Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc sempre atingia a maior velocidade de internet aqui de casa, uso um cabo de rede blindado Cat5e, nunca tive nenhum problema com ele. Meu pc sempre atingia em torno de 800mbps até 1gbps, eu fazia testes de internet de vez em quando. Há umas semanas, a internet aqui de casa teve um problema, e passou a atingir apenas 90mbps no máximo. Um técnico veio e arrumou o problema, fizemos os testes no celular e em um notebook ligado no cabo e ambos atingiram em torno de 500mbps até 700mbps. Após isso, vim fazer o teste no meu pc principal novamente, e ele continuou atingindo apenas os 90mbps. Já fiz vários procedimentos que achei pela internet: Reiniciei os adaptadores de internet, reinstalei os drivers, rodei vários códigos no cmd, reiniciei o pc, fiz de tudo. O estranho é que eu testei o mesmo cabo que está no pc no meu notebook, sem mudar nada, apenas tirei do pc e coloquei no note, e a velocidade atingiu os 800mbps lá. Mas aqui no pc não passa dos 90mbps de jeito nenhum. A minha placa de rede aguenta gbps, até porque antes desse problema ela funcionava normalmente. Já tentei mudar a opção de velocidade nas configurações do windows, mas lá aparece apenas até 100mbps, não aparece 1gbps, como se a placa não tivesse.image.png.729a49ad3e4e14f64ef4f5da5b012018.png

Postado
4 minutos atrás, Carlosnobre disse:

@Jougiska É uma BMBH110 H110 M.2 DDR3 LGA1151 da Bluecase

Tá com cara de driver, eu te recomendo fazer a instalação do último driver disponível diretamente do site da fabricante. E também atualizar a BIOS.

Postado

@Jougiska Já havia atualizado o driver de rede, baixei do site da fabricante, desinstalei o que tinha aqui e instalei o novo. Mesmo assim continua do mesmo jeito. Em relação a BIOS, não sei como posso verificar se há alguma atualização para ela, pois não consegui achar nada sobre a BIOS no site.

Postado
10 minutos atrás, Carlosnobre disse:

pois não consegui achar nada sobre a BIOS no site.

Vai estar naquele arquivo do Google Drive quando você clica pra ver os drivers do modelo. Por incompetência da marca não dão acesso a todas as versões, mas a que tem ali deve ser a mais recente.

Postado

Se é o mesmo equipamento de antes então pode ser que na ânsia de resolver instalou um driver errado, mas compatível. Realtek é o mais comum do planeta afinal.

image.png.ece02c4bbc17af51478e861834bf4b95.png

29 minutos atrás, Jougiska disse:

Tá com cara de driver, eu te recomendo fazer a instalação do último driver disponível diretamente do site da fabricante. E também atualizar a BIOS.

Essas placas são de 2015. O padrão gigabit é de 99, Realtek é o maior fornecedor desses chips, então a chance de precisar de uma alteração de BIOS depois do lançamento para corrigir um problema com um chipset tão comum é mínima. 

Note que BIOS é masculino, já que sistema é masculino em português.

Como aí diz Realtek FE foi instalado o driver errado... O dessa placa é o RTL8111H.

E está no Windows.

Basta excluir a placa e reiniciar a máquina...

43 minutos atrás, Carlosnobre disse:

Já tentei mudar a opção de velocidade nas configurações do windows, mas lá aparece apenas até 100mbps, não aparece 1gbps, como se a placa não tivesse.

Isso não é uma opção. Já vi tutoriais e vídeos revolucionários na internet falando para mexer nisso, mas NÃO é uma opção. É um limite. 

Seria legal se a gente pudesse ir lá e marcar a velocidade. Só que não. Isso é um limite e tem outro propósito.

Só o driver pode identificar a velocidade, na hora da conexão, porque obviamente depende do cabo e do que está do outro lado dele.

E nada tem a ver com a internet, com o plano contratado ou com a existência de um. 

A conexão é local e se você não mexer em nada vai ocorrer a 10 100 ou 1000 mbps, em half ou full duplex, na velocidade máxima possível. O esperado.

• Curtir 2
Postado
21 minutos atrás, arfneto disse:

Se é o mesmo equipamento de antes então pode ser que na ânsia de resolver instalou um driver errado, mas compatível. Realtek é o mais comum do planeta afinal.

image.png.ece02c4bbc17af51478e861834bf4b95.png

Essas placas são de 2015. O padrão gigabit é de 99, Realtek é o maior fornecedor desses chips, então a chance de precisar de uma alteração de BIOS depois do lançamento para corrigir um problema com um chipset tão comum é mínima. 

Note que BIOS é masculino, já que sistema é masculino em português.

Como aí diz Realtek FE foi instalado o driver errado... O dessa placa é o RTL8111H.

E está no Windows.

Basta excluir a placa e reiniciar a máquina...

Isso não é uma opção. Já vi tutoriais e vídeos revolucionários na internet falando para mexer nisso, mas NÃO é uma opção. É um limite. 

Seria legal se a gente pudesse ir lá e marcar a velocidade. Só que não. Isso é um limite e tem outro propósito.

