Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acabei de chegar da praia, onde fiz o teste de distância máxima de comunicação entre o Tx e o Rx.

Tenho as seguintes informações:

1 - A recepção de todos os possíveis 256 bytes ocorreram com perfeição até pelo menos 50 metros. Em alguns momentos a recepção foi até 75 metros.

2 - Às 5h30min, havia muita maresia. Não sei se isso influenciou negativamente no teste. O teste ocorreu há 50 metros da água. Mais que isso haviam muitas estacas e algumas pessoas fazendo ginástica, o que interferia na visada direta. Tanto o transmissor, como o receptor estavam há 1,8 metros de altura.

3 - Tanto o transmissor, como o receptor se encontravam em uma lata aberta (de Altoids), provendo uma base Terra para a antena. Isso converteu a antena de rabicho, para dipolo, aumentando a potência transmitida e a sensibilidade do receptor. 

4 - Anteriormente! Na tentativa de recalibrar o receptor, posso ter piorado ainda mais. O ajuste do indutor foi extremamente crítico.

Realmente não sei como o Youtuber conseguiu uma comunicação por 300 metros.

1 - Observei, que ele usou apenas uma bateria Li-ion no transmissor. Posso estar enganado, pois no vídeo ele não entra em detalhes.

2 - Como estes módulos tem sérias limitações sobre a taxa de transmissão/recepção, a comunicação tem que ocorrer com 1000 bits por segundo. Para transmitir os 256 bytes, mais o preâmbulo, o tempo seria perto de 2,7s. A taxa de atualização do experimento do youtuber era bem menos que isso. Talvez ele transmitiu apenas alguns bytes por ciclo.

Agora já possuo tudo para produzir um vídeo sobre esta experiência. Em alguns dias eu farei o vídeo e postarei aqui.

MOR_AL

• 2 semanas depois...
Postado

Terminei este trabalho.... E deu mais trabalho do que eu esperava.

Infelizmente verifiquei que a distância máxima em local aberto foi de 50 metros.

Porém as seguintes observações são válidas:

1 - Tentei ajustar melhor o indutor do receptor. Além do ajuste ser crítico, pois um minúsculo movimento no seu parafuso, já altera a ponto de não captar o sinal do transmissor, o parafuso vem colado com uma resina, que impede seu movimento. Eu forcei e depois de muito tentar, consegui ajustar para captar perto de casa. Então pode não estar calibrado corretamente.

2 - Durante os testes na praia, a maresia estava muito alta. Não sei se este fato influencia negativamente na recepção. Com 50 metros entre o Tx e o Rx, já funcionando perfeitamente, um sujeito conseguiu parar bem entre o Tx e o Rx, provocando erro de leitura.

3 - Coloquei o Tx no sótão da casa, próximo a caixa d'água, onde deverá ficar os sensores de nível. Coloquei o Rx na cozinha, em local apropriado para ser observado sempre que se entra na cozinha. O RECEPTOR CAPTOU TODOS OS 256 BYTES TRANSMITIDOS PELO TRANSMISSOR.👍👍👍👍... e isso depois de atravessar duas lajes e duas paredes. Tá legal, que tem uma varanda de ventilação com 3mx2m, mas sem visada direta.

Terminei o vídeo. Segue o link.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Olás de novo...

Senti vontade registrar isso no seu tópico

https://blog.eletrogate.com/guia-definitivo-do-modulo-wireless-nrf24l01-2/

Há alguns anos comprei alguns porquê estava barato.. Foi uns U$1.20 ou - . É uma alternativa minimamente curiosa sem ajustes, stresses nem nada. No meu (meu) caso um (01) dentre vários projetos, foi também pra monitorar a caixa dágua. A ideota foi (ainda é) enviar um pacote de dados a p.ex. sob demanda a cada 1H com seus alguns mA por frações de segundo e faria dormir a 1uH.. Teoricamente uma bateria cr2032 duraria uma década ou +...

Fica aí +1 registro-semente

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, .if disse:

Fica aí +1 registro-semente

Já tinha ouvido falar nestes módulos. São bem legais.

O receptor deve possuir alta sensibilidade, para a comunicação chegar a1km. 

Seria ideal, mas....

No meu (meu) caso, tenho diversos kits 8 ou 10 (433MHz), que comprei no AliExpress. 

