Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera.

Estive pesquisando pela internet e achei alguns posts, porém a maioria me deixou com mais dúvidas.

Recentemente montei um computador comprando peças na internet.

Ryzen 5600

ASUS a520m

placa de vídeo RX 5700 (a qual troquei neste momento do post por uma 6750XT)

Memória 2x 16GB

air cooler Rise 120mm (2coolers)

SSD NVMe 1TB.

Fonte MSI MAG 600dn selo 80 plus white.

Neste final de semana eu troquei minha placa de vídeo, RX 5700 por uma 6750XT msi versão OC. Removi o driver antigo e reinstalei novamente com a devida att.

Percebi que o PC enfrentava algumas quedas de fps em dois jogos que eu jogo, CS2 e Diablo IV. Em média as quedas variam: Cs2 de 300 para 170, Diablo de 140 para 110-102.

Andei pesquisando bastante e o pessoal tem falado que essa placa esquenta muito o que pode afetar o desempenho, pois bem, monitorei e a minha chega no máximo a 80 graus na GPU. Tenho dois fans na frente do puxando ar frio, um air cooler bom e um fan na traseira tirando o valor. Andei olhando e alguns falam pra fazer o undervolt.

Pois bem, pesquisando afundo, percebi que o defeito pode estar na minha fonte, da qual não tem componentes suficientemente bons para distribuir energia para esta placa.

Meu irmão entrou em um site, do qual não me recordo o nome e viu que lá recomenda uma fonte de 550w para este kit. Porém, olhando o site da msi eles recomendam uma de 650.

será que vale eu comprar uma msi 650bn 80 plus bronze? Será que resolverá meu problema?

Ou não vale a pena?

ainda vou ver se consigo fazer o undervolt na placa essa semana.

obrigado pela colaboração.

• Moderador
Postado

Primeiramente, seja bem-vindo ao nosso Fórum!!

19 minutos atrás, JohnPeterZ disse:

Andei olhando e alguns falam pra fazer o undervolt.

Independente da fonte, eu aconselho que faça o undervolt, especialmente levando em consideração essa GPU específica.

Pois bem, pesquisando afundo, percebi que o defeito pode estar na minha fonte, da qual não tem componentes suficientemente bons para distribuir energia para esta placa.

Talvez não seja necessariamente defeito, ela é simplesmente uma fonte ruim mesmo. De fato ela não é indicada pra uma placa de vídeo como essa.

Meu irmão entrou em um site, do qual não me recordo o nome e viu que lá recomenda uma fonte de 550w para este kit. Porém, olhando o site da msi eles recomendam uma de 650.

Não leve muito a sério as recomendações de fabricantes de GPU quando se trata de potência necessária de fonte. Não é necessário isso tudo pra essa configuração, desde que seja uma fonte de boa qualidade.

será que vale eu comprar uma msi 650bn 80 plus bronze? Será que resolverá meu problema?

Não vale a pena comprar ela, pois é medíocre, teve uma pequena polêmica com a alteração de projeto, não tem muitos reviews (de profissionais da área) e nem foi certificada pela Cybenetics.

Em vez dela eu te recomendo optar pela Cooler Master MWE 550W V2.

• Curtir 1
Postado

Desconheço reviews da sua fonte, mas ela é muito mal falada nos fóruns de hardware. Dizem que é um projeto antigo, com regulação em grupo, e que é uma péssima escolha para Placas de Vídeo mais exigentes no consumo.

Pessoalmente eu optaria por uma de 600 ou 650 de boa qualidade, mas aí vai custar seus 5xx reais. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Crixus Champion Exatamente, ela tem um topologia ultrapassada e claro tem o problema da falta de reviews.

4 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Pessoalmente eu optaria por uma de 600 ou 650 de boa qualidade, mas aí vai custar seus 5xx reais. 

Sim, teríamos que estar olhando pra uma Core Reactor ou Leadex III.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion @Batata Defumada

Interessante.

