Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

Não sou apenas eu dizendo isso, mas os próprios dados de fixes (não há grande distância).

Aqui ele só compara o número de releases e fixes dos drivers, mas esse não é um bom parâmetro... Imagina que é possível que, embora em mesmo número, o % de afetados seja muito diferente. Um bug corrigido pode ter diferentes 'gravidades' também, desde um pequeno defeito visual que quase não atrapalha até uma falha catastrófica no sistema. Na minha experiência pessoal, tela preta e reiniciar do nada sempre foram muito mais comuns com placas AMD - pra não dizer frequentes e praticamente inexistentes com Nvidia. E é certeza de ser problema com as placas (se é com a unidade específica dei muito azar, já que foram 3 diferentes ao longo dos anos), porque o resto da plataforma se manteve sempre a mesma e com fonte excelente. Outra coisa a notar é que esse vídeo tem um disclaimer de 'propaganda paga' no início, se foi a AMD que pagou eu não sei, mas é dos setores nos quais eles mais investem em marketing (pequenos e médios influencers).

Nós não temos mais a opção de fazer enquetes aqui no fórum, né? Eu acho que seria bem interessante e representativo sondar a opinião do pessoal a respeito. Embora placas AMD sejam mais comuns aqui no Brasil, ainda fico com a sensação que recebemos desproporcionalmente muito mais problemas relacionados a elas aqui no fórum.

Além de canais como o Hardware Unboxed (mencionado) e outros.

Nesse ele manda um 'as for display drivers, I know people like to rag on AMD here and maybe rightfully so in some instances, but the truth is...' e aí segue pro mesmo argumento do outro canal, de simplesmente comparar numericamente número de fixes/releases, que como eu argumentei antes, não é um bom parâmetro. O que eu acho, do ponto de vista de desenvolvimento de jogos: acaba sendo invariavelmente mais importante garantir que o jogo rode bem nas placas mais comuns, ponto. A preocupação de otimizar pra uma placa que ocupa 0,0...% do mercado consumidor é ínfima, mas pra uma 3060, 4060, 1650, 3070, etc., é enorme. Claro que tem jogos 'perceiros' da AMD também, mas partindo desse princípio, acaba sendo natural que placas AMD saiam prejudicadas na maioria dos casos. Esse negócio de não atualizar no 1o dia o driver, concordo plenamente contigo se tratando de AMD, mas praticamente nunca tive problema com Nvidia. Só teve 1 ou 2 vezes que rolou treta, auto-resolvida só de clicar no botão de 'reinstalar' o driver. Já com AMD a saga de DDU > instalar driver antigo sempre foi constante, mesmo depois que passei a atualizar só pros drivers WHQL.

No mais, mesmo para a RTX 4060 Ti o uso de ray tracing é questionável.

Em 1080p, eu uso ray tracing com a 4060 em todos os jogos em que ele não é 'quebrado' bem de boa (tem vários exemplos de casos nos quais foi mal implementado, ou às pressas, e mesmo numa 4080 roda mal ou come muito desempenho pra uma melhora visual questionável).

Quanto ao frame gen, vale lembrar que, além do FSR3 (que funciona em qualquer placa de vídeo e é inferior ao DLSS3 da Nvidia), a AMD tem o AFMF2 (que funciona em qualquer jogo, mesmo que não exista FSR implementado) como diferencial.

O AFMF2 não é também baseado em software e inferior ao frame gen? O 2 eu não sei, mas tinha visto uma comparação com o 1 e também o Lossless scalling (programa que tem o mesmo objetivo) e a hierarquia do melhor pro pior ficava tipo frame gen > lossless scaling > AFMF.

2 horas atrás, EmanuelBJJ disse:

E cara, não sei se nós dois não estamos vivendo na mesma realidade, mas eu vi as diferenças entre as tecnologias apliacadas na prática, e sim, são equivalentes.

O frame gen e o AFMF2 eu não sei como se comparam, mas é insanidade dizer que o FSR é equivalente ao DLSS. Talvez você precise de óculos (e não tô nem brincando).

2 horas atrás, EmanuelBJJ disse:

O que eu estou tentando dizer é que ela é uma placa de vídeo que vai proporcionar uma experiência de desempenho em >jogos< que uma RTX custaria bem mais para proporcionar. E em que mundo uma 7700 iria sair o mesmo valor? Nós estamos falando de placas que custam 2k, citar uma que custa 3 mil, à vista, porque se parcelar vai pra quase 3.5k

O meu ponto é só que se vai gastar 2300 numa 6750 xt, vale a pena considerar se não é melhor 2500-2700 numa 7700xt (preço na Kabum há 12 dias) ou 1700 numa 4060 (preço na Kabum há 5 dias).

