Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No final do ano passado o HD do meu notebook começou a apresentar mau funcionamento (arquivos corrompidos, péssimo desempenho etc), tentei resolver formatando e até voltou por um tempo, mas no final tive que trocar. Comprei um SSD e a instalação foi feita no começo do ano, mas após algum tempo, algo em torno de um ou dois meses, o SSD começou a apresentar um mau funcionamento, a velocidade de leitura dele estava normal, mas a escrita estava ridiculamente baixa. Eu tentei fazer muita coisa e não resolvia, até formatei e mesmo assim nada, até que um dia ele voltou ao normal absolutamente do nada. Ficou um tempo normal e depois voltou a apresentar o mesmo problema, continuei usando ele com o baixo desempenho muito por não ter tempo de mandar pra garantia e também por não saber exatamente qual o problema. Até que a um tempo atrás eu percebi que quando o notebook é desligado abruptamente (como uma queda de luz, ou se eu desligar ele segurando o botão, ou tirar da tomada etc) o SSD volta a funcionar normal. Eu uso o notebook sem bateria porque a bateria estragou, e um ponto a destacar é que no meu quarto tem uma peculiaridade, a luz fica piscando as vezes e até fica fraca, desde que coloquei o SSD eu tenho usado um filtro de linha mas não é dos melhores. Sera que alguma oscilação de energia pode estar afetando o desempenho ou é outra coisa? Desculpa o textão rapaziada kkkkkk

Postado
4 horas atrás, Eder Neumann disse:

1. qual modelo do SSD

2. printa o gerenciador de tarefas na aba desempenho/disco pra nois

image.png.bccfe6437edc9ab2cda07b199d2d520d.pngimage.png.324fbeab38a2ece654705738aac870ab.pngimage.png.a8e79f6b12451c8de9e479effe9e63a7.png

Ta na mao meu querido, mandei alguns testes que fiz nele no começo de março quando deu o problema pela primeira vez

• J.Augusto F alterou o título para SSD Crucial BX500 com desempenho muito abaixo
  • Membro VIP
Postado

Do meu ponto de vista, eu tentaria verificar primeiro se ele não é uma falsificação. Na realidade eu não sei como mas, me disseram que se o SSD não for listado no programa do fabricante é porque se trata de uma falsificação:

https://br.crucial.com/support/storage-executive

Na parte de oscilação de energia não sei opinar. Imagino que pode ser uma possível causa.

• Membro VIP
Postado

Então, se o SSD for autêntico, o caminho para a solução do problema é completamente diferente se ele for uma falsificação. por isso que acho importante checar primeiro se é autêntico ou não.

Essa marca Crucial é difícil dar defeito.

Postado
Em 22/07/2024 às 07:14, Pincipi disse:

Do meu ponto de vista, eu tentaria verificar primeiro se ele não é uma falsificação. Na realidade eu não sei como mas, me disseram que se o SSD não for listado no programa do fabricante é porque se trata de uma falsificação:

https://br.crucial.com/support/storage-executive

Na parte de oscilação de energia não sei opinar. Imagino que pode ser uma possível causa.

Então, já baixei o programa do fabricante e ele consta como original, quanto a oscilação de energia acho que não é um problema, fiz uns testes e a oscilação de energia pelo jeito é so na lâmpada mesmo

• Curtir 1
Postado

a titulo de curiosidade, ele fica em 100% de uso o tempo todo no gerenciador de tarefas ou depois de algum tempo ele ameniza?

outra coisa, atualizações do windows tão em dia?

• Membro VIP
Postado

Parabéns, seu SSD é original.

Não se esqueça de fazer o print da tela:

Em 22/07/2024 às 08:49, Eder Neumann disse:

printe a tela do gerenciador de tarefas que mostra o grafico de uso do SSD (aba desempenho) apra eu checar algumas coisas

Minha próxima sugestão é verificar se no programa do fabricante tem alguma atualização de firmware disponível, se não tiver, parece que não há mais nada a ser feito a nível de fabricante e se tiver atualização disponível, pode ser que ela resolva.

Depois disso eu iria trabalhar nos recursos suportados, aqueles que aparecem na tela do Crystal Disk info, SMART, NCQ, Devesleep, TRIM e GPL.

Pelo pouco que sei, o tal de TRIM fica gravando zeros nos setores em que os arquivos foram excluídos, em tese este seria um motivo para o SSD ficar em 100% de uso.

Postado
Em 22/07/2024 às 08:49, Eder Neumann disse:

realmente ta um pouco estranho, mas printe a tela do gerenciador de tarefas que mostra o grafico de uso do SSD (aba desempenho) apra eu checar algumas coisas...

6 horas atrás, Eder Neumann disse:

a titulo de curiosidade, ele fica em 100% de uso o tempo todo no gerenciador de tarefas ou depois de algum tempo ele ameniza?

outra coisa, atualizações do windows tão em dia?

50 minutos atrás, Pincipi disse:

Parabéns, seu SSD é original.

Não se esqueça de fazer o print da tela:

Minha próxima sugestão é verificar se no programa do fabricante tem alguma atualização de firmware disponível, se não tiver, parece que não há mais nada a ser feito a nível de fabricante e se tiver atualização disponível, pode ser que ela resolva.

Depois disso eu iria trabalhar nos recursos suportados, aqueles que aparecem na tela do Crystal Disk info, SMART, NCQ, Devesleep, TRIM e GPL.

