Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. Boa tarde!

Notei que de repente o RGB da minha placa de vídeo (RX 7600 Gigabyte) parou de funcionar, ficando uma cor fixa. Achei estranho e tentei resolver com atualização de driver, BIOS da placa-mãe e pelo RGB Fusion, mas o software só permite controlar o RGB das memórias.

Depois, percebi que logo em cima do conector de energia da placa de vídeo tem um LED branco aceso fixo. Isso pode indicar algum problema? Não lembro se esse LED ficava sempre aceso, então associei isso com o RGB ter parado de funcionar.

O PC tá funcionando normalmente apesar disso, nenhum problema aparente.

• Batata Defumada alterou o título para LED branco acima de conector de energia da GPU RX 7600 da Gigabyte é normal?
Postado
2 horas atrás, Batata Defumada disse:

@thelfc Por acaso você checou se o conector de energia da placa de vídeo está adequadamente conectado? Tira e coloca de novo.

O conector está ok. Tirei e coloquei de novo, mas não houve nenhuma mudança.

Procurei no manual de instruções algo relacionado ao LED branco, mas não encontrei.

• Coordenador
Postado

@thelfc O LED branco piscando indicaria problemas na alimentação. O LED branco fixo indicaria que o conector de alimentação não está conectado. Isso na teoria.

Na prática, essas placas da Gigabyte são mal feitas e têm bugs no firmware que controla isso. Minha RX 7600 XT começou a apresentar o mesmo comportamento, embora o controle de RGB funcione. Os dois LEDs brancos dos conectores de alimentação estão ficando acesos o tempo inteiro.

Isso afeta praticamente todas as placas da Gigabyte. Você vai encontrar relatos envolvendo RX 7600, RX 7600 XT, RX 6650 XT, RTX 2060 Super, RTX 2080 Ti, RTX 3070 e por aí vai... Já pesquisei um bocado. Em alguns casos eles forneceram atualizações de firmware, embora tenha demorado meses ou anos. Em outros, não deram a mínima.

Primeiro, tente com outra fonte e veja se o conector da alimentação apaga. Se permanecer, você pode tentar enviar a placa para o RMA. Essas placas da Gigabyte têm pelo menos 3 anos de garantia. Se conseguir a garantia, diga que irá optar pelo dinheiro de volta e compre de outra marca.

Postado
23 minutos atrás, KairanD disse:

@thelfc O LED branco piscando indicaria problemas na alimentação. O LED branco fixo indicaria que o conector de alimentação não está conectado. Isso na teoria.

Na prática, essas placas da Gigabyte são mal feitas e têm bugs no firmware que controla isso. Minha RX 7600 XT começou a apresentar o mesmo comportamento, embora o controle de RGB funcione. Os dois LEDs brancos dos conectores de alimentação estão ficando acesos o tempo inteiro.

Isso afeta praticamente todas as placas da Gigabyte. Você vai encontrar relatos envolvendo RX 7600, RX 7600 XT, RX 6650 XT, RTX 2060 Super, RTX 2080 Ti, RTX 3070 e por aí vai... Já pesquisei um bocado. Em alguns casos eles forneceram atualizações de firmware, embora tenha demorado meses ou anos. Em outros, não deram a mínima.

Primeiro, tente com outra fonte e veja se o conector da alimentação apaga. Se permanecer, você pode tentar enviar a placa para o RMA. Essas placas da Gigabyte têm pelo menos 3 anos de garantia. Se conseguir a garantia, diga que irá optar pelo dinheiro de volta e compre de outra marca.

Andei pesquisando sobre essa atualização de firmware, mas não encontrei no site da Gigabyte pesquisando pelo modelo da placa. Se tivesse disponível, era lá mesmo?

No momento eu não tenho outra fonte pra esse teste, mas testei com outro conector da minha própria fonte e continuou na mesma.

Tenho quase certeza que esse LED começou a acender do nada mesmo, ele não ficava aceso antes, e o RGB acabou dando esse bug ao mesmo tempo. 

• Coordenador
Postado

@thelfc Sim, se houvesse alguma atualização você encontraria uma seção de firmware na aba de suporte no site da Gigabyte. Infelizmente, não há essa atualização para a sua placa e nem para a minha. Talvez exista no futuro, mas é incerto.

Mais tarde ou amanhã irei testar a minha placa com outra fonte e ver o que ocorre. Mas duvido que o problema seja a fonte. Esse bug da Gigabyte é bem conhecido (infelizmente só fui descobrir depois de comprar).

