Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações, desde já, grato por lerem o meu post!

Tenho um setup i5 8400 + 1060 6 gb que está passando mal pra muita coisa que eu gostaria de fazer, inclusive fazer streaming, diante disso, gostaria de algumas ideias em relação a montar um novo computador (do zero), vi em posts que PCs pré-montados não são uma boa opção num geral, sendo assim, gostaria de pedir encarecidamente para os senhores montar um PC pra mim (peças separadas) na faixa de R$ 5.000,00 e R$ 7.000,00, pois quero fazer uma comparação entre os dois para ver qual vale mais a pena. 

Muito obrigado!

• J.Augusto F alterou o título para PC na faixa dos R$5000,00 e na de R$7000,00
  • Moderador
Postado

@crayuu1 Certo, primeiramente vou explicar algumas coisas. Nós em geral estamos recomendando builds com processadores AMD devido ao custo-benefício da plataforma AM4 e a longevidade da plataforma AM5. Além disso a Intel fez o grande favor pra AMD de lançar diversos processadores com problemas na 13ª e 14ª geração.

No orçamento de R$5.000,00 eu acho melhor pensar somente na plataforma AM4. Já no orçamento de R$7.000,00 já dá pra cogitar montar um PC AM5.

A vantagem da plataforma AM4 é o custo-benefício imediato. Isso porque as memórias DDR4, por óbvio, são mais baratas que as DDR5, as placas-mãe AM4 são bem mais em conta, e você consegue pegar simplesmente um dos melhores processadores gamers do mundo por apenas R$1.300,00~. Só que a AM4 já chegou no fim da sua vida, ou seja, não vão ser lançados mais processadores nesse socket.

Aí que entra a vantagem do socket AM5, pelos próximos anos a AMD vai continuar lançando processadores compatíveis com essa plataforma, então você montando um PC AM5 hoje, daqui alguns anos você vai poder trocar o processador sem precisar se preocupar em trocar a placa-mãe (supondo que você tenha escolhido uma placa-mãe decente).

Com essas ressalvas fora do caminho, eis a primeira configuração (na faixa dos R$5.000,00).

Agora, com o orçamento de R$7.000,00, mantendo a plataforma AM4, podemos fazer as seguintes alterações:

Trocar a placa de vídeo pela RX 6750XT 12GB, que vai te dar bem mais performance e mais longevidade, até por casa dos 4GB a mais de memória de vídeo, que são MUITO bem-vindos. Poderia trocar a fonte por uma de maior qualidade também, não que essa aí seja ruim, longe disso, mas daria para pegar uma XPG Core Reactor ou Super Flower LEADEX III, por exemplo. Daria também para colocar 32GB de RAM em vez de 16GB, por exemplo com essas memórias aqui: Corsair Vengeance RGB Pro SL 32GB (2 x 16GB) 3200mhz CL16. E talvez ainda sobre dinheiro para trocar o Kingston NV2 por um SSD de maior performance, como um WD Black SN770, Kingston KC3000 ou Kingston Fury Renegade.

Agora, com o orçamento de R$7.000,00 pensando em ir com a plataforma AM5, você poderia montar a seguinte configuração:

Para encaixar no orçamento poderia estar optando por uma fonte mais barata, como a Cooler Master que eu recomendei acima.

• Curtir 1
Postado

Fico imensamente grato. Porém na minha vida não tive boas experiências com placas da RADEON, tive muitos problemas com artefatos, será que não seria possível substituir a GPU por alguma da NVIDIA? Isso fazem muitos anos, na época do processador da série FX e tal, não lembro qual gpu era, as peças da AMD estão mais confiáveis agora? Vou com certeza comprar 32gb de RAM, pelas minhas experiências, é quase um must.

Postado
10 horas atrás, crayuu1 disse:

Porém na minha vida não tive boas experiências com placas da RADEON, tive muitos problemas com artefatos

Se entendi corretamente este é um problema físico, e normalmente não vai possuir correlação com a fabricante da placa.

será que não seria possível substituir a GPU por alguma da NVIDIA?

Poderia sim, só teria de se contentar com o fato de estar pagando mais para ter menos desempenho.

Uma placa deles com o mesmo desempenho da RX 6700 XT (é um pouco mais barata enquanto esquenta menos e desempenha quase de forma igual) seria a RTX 4060 TI 8GB (peguei o modelo mais acessível no momento só para demonstrar), que contém uma quantidade pífia de VRAM e um preço mais elevado. Até que no momento a diferença não é tão grande, mas acho absurdo uma placa que custa quase dois salários mínimos vir com somente 8GB, e nem podes considerar a versão com 16GB já que seu preço está na lua e além (R$ 3.100).

Para resumir o extenso debate AMD x Nvidia:

Se consumo elétrico, RT, DlSS e esse tipo de coisa te faz alguma diferença vá na verdinha.

Caso só queira o melhor desempenho bruto (e não pagar um rim numa placa medíocre) vá na vermelhinha.