Com essa alteração de fonte, talvez resolveria a queda de fps?

A recomendação da troca da fonte seria por dois motivos, qualidade e pelo fato de não atender essa configuração, certo?

Estive olhando a XPG PYLON 650 80 Plus Bronze.

O que acham dela?

Agradecido pela ajuda pessoal!

• guilherme_dr alterou o título para Fonte MAG A600DN suporta Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6750XT?
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, JohnPeterZ disse:

Com essa alteração de fonte, talvez resolveria a queda de fps?

Acredito ser uma possibilidade. Se as temperaturas do processador e GPU estiverem boas não deve ser eles o problema. É só nos jogos que o computador está apresentando problemas de performance? As quedas de fps acontecem em qualquer jogo ou só alguns? Na reinstalação dos drivers você utilizou o DDU?

A recomendação da troca da fonte seria por dois motivos, qualidade e pelo fato de não atender essa configuração, certo?

Ela não atende a essa configuração porque é de baixa qualidade. De forma que mesmo que o problema não fosse a fonte, ela ainda continua sendo um problema por si só na minha opinião, justificando uma troca.

Estive olhando a XPG PYLON 650 80 Plus Bronze.

O que acham dela?

Infelizmente ela á uma péssima opção, como ficou claro no tópico abaixo:

Recomendo que fique com a Cooler Master que eu linkei.

Postado
3 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Acredito ser uma possibilidade. Se as temperaturas do processador e GPU estiverem boas não deve ser eles o problema. É só nos jogos que o computador está apresentando esses problemas né? E em qualquer jogo ou só alguns?

Ela não atende a essa configuração porque é de baixa qualidade. De forma que mesmo que o problema não fosse a fonte, ela ainda continua sendo um problema por si só na minha opinião, justificando uma troca.

Infelizmente ela á uma péssima opção:

Recomendo que fique com a Cooler Master que eu linkei.

Ótimo!

essa Cooler Master iria sustentar um futuro upgrade de processador futuramente? Exemplo um 5700x.

Agradeço muito pela ajuda @Batata Defumada

Postado

Passou o ddu quando trocou os drivers? Antes de tudo testa os drivers! Essa fonte tem potência pra levar teu kit... Esse problema antes é de aquecimento/drivers que fonte... Usa o msi afterburner pra monitorar o uso e temperatura dos componentes durante a gameplay, presta atenção nos dados no momento da oscilação.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 minutos atrás, JohnPeterZ disse:

essa Cooler Master iria sustentar um futuro upgrade de processador futuramente? Exemplo um 5700x.

Com certeza. Um adendo, o 5700x3D às vezes está com preços bem próximos ao 5700X e acaba valendo mais a pena.

Lembrando que não dá pra sabermos se o problema de performance realmente é culpa da fonte, por isso que é essencial você monitorar seus componentes, o processador está sendo bem resfriado?

E faz esse undervolt que você tava querendo, vê se ajuda em alguma coisa. A 6750XT consome significativamente mais que a sua placa anterior (isso sem nem falar dos picos de consumo malucos), então talvez essa fonte de group regulation não tenha aguentado o tranco.

Postado
14 minutos atrás, Renn disse:

Passou o ddu quando trocou os drivers? Antes de tudo testa os drivers! Essa fonte tem potência pra levar teu kit... Esse problema antes é de aquecimento/drivers que fonte... Usa o msi afterburner pra monitorar o uso e temperatura dos componentes durante a gameplay, presta atenção nos dados no momento da oscilação.

Não passei esse ddu. Pra ser sincero, sou meio leigo nisso.

mas vou pesquisar sobre!

muito obrigado.

13 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Com certeza. Um adendo, o 5700x3D às vezes está com preços bem próximos ao 5700X e acaba valendo mais a pena.