Os LEDs da minha (ela usa dois conectores de 8 pinos) começaram a acender do nada também. Fiquei usando por meses sem problemas e aí ocorreu isso. A falha provavelmente está no firmware ou no próprio circuito controlador dos LEDs.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, KairanD disse:

@thelfc Sim, se houvesse alguma atualização você encontraria uma seção de firmware na aba de suporte no site da Gigabyte. Infelizmente, não há essa atualização para a sua placa e nem para a minha. Talvez exista no futuro, mas é incerto.

Mais tarde ou amanhã irei testar a minha placa com outra fonte e ver o que ocorre. Mas duvido que o problema seja a fonte. Esse bug da Gigabyte é bem conhecido (infelizmente só fui descobrir depois de comprar).

Os LEDs da minha (ela usa dois conectores de 8 pinos) começaram a acender do nada também. Fiquei usando por meses sem problemas e aí ocorreu isso. A falha provavelmente está no firmware ou no próprio circuito controlador dos LEDs.

Se o seu teste funcionar e você puder me informar, agradeço. Se for o caso, vou ver se consigo outra fonte para fazer o mesmo teste.

Não tenho visto nenhum outro indício de problemas com a minha fonte. Mas, se for mesmo algo com ela, acho que ainda consigo acionar a garantia, é uma Super Flower LEADEX III de 550w.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, thelfc disse:

é uma Super Flower LEADEX III de 550w.

Considerando a boa qualidade dessa Super Flower e o histórico das placas da Gigabyte, é ainda mais improvável que o problema seja a fonte.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
18 horas atrás, thelfc disse:

Se o seu teste funcionar e você puder me informar, agradeço. Se for o caso, vou ver se consigo outra fonte para fazer o mesmo teste.

Não consegui fazer o teste com outra fonte ontem. Tentarei neste final de semana.

Contudo, há algo que faço aqui e que parece funcionar na maioria das vezes. Se você puder tentar:

1. Desligue a chave da fonte de alimentação.
  2. Aguarde 10 segundos.
  3. Pressione o botão de ligar o computador por 10 segundos, com a chave da fonte ainda desligada (isso irá descarregar qualquer resquício de energia).
  4. Ligue a chave da fonte de alimentação.
  5. Aguarde 10 segundos.
  6. Ligue a máquina.

Veja se a luz do conector de alimentação se apaga. Isso não indica necessariamente que é problema na fonte, mas talvez uma falha no firmware da placa de vídeo ao interpretar o carregamento dos capacitores.

Postado
2 horas atrás, KairanD disse:
  1. Desligue a chave da fonte de alimentação.
  2. Aguarde 10 segundos.
  3. Pressione o botão de ligar o computador por 10 segundos, com a chave da fonte ainda desligada (isso irá descarregar qualquer resquício de energia).
  4. Ligue a chave da fonte de alimentação.
  5. Aguarde 10 segundos.
  6. Ligue a máquina.

Veja se a luz do conector de alimentação se apaga. Isso não indica necessariamente que é problema na fonte, mas talvez uma falha no firmware da placa de vídeo ao interpretar o carregamento dos capacitores.

Aqui ainda continuou acesa. Vou tentar novamente dessa forma por mais vezes para ver se irá apagar em algum momento.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

@thelfc Ainda não consegui testar com a outra fonte por conta de trabalho acumulado... Preciso de tempo para desmontar as duas máquinas.

De qualquer forma, sugiro fazer um segundo teste (tem funcionado aqui): ao ligar a máquina, experimente segurar o botão de ligar por mais tempo. Isso é, ao invés de apenas apertar, segure por um tempo e veja se a luz fica apagada.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
6 horas atrás, KairanD disse:

ao ligar a máquina, experimente segurar o botão de ligar por mais tempo. Isso é, ao invés de apenas apertar, segure por um tempo e veja se a luz fica apagada.

Que interessante, você saberia explicar qual a diferença de ligar o PC assim e por que isso aparentemente faz o LED se apagar?

• Coordenador
Postado

@Batata Defumada O script do firmware que detecta a presença dos conectores parece ser executado uma única vez, e o tempo de carga e descarga dos capacitores ao iniciar pode influenciar nisso.

Contudo, embora essa técnica tenha funcionado várias vezes aqui, liguei agora e o problema aconteceu...

Enfim, se a Gigabyte não lançar uma atualização de firmware, não há muito o que fazer. Esse é o 4º produto Gigabyte que eu tenho, e é o 4º produto Gigabyte a me trazer dores de cabeça. O chip da AMD (RX 7600 XT) eu adorei, mas o erro foi ter escolhido Gigabyte (que estava bem mais barata na época).