Isso fazem muitos anos, na época do processador da série FX e tal, não lembro qual gpu era, as peças da AMD estão mais confiáveis agora?

Cerca de 10 anos atrás então, e sim, suas placas estão muito melhores que naquela época. A única coisa que impede a popularização dessas placas é o exagerado boato de que as placas deles são instáveis, possuem excessivos problemas de driver e outras bobagens, isso foi incrivelmente exagerado pela mídia e os "profissionais" sendo que, na época, nem era tão ruim assim quanto muitos dizem. Quando Nvidia têm algum problema no driver basicamente ninguém fala, agora se for AMD pode ter certeza que ninguém mais vai querer comprar a placa.

Caso opte por uma placa deles e não se sinta satisfeito com o que oferece, tens 7 dias corridos para efetuar a devolução gratuita e pedir seu reembolso, é um direito garantido pelo CDC.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Se consumo elétrico, RT, DlSS e esse tipo de coisa te faz alguma diferença vá na verdinha.

Caso só queira o melhor desempenho bruto (e não pagar um rim numa placa medíocre) vá na vermelhinha.

O que seria RT, DISS? Perdão pela pergunta boba.

Cerca de 10 anos atrás então, e sim, suas placas estão muito melhores que naquela época. A única coisa que impede a popularização dessas placas é o exagerado boato de que as placas deles são instáveis, possuem excessivos problemas de driver e outras bobagens, isso foi incrivelmente exagerado pela mídia e os "profissionais" sendo que, na época, nem era tão ruim assim quanto muitos dizem. Quando Nvidia têm algum problema no driver basicamente ninguém fala, agora se for AMD pode ter certeza que ninguém mais vai querer comprar a placa.

Caso opte por uma placa deles e não se sinta satisfeito com o que oferece, tens 7 dias corridos para efetuar a devolução gratuita e pedir seu reembolso, é um direito garantido pelo CDC.

E de fato são apenas boatos? AMD é uma escolha segura tanto quanto NVIDIA? Além de outros elementos como Ray Tracing, etc., essas tecnologias que temos na NVIDIA, há algo para AMD também?

• Moderador
Postado
12 horas atrás, crayuu1 disse:

Porém na minha vida não tive boas experiências com placas da RADEON, tive muitos problemas com artefatos, será que não seria possível substituir a GPU por alguma da NVIDIA?

Então, conforme explicado pelo colega, o problema da Nvidia tem sido o custo-benefício. Da série 4000 eu só recomendaria a partir da RTX 4060 Ti de 16GB (mais de R$3.000,00). As RTX 4070 e 4070 Super são placas muito boas também.

Agora se você olhar pro mercado de usadas talvez você consiga encontrar alguma GPU da Nvidia por um preço interessante, como por exemplo uma RTX 3060 Ti, RTX 3070, RTX 3080 etc.

• Curtir 1
Postado

Entendi, muito obrigado pela ajuda, pessoal!

5 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Confesso que mesmo pesquisando não entendi direito isso, as placas RADEON não tem suporte para RT ou DLSS? Existe alguma tecnologia que "bata de frente"? Se sim, é algo bom? porque o fator RT e DLSS são determinantes?

Desde já, grato!

Postado
3 horas atrás, crayuu1 disse:

O que seria RT, DISS? Perdão pela pergunta boba

Sem problemas, RT é o o encurtamento de um recurso em jogos chamado Ray Tracing (no bom e velho português, traçado de raios) que almeja deixar o jogo mais realista com reflexos e luzes mais completas, o problema é que ele costuma ser muito pesado em qualquer placa de vídeo e muitas vezes você não conseguirá perceber a diferença tanto ao ponto de compensar perder a fluidez. Agora não tenho 100% de certeza nisso, mas pelo que sei ele exige muito dos CUDA cores e RT cores da placa, e os das placas da Nvidia (atualmente) são os melhor desenvolvidos do mercado, é possível que esse estado mude com o lançamento das RDNA 4, que a AMD promete avanço no RT, mas ainda é cedo para saber definitivamente.

DLSS é o acrônimo para Deep Learning Super Sampling (não compensa traduzir, fica bastante confuso) que é basicamente o upscaller por parte da Nvidia, no momento também é o melhor dos três que temos disponíveis (DLSS por parte deles, FSR da AMD e XEss da Intel) em termos de desempenho ganho, qualidade de imagem e fluidez. Eld só está disponível em alguns jogos e infelizmente "precisa" de uma placa RTX, já que segundo eles um hardware específico é necessário para realizar o trabalho, AMD e Intel conseguirão dar compatibilidade com qualquer coisa lançada nos últimos ~15 anos, mas não ganham do DLSS.

Ao meu ver RT nem deve ser considerado caso vá usar uma placa mais fraca que a RTX 4070/ RX 7800 XT ou equivalentes, senão é obrigado a apelar para upscalling direto só para atingir a média dos 60 quadros, a 4060 TI até pode dar conta em alguns jogos caso não se importe de realizar um fine tuning nas configurações, mas eu não contaria com isso.

