Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa boa

To com um Ryzen 5 5500 e uma placa-mãe biostar b350gt3, uso o air cooler rise mode g800 que é ok pra o processador em questão e tenho um air fow considerável também, 3 fans puxando o ar e 3 tirando do gabinete, porém, a temperatura do processador chega a bater 90 graus em casos de teste de estresse, outra coisa que reparei é que a temperatura do software da AMD mostra uma temperatura um pouco menor que o software da HWMONITOR, minha questão maior é que em IDLE ele fica na cada dos 60 graus e no uso básico de navegador com youtube/twitch ele bate 67 graus. alguém tem ideia do que pode ser e se tem como da uma diminuida nisso, pensando em fazer um undervolt. OBS: meu gabinete é um pichau gadit, tem bastante entrada e saída de ar.comjogoaberto.thumb.jpg.fef9361522021b2d1b02005850b4e633.jpg
semjogoaberto.thumb.jpg.3e678d7d741ba1b79bc1c20974f121c8.jpgtestedeestresse.jpg.00c00f16e808ae1aba2f36e252e31a8c.jpg

88 graus ele bateu quando tava jogando o Throne and Liberty com tudo no low.

Postado

teu gabinete ta quentinho, tem Fan ligada nele?

vi so as foto e não li o texto 🤦‍♂️

verifique se as fans estão corretamente instaladas e se a velocidade delas é suficiente para o estresse aplicado no cpu.

se for o caso coloque pelo menos 1 na placa-mãe pra ela tentar controlar melhor a temperatura do gabinete caso você esqueça de ajustar a velocidade.

outra coisa, cheque na BIOS como anda a configuração de velocidade da ventoinha para ver se as velocidades estão compatíveis com a temperatura.

idealmente a 75°C ja deveria estar perto do máximo.

• Curtir 1
Postado

Pelo tipo de cooler que você tem e pela forma que sua placa-mãe está lidando com esse CPU, eu diria que a temperatura está normal. Pode ver que a placa-mãe está jogando quase 1.4V com picos de 1.43V pro CPU no primeiro print, que é quando o CPU está acima dos 80ºC, e parece que está rodando uma carga considerável. No segundo print, quando a placa-mãe está fornecendo menos de 1V, numa carga aparentemente mais leve, a temperatura já caiu para a faixa dos 50ºC, que é normal.

O sensor que você deve olhar no HWMonitor é o sensor "Cores (Max)" que pega a temperatura mais quente na parte interna da CPU. Esse sensor também está mais condizente com o que é reportado pelo Ryzen Master, o aplicativo oficial da AMD. Pra falar a verdade, eu nem recomendo que você use o HWMonitor, é um programa bem meia-boca que costuma fazer bagunça nas informações dos sensores. O app mais completo e preciso para informações gerais do seu hardware é o HWiNFO64.

Resumindo: se você quiser esfriar seu CPU, vai ter que dar um jeito de evitar que a placa-mãe fique jogando tensões altas pra ele, acima de 1.4V. Sugiro procurar aprender a usar o PBO2.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, guilhermebrio disse:

... tenho um air fow considerável também, 3 fans puxando o ar e 3 tirando do gabinete ... pichau gadit, 

Quantidade de fans no gabinete não bem é sinônimo de bom airflow.

Airflow significa um fluxo de ar numa mesma direção, com o mínimo de interferência - o que provoca turbulência;  renovando o ar do interior do gabinete o mais rápido possível.

O 3 fans  de entrada e fans 3 de saída sugerem que tem dois no topo, sendo que o que esta na frente do fan do air cooler esta roubando ar fresco do fan do air cooler, mais atrapalhando do que ajudando.

Configuração de fans ótima para uso de air cooler:

Airflow-air-cooler.jpg

Beneficio extra de ter mais fans de entrada do que saída, a pressão interna do gabinete fica positiva, o que minimiza a entrada de poeira. 

Obviamente isso ajuda, mas não é causa nem solução do problema do seu CPU estar esquentando tanto, as Biostar tem um VRM apresentando problemas, o que pode ser a causa das tensões excessivas.

O air cooler Rise Mode G800 é fraco - fans de 90mm; tem comparativo da versão GMRGB do AliEx - é o mesmo cooler; e foi inferior ao ReDragon Ty, DeepCool Gamaxx 400 v2, air coolers com 4 heatpipes e fan de 120mm. Mas deveria ser capaz de resfriar melhor o Ryzen 5500.

• Curtir 1
Postado

@Eder Neumann Obrigago pelas observações, quanto as fans do gabinete to pensando em trocar pois realmenta são bem ruinzinhas, pode não ta tirando o ar suficiente do gabinete ou puxando ar para dentro e testar deixar uma direto na placa-mãe para ver como ela vai funcionar em relação as outras.

@GuilhermeGB Obrigado, fiquei pensativo porque antes tava usando um Ryzen 7 5700x com o coolerbox padrão da AMD e a temperatura não chegou nem perto disso, acredito que tenha algo relacionado a este processadoer em questão, mas, de toda forma devo fazer um under volt só pra manter trabalhando mais frio, 88 jogando to achando muito extremo. Fico pensantivo também em questão da minha placa-mãe ser meio antiga e funcionar os processadores de quinta geração com BIOS ''adaptadas'' que eles fornecem no site.

@1lokos Obrigado pelas observações e dicas, minha disposição das fans estão exatamente desta forma, inclusive a de cima que roubaria o ar frio ta desligada justamente por isso, to pensando em trocas as fans pois são bem fracas, sei que o cooler que to usando é bem basiquinho mas ainda assim acredito que a temperatura ta muito maior que o normal visto que tava usando um Ryzen 7 5700x antes deste processador e a temperatura ficava bem longe disso no estresse, com o coolerbox AMD

image.thumb.png.42f7ff162d462578ff079ac3ecb12858.png
Porém, monitorando no sotware direto da AMD ao menos em IDLE ele ta bem OK, só o EDC que sempre fica bem alto, tentei diminuir pela configuração de alimentação do windows mas não tive resultados significantes.

Postado

@guilhermebrio nem todo CPU se comporta da mesma forma, a própria placa-mãe lida com eles de formas diferentes. O 5700X mesmo é uma versão do 5800X com os limites de energia travados pra baixo, então ele consegue ser bem eficiente tanto em relação a energia quanto temperatura. Com relação ao EDC, é completamente normal ele ficar elevado, esse valor se refere ao pico de corrente no VRM, e o pico sempre será bem mais alto que a corrente média.

Meu Ryzen 5 3600 em stock esquentava, mas eu já dei uma jeito de fazer undervolt logo nos primeiros dias. Percebi que ele estava operando igual ao seu 5500 também, tensão acima dos 1.4V, então em estresse máximo ele pegava mais de 80-85ºC facilmente. Por sorte meu CPU é bom de undervolt, então consegui travar o clock a 4.2GHz com o Vcore travado a 1.18V, agora a temperatura máxima fica por volta dos 70ºC em estresse. Pra CPUs 5000 não compensa travar o Vcore, é melhor mexer no Curve Optimizer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!