Postado

@Shaman93

2 horas atrás, Shaman93 disse:

O meu ponto é só que se vai gastar 2300 numa 6750 xt, vale a pena considerar se não é melhor 2500-2700 numa 7700xt (preço na Kabum há 12 dias) ou 1700 numa 4060 (preço na Kabum há 5 dias).

Pô, são ótimas opções também. A 4060, de forma geral, é uma baita placa, (só não comprei uma 4060TI devido o volante foi 2.7k à vista, não tem santo que aguente) eu acho ela superior a quase todas desta lista, exceto a 6750. Em relação a 7700xt... Já não digo. O desempenho dela costuma ser de 10 a 15% superior, e as tecnologias que ela tem a mais também não fazem enorme diferença, tanto que falando de cabeça aqui só me lembro do AV1, Cache e RDNA 3. Em promoção pode até valer a pena, sabe, mas no full price já acho uma troca meio "méh". Sem contar que pro pessoal que parcelou em 10/12x, se uma 6750 vai pra 2.5, uma dessas vai pra 3k. Aí eu digo, é melhor tu aguentar a ansiedade e lança logo uma 4060ti, sacou? Mas eu entendi seu ponto e concordo pra caramba em partes

@Erso Qual é exatamente o modelo da sua 6750? Eu fui pesquisar aqui e vi vários vídeos de gameplays com ela, e um deles, inclusive, estava rodando 4k 60frames.

Postado
53 minutos atrás, EmanuelBJJ disse:

@Erso Qual é exatamente o modelo da sua 6750? Eu fui pesquisar aqui e vi vários vídeos de gameplays com ela, e um deles, inclusive, estava rodando 4k 60frames.

A minha 6750XT é modelo MSI MECH 2X 12G V1. Mas ela roda muita coisa em 4K, só é como eu disse, precisa ajustar muito bem as configurações porque ela esquenta muito fácil por conta da refrigeração subdimensionada.

Postado

@Erso Eu pesquisei aqui sobre esse modelo e não vi muita coisa à respeito, mas realmente, 6750 já é uma placa que esquenta, se o modelo não for bem construído aí é tenso. Mas tu não conseguiu jogar o Pacific porque?

Postado
11 horas atrás, EmanuelBJJ disse:

@Erso Eu pesquisei aqui sobre esse modelo e não vi muita coisa à respeito, mas realmente, 6750 já é uma placa que esquenta, se o modelo não for bem construído aí é tenso. Mas tu não conseguiu jogar o Pacific porque?

Pelo o que andei lendo, os modelos triple fan da 6750 se saem bem melhor no quesito refrigeração. No caso do Pacific Drive o jogo crashava demais aleatoriamente e na época era por conta de "incompatibilidade" do driver AMD versão 24.7.1, onde alguns usuário relatavam que fazendo o downgrade deixava o game mais estável, mas não quis mexer com isso, já que meus outros games estão rodando bem. Atualmente com a versão 24.9.1 não sei como está rodando o game, se lançaram algum patch de correção.

• Coordenador
Postado
17 horas atrás, Shaman93 disse:

Imagina que é possível que, embora em mesmo número, o % de afetados seja muito diferente. Um bug corrigido pode ter diferentes 'gravidades' também, desde um pequeno defeito visual que quase não atrapalha até uma falha catastrófica no sistema.

Ele comenta isso no vídeo (inclusive essa foi a conclusão). Os dados apontaram que os drivers da AMD tinham, de fato, mais registros de falhas "graves". Contudo, mesmo assim, esses registros não eram frequentes, cabendo destacar que a Nvidia também os apresentava (em proporção menor, mas não "ordens de grandeza" menor como os comentários no Reddit fazem parecer).

Onde a falha acontece impacta muito também, como você indicou. Recentemente os drivers da AMD parecem ter tido um problema no CoD Warzone e, como é um jogo muito popular, é normal esperar mais reclamações.

Enfim, isso é algo que, de fato, é difícil de mensurar. Mas o ponto principal nem seria "um é mais frequente que o outro", e sim como será a experiência final (vulgo: no final das contas, funciona bem ou não?). 🙂

Na minha experiência pessoal, tela preta e reiniciar do nada sempre foram muito mais comuns com placas AMD - pra não dizer frequentes e praticamente inexistentes com Nvidia. E é certeza de ser problema com as placas (se é com a unidade específica dei muito azar, já que foram 3 diferentes ao longo dos anos), porque o resto da plataforma se manteve sempre a mesma e com fonte excelente.

