Ir ao conteúdo

Projeto funciona na protoboard e apresenta falhas na PCB caseira

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Prezados amigos, sou entusiasta em eletrônica, e estou com uma dúvida e gostaria de ajuda... Elaborei um projeto simples, com ATTiny85 para alertar a baixa tensão de bateria 12v. Pois bem, o projeto funciona perfeitamente na PROTOBOARD, quando efetuo os testes com baterias e na fonte de bancada.

PROBLEMA: quando montei a minha PCB (elaborada no EasyEDA) o projeto apresenta problemas na FONTE DE BANCADA e funciona normalmente nas baterias. 

Projeto: utilizei um ATTiny85, buzzer 3.3v, alguns resistores como divisor de tensão para 1v1, um regulador tensão saída 3v3 (L78I33) e um led. DEFEITO apresentado: buzzer fica muito baixo, como se a corrente ou a tensão não fosse suficiente. 

O projeto não consome mais que 30ma (na ativação do buzzer). Gira em torno de 0,010ma (10ua).

Agradeço qualquer ajuda e peço desculpas caso não seja esse o tópico correto para minha dúvida.

image.png.9802f473a33e8aafc396aa74bd288952.png

• Curtir 1
  • Solução
Postado
14 minutos atrás, RPSant disse:

o projeto apresenta problemas na FONTE DE BANCADA e funciona normalmente nas baterias. 

Faltou um capacitor de 100nF ali ana alimentação do CI. 

Esse capacitor filtra ruídos que aparecem na fonte e não tem na bateria. 

Pois esses micro controladores são muito sensível, eu já tive o mesmo problema com os da linha PIC. 

Pode soldar ali por baixo mesmo. 

Outro capacitor na entrada, de valor maior como 220 ou 330nF na entrada geral, antes do 78L33 fica melhor ainda. Mas dependendo do tipo de fonte usada não é necessário. 

• Curtir 5
Postado

Caro Renato, antes de tudo, agradeço sua atenção a minha pergunta e rápida resposta. Vou testar essa solução com esse filtro passa baixa e retorno o resultado. Por enquanto, te agradeço imensamente. Forte abraço! 

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Permita-me também meter minha colher. De fato um capacitor de desacoplamento é condição sine qua non. Se só ele atender sua expectativa, palmas pro 6   2. Mas me informe: este buzzer é piezzo elétrico ou magnético (como um alto-falante)? . Se piezzo, uma alternativa pra aumentar ainda mais o volume é você ligá-lo entre PB3 e PB3 e no seu programa você inverte algo como PB4=~PB3; A explicação é que a corrente vai e volta por ele e sendo ele capacitivo ela é maior causando maior deslocamento do ar. Uma outra (agora é conceitual pois nunca testei ainda) é colocar um capacitor em série chute 10...100uF. O efeito é o mesmo: vai e vem da corrente.. igual a saída push pull de um amplificador.

Ah.. se o buzzer for autooscilante (tem um circuito dentro) o que você leu acima não faz sentido ok? Neste caso só mesmo aumentando a V pra máxima permitida..

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 Caro Renato, funcionou perfeitamente. Muitíssimo obrigado por sua experiência. Soldei o capacitor 100nf e funcionou conforme esperado tanto na fonte de bancada como nas baterias. Perfeito! Um grande abraço!

1 hora atrás, RPSant disse:

Caro Renato, antes de tudo, agradeço sua atenção a minha pergunta e rápida resposta. Vou testar essa solução com esse filtro passa baixa e retorno o resultado. Por enquanto, te agradeço imensamente. Forte abraço! 

@.if Amigo, if. Obrigado por compartilhar sua experiência. Estou utilizando um buzzer piezoelétrico. A orientação do amigo Renato.88 foi certeira. Obrigado a todos. Marcado como resolvido.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Meio off topic, humildemente pedindo desculpas e licença aos colegas, coordenadores e administradores...

Caro @RPSant, tem um detalhe no fórum que levei bastante tempo para perceber: quando a gente marca um post como o que solucionou a dúvida, essa marca vai lá para cima, junto ao título do tópico de tal sorte que, ao entrar no tópico, o cabra (ou sendo políticamente correto, o cabra ou a cabrita, rs...) pode optar tanto por acompanhar o desenvolvimento da solução post a post ou ir direto ao post em que essa solução foi concluída. Assim se você marcar como solução o seu próprio post de feedback e agradecimento, a pessoa que for consultar pode ficar sem ir direto à solução. Esse tópico é pequeno mais imagina isso num tópico de 10 páginas, cada página, com... não sei quantos post tem numa página de tópicos mas são muitos, rs... Posts anteriores à solução mas posts posteriores também...

Além disso marcar como solução o post que realmente trouxe essa solução é uma forma de agradecer à pessoa que solucionou a questão. 😉

Como falei, eu mesmo me confundi bastante antes de descobrir esse recurso...

"Ué", pensava, "se a questão foi solucionada, agradeço e digo isso no meu post, porque não?"

marquei muitas vezes meu próprio post de agradecimento como solução em lugar do post onde a solução foi realmente apresentada, e só percebi isso quando fui consultar o tópico tempos depois.

Acho que uma vez um post marcado como solução não dá para mudar isso, mas quem sabe nas próximas vezes?

(E desculpe também, por favor, a minha verborragia, um dia, quem sabe, ainda aprendo a ser conciso, rs...)

• Curtir 3
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Meio off topic, humildemente pedindo desculpas e licença aos colegas, coordenadores e administradores...

Idem.

Eu (eu) não clico em tópico marcado como resolvido. A não ser nos que por mim. 😁.. As vezes no que participei ou quando me mencionam.🙃

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

o cabra (ou sendo políticamente correto, o cabra

Pra países ou pessoas de origem lusitana este termo é extremamente politicamente incorreto. De fato é até digamos um termo pejorativo/ofensivo. Se você, caro amigo português que me lê agora peço desculpas pelo amigo @rmlazzari58 que obviamente é um grande desconhecedor disto. 😶

• Curtir 2
Postado

Caros amigos, seguindo as orientações dos colegas acima... peço desculpas por ter marcado a solução no "agradecimento". Agora, acredito que fiz a devida correção, marcando como "solucionado" a resposta correta e certeira do amigo Renato.88. Obrigado a todos e desculpem-me as falhas!

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...