Ir ao conteúdo

Disjuntor desarmou após instalação do chuveiro

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite. Sou totalmente leigo em relação a instalações elétricas, mas estou com 2 dúvidas e agradeço quem puder me ajudar.

A primeira é a seguinte:

Eu tinha o seguinte chuveiro (https://www.lorenzetti.com.br/produto/maxi-ducha 220V ~ 5500W 30A) e troquei por outro (https://www.lorenzetti.com.br/produto/bella-ducha-4t 220V ~ 6800W 32A) e meu disjuntor é de 40A. Nos primeiros banhos estava tudo ok, mas depois a luz do banheiro desligou e o chuveiro continuou quente. Quando fui ver o disjuntor, ele estava desarmado. Depois que liguei, somente a luz do banheiro não acende mais. O problema está no disjuntor?? Isso me leva à segunda dúvida.

Moro em um apartamento antigo e tem 4 disjuntores. Um deles desliga toda iluminação da sala, cozinha e banheiro e o outro desliga dos 2 quartos. Os outros 2 disjuntores parece que não está ligado em nada. Minha dúvida é: é normal ter um disjuntor para mais de 1 cômodo? Seria ideal trocar todo o disjuntor e toda a fiação?

Desde já agradeço quem puder me dar uma luz!

• Solução
Postado
1 hora atrás, Leobaldo72 disse:

Eu tinha o seguinte chuveiro (https://www.lorenzetti.com.br/produto/maxi-ducha 220V ~ 5500W 30A) e troquei por outro (https://www.lorenzetti.com.br/produto/bella-ducha-4t 220V ~ 6800W 32A) e meu disjuntor é de 40A.

Eu fiz exatamente a mesma coisa. Meu disjuntor é de 32A e nunca desarmou, talvez

porque eu nunca uso a temperatura 4.

Nos primeiros banhos estava tudo ok, mas depois a luz do banheiro desligou e o chuveiro continuou quente. Quando fui ver o disjuntor, ele estava desarmado. Depois que liguei, somente a luz do banheiro não acende mais

Me parece que sua lâmpada queimou. 

Pelo disse, entendi que ela não tem nada a ver com o chuveiro. 

Moro em um apartamento antigo e tem 4 disjuntores. Um deles desliga toda iluminação da sala, cozinha e banheiro e o outro desliga dos 2 quartos.

Sendo antigo, condiz com as normas de antigamente, até aí tudo bem. 

Os outros 2 disjuntores parece que não está ligado em nada

Esses devem ser do chuveiro. 

Ou então de tomadas. Desliga eles e procura o que não funciona. 

Minha dúvida é: é normal ter um disjuntor para mais de 1 cômodo?

Hoje, é normal um cômodo ter vários disjuntores. A cozinha por exemplo, precisa de um disjuntor pra geladeira, outro pra forno, fogão (caso seja elétrico), demais tomadas e assim por diante. 

Assim como disjuntor pra lavanderia, outro pra sala, quarto, tudo separado. 

Seria ideal trocar todo o disjuntor e toda a fiação?

Depende. Mas são raros os casos em que se aproveita alguma coisa. 

• Curtir 2
Postado
Em 30/09/2024 às 00:53, Renato.88 disse:

faço desse texto meu diagnóstico também.

pifou a lampada, causou curto que desarmou o disjuntor da lâmpada por isso o chuveiro seguiu ligado

Postado

Eu fiz exatamente a mesma coisa. Meu disjuntor é de 32A e nunca desarmou, talvez

Sendo antigo, condiz com as normas de antigamente, até aí tudo bem. 

Esses devem ser do chuveiro. 

Ou então de tomadas. Desliga eles e procura o que não funciona. 

Hoje, é normal um cômodo ter vários disjuntores. A cozinha por exemplo, precisa de um disjuntor pra geladeira, outro pra forno, fogão (caso seja elétrico), demais tomadas e assim por diante. 

Assim como disjuntor pra lavanderia, outro pra sala, quarto, tudo separado. 

Depende. Mas são raros os casos em que se aproveita alguma coisa. 

Obrigado meu amigo.

Depois que troquei a lampada não teve mais nenhum problema em relação ao Disjuntor. Não desarmou nenhuma vez!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É disjuntor NEMA ou DIN? Disjuntores NEMA precisam ser instalados na mesma corrente do equipamento ligado, diferente dos DIN que tem que estar um pouco acima.
Tanto que em instalações antigas com disjuntores NEMA era comum ver disjuntor de 10A ao invés de 15A, 25A ao invés de 30A, etc.

Em 29/09/2024 às 23:42, Leodiasp disse:

Minha dúvida é: é normal ter um disjuntor para mais de 1 cômodo? Seria ideal trocar todo o disjuntor e toda a fiação?

Depende. Pode sim ter disjuntor para todas as tomadas da casa, exceto cozinha e área de serviço. Esses cômodos precisam ter seus próprios disjuntores.
Quanto a iluminação, pode ter um disjuntor só pra toda a iluminação da casa sem problemas, mas que eu me lembre tem um limite de potência de acordo com a norma que é permitido fazer isso, acho que é 1200W, e se passar disso tem que dividir a iluminação em dois ou mais disjuntores. Lembrando que cada bocal de luz precisa ser calculado como se fosse uma lâmpada de 100W.
Agora acho estranho o chuveiro desarmar a luz ao invés do próprio chuveiro...

Postado
21 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

É disjuntor NEMA ou DIN? Disjuntores NEMA precisam ser instalados na mesma corrente do equipamento ligado, diferente dos DIN que tem que estar um pouco acima.
Tanto que em instalações antigas com disjuntores NEMA era comum ver disjuntor de 10A ao invés de 15A, 25A ao invés de 30A, etc.

É disjuntor DIN. 

Quando troquei o chuveiro, uma vez coloquei no 4 e medi com o alicate amperímetro, deu 28A. 

Mas aqui é raro fazer frio, só coloquei esse chuveiro porque ganhei ele e o outro que estava era velho já. 

25 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Agora acho estranho o chuveiro desarmar a luz ao invés do próprio chuveiro...

O que entendi, foi a própria lâmpada que desarmou o disjuntor. 

As lâmpadas eletrônicas podem entrar em curto. 

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Renato.88 disse:

É disjuntor DIN. 

Quando troquei o chuveiro, uma vez coloquei no 4 e medi com o alicate amperímetro, deu 28A. 

Mas aqui é raro fazer frio, só coloquei esse chuveiro porque ganhei ele e o outro que estava era velho já. 

Então realmente, não desarmou porque não usou ele no máximo...

21 horas atrás, Renato.88 disse:

O que entendi, foi a própria lâmpada que desarmou o disjuntor. 

As lâmpadas eletrônicas podem entrar em curto. 

Nesse caso então foi uma bela coincidência ter acontecido logo após ter trocado o chuveiro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...