Ir ao conteúdo

GeForce RTX 4070 com Core i7 7700 dará muito gargalo?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Salve galera!

Minha placa de vídeo se despediu de mim nesta semana, após 8 anos, eu tinha uma GTX 1060 6GB.

Penso em pegar uma 4070 Super 12GB, sei que a diferença é gritante de uma pra outra, mas penso no longo prazo em não precisar trocar tão cedo (espero que ela dure mais 8 anos comigo), e que atenda alguns jogos mais recentes..

Hoje, eu tendo um i7 7700, o processador será o principal gargalo na questão de desempenho gráfico. MAS...

Não penso em jogar nada pesado além do que a minha 1060 já atendia bem, eu jogo apenas Dota 2 e Dayz somente, eu busco só mais FPS e fluidez nestes dois jogos.. Por enquanto não quero nada em 1440p, muito menos jogar em 4k, quero apenas continuar no 1080p com bons FPS, até que eu venha a fazer um upgrade de CPU no futuro (penso em 1 ou 2 anos)..

Minha dúvida é o seguinte, uma 4070 Super 12GB, vai praticamente empurrar esses dois jogos em 1080p com a barriga, sem nem ligar os fans pra refrigerar, isso pode danificar ela de alguma forma? ela sendo projetada pra entregar muito mais, pode tranquilamente viver, entregando gráficos "leves" e sem nenhum estresse, ela pode danificar por motivos de "pouco trabalho a enfrentar"?

Valeu! 🤙

Postado

não vai ter gargalo, o i7 da 7° segura a 4070 com pouca limitação ou nenhuma, para equilibrar deixe a qualidade do jogo no ultra e o estresse será desviado para a placa de vídeo(que no fim não vai sentir cocegas) e reduzirá o gargalo no processador.

Qual a sua fonte e placa-mãe atual? essa é a coisa mais importante, em especial a fonte.

Mas em resumo não vai dar problema, duvido muito que sinta algum gargalo, mas se tiver, reduza um pouco o o clock da placa de vídeo até conseguir um processador melhor. 

• Curtir 2
Postado

Show, foi muito bom saber isso! 👊🏼

Minha placa-mãe ainda é uma ASUS ROG Strix Z270H, e fonte estou com uma 600W apenas, pretendo pegar uma Cooler Master ATX, 800W Real, 80 Plus Gold (preço interessante na KaBum), já que o requisito mínimo da 4070 Super (que ainda não chegou) é uma de 700W, pra ao menos ter uma folguinha a mais..

Sobre reduzir o clock da placa de vídeo, como eu poderia fazer isso?

Postado
8 horas atrás, Dalton Costa disse:

Show, foi muito bom saber isso! 👊🏼

Minha placa-mãe ainda é uma ASUS ROG Strix Z270H, e fonte estou com uma 600W apenas, pretendo pegar uma Cooler Master ATX, 800W Real, 80 Plus Gold (preço interessante na KaBum), já que o requisito mínimo da 4070 Super (que ainda não chegou) é uma de 700W, pra ao menos ter uma folguinha a mais..

Sobre reduzir o clock da placa de vídeo, como eu poderia fazer isso?

quantos watts tem sua fonte é o menos importante, eu quero saber o modelo e marca. você n quer torrar uma placa de 5k né? você n deve sair comprando uma fonte de 900 watts genérica e achar que é melhor que uma de 500 ou vice versa, dê uma lida nesse tópico.

Entenda, a fonte é o coração do pc, você pode ter as melhores peças do mundo, mas se a fonte for ruim, vai tudo pro ralo, então você pode comprar a placa de vídeo xingling se quiser, mas fonte você pega de marca boa e muito bem revisada.

• Curtir 2
  • J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 4070 com Core i7 7700 dará muito gargalo?
Postado
8 horas atrás, Rubinho Tech disse:

Se sua fonte for genérica, pode não funcionar direito a sua placa e até mesmo queima-la. Recomendo trocar primeiro sua fonte, para depois trocar a gpu.

