Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tô procurando uma placa de vídeo nova, tô buscando na faixa de 1200. Tava de olho em uma RTX 3050, depois descobri que tem a de 6gb e a de 8gb. Tô com um processador i5 8400. Poderiam me sugerir uma boa opção ou se alguma dessas seriam boas. Queria rodar um bf com qualidade boa e um age 4

• J.Augusto F alterou o título para Upgrade placa de vídeo até R$1.200,00 para Core i5 8400
  • Moderador
Postado

@Fredxis Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Você poderia informar qual é a sua configuração completa atualmente? (CPU, memória, armazenamento, placa de vídeo e fonte)

Nessa faixa de preço, seria interessante aguardar uma promoção para comprar uma Radeon RX 6600, mas por exemplo, Battlefield é um jogo que exige muito de CPU e talvez substituir a GPU não seja a melhor opção.

Postado

Nenhuma das RTX 3050 valem a pena, principalmente a versão de 6GB. Melhor você investir numa RX 6600 ou numa RX 6650 XT da AMD. Tem promoções rápidas onde a RX 6600 aparece por R$1.200, mas a faixa de preço normal é R$1.300-1.400, já a RX 6650 XT custa por volta dos R$1.600. No gráfico abaixo mostra até a RX 6600 XT, que é um pouquinho mais fraca que a RX 6650 XT, e mesmo ela já está acima de uma RTX 3060. Lembrando que a RTX 3060 custa de R$1.800 pra mais.

Screenshot_85.png.3903265807668372575c493802e78af4.png

Postado
28 minutos atrás, Fredxis disse:

Tava de olho em uma RTX 3050

Deu uma revisada nas avaliações? essa é uma das piores placas já criadas.
olha no gráfico acima, até a velha GTX 1660 ti é melhor que ela.

De vez em quando vem um cara falar que está contente com ela, mas isso é porque comprou sem saber nada e agr passa a vida jogando abaixo dos 50 fps ou sem ultra.

Postado
12 minutos atrás, Swalls disse:

22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@GuilhermeGBentão tô começando minhas pesquisas hoje, vi alguns vídeos.. acho que precisava ser compatível com a Intel 

Postado
2 minutos atrás, Fredxis disse:

acho que precisava ser compatível com a Intel 

Não existe nenhuma incompatibilidade entre marcas de placa de vídeo e processador. Na verdade você pode acabar perdendo um pouco de rendimento nas placas modernas por ter um sistema antigo que não suporta o "Resizable BAR", que só é suportado a partir da 10ª geração Intel Core ou 3ª geração AMD Ryzen. Talvez dê uma diferença de 10-20% em alguns games por falta desse suporte aí.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ao pensar em indicações de placa de vídeo, eu sempre penso no ponto de vista da potência do processador. Eu havia pensado, à primeira vista, que a indicação de placas como RX 6600 ou similares, feitas pelos colegas anteriormente, seriam um pouco exageradas para esse processador, mas creio que eu esteja enganado.

Se você tem pelo menos 8GB RAM, e em dois pentes de preferência, então está aproveitando o máximo de performance (em questão de eficiência no processamento por núcleo) que seu processador pode oferecer. Se estiver com menos RAM, ou com apenas um pente, a eficiência efetiva pode estar sendo reduzida quase à metade.

Mas, considerando o melhor dos cenários, seu processador é um hexa-core (isto é, de 6 núcleos) que alcança os 4.0 GHz de frequência (minha linha de base para alto desempenho por núcleo). E nesse caso, as placas de vídeo que podem ser usadas são justamente as indicadas, e algumas outras: desde uma 1650, 1660 ou RX 580, até as RX 6600, 6650XT ou RTX 3060.

Postado
8 horas atrás, Gabriel U disse:

seriam um pouco exageradas para esse processador, mas creio que eu esteja enganado.

Independente disso, não vale a pena investir grana em placas inferiores a RX 6600, a menos que encontradas por um preço justo. GTX 1650 a preço justo seria R$650 nova, menos da metade do desempenho bruto da RX 6600, metade da VRAM e metade do preço. Mas o que você acha por aí é GTX 1650 de R$850-900, esse deveria ser o preço de uma RTX 3050.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Independente disso, não vale a pena investir grana em placas inferiores a RX 6600, a menos que encontradas por um preço justo. GTX 1650 a preço justo seria R$650 nova, menos da metade do desempenho bruto da RX 6600, metade da VRAM e metade do preço. Mas o que você acha por aí é GTX 1650 de R$850-900, esse deveria ser o preço de uma RTX 3050.