A minha experiência pessoal foi oposta: minhas placas da Nvidia foram mais problemáticas, a ponto de sofrer com problemas como o sistema não retornar da suspensão e jogos pararem de funcionar (GeForce GTX 1070 Ti), ou então de ter superaquecimento por falha de driver (GeForce GT 740M, no laptop, mas como já é bem antiga, não acho que seja critério para avaliar a situação hoje). Também sempre usei fontes de alimentação confiáveis.

Tenho uma Radeon RX 570 4GB há muitos anos em um dos PCs aqui e deu problema apenas uma vez, quando o Windows Update (do Windows 10 Home) instalou automaticamente uma nova versão do driver e quebrou o Adrenalin (o programa não abria, mas os jogos ainda funcionavam). Talvez porque deixei o driver muito tempo sem atualizar... Quanto à Radeon RX 7600 XT, ainda não tive problemas.

Tive também uma GeForce GTX 760, que começou a apresentar o erro 43 com alguma frequência e reinstalei o driver algumas vezes. Contudo, era falha de hardware, pois pouco tempo depois a placa parou de funcionar (solda BGA com problema, algo típico dos chips Kepler). Ela não chegou a completar 5 anos.

Tive outras placas também, mas nessa época a AMD nem sequer havia adquirido a ATI e o slot usado nas placas-mãe ainda era o AGP (cheguei a tentar rodar coisas em uma fraquíssima GeForce FX 5200. Pois é, eu já sofri bastante...). 😅

É claro que nossas experiências pessoais interferem na nossa visão. Mas, apesar disso, não descarto comprar placa da Nvidia no futuro caso encontre alguma interessante.

Outra coisa a notar é que esse vídeo tem um disclaimer de 'propaganda paga' no início, se foi a AMD que pagou eu não sei, mas é dos setores nos quais eles mais investem em marketing (pequenos e médios influencers).

É uma possibilidade (sempre existe). Contudo, esses dados são públicos, ou seja, qualquer pessoa poderia acessar, e a conclusão do vídeo é no máximo neutra com relação à AMD (e puxando mais para o lado negativo).

Nós não temos mais a opção de fazer enquetes aqui no fórum, né? Eu acho que seria bem interessante e representativo sondar a opinião do pessoal a respeito. Embora placas AMD sejam mais comuns aqui no Brasil, ainda fico com a sensação que recebemos desproporcionalmente muito mais problemas relacionados a elas aqui no fórum.

Não temos mais as enquetes mesmo... E essa questão que você comentou é interessante: as placas da AMD devem ter uma representação muito maior aqui no Brasil do que, por exemplo, nos Estados Unidos.

Quanto aos relatos no Fórum, também não são o parâmetro ideal... Por exemplo, quando você comentou sobre a primeira página do setor, eu dei uma olhada nos tópicos e acho que apenas um deles estava claramente associado a drivers. Dois tinham relação com uma fabricante (Gigabyte, e o mesmo problema acontece com as Nvidia), outro parecia problema de hardware ou fonte (reinstalar ou mudar a versão do driver não resolvia), um tinha artefatos (provavelmente defeito na GPU) e por aí vai...

Além disso, cabe destacar que os "frankenstein chineses" são muito mais frequentes com placas da AMD. Ou seja, placas com GPUs surradas em mineração e/ou com BIOS alteradas (como as Radeon RX 570, RX 580, RX 6600M, RX 5500 XT, RX 5700 XT e outras). Eu diria que vários dos problemas relatados parecem ser associados a esse tipo de produto (e disso daí podemos esperar qualquer tipo de falha).

O que eu acho, do ponto de vista de desenvolvimento de jogos: acaba sendo invariavelmente mais importante garantir que o jogo rode bem nas placas mais comuns, ponto. A preocupação de otimizar pra uma placa que ocupa 0,0...% do mercado consumidor é ínfima, mas pra uma 3060, 4060, 1650, 3070, etc., é enorme. Claro que tem jogos 'perceiros' da AMD também, mas partindo desse princípio, acaba sendo natural que placas AMD saiam prejudicadas na maioria dos casos.

Sim, isso é verdade. O peso da presença de mercado da Nvidia influencia no desenvolvimento de jogos, priorizando-a. Por outro lado, a AMD domina os consoles atuais (Playstation 4/5 e Xbox One/Series), que são praticamente computadores, e muitos dos jogos na versão de PC são portados a partir desses consoles. Isso também pode influenciar, e nesse caso beneficiando a AMD.