Tens toda razão, a placa está a caminho, porém a fonte ainda estou estudando qual a melhor se encaixaria pra atender o meu atual setup com essa GPU nova, de forma alguma eu colocaria essa GPU pra rodar com a fonte errada..

Valeu! 👊🏼

5 horas atrás, Swalls disse:

quantos watts tem sua fonte é o menos importante, eu quero saber o modelo e marca. você n quer torrar uma placa de 5k né? você n deve sair comprando uma fonte de 900 watts genérica e achar que é melhor que uma de 500 ou vice versa, dê uma lida nesse tópico.

Entenda, a fonte é o coração do pc, você pode ter as melhores peças do mundo, mas se a fonte for ruim, vai tudo pro ralo, então você pode comprar a placa de vídeo xingling se quiser, mas fonte você pega de marca boa e muito bem revisada.

Certo, a fonte que estou prestes a pegar, é uma Cooler Master ATX, 800W Real, 80 Plus Gold (a famosa G800), você sabe me dizer se ela atenderia bem? ou alguma outra em mente, que você possa me recomendar?

• Coordenador
  • Solução
Postado

@Dalton Costa O gargalo vai ser enorme em 1080p, ainda mais ao considerar que os drivers da Nvidia têm maior overhead que os da AMD. Você vai conseguir jogar qualquer coisa bem, mas a placa definitivamente vai ficar bastante limitada em diversos cenários. Observe o uso da RTX 4070 Super no vídeo abaixo:

O Core i3-12100F já dá um gargalo considerável com essa placa de vídeo, e o Core i7-7700 é bem mais lento que ele:

E outra: não faz sentido pegar uma placa tão avançada para jogar em 1080p, mesmo jogando com tudo no máximo.

• Curtir 1
Postado

@KairanD acredito que a placa avançada é para dar margem de upgrade do resto depois.
Eu já tive o i7 da 7º e nunca sofri gargalo, ele tinha muitos problemas de instabilidade, mas não tinha gargalo.

Mas como acredito, se tiver gargalo basta ele reduzir o clock da RTX até que ele compre um kit melhor.

Postado
19 horas atrás, KairanD disse:

@Dalton Costa O gargalo vai ser enorme em 1080p, ainda mais ao considerar que os drivers da Nvidia têm maior overhead que os da AMD. Você vai conseguir jogar qualquer coisa bem, mas a placa definitivamente vai ficar bastante limitada em diversos cenários. Observe o uso da RTX 4070 Super no vídeo abaixo:

O Core i3-12100F já dá um gargalo considerável com essa placa de vídeo, e o Core i7-7700 é bem mais lento que ele:

E outra: não faz sentido pegar uma placa tão avançada para jogar em 1080p, mesmo jogando com tudo no máximo.

Caramba! E pior que eu tentei encontrar alguns vídeo assim explicando, mas, pelo visto só na gringa mesmo que fizeram os testes de um i7 7700 com uma 4070 Super.. 

Então.. Eu não pretendo sair do meu Dota 2 que com a GTX 1060 já me atendia muito bem a 1080p com os gráficos no máximo e na faixa de 115 FPS

Eu só quero mesmo é ter uma GPU mais parruda, pra justamente ter essa margem no futuro até eu chegar com a nova placa-mãe e processador, imagino que em 1 ou 2 anos eu já venha com um i7 14700k, (só tenho que dar uma respirada já que a GPU me levou quase 5k do bolso) 💸

Valeu pelas dicas e recomendações! 👊🏼

18 horas atrás, Swalls disse:

@KairanD acredito que a placa avançada é para dar margem de upgrade do resto depois.
Eu já tive o i7 da 7º e nunca sofri gargalo, ele tinha muitos problemas de instabilidade, mas não tinha gargalo.

Mas como acredito, se tiver gargalo basta ele reduzir o clock da RTX até que ele compre um kit melhor.

