Ir ao conteúdo

O amplificador Ciclotron DBS 4000 é difícil de reparar o IC1002 ????

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

• Solução
Postado

O que tem lá, é um amplificador diferencial. Um circuito transistorizado bem comum com transistores de uso geral mesmo. A maioria com BC337/327. 

Também vi alguns com transistores maiores que parecem ser do tipo BD135/6. Esses não recomendo, pois o ganho deles é baixo. 

Como se trata da entrada do amplificador, são necessários transistores de ganho mais alto. 

Estive olhando as fotos dos anúncios e da até pra levantar o circuito. 

Quanto a dar problemas, se for um bom projeto é difícil. Pois é um circuito de baixa potência, não há porque queimar a toa. 

Em amplificadores, os problemas estão mais relacionados à saída que é onde os componentes trabalham com mais corrente. 

• Curtir 1
Postado

Eu já tinha me deparado com essas plaquinhas na entrada dos Ciclotron. Em 97 eu me associei e comecei a trabalhar como técnico de gravação em uma loja de música que tinha um pequeno estúdio, mas também era autorizada da Ciclotron, portanto recebia essas plaquinhas da fábrica. Eu reparei que os transistores tinham marcas coloridas, pareciam traços feitos a mão. Eu achava  que na fábrica os transistores eram testados e classificados por faixas de ganho (hfe), cada uma  correspondente a uma cor que era pintada no transistor com o objetivo  de se usar em cada plaquinha pares casados ou pelo menos com ganho proximo. 

• Curtir 2
Postado

Eu fui procurar as fotos das plaquinhas na Internet pra levantar o circuito do tal IC1002 e postar aqui.

Mas acabei me esbarrando em uma postagem aqui do fórum mesmo, onde outro membro já fez esse trabalho:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...