Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Aconteceram 2 coisas essa semana a primeira que meu pc parou de reconhecer meus 32gb de memória Ram (Preciso ficar colando a memória em slots diferentes até o pc reconhecer ou o Led DRAM liga) tem vezes que coloco 24gb e funciona e tem vezes que o pc para de funcionar com 24gb e só funciona com 16gb (Minha ultima placa-mãe deu o mesmo problema ai comprei outra e está apresentando o mesmo problema depois de 3 meses de uso). Mas essa semana resolvi baixar o Elder Ring para jogar. Quando inicio o jogo ele fica travado em 60fps. Mas do nada durante a gameplay ele cai até 1fps e o monitor apaga por uns 5s - 7s. Depois disso o monitor acende e o jogo continha a 60fps. Continuo jogando e na segunda travada que o jogo cai a 1 fps o monitor desliga o pc da tela azul. Não sei se tem haver com a memória ram ou com a placa de vídeo. Mas depois que a memória ram deu problema meu monitor apaga algumas vezes durante o uso normal do pc (entretanto só da tela azul no Elder Ring).

(No momento estou usando apenas 16gb em 2666mhz )

Processador: Intel Core i5 12400f
memória RAM: 32 GB RAM DDR4 2666 mz (2 memórias 2x8 2400 e 2x8 de 2666 MHz)
Placa De Vídeo: RTX 2060 super gigabyte gaming oc 3x white
placa-mãe: placa-mãe Biostar B760MX2-E PRO D4, DDR4, Socket LGA1700, M-ATX, Chipset Intel, B760MX2-E-PRO-D4
Disco Rígido: 1 Tb HD// 1TB SSD

Fonte AeroCool KCAS 600W Bronze Full Range 80 Plus

96097077-94a5-4706-ad6c-06e31b133189.jpg

Postado

@Gok , olá

Duvida: memória RAM: 32 GB RAM DDR4 2666 mz (2 memórias 2x8 2400 e 2x8 de 2666 MHz)

Quais marcas seriam das memórias? Há ativação de Intel® XMP no seu setup?

Postado
12 minutos atrás, Gok disse:

Fonte AeroCool KCAS 600W Bronze Full Range 80 Plus

o Teclab testou essa fonte e o resultado não foi animador.

Postado
15 horas atrás, Kaze_jp disse:

@Gok , olá

Duvida: memória RAM: 32 GB RAM DDR4 2666 mz (2 memórias 2x8 2400 e 2x8 de 2666 MHz)

Quais marcas seriam das memórias? Há ativação de Intel® XMP no seu setup?

Eu acho que a de 2400mhz é Vulcan e a outra é Mancer. Não sei te responder se há ativação de intel XMP .

15 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Gok noite

As memórias estão no slot errado.

Coloque as memórias no slot 2 e 4.

Não consigo mudar as memórias. Caso eu mude o slot da memória o pc para de funcionar aparecendo o Led DRAM ligado e tenho que ficar colocando as memórias em slots diferentes até funcionar.

15 horas atrás, Tiberio disse:

o Teclab testou essa fonte e o resultado não foi animador.

Se não me engano ja troquei a fonte. (KCAS Queimou). A fonte atual é MSI 600w (alguma coisa)

Postado

@Gok , então, sem problemas. Não deve estar ativado.

As memória do conjunto de 32GB de de parar de funcionar pode ser:

• Sujeira no conector das memórias da placa-mãe ou no conector das memórias. (limpar com limpa contato ou alcool isoproprilico). Evite usar borracha.
  • Pode ter algum problema em alguma memória. Ou  imcompatilidade  com conjuntos de 2xDDR4 de outras marcas dentro do setup.
  • Teria fazer teste adicionando uma Memória de cada vez até dar o erro. E fazer um teste com Memotest86 de memória em outro computador para ver se tem algum erros ou defeito encontrado. 

Pode ser fonte com colega "Tiberio" comentou. Causando as quedas e parada de sinal no monitor. Mas como você trocou por outro modelo. Continua o problema?

as memórias da posição, conforme "Edivaldo" comentou

image.png.ce534d7c87fcced03dc75dabaa161bf8.png

image.png.16de644cc4c91d1093fbe5a912e28cec.png

Postado
3 horas atrás, Gok disse:

A fonte atual é MSI 600w (alguma coisa)

Se for a MSI A-DN trocou 6 por meia dúzia, ela é tão ruim quanto a Kcas da Aerocool.

Postado
4 horas atrás, Kaze_jp disse:

• Sujeira no conector das memórias da placa-mãe ou no conector das memórias. (limpar com limpa contato ou alcool isoproprilico). Evite usar borracha.
  • Pode ter algum problema em alguma memória. Ou  imcompatilidade  com conjuntos de 2xDDR4 de outras marcas dentro do setup.
  • Teria fazer teste adicionando uma Memória de cada vez até dar o erro. E fazer um teste com Memotest86 de memória em outro computador para ver se tem algum erros ou defeito encontrado. 

Pode ser fonte com colega "Tiberio" comentou. Causando as quedas e parada de sinal no monitor. Mas como você trocou por outro modelo. Continua o problema?

Já testei as memórias em outro computador e funcionaram/ Já limpei de todos os jeitos e não mudou o fato de algumas vezes não funcionar quando eu mudo os slots. (Tem vezes que eu coloco 3 memórias e funciona. Também a vezes que coloco as 3 mesmas memórias e elas não funcionam mais.) Não sei se é a fonte. Pois. o erro acontece aléatoriamente (Tipo posso colocar 1 memória e o pc dar DRAM, posso colocar novamente a mesmo memória e funcionar nessa segunda vez) Eu entendi que o dual Channel não está ativado. Mas estou com medo de colocar no lugar certo e dar DRAM e ter que ficar a noite toda colocando e tirando a memória até pegar de novo.

