Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,Tenho um aparelho de som /monitor , ele possui um amplificador cs8571e , ele é mono ,de quais maneiras posso fazer,  (se houver jeito) ter uma saída estéreo do Som!

Postado
6 horas atrás, mateus7 disse:

de quais maneiras posso fazer,  (se houver jeito) ter uma saída estéreo do Som? 

Basicamente, precisa ter tudo em dobro. 

Precisa de outro amplificador, se não tiver um CI idêntico a esse, pode comprar outro parecido. 

Ou então substituir por um CI maior que já tenha embutido os dois canais. 

Atualmente, como esses CIs são tipo smd, é possível comprar eles já soldados numa pequena placa que vem com terminais ou Ilhas de solda grandes pra facilitar a instalação. 

A fonte deve fornecer a potência necessária para suprir os dois canais, pois com dois alto falantes a corrente também dobra. 

Interessante também um potenciômetro de volume separado. Pode ser um do tipo duplo ou então dois simples. 

Os cabos de entrada de sinais também devem ser independentes, com conectores ou plugs apropriados. 

Postado

Precisa ver se a fonte do sinal de áudio é estéreo. Se não for, o máximo que você vai conseguir é 2 canais exatamente iguais, dois canais monos.

Agora, se o sinal de áudio antes da amplificação for estéreo, um amplificador que "bate" com o

10 horas atrás, mateus7 disse:

cs8571e

em tudo (tensão de alimentação, potência, distorção etc.) porém com dois canais é o PAM8406, que é facinho de aplicar, como esses que o mestre @Renato.88 falou:

3 horas atrás, Renato.88 disse:

já soldados numa pequena placa que vem com terminais ou Ilhas de solda grandes pra facilitar a instalação

Postado
5 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Precisa ver se a fonte do sinal de áudio é estéreo. Se não for, o máximo que você vai conseguir é 2 canais exatamente iguais, dois canais monos

Eu nem cogitei isso porque hoje em dia qualquer equipamento de áudio é estéreo. 

Porém ainda vendem essas caixinhas de som baratas (ou nem tanto) com um amplificador mono, dois alto falantes e um plug estéreo, mas jampeado para colocar em PCs. 

Em tempo..... 

Esses dias meu cunhado veio com uma fonte de 12V, um rádio de carro e um par dessas caixinhas querendo que eu fizesse a ligação. 

Os alto falantes são aqueles de 1/2W que se usa em rádio de pilha, portanto sem chance. 

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal! 

Na entrada deste ci cs8571e, ele recebe sinal de referencia ao gnd Hpoutfb, do processador do aparelho , este sim tem sinal :Hpour/Hpoul(fone de ouvido Dir/Esq) , achei incomun ele ter feito a referência de sinal  do amplificador um diferencialgnd do R/L.

Entretanto peguei esses 2 referências R/L e o diferencial, joguei (soldei no jack Aux) porém o processador não equaliza o som desse jack apenas do amplificador! O som do monitor sobressai um pouco sobre a saída que fiz!

Qual sinal ele teria pra fazer esse feito de equalizador do áudio, vi que no ci Mono há um entrada a/b seria neste? 

Então para eu fazer(ter) equalização nessa saída , como podria ser feita? 

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

hoje em dia qualquer equipamento de áudio é estéreo

Pois é. Lembrei de perguntar porque tem um conhecido meu que comprou um kit e montou um radio FM como esse aqui:

x6pyUvO.jpeg

Vai ver o chip tem saídas D e E, mesmo, que o pessoal da indústria não desperdiçaria fazendo um chip mono e outro estéreo. Como só tem um falantezinho, acho que deve ter um circuito complementar para juntar as saídas. Ou algum pino no chip, se estiver H é estéreo, se tiver L é mono... Hoje um chip tem, em si, quase todo o rádio FM final, rs...

42 minutos atrás, mateus7 disse:

Qual sinal ele teria pra fazer esse feito de equalizador do áudio, vi que no ci Mono há um entrada a/b seria neste?

Esse pino é para decidir se o amplificador vai funcionar como classe AB ou como classe D. Se você aplicar 5v nesse pino, o amplificador fica classe D, mais eficiente mas menos qualidade. Se aplicar 0v (GND), o amp fica classe AB, que gasta mais corrente mas fica com fidelidade (um tiquinho) melhor. No amplificador que indiquei, o PAM8406 também tem essa opção. A única diferença entre o seu amp e esse PAM8406 é que o PAM tem dois canais. Mas cada canal do PAM é muito parecido com o único canal desse seu cs8571e.

Agora, não entendi o que você com "fazer equalização"... Se tem um conector para fone nesse aparelho, será que aí não estão as duas saídas, E e D? Como chama esse aparelho? Teria uma foto dele, e uma outra, com ele aberto, com a placa de componentes visível?

Postado

@mateus7 Não entendi muito bem o que pretende fazer.... 

Mas posso fazer algumas afirmações sobre os componentes citados. 

O CI CS8571E realmente é mono e a função dele é amplificar o sinal para um Alto-falante, sem volume e sem equalizador. 

Essas funções ficam no processador que é um componente específico desse aparelho. 

A junção dos dois canais que sai desse processador, deve se unir em um canal só através desses capacitores. 

Não entendi como é o sistema do processador. Se ele tem uma entrada de áudio análogico, ou se recebe o áudio através de uma porta HDMI/DVI. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!