Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Gostaria de adquirir uma placa de vídeo para meu computador de até R$2200,00 e gostaria do apoio de vocês para identificar a melhor:

Segue dados do meu PC:

Computador:

Sistema operacional                                                  Microsoft Windows 11 Pro

DirectX                                                                       DirectX 12.0

placa-mãe:

Tipo de processador                                            OctalCore AMD Ryzen 7 5700G, 4462 MHz (46 x 97)

Nome da placa-mãe                                            MSI MPG B550 Gaming Plus (MS-7C56)  (2 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 2 M.2, 4 DDR4 DIMM, Audio, Vídeo, Gigabit LAN)

Chipset da placa-mãe                                          AMD B550, AMD K19.5 FCH, AMD K19.5 IM

Versão da BIOS - DMI                                          1.H0

Memória do Sistema                                           34 GB DDR4-3200 DDR4 SDRAM

Team Group TEAMGROUP-UD4-3200 x 4         8 GB DDR4-3200 DDR4 SDRAM  (16-20-20-40 @ 1600 MHz)

Vídeo:

Adaptador gráfico                                                   AMD Radeon(TM) Graphics  (4 GB)

Acelerador 3D                                                        AMD Cezanne

Monitor                                                                   AOC 27G2G5  [27" LCD]  (32321358)  {2022}

Armazenamento

SSD                                                                       WD_BLACK SN770 1TB  (1000 GB, PCI-E 4.0 x4)

Disco rígido                                                            WDC WD10EZEX-08WN4A0  (1 TB, 7200 RPM, SATA-III)

SSD                                                                        WDC WDS240G2G0C-00AJM0  (240 GB, PCI-E 3.0 x4)

Dispositivos de entrada:

Teclado                                                                    Redragon K630 Dragonborn

Mouse                                                                     Mouse Havit MS1026 6.400 DPI

Controladores de jogos                                          Driver joystick PC da Microsoft

Rede:

Adaptador de Rede                                                Realtek PCIe GbE Family Controller

Dispositivos:

Dispositivos USB                                                   Logitech Webcam C925e

Gabinete                                                                  GAMER MANCER TEMPLAR

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, LuisH. disse:

Gostaria de adquirir uma placa de vídeo para meu computador de até R$2200,00

Esse valor é levando em conta o preço à vista ou a prazo?

Inclusive, por favor informe o modelo da sua fonte.

• Curtir 1
Postado

Desculpe esqueci da fonte, MAG A650BN 650wtt

O preço é à vista, não precisa ser esse valor todo, eu só quero uma placa que rode os jogos em boa qualidade (e melhor do que o vídeo integrado do processador) e que não precise trocar em pouco tempo

• Moderador
  • Solução
Postado

@LuisH. Entendi, eu diria que as opções da AMD são as melhores no momento levando em conta o custo-benefício (pelo menos no mercado de GPUs novas)

Eu tenho duas placas pra te recomendar, uma delas é a RX 7600 8GB, caso não queira investir todo esse orçamento, uma placa capaz de rodar qualquer jogo em boa qualidade na resolução Full HD.

Mas eu acho que a que vale mais a pena é a RX 6750XT 12GB. Ela é muito mais potente que a RX 7600, tem mais memória e dá conta até de resoluções como Quad HD. Não só pela performance bruta maior, mas também pela quantidade de memória extra ela vai durar mais tempo que a RX 7600, você vai poder ficar sossegado com ela por uns bons anos.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, LuisH. disse:

Muito obrigado, será a RX 6750XT, mas ela parece ser enorme, vou se cabe no gabinete.

valeu mesmo

Desaconselho fortemente a compra desse modelo (founders da XFX), é extremamente quente. Dá uma olhada em testes no youtube. Vai depender de undervolt pra rodar numa temperatura um pouco mais razoável, e se pegar uma placa ruim de undervolt vai ter que devolver.

Postado

Olá @Shaman93,

Isso realmente é um problema, eu uso processador da AMD, tive problemas com temperatura, tive que comprar um air cooler (com o cooler original ele chegava a 80 graus fácil), moro em Londrina, uma cidade relativamente quente. Tive problemas para identificar a alta temperatura pois você encontra diversas pessoas falando que é normal e batendo o pé que AMD é comum a temperatura alta, outros falam que isso reduz o tempo de vida mesmo a fabricante dizendo que é normal.