3 horas atrás, crayuu1 disse:

E de fato são apenas boatos? AMD é uma escolha segura tanto quanto NVIDIA? Além de outros elementos como Ray Tracing, etc., essas tecnologias que temos na NVIDIA, há algo para AMD também?

Uma pequena parcela é verdade, afinal há sempre a possibilidade de problemas com driver gráfico (nesse caso) independente da fabricante da placa. Muita gente que espalha esses boatos nunca nem teve uma VGA da AMD, ou só é vítima do "vírus fanboy" da Nvidia.

Uma dica que basicamente segue para qualquer coisa que quiser obter.

Compre o produto, não a marca.

Depende do que o significa 'seguro' para você. Para mim estes recursos não fazem diferença alguma, mas também, nunca experimentei ambos então vai que eu mudo de opinião?

Não é que "haja" ou não para as mais recentes gerações da AMD, é só que nestes fatores elas perdem, rodam? Rodam, mas não tão bem quanto uma placa da Nvidia.

Na questão do DLSS contra FSR só vendo vídeos para ver a real diferença, mas normalmente se notam mais artefatos ou defeitos visuais na imagem e uma taxa de quadros levemente menor, já com a tecnologia da verdinha é quase impossível falar sobre a diferença entre usá-lo e não usá-lo, parece um pouco mágico mesmo.

Já no RT é bem mais fácil de se ver o soco na cara que as Radeon tomam, veja abaixo como as placas da AMD têm uma queda muito maior no desempenho em relação às suas competidoras GeForce.

Screenshot_20240910-163141-542.png

Screenshot_20240910-163116-260.png

E para tecnologias houveram diversas melhoras nas RX 7000 (RDNA 3), incluindo a adição do suporte à AV1, um encoder/decoder muito bom para trabalho profissional como realização de lives e gravações.

• Curtir 2
Postado

E para tecnologias houveram diversas melhoras nas RX 7000 (RDNA 3), incluindo a adição do suporte à AV1, um encoder/decoder muito bom para trabalho profissional como realização de lives e gravações

Como mencionei, quero para streams também.

Muito obrigado por todos esclarecimentos! Me ajudaram demais!

• Mr. Caio Augusto alterou o título para PC na faixa dos R$ 5.000.00 e na de R$ 7.000.00
Postado

Então no seu caso o ideal é uma placa mais recente por parte da AMD, AV1 realmente faz diferença para quem o precisa, além das outras melhoras tecnológicas que beneficiam o seu uso.

A depender do seu orçamento talvez tenha de cortar alguns gastos na máquina para comportar uma GPU mais potente, ou talvez uma promoção resolverá o problema.

O que eu te indicaria é a RX 7700 XT, que só é uma opção interessante caso custe menos de R$ 2.800, e também te limitaria bastante no resto da configuração.

• Curtir 1
Postado

A RX 6750XT indicada pelo colega no setup de 7K não seria uma boa pedida? Levando em consideração que vou fazer streaming, além de usar para coisas diárias como jogar off live, etc.?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@crayuu1 A depender do streaming a série 7000 pode ter alguma vantagem, por conta do codec AV1 mencionado pelo colega, onde você faz live?

O ideal seria poder pegar a 7700XT 12GB ou uma 4060 Ti de 16GB, claro. Mas como o preço tá meio salgado fica difícil encaixar no orçamento.

Outra opção da série 7000 da AMD seria a RX 7600XT 16GB. Só que ela é outra placa que costuma encontrar um pouco cara demais.

Postado
22 minutos atrás, Batata Defumada disse:

onde você faz live?

Twitch. 

Atualmente uso NVENC por conta da minha placa GTX 1060 fornecer tal encoder, caso opte pela RX 6750XT, qual seria o encoder da placa? É bom? (acredito que a qualidade ficará melhor anyway, né? haha) 

ademais, vale ressaltar que não irei comprar o PC exatamente agora, estou estudando as possibilidades, final do ano/inicio do ano seguinte provavelmente será o momento em que eu irei obter o PC, com isso, surge as dúvidas, existe alguma época do ano (de preferência as que estão por vir) ou algum site que tem boas promoções? Além de que, meus amigos irão final do ano para os EUA, cabe adquirir as peças lá?

• Moderador
Postado

@crayuu1 Então, por enquanto somente lives no YouTube pra fazer uso do AV1 que é onde a série 7000 da AMD se destaca, então uma placa da Nvidia seria uma opção bem melhor. O problema é que a 4060 Ti de 16GB é cara e a versão de 8GB tem pouca VRAM, não acho interessante optar por ela.

Na série 3000 da Nvidia você poderia considerar uma RTX 3060 12GB. E quem sabe no mercado das usadas você encontre uma RTX 3080 por um preço razoável...

Eu estou realmente evitando recomendar as placas com 8GB de memória de vídeo, porque não é uma quantidade que vai te dar segurança pro futuro. Aliás, mesmo atualmente existem cenários que os 8GB de VRAM já limitam a performance. E no seu caso ainda vai estar fazendo streaming...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!