Só o driver pode identificar a velocidade, na hora da conexão, porque obviamente depende do cabo e do que está do outro lado dele.

E nada tem a ver com a internet, com o plano contratado ou com a existência de um. 

A conexão é local e se você não mexer em nada vai ocorrer a 10 100 ou 1000 mbps, em half ou full duplex, na velocidade máxima possível. O esperado.

Eu exclui o dispositivo de rede, desinstalei o driver e reiniciei o pc. Ainda continua do mesmo jeito. image.thumb.png.787203bdd7a31a26ac1389f3b92cacf4.png

Postado

@Carlosnobre Entenda o que eu expliquei: na tentativa de resolver algo instalou um driver errado. Só isso.

Ao desinstalar volta para onde tinha começado. Mas com o driver errado não ia resolver nunca.

Se outros equipamentos conectam com o mesmo cabo nas mesmas portas, o mais comum é ter algum desalinhamento naquelas 8 barras metálicas do soquete no computador. Verifique em especial as do meio, 4 e 5 porque não são usadas para gigabit. E a última 8. Pode estar com folga no soquete.

Postado
4 minutos atrás, arfneto disse:

@Carlosnobre Entenda o que eu expliquei: na tentativa de resolver algo instalou um driver errado. Só isso.

Ao desinstalar volta para onde tinha começado. Mas com o driver errado não ia resolver nunca.

Se outros equipamentos conectam com o mesmo cabo nas mesmas portas, o mais comum é ter algum desalinhamento naquelas 8 barras metálicas do soquete no computador. Verifique em especial as do meio, 4 e 5 porque não são usadas para gigabit. E a última 8. Pode estar com folga no soquete.

Como posso fazer essa verificação? É possível que esteja mesmo com alguma folga no soquete? Visto que antes funcionava normalmente e não foi feita nenhuma mudança física nos componentes.

Postado

@Carlosnobre Tudo que quebra tem que estar funcionando antes. Claro que é possível.

Não tem muita ciência nessas coisas. São 8 filamentos metálicos. Verifique. Pode usar uma lente de aumento e uma chave de fenda dessas de ótica.  Pode trocar vários cabos, as tolerâncias vão mudando.

E como já disse nada disso em a ver com a internet, então não perca seu tempo com esses "medidores". Apenas veja o que o sistema indica quando você conecta o cabo. Muito mais simples. E deixe todo o resto no automático.

Postado
5 horas atrás, arfneto disse:

@Carlosnobre Tudo que quebra tem que estar funcionando antes. Claro que é possível.

Não tem muita ciência nessas coisas. São 8 filamentos metálicos. Verifique. Pode usar uma lente de aumento e uma chave de fenda dessas de ótica.  Pode trocar vários cabos, as tolerâncias vão mudando.

E como já disse nada disso em a ver com a internet, então não perca seu tempo com esses "medidores". Apenas veja o que o sistema indica quando você conecta o cabo. Muito mais simples. E deixe todo o resto no automático.

Acabei de verificar o soquete, e aparentava estar normal. Todos os filamentos estavam bem alinhados, e nenhum estava com folga ou algo assim. Passei até limpa-contato para garantir, e mesmo assim não resolveu. Essa placa-mãe é nova, tem menos de 3 meses de uso. Eu nunca tinha tido um problema assim antes. Será que uma formatação no pc seria bem-vinda?

Postado
15 horas atrás, Carlosnobre disse:

Eu exclui o dispositivo de rede, desinstalei o driver e reiniciei o pc. Ainda continua do mesmo jeito. image.thumb.png.787203bdd7a31a26ac1389f3b92cacf4.png

Observe que o driver instalado é o "Realtek PCIe FE Family Controller". Esse "FE" significa "Fast Ethernet", cuja taxa de transferência máxima é de 100 Mbps. Então, ou está instalado um driver errado, ou esse é realmente o limite.

• Curtir 1
Postado

Qual driver devo instalar? Para ter o suporte para gigabit

Em 13/09/2024 às 13:44, Eder Neumann disse:

limpou os contatos do cabo e do conector RJ45 do pc e do roteador?

Sim, e passei limpa-contatos inclusive

Em 13/09/2024 às 00:59, arfneto disse:

@Carlosnobre acho exagero. o problema está só com a conexão. o que o sistema mostra para a conexão? 

e para as prioridades da placa de rede? 

Mostra apenas que a velocidade da conexão é de 100mbps. A prioridade está automática pelo que vi

image.png.af5ed047ca1de840ec651c26564b7441.pngimage.png.9401aeccdee5d35a5ab5c408b3111705.pngimage.png.7036859220b8ff74e2ba306001fdd842.png

Postado

image.png.85c09091af6b931e0482abb4b0b59e5c.png

Continua usando o driver errado. Sua placa usa o RTL8111H.

Esse FE significa Fast Ethernet, o padrão até 1999. 

26 minutos atrás, Carlosnobre disse:

Qual driver devo instalar? Para ter o suporte para gigabit

Nenhum.

Como eu disse, sua placa é de 2015. O padrão gigabit é de 1999.