Pelo pouco que sei, o tal de TRIM fica gravando zeros nos setores em que os arquivos foram excluídos, em tese este seria um motivo para o SSD ficar em 100% de uso.

aqui ta o print do gerenciador. Quanto ao uso, ele ta demorando MUITO pra ligar e desligar, quanto liga fica 100% por um bom tempo, e depois ao abrir qualquer programa ele fica em 100% de uso por algum tempo tambem e depois vai abaixando, ate pra abrir guias no navegador ele vai pra 100%.

quanto aos recursos que o amigo comentou, o TRIM ta ativado, quanto ao resto eu não sei dizer. conferi o firmware e ja esta atualizado tambem.

OBS: o "arquivo de paginaçao" que esta desativado eu desativei pra ver se ia resolver o problema mas não mudou em nada.
 image.png.26c049769f1204809f6c16a830bf76db.png

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Mateusalves231 disse:

o "arquivo de paginaçao" que esta desativado eu desativei pra ver se ia resolver o problema mas não mudou em nada

Me confundi, estava ativado e depois desativou? Ou estava desativado e ativou?

Me meu entender esse é o principio para se chegar a uma possível solução, desativa alguma coisa como por exemplo o TRIM e vê se muda algo, se não mudou tenta desativar outra coisa.

Faltou um detalhe a ser verificado que é a quantidade de arquivos gravados no SSD, digamos que ele tenha 80% ocupado por arquivos, ai ele fica lento mesmo e se tiver mais de 90% ele praticamente trava. Alguns SSD com 50% ocupado já começam a ficar lentos.

Uma outra teoria vai pelo caminho que o SSD já gravou 1.632GB e a Nand ou parte dela já era, se deteriorou e assim o SSD fica trabalhando por mais tempo que o necessário corrigindo os erros de partição. No site do fabricante diz que a durabilidade dele é de 120TB mas, na prática eu tenho observado que o rendimento costuma cair antes de atingir 10% da durabilidade prevista e cada vez mais vai diminuindo conforme o uso, já vi muitos SSD morrerem ou ficarem aleijados com menos de 1% da capacidade.

Postado
1 hora atrás, Pincipi disse:

Me confundi, estava ativado e depois desativou? Ou estava desativado e ativou?

Me meu entender esse é o principio para se chegar a uma possível solução, desativa alguma coisa como por exemplo o TRIM e vê se muda algo, se não mudou tenta desativar outra coisa.

Faltou um detalhe a ser verificado que é a quantidade de arquivos gravados no SSD, digamos que ele tenha 80% ocupado por arquivos, ai ele fica lento mesmo e se tiver mais de 90% ele praticamente trava. Alguns SSD com 50% ocupado já começam a ficar lentos.

Uma outra teoria vai pelo caminho que o SSD já gravou 1.632GB e a Nand ou parte dela já era, se deteriorou e assim o SSD fica trabalhando por mais tempo que o necessário corrigindo os erros de partição. No site do fabricante diz que a durabilidade dele é de 120TB mas, na prática eu tenho observado que o rendimento costuma cair antes de atingir 10% da durabilidade prevista e cada vez mais vai diminuindo conforme o uso, já vi muitos SSD morrerem ou ficarem aleijados com menos de 1% da capacidade.

Quanto ao arquivo de paginação, estava ATIVADO e eu DESATIVEI mas não mudou nada.

O TRIM, já fiz o que você me instruiu e também não mudou nada.

Quanto a ocupação, eu não tenho quase nada no SSD, quase nada mesmo, não chega nem perto de ocupar a metade do espaço disponível 

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado
Em 19/07/2024 às 13:08, Mateusalves231 disse:

No final do ano passado o HD do meu notebook começou a apresentar mau funcionamento (arquivos corrompidos, péssimo desempenho etc), tentei resolver formatando e até voltou por um tempo, mas no final tive que trocar. Comprei um SSD e a instalação foi feita no começo do ano, mas após algum tempo, algo em torno de um ou dois meses, o SSD começou a apresentar um mau funcionamento, a velocidade de leitura dele estava normal, mas a escrita estava ridiculamente baixa. Eu tentei fazer muita coisa e não resolvia, até formatei e mesmo assim nada, até que um dia ele voltou ao normal absolutamente do nada. Ficou um tempo normal e depois voltou a apresentar o mesmo problema, continuei usando ele com o baixo desempenho muito por não ter tempo de mandar pra garantia e também por não saber exatamente qual o problema. Até que a um tempo atrás eu percebi que quando o notebook é desligado abruptamente (como uma queda de luz, ou se eu desligar ele segurando o botão, ou tirar da tomada etc) o SSD volta a funcionar normal. Eu uso o notebook sem bateria porque a bateria estragou, e um ponto a destacar é que no meu quarto tem uma peculiaridade, a luz fica piscando as vezes e até fica fraca, desde que coloquei o SSD eu tenho usado um filtro de linha mas não é dos melhores. Sera que alguma oscilação de energia pode estar afetando o desempenho ou é outra coisa? Desculpa o textão rapaziada kkkkkk

Engraçado que aqui é uma situação bem semelhante. Corto o suprimento de energia do SSD (basicamente tiro os cabos dele e coloco dnv após alguns segundos) e ele costuma voltar ao normal.
Depois de algum tempo volta a instabilidade, principalmente após algum download. No meu caso uso ele exclusivamente pra jogo, então alguns dias ou horas depois de um update em qualquer jogo ele volta a ficar um lixo
E esse é um que já mandei pra garantia, identificaram problema e trocaram o produto, mas tá exatamente a mesmo coisa

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!