Exatamente! Já quero aproveitar que a GTX 1060 acabou não resistindo depois de 8 anos de uso, quero pegar uma que me atenda pelo menos por mais 8 anos, obviamente, sei que tenho que acompanhar essa nova GPU com um processador à nivel dela.. Mas penso em fazer esse próximo upgrade em até 1~2 anos..

Postado

@Dalton Costa vai de Ryzen amigo, Ryzen não dá problema e um socket Ryzen dura umas 4 a 5 gerações, diferente do socket da intel.

por ex, Ryzen 5 7600 é AM5, DDR5.

você pode comprar ele e uma placa AM5, além de rodar tudo da atualidade, dá marge para todos os upgrades futuros sem trocar placa-mãe.

Lembrando que em setup DD5 o que mais vale a pena investir é a qualidade da RAM.

• Curtir 2
Postado

@Dalton Costa eu tô na mesma situação que você ... Tenho I7 7700k com uma 1060 de GPU.... Tô querendo comprar uma 4070 Super..

Penso na mesma coisa em adquirir uma placa de vídeo melhor agora e depois trocar placa-mãe e processador...

Me diz ai se já chegou... Melhorou alguma coisa e tal...

Postado

@thunderzo Opa, tudo certo?

Meu cartão vira amanhã e já vou efetuar as compras, a placa de vídeo já está no carrinho do site, porém a Fonte vou seguir a recomendação que nosso amigo @Swallssugeriu, uma Reactor da XPG, eu reparei que essa fonte ela já vem com 1 cabo conector 12VHPWR, que imagino que dê pra ligar apenas esse cabo na 4070 Super (que pedem 12 pinos de alimentação)..

Até sexta, ou antes, volto aqui pra contar como terá sido minha experiência, a final, será minha primeira fonte modular e com uma GPU de 12 pinos, espero não fazer nenhuma burrada kk

Esse é o conector 12VHPWR, espero que seja o correto pra alimentar a 4070 Super 👇🏼

PCIe_5_12VHPWR_PSU_Cable_Type4_01.png

Postado

@Dalton Costa Lembrando que eu me refiro a CORE REACTOR apenas, e não à CORE REACTOR II, que é inferior.

monte o pc com calma prestando atenção na nomenclatura dos cabos da fonte, teste todas as peças antes dos 7 dias, faça os testes de estresse e seja feliz.

Postado
18 horas atrás, Dalton Costa disse:

@thunderzo Opa, tudo certo?

Meu cartão vira amanhã e já vou efetuar as compras, a placa de vídeo já está no carrinho do site, porém a Fonte vou seguir a recomendação que nosso amigo @Swallssugeriu, uma Reactor da XPG, eu reparei que essa fonte ela já vem com 1 cabo conector 12VHPWR, que imagino que dê pra ligar apenas esse cabo na 4070 Super (que pedem 12 pinos de alimentação)..

Até sexta, ou antes, volto aqui pra contar como terá sido minha experiência, a final, será minha primeira fonte modular e com uma GPU de 12 pinos, espero não fazer nenhuma burrada kk

Esse é o conector 12VHPWR, espero que seja o correto pra alimentar a 4070 Super 👇🏼

PCIe_5_12VHPWR_PSU_Cable_Type4_01.png

Vou esperar o seu parecer pra vê que faço..

Além dessa opção de colocar uma RTX 4070 Super nesse i7 7700k

Tô com a ideia também de comprar I7 14700k e trocar a placa-mãe.... E Mater todo o resto e vê que consigo mais tirar da 1060 6gb que tenho ...

O valor vai dá na mesmo...

Única coisa que vou perder eh na memória RAM que iria ter que toda em MHz menor que pede o novo processador....

Aguardo a sua experiência...

Postado
12 minutos atrás, thunderzo disse:

Tô com a ideia também de comprar I7 14700k e trocar a placa-mãe.... E Mater todo o resto e vê que consigo mais tirar da 1060 6gb que tenho ...