Lembrando que não dá pra sabermos se o problema de performance realmente é culpa da fonte, por isso que é essencial você monitorar seus componentes, o processador está sendo bem resfriado?

E faz esse undervolt que você tava querendo, vê se ajuda em alguma coisa. A 6750XT consome significativamente mais que a sua placa anterior (isso sem nem falar dos picos de consumo malucos), então talvez essa fonte de group regulation não tenha aguentado o tranco.

Ótimo. Muito obrigado mais uma vez. Vou monitorar e ver se consigo fazer um vídeo e posto aqui!

Sim, dificilmente passa dos 65 graus, estou usando um Air Cooler Rise Mode Storm 8 120mm.

Valeu!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, JohnPeterZ disse:

Fonte MSI MAG 600dn selo 80 plus white.

Essa fonte MSI A-DN o teclab testou o modelo de 500w e foi um desastre, provavelmente o modelo de 600 usa a mesma péssima plataforma.👇

2 horas atrás, JohnPeterZ disse:

Neste final de semana eu troquei minha placa de vídeo, RX 5700 por uma 6750XT msi versão OC.

Para esse nível de placa de vídeo recomendo pelo menos pegar uma fonte Tier B, a Cougar GEX 650w seria uma fonte decente.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

a Cougar GEX 650w seria uma fonte decente.

Mas por esse preço não é mais negócio simplesmente pegar uma Core Reactor ou Leadex III logo? Até porque essa Gex não tem relatório Cybenetics, acho menos confiável. E a reputação da Cougar no Reclame Aqui é horrenda.

Postado
35 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Mas por esse preço não é mais negócio simplesmente pegar uma Core Reactor ou Leadex III logo?

Pode ser que sim, mas tanto a XPG Core Reactor quanto a Super Flower LEADEX III tem um custo maior.

Até porque essa Gex não tem relatório Cybenetics, acho menos confiável.

Esqueça esse negocio de Cybenetics, nos dois últimos testes que o Teclab fez, da Gamdias Cyclops e da Galax GLS até possuem o relatório la na Cybenetics, porém não sei se você reparou que neles não constam a descrição dos principais componentes internos delas, e se nos testes que constam a descrição os caras estão trocando as peças imagine nos rque não constam nada.

E a reputação da Cougar no Reclame Aqui é horrenda.

Nem reparei isso, mas sempre que vou comprar uma fontes penso  num modelo que seja de boa qualidade e nem levo muito em conta a garantia, não me imagino tendo  problemas durante esse prazo de garantia.

Postado

Boa noite pessoal!

Hoje a noite me sobrou um tempo e estou fazendo alguns testes.

O que eu fiz: Usei o DDU, removi e instalei os drivers mais recentes. Instalei o afterburner para fazer o acompanhamento.

Somente um adendo, moro no mato grosso, aqui é muito quente, hoje deve ter feito uns 38 graus, claro que agora a noite esta mais fresco, mas geralmente estamos na casa dos 32-40. Teste feito com PC fechado e ar ligado, por fim, achei as temperaturas OK.

OBS: Ainda não fiz o undervolt.

Além destes testes, deixei o HWMonitor aberto em segundo plano e ele registrou: Temperatura máxima = Tem GPU Global 79 C. Temp GPU hotspot 102 C. Temp Processador 64 C.

Gravei com o celular pra não afetar o desempenho da placa de vídeo. Me parece que melhorou um pouco. As quedas acontecem quando aparece muito MOB e ou Players na tela, não sei se é normal toda essa queda, mas como disse, parece-me que melhorou. Já o boneco parado no mapa o FPS fica cravado em 149 com o uso da GPU variando de 62% a 67%.

Vou deixar os links de dois vídeos aqui para vocês acompanhar.  (mutem o audio que não ficou legal)

Neste vídeo consegui colocar o consumo e a temperatura do hot spot.

Outra dúvida.