Considerando que uso o air cooler se a temperatura do meu gabinete aumenta devido a placa pode impactar no meu processador.

Após seu comentário, me vejo de novo na mesma situação, uns dizem que é normal, outros falam que é muito alto etc.

Vi dois vídeos sobre o assunto:
RX 6750 XT Founders edition - Unboxing e teste de temperatura (youtube.com) chegou a 80c em minutos, facilmente chegaria nos 90.

Undervolt na RX 6750 XT Founders Edition - Temperatura alta nunca mais ! (youtube.com) caiu para 62c 

• Frequência de 2709 para 2580 MHz
  • Tensão de 1200 para 1170 Mv
  • E aumento da velocidade das fans
  • Com a configuração a placa caiu para 65
  • A diferença de 2 FPS

PS: Essa é a análise do criador de conteúdo.

Sendo assim, tenho dias perguntas:

1. É realmente é muito alta a temperatura e não compensa? no site original não menciona temperatura máxima XFX AMD Radeon™ RX 6750 XT Core Gaming Graphics Card with 12GB GDDR6 HDMI 3xDP, AMD RDNA™ 2 (xfxforce.com).

2. Qual você indicaria para substituir? Tenho até 2200.

Postado
18 minutos atrás, LuisH. disse:

RX 6750 XT Founders edition - Unboxing e teste de temperatura (youtube.com) chegou a 80c em minutos, facilmente chegaria nos 90.

Undervolt na RX 6750 XT Founders Edition - Temperatura alta nunca mais ! (youtube.com) caiu para 62c 

O lance é que undervolt depende de cada placa. Assim como na desse cara deu bom, na tua pode ser melhor ainda, ou também que pode ser que mesmo com um pequeno decréscimo de tensão a placa já fique instável e você tenha que conviver com as temperaturas altas. Dá pra pegar, ver se a placa é boa de undervolt, e se não for devolver antes de 1 semana, é uma opção também.

1. É realmente muito alta a temperatura a não compensa? no site original não menciona temperatura máxima XFX AMD Radeon™ RX 6750 XT Core Gaming Graphics Card with 12GB GDDR6 HDMI 3xDP, AMD RDNA™ 2 (xfxforce.com).

É 110 o limite (temperatura do hotspot), mas pra mim a placa chegando a 100 tendo recém saído da caixa é preocupante. Imagina quando estiver com um pouco de poeira, ou num dia bem quente?

2. Qual você indicaria para substituir? Tenho até 2200.

Nesse momento, eu iria nessa 7600 XT 16 GB: https://www.kabum.com.br/produto/576784/placa-de-Vídeo-rx-7600-xt-xfx-speedster-swft-210-amd-radeon-16gb-gddr6-dual-fan-amd-freesync?utm_id=21416437563&gad_source=1&awc=17729_1720891842_32eca6f6226d903725672410891061b3&utm_source=AWIN&utm_medium=AFILIADOS&utm_campaign=fevereiro24&utm_content=239912353&utm_term=638467

É um pouco inferior (em torno de 12%), mas também esquenta e consome bem menos menos (uns 30%), portanto é mais eficiente, e tem +4 GB de VRAM. Se não tiver pressa, se/quando o dólar voltar pra perto dos 5, provavelmente aparece 7700 XT nesse preço.

• Curtir 1
Postado

Mesmo que precise de undervolt, ainda é uma ótima placa que não custa tanto e têm alta performance em 1080p, como bem pontuou, caso o silício dela acabar não se comportando bem com essas modificações o OP devolve a placa dentro dos 7 dias corridos, sem quaisquer prejuízos.

Vendo as avaliações, ninguém reclamou de instabilidade com a tentativa de undervolt, então acho difícil que acabe passando por problemas.

O under também ajuda no consumo total dela, infelizmente o mesmo só pode ser aferido precisamente por meio de equipamento especializado, já que medições feitas por software são bastante imprecisas.

Caso queira uma placa para paz de espírito, também recomendo a RX 7700 XT, mesmo que seu valor atual passe 500 reais do quanto pretende gastar compensa muito esperar uma queda em seu valor, ultimamente tem sido cada vez mais comum ela sair por 2.500 reais ou menos, 26 de junho houve um preço histórico na Tera, 2.000 no pix para o modelo da Gigabyte. É 30% mais forte que a 6750 XT; os modelos disponíveis no momento são bem construídos, ou seja, não terá dor de cabeça com altas temperaturas e seu consumo é menor, caso queira undervolt também ajudará um pouco. 