Não faça isso, os processadores da 13º e 14º geração estão com graves problemas.

Ou você compra da 12º ou compra Ryzen.

https://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n221013/intel-comenta-problemas-cpus-core-13-14-geração.html

https://www.adrenaline.com.br/intel/intel-nega-pedidos-rma-para-cpus-de-13-e-14-geração-com-instabilidade/

https://hardwaretimes.com/intel-refund-crashing-13900k/

https://www.tecmundo.com.br/produto/287894-processadores-intel-13-14-geração-travando-veja-que-sabe.htm

A intel disse que já resolveu o problema, mas você vai querer dar a sorte de pegar um lote com o problema?

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 09/09/2024 às 09:36, thunderzo disse:

Vou esperar o seu parecer pra vê que faço..

Além dessa opção de colocar uma RTX 4070 Super nesse i7 7700k

O valor vai dá na mesmo...

Única coisa que vou perder eh na memória RAM que iria ter que toda em MHz menor que pede o novo processador....

Aguardo a sua experiência...

Retornando aqui com quase 2 semanas após a GPU nova ter chego,

Claramente houve um ganho gritante no FPS, na fluidez dos jogos, rodando tudo o que eu já jogava, agora com mais alívio na GPU, o ganho foi de 50% em cima da RTX 1060 6GB, no mínimo..

Como já comentado antes, a minha fonte era uma EVGA 600W 80 Plus, coloquei uma XPG Core Reactor II VE, 850W 80 Plus Gold, que por sinal, ela vem um cabo dedicado de 600W pra atender as novas conexões de GPUs atuais, instalação fácil, aparenta ser bastante robusta, fisicamente e eficientemente.

Porém fica muito claro perceber um gargalo vindo do processador (i7 7700k), que em quanto a placa nos momentos mais gritantes está nos seus 50% de demanda, a CPU já está gritando nos 100%

Imagino que eu ainda possa ter um ganho de mais 40% de FPS no mínimo em jogos, se usado os 100% do que a placa pode oferecer com um processador que possa acompanhá-lo por igual.

Dota 2: de 88 FPS, foi pra 121

COD Warzone: de 68 FPS foi pra 114

Dayz: de 72 FPS foi pra 116

PUBG: de 88 FPS foi pra 122

Espero conseguir beirar os 200 FPS ou mais, com um 13ª ou 14ª geração..

Valeu! 👊🏼🤙

• Coordenador
Postado
Em 04/09/2024 às 08:43, Swalls disse:

acredito que a placa avançada é para dar margem de upgrade do resto depois.

4 horas atrás, Dalton Costa disse:

Porém fica muito claro perceber um gargalo vindo do processador (i7 7700k), que em quanto a placa nos momentos mais gritantes está nos seus 50% de demanda, a CPU já está gritando nos 100%

Sim, entendo que seja para fazer o upgrade do kit depois. Contudo, não pode deixar passar muito tempo.

Eu mesmo tenho um caso próprio para contar: anos atrás comprei uma GTX 1070 Ti para colocar no meu kit com Core i5 4670K e fazer o upgrade do kit depois. Como tudo rodava "bem", acabei deixando, e mais de cinco anos se passaram até que fiz o upgrade do kit e pouco tempo depois a placa foi trocada também... Resumo da história: o processador gargalava a placa de vídeo e se eu tivesse comprado uma RX 580 ou GTX 1060 na época teria tido a mesma experiência. Não aproveitei o desempenho extra daquela placa adequadamente em todo o período em que fiquei com ela.

O Core i7 7700K é consideravelmente mais lento que um Core i3 atual. Por mais que ainda rode as coisas "bem", existe literalmente um abismo de gargalo. Ou seja, a situação é mais grave que no caso do meu i5 com a GTX.

Em 09/09/2024 às 09:36, thunderzo disse:

Tô com a ideia também de comprar I7 14700k e trocar a placa-mãe....