Não recomendo essas bombas para ninguém. O que eu devia ter feito era seguir meus instintos e passar longe, esperando a promoção de algum modelo de outra marca. Agora eventualmente vou acabar enviando essa coisa para o RMA, que não parece ser dos melhores.

• Obrigado 1
Postado
Em 23/09/2024 às 06:11, KairanD disse:

De qualquer forma, sugiro fazer um segundo teste (tem funcionado aqui): ao ligar a máquina, experimente segurar o botão de ligar por mais tempo. Isso é, ao invés de apenas apertar, segure por um tempo e veja se a luz fica apagada.

Opa, tentei por aqui hoje quando fui ligar o PC e continuou na mesma.

Em 23/09/2024 às 14:45, KairanD disse:

Enfim, se a Gigabyte não lançar uma atualização de firmware, não há muito o que fazer. Esse é o 4º produto Gigabyte que eu tenho, e é o 4º produto Gigabyte a me trazer dores de cabeça. O chip da AMD (RX 7600 XT) eu adorei, mas o erro foi ter escolhido Gigabyte (que estava bem mais barata na época).

Não recomendo essas bombas para ninguém. O que eu devia ter feito era seguir meus instintos e passar longe, esperando a promoção de algum modelo de outra marca. Agora eventualmente vou acabar enviando essa coisa para o RMA, que não parece ser dos melhores.

Não sabia que a Gigabyte tinha essas questões. Tenho uma placa-mãe Gigabyte, e esse ano comprei essa placa de vídeo. Talvez ela seja o último produto deles que eu pego então...

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@thelfc Esse método parou de funcionar aqui também.

Estou em uma fase apertada de trabalho agora, mas lá pela metade do mês que vem devo acabar mandando a minha para o RMA: https://community.amd.com/t5/pc-graphics/7600-xt-white-led-lights-on-card-are-always-on/td-p/687012

Contudo, do jeito que esse defeito é comum (em inúmeros modelos de placas Gigabyte, tanto Radeon quanto GeForce), vou é tentar pegar o dinheiro de volta. Não compensa o estresse, mesmo que enviem uma nova a chance desse problema ocorrer de novo é altíssima.

• Curtir 1
Postado

@KairanD É, acho que o jeito aqui vai ser recorrer ao RMA mesmo. O problema é que por enquanto não vou ter outra placa pra substituir, e imagino que esse processo todo demore bastante. Mas como pelo menos a garantia é longa, possivelmente em algum momento eu faça isso e compre outra de um fabricante diferente.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@KairanD Você utiliza sua GPU para trabalho? Eu pergunto porque normalmente você teria que esperar eles tentarem consertar a GPU pra só depois poder requisitar a restituição do valor pago, mas o CDC (Art. 18, parágrafo 3º) permite que o consumidor requeira isso imediatamente quando se tratar de produto essencial.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Esse CDC só vale se o Celso Russomano mandar a placa pra ele e olha lá kkkkk

@thelfc Qual o modelo dessa tua 7600 ? é a cinza da gigabyte ? se for eu tenho uma igual, e ela fica com esse led também no conector de energia, é pra indicar que está conectado, quando a iluminação lateral dela eu uso o programa da gigabyte control algo assim.

Se esse Led no conector estiver PISCANDO é sinal de problema.

Postado
5 minutos atrás, Vigoloide disse:

Qual o modelo dessa tua 7600 ? é a cinza da gigabyte ? se for eu tenho uma igual, e ela fica com esse led também no conector de energia, é pra indicar que está conectado, quando a iluminação lateral dela eu uso o programa da gigabyte control algo assim.

Provavelmente é esse mesmo modelo, GV-R76GAMING OC-8GD.

A questão é que esse LED começou a acender do nada, ele não ficava aceso antes. Coincidentemente, o RGB parou de funcionar e ficou estático ao mesmo tempo que o LED começou a acender.

Instalei esse GCC mas não serviu também. Ele não abre nenhuma função de mexer na cor da iluminação da placa aqui, apenas dos outros componentes - memória, placa-mãe etc.

• Coordenador
Postado
49 minutos atrás, thelfc disse:

É, acho que o jeito aqui vai ser recorrer ao RMA mesmo. O problema é que por enquanto não vou ter outra placa pra substituir, e imagino que esse processo todo demore bastante.

Eu vou torcer para demorar no meu caso. Pois, se passar de 30 dias, isso me dará o direito de exigir o dinheiro de volta ao invés do conserto ou substituição do produto. E isso sem precisar justificar nada.

Citação

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

§ 2° Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.