Há também um outro feature que nunca vi oficialmente reconhecido mas notei em qualquer teste dos mais diversos modelos dela, a rotação das fans é muito baixa (costuma ficar menor que 1000 RPM) então sua vida útil será muito maior.

Houve uma queda no valor de seu MSRP (valor recomendado pela empresa criadora do produto) há 'pouco' tempo atrás, estadunidenses têm relatado modelos da 7700 XT abaixo dos 400 USD, é provável que com o passar do tempo isso repercuta mais a mais aqui no Brasil.

7 horas atrás, Shaman93 disse:

Do meu ponto de vista esta placa não compensa se o objetivo for jogar, pagar 300-400+ reais (ou uma RX 6650 XT dependendo do valor no dia da compra) de diferença para ter pouco acréscimo prático em games é... difícil para se dizer menos.

Seu caso é o mesmo da anomalia por parte da NVidia, RTX 4060 TI de 16GB, preço elevado, ganho quase que nulo em jogos e VRAM demais para um chip - e jogos - que nunca conseguirão desfrutar completamente dele.

2K até que não é uma mau preço, mas se 60+ quadros no ultra já será suficiente compre a RX 6650 XT que "encosta" na RX 7600/RTX 4060 só que custando muito menos.

(Comparação bem feita das placas citadas)

Diferença real entre a 6650 XT e a 7600 no teste abaixo.

image.thumb.png.c14d32f63b97a0feedcd871560cf470f.png

Valor atual de cada uma:

RX 6650 XT - R$ 1.450

RX 7600 - R$ 1.700 (acima de 1.600 ela não compensa)

RX 6750 XT - R$ 2.100

RX 7700 XT - R$ 2.700

Atente se ao seu modelo de fonte, e tamanho do seu gabinete, dependendo da VGA escolhida terá de trocar algum deles ou talvez os dois.

Postado
2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Do meu ponto de vista esta placa não compensa se o objetivo for jogar, pagar 300-400+ reais (ou uma RX 6650 XT dependendo do valor no dia da compra) de diferença para ter pouco acréscimo prático em games é... difícil para se dizer menos.

Mas não é pouco, é uma diferença proporcional ao preço... A 6700 XT é 17% superior a 7600, enquanto 2000 é 17,6% a mais de 1700. Considerando que conforme sobe na hierarquia de desempenho a tendência geralmente é o custo-benefício ir ficando cada vez pior (então pra pegar +17% de benefício acaba tendo que pagar +30%, por exemplo), acaba que super vale a pena. A 6650 xt por 1450 sim, tem custo-benefício imbatível, mas acaba sendo bem mais barata que o que o op tá buscando gastar, e 21% pior que o melhor que poderia pegar.

2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

VRAM demais para um chip - e jogos - que nunca conseguirão desfrutar completamente dele.

Eu ficaria muito receoso de comprar um placa só com 8 GB de VRAM em 2024, mesmo se fosse jogar só em 1080p. Não é nem questão de 'usar tudo', VRAM é o tipo de coisa que quando falta, mesmo que seja 1 GB, já é o suficiente pro desempenho despencar, as vezes a ponto do jogo se tornar injogável. E muitos jogos hoje, mesmo em 1080p, já estão beirando os 8 GB. Uma placa com 12 GB de VRAM acaba sendo muito mais future proof.

Postado

Bom então chegamos a conclusão que a melhor opção RX 7700 XT que por hora não cabe no meu orçamento, vou aguardar para aquisição.

Minha fonte é a  MAG A650BN 650wtt em alguns lugares diz que uma fonte de 550 daria conta, outros recomendam 700, troquei de fonte recentemente e não quero trocar de novo.

Segundo esse site Power Supply Calculator MSI (da marca da fonte e placa-mãe) recomenda 549 com os seguintes itens marcados:

image.png.042bf87fb0d0078dd9910fdb8b862b7f.png

Como os sites podem não ser precisos, 650wtt daria conta da RX 6750XT 12GB ou da RX 7700 XT?

Dimensões da placa: ‍ 33.5 x 13 x 5.2

No que se refere ao gabinete, GABINETE GAMER MANCER TEMPLAR RGB:

image.thumb.png.49a910e03a875511b376aa9a63d44e44.png

Aparentemente cabe com folga, certo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!