4 horas atrás, Dalton Costa disse:

Conforme o @Swalls disse, não estamos recomendando Intel ultimamente. Além dos problemas que ele mencionou (recomendo a leitura dos links), vale destacar que esses processadores topo de linha da Intel são ineficientes. Eles consomem muito mais energia e esquentam bem mais que os AMD equivalentes para entregar desempenho em jogos muitas vezes inferior.

Dependendo da faixa de preço, a Intel pode se destacar é em cenários de produção (tarefas de trabalho envolvendo múltiplos núcleos), porque aí os núcleos de eficiência fazem diferença. Fora isso, comprar Intel atualmente não faz sentido.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Dalton Costa disse:

Imagino que eu ainda possa ter um ganho de mais 40% de FPS no mínimo em jogos, se usado os 100% do que a placa pode oferecer com um

40% não, uns 20% somado com maior fluidez, menos consumo e melhor resfriamento com certeza vai.

Postado
7 horas atrás, Dalton Costa disse:

Claramente houve um ganho gritante no FPS, na fluidez dos jogos, rodando tudo o que eu já jogava, agora com mais alívio na GPU, o ganho foi de 50% em cima da RTX 1060 6GB, no mínimo..

Como já comentado antes, a minha fonte era uma EVGA 600W 80 Plus, coloquei uma XPG Core Reactor II VE, 850W 80 Plus Gold, que por sinal, ela vem um cabo dedicado de 600W pra atender as novas conexões de GPUs atuais, instalação fácil, aparenta ser bastante robusta, fisicamente e eficientemente.

Imagino que eu ainda possa ter um ganho de mais 40% de FPS no mínimo em jogos, se usado os 100% do que a placa pode oferecer com um processador que possa acompanhá-lo por igual.

Valeu! 👊🏼🤙

Bacana ... Então tu apenas trocou a GPU e a fonte... Resto manteve o mesmo né?

O valor que iria pagar da GPU... Também tive olhando a fazer ao contrário.... Troca processador e placa-mãe.... E manter o 1060...

O valor iria ficar o mesmo ... Porém já estaria com a base já atualizada, para depois adquirir a GPU..

Mas dúvidas e dúvidas vão aparecendo e vou deixando...

Pensei em pegar Ryzen também o valor de equivalente ao 14700.. tá muito mais caro....

Sobre a Intel... Tirando os problemas de oxidação.... Já tem update de BIOS fazendo a correção do volts.... E também tem a garantia extendida de 5 anos né....

Eh muita coisa pra se pensar e colocar na balança....

Postado

Valeu! 👊🏼🤙

Lendo o tópico eu imaginei o gargalo absurdo que você tem com um i7 da 7ª e 4070S ...

Pra você ter uma ideia, meu hardware bem mais modesto de Ryzen 5600 + RX 7600 8GB pega mais de 140 fps no Warzone jogando em Full HD, geralmente fica perto dos 160~180 chegando até 200, sem quedas.

Dota 2 150 FPS+ também.

A sua "sorte" é que você não joga CS 2, o FPS iria ficar bem baixo, chuto uns 100~120 com quedas nas smokes.

De qualquer forma, parabéns pela aquisição, depois recomendo que junte uma grana e troque esse kit, se for ficar no DDR4 recomendo dar uma olhada no Ryzen 5700X3D.

E coloque seu kit a venda para recuperar parte do investimento.

Postado
18 minutos atrás, RedWooD disse:

Pra você ter uma ideia, meu hardware bem mais modesto de Ryzen 5600...

"bem mais modesto" é meio relativo, visto que o i7 da 7º é muito inferior ao 5600. O 5600 é um monstro que permanece rodando tudo a bons FPS pelos tempos.

A sua "sorte" é que você não joga CS 2, o FPS iria ficar bem baixo, chuto uns 100~120 com quedas nas smokes.