Sou praticamente forçado a ter que usar estes módulos. Além do mais, (tem mais), estes meus módulos não possuem nenhum protocolo de comunicação. É ligou, ON, desligou, OFF. Isso é bom para mim, que gosto de usar a linguagem Assembly.

Além disso tudo, fiquei desconfiado, com o resultado obtido pelo YouTuber, que acredito poder ser verdade.

O sujeito testou em um campo aberto. Eu também, mas tinha muita maresia. Testei a cerca de 15m da água e na ânsia de super calibrar, posso ter descalibrado um pouco.

O bom é como ficou, ele se comunica entre o Tx, no sótão e o Rx na cozinha, com todos os 256 bytes.

MOR_AL

• 3 semanas depois...
Postado

Pessoal!

Gostaria de poder ajustar a frequência de recepção do módulo Rx.

Tem um mini indutor com um parafuso, porém tem uma resina mantendo o parafuso fixo, sem girar.

Já tentei girar, mas tem que fazer força demasiada e o ajuste se perde no momento que retiro a força no parafuso.

Sei que aquecendo a resina, ela fica mole, mas o material plástico, onde o parafuso gira tem um ponto de amolecimento baixo, tendendo a inutilizar a bobina.

Alguém saberia como amolecer a resina sem danificar o plástico?

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

mostra foto pra iluminar e compor ideotas

Uma imagem vale mais que ... preguiça de continuar a frase

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, .if disse:

mostra foto pra iluminar e compor ideotas

Vide postagem #77 acima.

1 hora atrás, .if disse:

Uma imagem vale mais que ... preguiça de continuar a frase

Uma lembrança recente também!.🤣🤣🤣🤣.

Coloquei acetona, daquelas para unha, que hoje em dia vem batizada e fica fraca. Nem servem para PCI, pois não reagem com o toner.

Parece que começou a dissolver e o parafuso começou a girar mais fácil, mas não sei o efeito nos outros componentes e no circuito detector. Por isso apliquei em um Rx descartado, ou quase. 

.... E feliz Páscoa a todos do CDH.

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Não conectei com o desenho do Vídeo.. pelo menos ganhou +1 play... deve ganhar + algum.. se este for o objetivo 🤪😁

Mas não se depender desta figura 😝

images?q=tbn:ANd9GcQY2fEmy94AAJzCr2IMJ4eRF-RF433-433-mhz-wireless-module-transmi

27 minutos atrás, MOR_AL disse:

acetona, daquelas para unha,

Eu (eu) tentaria com gasolina também. inicialmente gota. depois mergulho e finalmente ... fogo 😁

24 minutos atrás, MOR_AL disse:

começou a dissolver e o parafuso começou a girar mais fácil

Um bom começo... já que um mal começo nunca termina bem😜

E que legal que nosso relacionamento começou bem.. Agora nesta fase final está ainda melhor 😆

Feliz Páscoa e existência pra você e extensivo aos seus amados. E pra você também, caro seguidor do cdh membro ou não 😉

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Fiz um teste aqui, @MOR_AL. Como não quero mudar o ajuste, não fiz até o fim. Mas acho que o parafuso deve soltar se você retirar a resina seca mecanicamente, com um alfinete. Acho que a resina não penetra na rosca, prende só a cabeça do parafuso...

8RZCKcw.jpeg

31E4ARG.jpeg

23 minutos atrás, .if disse:

E pra você também, caro seguidor do cdh membro ou não 😉

🙂 Igualmente!

Postado

@rmlazzari58

A resina do meu Rx não está sobre o parafuso. Não é rosa. É cor de areia e está entranhado no parafuso.

Não gire o parafuso, pois o ajuste é bem crítico. 

Caso seja necessário calibrá-lo, use o Tx acionado por uma onda quadrada em 500Hz. Coloque uma antena com 17,5cm (no caso de 433MHz) nos dois módulos. Coloque na saída do Rx, um resistor de 1K, ou até 4k7 em série com um led BRANCO de alta eficiência. Opte pelo maior valor, que ainda pode ser observado o seu brilho.

Na medida que for se afastando com o Rx, vá girando o parafuso APENAS poucos graus. Uns +/- 30º são mais que suficientes.

MOR_AL

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...