1 hora atrás, Tiberio disse:

Se for a MSI A-DN trocou 6 por meia dúzia, ela é tão ruim quanto a Kcas da Aerocool.

No momento essa fonte que está sendo usada:

WhatsApp Image 2024-07-01 at 19.31.31.jpeg

Postado
9 horas atrás, Kaze_jp disse:

Tentei mudar do slot 2 para 3 e o pc aparece o led DRAM (vou chamar as memórias de Ram de A1 A2 e B1 B2) Se coloco a A1 no slot 1 e A2 no slot 3 acende o Led DRAM, Se coloco A2 no slot 2 ou 4 o PC liga normalmente. Se resolvo colocar o A1 A2 e B1 o pc não liga de jeito de nenhum (mesmo coisa com B2) O pc não liga caso faça dual channel (não sei se é algo da BIOS que deu conflito).Slot 3 Sempre da DRAM caso haja uma memória no Slot 1.

b6e66ea6-bd1b-45b8-a9f1-48ac28b7f69d.jpg

Postado
15 horas atrás, Gok disse:

No momento essa fonte que está sendo usada:

WhatsApp Image 2024-07-01 at 19.31.31.jpeg

Livre-se dela, essa fonte é horrível.

A posição correta de instalar as memórias são nos slots A2 e B2.

Postado

@Gok ,

então pelo seus relatos nos posts anteriores. Se está funcionando com 2 memórias nas posições, mas ao colocar 3º memória da "Error" ou funciona por um tempo e trava.

Grande possibilidade de ser as memórias: Do modelo Vulkan e Marca Mancer. Se você tentar misturar, não vai funcionar juntas. Os chip das memórias incompatível podem ser modelo/marcas diferentes que não funciona bem em conjunto.

Sugestão seria:

• Poderia tentar entrar na BIOS da placa-mãe, ir na opções de memórias, e colocar para ficar na opção de 2400mhz. Deve estar no "Auto" as configurações de frequência.
  • Trabalhar somente com kit 2 memórias, mas ficando com 16GB RAM.
  • Trocar ou pegar outro kit com 2 memórias da Mancer e mesmo modelo(de 2666mhz). Ou da TeamGroup do modelo Vulkan(de 2400mhz).
  • Trocar ou pegar outro kit com 4 memórias iguais( marca/modelo). Se possível da Corsair, Kingston, Hyper X ou Adata(XPG).

Postado
6 horas atrás, Tiberio disse:

Livre-se dela, essa fonte é horrível.

A posição correta de instalar as memórias são nos slots A2 e B2.

Já tentei colocar nesse lugar o pc da DRAM.

5 horas atrás, Kaze_jp disse:

@Gok ,

então pelo seus relatos nos posts anteriores. Se está funcionando com 2 memórias nas posições, mas ao colocar 3º memória da "Error" ou funciona por um tempo e trava.

Grande possibilidade de ser as memórias: Do modelo Vulkan e Marca Mancer. Se você tentar misturar, não vai funcionar juntas. Os chip das memórias incompatível podem ser modelo/marcas diferentes que não funciona bem em conjunto.

Sugestão seria:

• Poderia tentar entrar na BIOS da placa-mãe, ir na opções de memórias, e colocar para ficar na opção de 2400mhz. Deve estar no "Auto" as configurações de frequência.
  • Trabalhar somente com kit 2 memórias, mas ficando com 16GB RAM.
  • Trocar ou pegar outro kit com 2 memórias da Mancer e mesmo modelo(de 2666mhz). Ou da TeamGroup do modelo Vulkan(de 2400mhz).
  • Trocar ou pegar outro kit com 4 memórias iguais( marca/modelo). Se possível da Corsair, Kingston, Hyper X ou Adata(XPG).

Já fiz um teste com 4 memórias ram do mesmo tipo e o pc da DRAM, irei tentar fazer o que você disse de entrar na BIOS e já trarei mais alguma noticia se arrumou ou não. Mas agora pouco meu pc ficou com tela piscando e tive que reiniciar ele. O vídeo a seguir mostra como estava: 

Postado

@Gok ,

Se você testou com kit 4 memórias do mesmo modelo/marca, ainda continua com erro.

Grande possibilidade de um slot de memória da placa-mãe estar com problema. No caso teria que testar com uma memória, colocando no slots até ele apresentar o erro "Led DRAM".

Postado
agora, Kaze_jp disse:

@Gok ,

Se você testou com kit 4 memórias do mesmo modelo/marca, ainda continua com erro.

Grande possibilidade de um slot de memória da placa-mãe estar com problema. No caso teria que testar com uma memória, colocando no slots até ele apresentar o erro "Led DRAM".

Caso apareça o Led DRAM. Eu teria que trocar a placa-mãe ? o Pc parece que não ta aguentando só com 16gb.

Postado

@Gok ,

se aparecer o erro "Led DRAM" e tela preta. Sim, se for usar o 4 slots de memória. 

• uma opção é conseguir um kit 2 unidades de 16GB de RAM = 32RAM no total, aí não sei é barato se comparar com placa-mãe nova.
  • Ou teria trocar por outra placa-mãe c/ 4 slots de memória para reaproveitar os 4 peças de memórias DDR4.
  • Curtir 1
  • Jasiel alterou o título para PC da tela azul ao abrir Elder Ring e funciona normal somente com 16gb

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!