§ 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

49 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Eu pergunto porque normalmente você teria que esperar eles tentarem consertar a GPU pra só depois poder requisitar a restituição do valor pago, mas o CDC (Art. 18, parágrafo 3º) permite que o consumidor requeira isso imediatamente quando se tratar de produto essencial.

Não acho que esse defeito qualifica o caso do parágrafo 3º, pois o vício não apresenta considerável extensão. Quer dizer, se conseguir justificar bem uma tarefa de trabalho (para qualificar o uso essencial), talvez.

22 minutos atrás, Vigoloide disse:

Qual o modelo dessa tua 7600 ? é a cinza da gigabyte ? se for eu tenho uma igual, e ela fica com esse led também no conector de energia, é pra indicar que está conectado, quando a iluminação lateral dela eu uso o programa da gigabyte control algo assim.

Se esse Led no conector estiver PISCANDO é sinal de problema.

O LED piscando é sinal de problema na alimentação. E o LED ligado é para indicar que o conector da fonte não está conectado. Ou seja, a sua também está com defeito. Bem-vindo ao clube. 🙂

Em funcionamento normal, esse LED precisa estar apagado.

11 minutos atrás, thelfc disse:

A questão é que esse LED começou a acender do nada, ele não ficava aceso antes. Coincidentemente, o RGB parou de funcionar e ficou estático ao mesmo tempo que o LED começou a acender.

O fato do RGB ter parado de funcionar no seu caso pode indicar defeito no chip que controla a iluminação (que parece ser o mesmo que controla o LED do conector).

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, KairanD disse:

O fato do RGB ter parado de funcionar no seu caso pode indicar defeito no chip que controla a iluminação (que parece ser o mesmo que controla o LED do conector).

Mais um motivo para acionar o RMA então...

8 minutos atrás, KairanD disse:

Eu vou torcer para demorar no meu caso. Pois, se passar de 30 dias, isso me dará o direito de exigir o dinheiro de volta ao invés do conserto ou substituição do produto. E isso sem precisar justificar nada.

É o melhor, também prefiro o dinheiro de volta. Mas vou providenciar uma outra GPU antes de qualquer forma, pra não ficar tempos sem o PC só por causa disso.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
5 minutos atrás, KairanD disse:

Não acho que esse defeito qualifica o caso do parágrafo 3º, pois o vício não apresenta considerável extensão.

Bem a forma que eu interpretei o dispositivo é que em se tratando de produto essencial, isso por si só já é uma exceção válida, até porque não faz sentido condicionar esse aspecto à extensão do dano porque acredito que a intenção aqui é evitar que a demora no RMA prejudique o consumidor quando se trata de algo que seja um instrumento de trabalho, por exemplo.

Então ao meu ver basta a existência incontroversa de vício (independente da extensão, desde que se encaixe no caput do Art. 18) + aspecto essencial do produto.

Exemplo de um caso concreto: Reclamação de bem essencial defeituoso dispensa observância de prazo.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Batata Defumada @thelfc Finalmente tive um tempinho e consegui testar com outra fonte (OCZ ModXStream Pro 600W). As luzes não acenderam.

Talvez o meu problema seja diferente do seu, @thelfc, já que o controle de RGB da minha placa funciona. Ainda tenho dúvidas, mas vou adquirir outra fonte (na pior das hipóteses, se a placa apresentar o mesmo problema, a fonte da MSI pode ir para outro computador aqui de casa que está com uma fonte bem simples).

No seu caso o chip controlador do RGB parece estar com defeito mesmo.

• Amei 1
Postado

@KairanD Na verdade a minha está desligado o LED, eu achava q ficava ligado, mas como respondi aqui do trabalho n tinha checado e sim apenas lido nos detalhes da GPU no site da Gigabyte, porém ontem eu por curiosidade de uma olhada pra dentro do gabinete e notei que o led estava apagado, mas pra mim faria mais sentido ele ficar aceso indicando que está recebendo energia da fonte pela entrada.

LEd placa.jpg

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Vigoloide Em alguns modelos da ASUS creio que o comportamento é o contrário: o LED fica ligado. No caso da Gigabyte, para todas as placas, deve ficar sempre desligado. Cada fabricante pode programar isso de uma forma. 😉

Creio que a placa do colega @thelfc possa ter algum dano físico no chip de RGB (que também parece controlar esses LEDs dos conectores). Quanto à minha, vou comprar outra fonte para ter certeza, já que o controlador de RGB está funcionando perfeitamente e o teste com outra fonte manteve a luz de alerta do conector apagada:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!