O gargalo dele é por parte do processador, então ironicamente talvez até aumente os fps dele nas smoke, pois quanto mais trabalho gráfico é enviado para a placa de Vídeo menos ela manda para a fila do processador.

Por essa razão é recomendado deixar a qualidade gráfica no ultra quando a placa de vídeo é muito superior ao processador.

E coloque seu kit a venda para recuperar parte do investimento.

de fato, i7 ainda engana muita gente por ai que não sabe de hardware, se você colocar a venda sem especificar a geração, vende muito rápido.

XPG Core Reactor II VE, 850W 80 Plus Gold

eu avisei que essa fonte era inferior, e você ainda superdimensionou, só espero que não dê problemas de eficiencia a longo prazo, eu avisei, boa sorte.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, thunderzo disse:

Pensei em pegar Ryzen também o valor de equivalente ao 14700.. tá muito mais caro....

O Ryzen 7 7800X3D, melhor processador do mundo para jogos, está custando bem pouca coisa a mais que o Core i7 14700K.

Average_Processors.jpg

O Core i7 ainda seria superior para cenários de trabalho, mas também iria consumir muito mais energia e demandar maior cautela com a refrigeração.

Se for para pegar Intel, eu provavelmente escolheria o Core i5 13600K(F) ou 14600K(F). E a  realidade é que não seria necessário um processador tão potente. Qualquer um desses seria overkill para a RTX 4070 Super. Mesmo algo como o Ryzen 5 7600 já seria bem mais que suficiente para explorar muito bem o potencial da placa (o gráfico acima é referente ao cenário mais pesado para o processador, ou seja, a RTX 4090 em 1080p, apenas para fins de teste).

57 minutos atrás, RedWooD disse:

Lendo o tópico eu imaginei o gargalo absurdo que você tem com um i7 da 7ª e 4070S ...

Depende muito do jogo. Mas em alguns cenários (como Cyberpunk 2077) a taxa de FPS deve chegar a dobrar.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
7 horas atrás, Swalls disse:
15 horas atrás, Dalton Costa disse:

XPG Core Reactor II VE, 850W 80 Plus Gold

eu avisei que essa fonte era inferior, e você ainda superdimensionou, só espero que não dê problemas de eficiencia a longo prazo, eu avisei, boa sorte.

As Core Reactor II VE (Value Edition) não são nada mal, o Aris da Cybenetics testou esse modelo específico de 850W e ela está na lista de "Melhores opções de fontes ATX 3.0" que ele organiza no site Hardware Busters. Pra se ter uma ideia da qualidade dessa fonte, o gráfico abaixo é útil:

image.png

Perceba que essa fonte ficou até mesmo à frente da Corsair RM850e (esse gráfico representa a performance geral das fontes).

Evidentemente teria sido melhor optar pelo modelo Core Reactor II (sem o VE) por ter componentes internos melhores, mas essa aí deveria atender às necessidades tranquilamente.

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 05/09/2024 às 08:38, Swalls disse:

@Dalton Costa vai de Ryzen amigo, Ryzen não dá problema e um socket Ryzen dura umas 4 a 5 gerações, diferente do socket da intel.

por ex, Ryzen 5 7600 é AM5, DDR5.

você pode comprar ele e uma placa AM5, além de rodar tudo da atualidade, dá marge para todos os upgrades futuros sem trocar placa-mãe.

Lembrando que em setup DD5 o que mais vale a pena investir é a qualidade da RAM.

Estive estudando um Ryzen 5 7800X3D, está no mesmo preço de um i7 14700k,
Tirando o problema que a Intel está enfrentando nessas ultimas 2 gerações, a diferença de desempenho entre eles é grande mesmo? Seria a minha primeira vez na AMD..

Uns dizem que um esquenta mais que o outro, outros que Intel é melhor em jogos de mundo aberto, etc.. Pelo que andei lendo, AMD está com mais "Prós" do que "Contras"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...