Aí... eu sou obrigado a concordar. Embora, para o gamer brasileiro médio, a diferença entre economia absoluta e economia relativa seja sempre algo a se levar em conta. Mas, isso não desabona (ou descredibiliza) em nada as sugestões feitas até o momento...

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Fala pessoal.. eu acabei me perdendo. Gente ainda sigo querendo pegar uma placa de vídeo.. tava vendo que a RTX 3060 tá 100 reais mais caro que a rx 6600. A minha fonte é um 660, vale mais a pena ?

Postado

Se for a 3060 12gb, por 100 a mais realmente vale a pena no lugar da rx 6600.

mas diga o valor real, o mercado já mudou muito, a 6600 nem está mais valendo a pena por 1400,00

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
4 horas atrás, Fredxis disse:

Fala pessoal.. eu acabei me perdendo. Gente ainda sigo querendo pegar uma placa de vídeo.. tava vendo que a RTX 3060 tá 100 reais mais caro que a rx 6600. A minha fonte é um 660, vale mais a pena ?

Qual é o modelo exato da sua fonte? Se não for um bom modelo, precisará trocar, independentemente da placa escolhida.

A RTX 3060 12GB é mais rápida que a RX 6600 e tem 4GB a mais de VRAM (que vão fazer diferença na longevidade). Se o valor for semelhante (ou seja, se a diferença de preço for pequena), a RTX 3060 12GB será sempre mais vantajosa. Contudo, como o colega mencionou, você precisa dizer os preços exatos (pois as duas podem estar caras).

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

Repare que todas as placas deram um salto de valor nas últimas semanas. Isso ocorre porque as lojas precisam ter uma folga para "disfarçar" os descontos falsos na Black Friday.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

@Fredxis As duas estão muito caras (embora, nessa situação, creio que a RTX compense mais).

Sinceramente, nessa altura do campeonato, melhor aguardar a Black Friday.

perdão a intromissão no assunto, mas tenho uma dúvida bem semelhante ao do amigo criador do tópico

então você tem alguma ideia sobre qual o valor aproximado que essas duas placas devem pegar na black friday?

Postado

@Warrior27 o valor justo delas:

1300,00 na 6600 (valor original de 900,00 visto que a 6600 XT começou valendo 1200,00 e era vendida por 950 no ali antes das taxas)

1500,00 na RX 3060 12GB

1500,00 na rx 6650 XT

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Swalls disse:

@Warrior27 o valor justo delas:

1300,00 na 6600 (valor original de 900,00 visto que a 6600 XT começou valendo 1200,00 e era vendida por 950 no ali antes das taxas)

1500,00 na RX 3060 12GB

1500,00 na rx 6650 XT

perfeito meu amigo, muito obrigado

notei que com alguns cupons a rx6600 tava saindo por 1260 semana passada

acredito que vai ter mais desses, vou me atentar pra pegar algum

Postado

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20438/placa-de-Vídeo-msi-GeForce-RTX-3060-ventus-2x-oc-lhr-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-912-v397-050

https://www.terabyteshop.com.br/produto/21631/placa-de-Vídeo-inno3d-GeForce-RTX-3060-twin-x2-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-n30602-12d6-119032ah

Gente ainda tô na busca, tinha comprado pelo site né.. só que o shop que eu trabalho recusou a entrega, agora tô esperando voltar pro depósito pra eu cancelar. Aí fui procurar no boa dica achei a de cima por 1600 aqui no centro. Sabem me dizer a diferença e se vale ?

Em 31/10/2024 às 15:17, KairanD disse:

@Fredxis As duas estão muito caras (embora, nessa situação, creio que a RTX compense mais).

Sinceramente, nessa altura do campeonato, melhor aguardar a Black Friday.

Mó medo da Black fraude.. e já tô um tempo meio agoniado querendo fazer esse UP na placa 

• Coordenador
Postado

@Fredxis Atualizando: lembrei de um detalhe importante: o seu sistema não tem o recurso de Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (S.A.M.). Nessa situação, a perda de desempenho por usar placas PCI-Express x8 como a RX 7600 pode ser bem considerável por conta da limitação do PCI-E 3.0.

Dito isso, pegar a RTX 3060 12GB (que é PCI-Express x16) pode ser o melhor caminho para o seu sistema mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...