Vale destacar também a questão do overhead dos drivers da Nvidia, que puxam mais recursos do sistema (em computadores limitados e jogos CPU bound, as Radeon podem levar alguma vantagem). E eu coloco como vantagem da AMD também o fato dos drivers serem desenvolvidos predominantemente em código aberto, assim como várias de suas tecnologias, o que permite manter as placas "vivas" mesmo após o término do suporte oficial e beneficia o ecossistema da computação, em termos éticos, como um todo.

Esse negócio de não atualizar no 1o dia o driver, concordo plenamente contigo se tratando de AMD, mas praticamente nunca tive problema com Nvidia. Só teve 1 ou 2 vezes que rolou treta, auto-resolvida só de clicar no botão de 'reinstalar' o driver.

Os problemas que você teve foram facilmente contornáveis. Contudo, poderiam nem ter ocorrido caso você esperasse algum tempo antes de atualizar para a última versão... Eu sempre digo que não é interessante ficar atualizando drivers constantemente, ainda mais logo após o lançamento, independentemente do modelo da placa. 😉

Em 1080p, eu uso ray tracing com a 4060 em todos os jogos em que ele não é 'quebrado' bem de boa (tem vários exemplos de casos nos quais foi mal implementado, ou às pressas, e mesmo numa 4080 roda mal ou come muito desempenho pra uma melhora visual questionável).

Em alguns jogos, o ray tracing é tão leve que até placas como a minha RX 7600 XT conseguem rodar com pouco impacto. Contudo, em um panorama geral, o desempenho de placas como a RTX 4060 cai para menos da metade, em média, com esse recurso. Sim, o trabalho feito pelos desenvolvedores de boa parte dos jogos é questionável (para não dizer "tosco"), mas infelizmente a realidade é essa.

É claro que em alguns jogos fica possível usar, e que a GeForce terá vantagem, mas a partir do momento em que é necessário reduzir a qualidade gráfica ou ligar upscaling para ativar o ray tracing, não acho que ele seja interessante. Para quem quer ter esse recurso como "garantido", eu sempre recomendo pelo menos a RTX 4070.

O AFMF2 não é também baseado em software e inferior ao frame gen? O 2 eu não sei, mas tinha visto uma comparação com o 1 e também o Lossless scalling (programa que tem o mesmo objetivo) e a hierarquia do melhor pro pior ficava tipo frame gen > lossless scaling > AFMF.

Acredito que o AFMF2 é baseado em software e roda por fora da engine. Ou seja, certamente é bem inferior a um recurso de frame gen implementado pelos próprios desenvolvedores do jogo dentro da engine. Contudo, nem sempre essa implementação nativa existe, e é aí que o AFMF2 entra (você só usa se não houver solução nativa). Ele ficou bem melhor que a versão inicial (AFMF, que tinha diversos problemas), mas não sei como se compara com o Lossless Scaling atualmente.

O frame gen e o AFMF2 eu não sei como se comparam, mas é insanidade dizer que o FSR é equivalente ao DLSS.

A qualidade da imagem final gerada pelo DLSS de fato é melhor (o que eu diria que é esperado). Contudo, eu recomendo evitar upscaling em 1080p, porque a perda é muito mais fácil de perceber que em 1440p ou 4K, por exemplo. Na minha opinião, o upscaling "brilha" é em altas resoluções.

Aqui eu prefiro reduzir um ou outro efeito de qualidade ao invés de ligar o upscaling em jogos muito pesados. Porém, o panorama geral não é bom, porque os desenvolvedores de jogos parecem estar contando cada vez mais com o upscaling como "muleta". Isso é um perigo em termos do quanto vão se esforçar (ou não) para otimizar os jogos.

É, por esse ponto de vista de fato as outras opções compensariam. Só precisa ter paciência para aguardar promoções. Este site é bem interessante para acompanhar: https://placasdevideo.app.br/

14 horas atrás, Erso disse:

A minha 6750XT é modelo MSI MECH 2X 12G V1.

Eu quase comprei essa placa na Black Friday do ano passado. Fiquei com receio justamente porque o dissipador e a construção não me agradavam. Acabei comprando a RX 7600 XT Gaming OC e me arrependi. Não por conta da GPU (RX 7600 XT), mas por ter pego um modelo da Gigabyte, que me decepcionou no quesito construção. O preço era tentador na época (R$ 2.050,00), mas hoje eu esperaria e compraria de outra marca em promoção...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!