O windows tem drivers. incluídos para tratar essas placas de 2015.

Não precisa e em geral não deve fazer nada. Deixe tudo no automático

Postado
4 horas atrás, arfneto disse:

image.png.85c09091af6b931e0482abb4b0b59e5c.png

Continua usando o driver errado. Sua placa usa o RTL8111H.

Esse FE significa Fast Ethernet, o padrão até 1999. 

Nenhum.

Como eu disse, sua placa é de 2015. O padrão gigabit é de 1999.

O windows tem drivers. incluídos para tratar essas placas de 2015.

Não precisa e em geral não deve fazer nada. Deixe tudo no automático

Então, eu já desinstalei esse driver e reiniciei o pc, e ele instalou automaticamente o mesmo driver FE. Não fui eu que instalei manualmente, o próprio Windows colocou esse.

Postado
3 horas atrás, Carlosnobre disse:

Então, eu já desinstalei esse driver e reiniciei o pc, e ele instalou automaticamente o mesmo driver FE. Não fui eu que instalei manualmente, o próprio Windows colocou esse.

SE a placa é essa que você disse então em o chipset RTL8111H. 

Não dá pra discutir com o Windows então se assim é apenas baixe um driver para esse chipset, RTL8111H, para sua versão de Windows. E vá no gerenciador de dispositivos e peça para reinstalar o driver a partir de seu disco, e aponte para a asa onde baixou esse trem. Nada mais.

Com esse driver FE não vai conectar em gigabit de jeito nenhum.

Postado
30 minutos atrás, arfneto disse:

SE a placa é essa que você disse então em o chipset RTL8111H. 

Não dá pra discutir com o Windows então se assim é apenas baixe um driver para esse chipset, RTL8111H, para sua versão de Windows. E vá no gerenciador de dispositivos e peça para reinstalar o driver a partir de seu disco, e aponte para a asa onde baixou esse trem. Nada mais.

Com esse driver FE não vai conectar em gigabit de jeito nenhum.

Já tentei com diversas versões de driver, esses da Realtek. Exatamente os que são Gbe, compatíveis com o chipset RTL8111H, e com o Windows 11. Baixei do próprio site da Realtek, também tentei alguns que baixei de outros sites, de versões de 2024, 2023, 2022, até 2015. Sempre desinstalando o antigo e instalando o novo, e mesmo assim quando instalo sempre aparece o bendito PCIe FE. É como se a minha placa não aceitasse de jeito nenhum o driver GBE. Tentei também atualizar o driver pela própria lista de drivers do windows, escolhi o driver PCIe GBE só que mesmo assim aparece o FE depois de instalar. Não faz sentido nenhum isso, minha placa pegava gigabit antes, e agora parece que não pega mais.

Postado

image.png.328b21399e1bf5a8616844fb3c9488be.png

Você quer dizer que se você navega para a pasta onde fez o download desse driver 8111H o windows aceita mas instala outro e não dá erro?

Postado
5 horas atrás, arfneto disse:

image.png.328b21399e1bf5a8616844fb3c9488be.png

Você quer dizer que se você navega para a pasta onde fez o download desse driver 8111H o windows aceita mas instala outro e não dá erro?

Isso mesmo, ele instala sem erro nenhum, mas depois continua aparecendo o driver FE, como se não aceitasse o outro driver.

Postado

@Carlosnobre Claro que realtek deve ser compatível com talvez todo driver da Realtek 8xxx para gigabit porque não houve mudança nisso desde o final do século passado, mas no Windows se a identificação do driver não bater com o que o hardware reporta em geral da o clássico erro de que o "driver falhou ao reiniciar" toda vez que carrega. Ou rejeita logo na instalação.

Parece que falta algo para explicar o que acontece em sua máquina. Sugiro instalar um desses programas de identificação de componentes, tipo SANDRA ou AIDA64 e gerar a lista de componentes e talvez postar aqui para ver se dá alguma ideia do problema.

Mas por certo com um drive FE não vai passar de Fast Ethernet, claro.

Postado
20 horas atrás, arfneto disse:

@Carlosnobre Claro que realtek deve ser compatível com talvez todo driver da Realtek 8xxx para gigabit porque não houve mudança nisso desde o final do século passado, mas no Windows se a identificação do driver não bater com o que o hardware reporta em geral da o clássico erro de que o "driver falhou ao reiniciar" toda vez que carrega. Ou rejeita logo na instalação.

Parece que falta algo para explicar o que acontece em sua máquina. Sugiro instalar um desses programas de identificação de componentes, tipo SANDRA ou AIDA64 e gerar a lista de componentes e talvez postar aqui para ver se dá alguma ideia do problema.

Mas por certo com um drive FE não vai passar de Fast Ethernet, claro.

image.png.0e148864335e2fe8081c4c1ba17b5d3f.pngimage.png.b2d6b3dc8600ce6d8e85a274332e7477.png

Tentei instalar novamente o driver Gbe no windows. O máximo que acontece é ele instalar o driver mas ficar com erro, porque provavelmente o driver não é compatível.

Captura de tela 2024-09-16 210029.png

Captura de tela 2024-09-16 210029.png

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!