Estive por pesquisar a fonte que o parceiro @Batata Defumada me recomendou (Cooler Master MWE 550W V2) e achei dois modelos, pelo menos é o que me parece, em lojas distintas com preços distintos:

Segue:

Fonte Cooler Master MWE V2 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, MPE-5501-ACAAB-BR (preço de 369,00) (Recomendação do Batata).

e

Fonte Cooler Master MWE Bronze V2 Full Range, 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, com cabo, Preto - MPE-5501-ACAAW-BBR (preço de 291,00) (Achei em outra loja, que não sei se pode postar o link da loja aqui)

A diferença esta nesse numero do produto, mas creio que há diferença na qualidade. Se eu puder mandar o link, mando depois com a autorização de algum moderador.

• Moderador
Postado

Fonte Cooler Master MWE V2 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, MPE-5501-ACAAB-BR (preço de 369,00) (Recomendação do Batata).

e

Fonte Cooler Master MWE Bronze V2 Full Range, 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, com cabo, Preto - MPE-5501-ACAAW-BBR (preço de 291,00) (Achei em outra loja, que não sei se pode postar o link da loja aqui)

Então, eu recomendo o modelo específico do link que eu enviei, justamente porque tem várias MWE por aí que não necessariamente vão ter o mesmo nível de qualidade. Ou seja, pegue a com final ACAAB que eu te recomendei.

1 hora atrás, Tiberio disse:

Pode ser que sim, mas tanto a XPG Core Reactor quanto a Super Flower LEADEX III tem um custo maior.

Claro, mas é um custo próximo.

1 hora atrás, Tiberio disse:

Esqueça esse negocio de Cybenetics

Os relatórios são úteis para saber sobre as características e performance da fonte, independente de constar os componentes ou não.

Postado

@Renn Prece-me que deu uma leve melhorada sim, porém o drop de fps ainda continua no CS, lugares do mapa o FPS baixa pra 180-190, enquanto outros lugares está em 270-300.

Fiz alguns testes em outro PC que tenho, um 13700k + 6800XT, no Diablo IV a queda é menor, porém também perde um pouco de FPS quando tem + mobs e players em local determinado do mapa. 

Já no CS não tem tanta queda assim, creio que seja por causa do processador que consegue segurar mais o FPS no CS2 e la o fps é bem mais alto também.

Enfim, fiz o pedido da fonte, estou esperando chegar, hoje vou tentar fazer o undervolt na placa. Fiz a tentativa pelo afterburner, mas ele parece bloqueado em algumas opções.

Recomendam fazer o undervolt pelo afterburner ou pelo Adrenalin? Creio que se eu for usar o afterburner terei que desbloquear alguma função no adrenalin para liberar os comenados que estão "travados".

• guilherme_dr alterou o título para Queda até 102 FPS (CS2 e Diablo IV) PC: Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6750XT o que é?
Postado

Boa noite pessoal.

Hoje a noite eu fiz o undervolt pelo MSI Afterburner.

Core Clock em 2580.

Tensão - Core tensão em 1160.

Me ajudou bastante, máxima do hotspot em 82 e Global em 68, sendo que o consumo máximo foi 166.

Porém, percebi mesmo antes de fazer o under que em idle o uso da memória fica em 2238 no msi afterburner e a temp da placa não baixa de 50. Normal isso?

segue print

https://ibb.co/4Z4Hdx8

Postado

@JohnPeterZ CS2 não é parâmetro atualmente, ainda mais depois da atualização da dust 2, tem muita gente reportando quedas de fps, também estou tendo. Desde o lançamento o jogo está "quebrado" e é melhorado aos poucos.

Postado
Em 01/08/2024 às 21:26, JohnPeterZ disse:

Porém, percebi mesmo antes de fazer o under que em idle o uso da memória fica em 2238 no msi afterburner e a temp da placa não baixa de 50. Normal isso?

segue print

https://ibb.co/4Z4Hdx8

Se alguém puder ajudar...  Agradeço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!