deveria ser problema para um CPU do nível do Core i5 10400F. Eu verifiquei alguns testes desse processador rodando o game com FPS desbloqueado e vi ele segurando acima dos 60 FPS praticamente o tempo inteiro.

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, KairanD disse:

O Core i7 10700F está sendo encontrado perto dos R$ 1.150,00. Por esse valor, vale a pena manter o kit. É um chip superior ao Ryzen 5 5600.

É quase o valor de um Ryzen 7 5700X3D. O valor do kit dele paga uma B550M PRO VDH WIFI e 2x8gb RAM.

17 minutos atrás, KairanD disse:

Contudo, não vejo o porquê de trocar o Core i5. Era para ele suportar uma placa de entrada como a RX 7600 sem problemas.

Em algum jogos, como Warzone ele entrega um desempenho bem inferior. Talvez o chace L3 baixo seja o problema.

Postado

@GuilhermeGB no meu caso tive até que pedir reembolso do jogo porque era difícil ele pegar 60 fps. Mas aí que tá… comprei the last of us part 1 e ele está mantendo bem de boa acima dos 60 fps. O Elden ring pode ser realmente mal otimizado, mas o que me deixa encucado é que o processador fica sempre em 100% de uso enquanto a GPU dificilmente passa dos 35% na maioria dos jogos 

Postado
agora, Brenorkb disse:

@GuilhermeGB qual kit de processador + placa-mãe  seria um bom custo-benefício atualmente? 
Sobre essa questão de gargalo, com disse antes, esse i5 de 10° não aguenta a maioria dos jogos atuais, quando a placa leva de boa ( elden ring é um bom exemplo, como eu já citei a cima, tenho certeza que o limitador desse jogo não é a GPU nesse caso)

Depende de quando está disposto a investir. Ryzen 7 5700X3D seria o melhor CPU para jogos que ainda tem preço acessível e ainda suporta DDR4. Os CPUs da Intel que estão no nível dele, como o Core i5 12600K e 13600K, vão te custar mais caro (custo total de placa-mãe + CPU).

Postado

@GuilhermeGB entendi, vou dar uma pesquisada, mas obrigado pela ajuda de qualquer forma. Mas agora a pergunta que fica: será que tem algo limitando o desempenho do meu processador? porque pelo que a rapaziada está falando ele deveria estar com um desempenho bem acima do que está sendo entregue pra mim… e nem falo só de jogos single Player, falo de competitivos também, como league of legends ( que não alcanço nem 200fps durante a partida) e cs2 que está difícil até de cravar em 165 fps, que são os Hz do meu monitor 

• Coordenador
Postado
14 minutos atrás, Pedroou disse:

É quase o valor de um Ryzen 7 5700X3D. O valor do kit dele paga uma B550M PRO VDH WIFI e 2x8gb RAM.

O Core i7 10700F não é muito diferente de um Ryzen 7 5700X. De fato, o custo-benefício de ambos ficou ruim diante do Ryzen 7 5700X3D, mas não acho que faz sentido sair de uma plataforma morta para pegar outra plataforma morta.

Vale destacar também que, embora o Ryzen 7 5700X3D seja superior em jogos, não é como se a experiência fosse tão fora da curva em comparação com chips como o Ryzen 7 5700X.

Se fosse para montar algo do zero, como ele parece estar interessado em altas taxas de atualização, eu recomendaria uma plataforma mais moderna. Mas isso também só faria sentido realmente com uma placa de vídeo mais poderosa.

14 minutos atrás, Brenorkb disse:

O Elden ring pode ser realmente mal otimizado, mas o que me deixa encucado é que o processador fica sempre em 100% de uso enquanto a GPU dificilmente passa dos 35% na maioria dos jogos 

O Elden Ring você esquece, porque ele não serve de benchmark para nada. É realmente mal feito.

Quanto aos demais jogos e a comparação com Zen 3:

Se seu computador está com uso de CPU muito elevado e não está atingindo esse nível de desempenho, recomendo que busque verificar onde está o problema.

Sinceramente, a RX 7600 é que é o gargalo na maioria das situações para esse combo. O Core i5 10400F funcionaria bem mesmo com placas mais potentes.

• Curtir 1
Postado

@KairanD tem alguma forma de achar esse problema sem levar em alguma assistência técnica? Todas que eu conheço, ou o técnico não é um bom profissional e não entende muito o que está fazendo, ou então os valores cobrados são ABSURDOS 

Postado
25 minutos atrás, Brenorkb disse:

O Elden ring pode ser realmente mal otimizado, mas o que me deixa encucado é que o processador fica sempre em 100% de uso enquanto a GPU dificilmente passa dos 35% na maioria dos jogos 

Você não está trocando as bolas com uso da CPU e GPU? Elden Ring não é normal usar 100% do seu processador, justamente por ser um jogo que não vai conseguir utilizar todos os threads do CPU, mas já seria normal esperar isso da RX 7600, ela não é uma placa tão forte, e nas qualidades mais altas o jogo irá utilizar 100% do potencial dela.

Postado

@Brenorkb Eu to em dúvida é como você não consegue rodar jogos em 60FPS com seu pc atual

Rapaz tu fez alguma coisa com teu sistema? Pois eu com I3-9100F e uma GTX 960 consigo jogar Elden Ring tranquilamente

Postado

@Adriel SG pois é irmão, não sei nem o que fazer. E alguns outros jogos eu ainda consigo jogar de boa, como por exemplo horizon zero dawn e the last of us part 1, acima de 70 fps na maior parte do tempo 

• Curtir 1
Postado

@Brenorkb Consegue jogar The last of us part 1? Justamente um jogo que foi absurdamente mal otimizado pra pc?

Cara tu fez alguma alteração de configuração na BIOS do seu pc? Mexeu em clock de memória ou processador sei la?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!