Ir ao conteúdo

Dois provedores de internet num mesmo switch sem load balance, é possível ?

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde à todos,

Trabalho em uma empresa cujo o rapaz que cuida da parte de informática me falou que há muito tempo atrás eles tinham suas duas conexões (vivo e claro) atuando juntas no mesmo switch, uma cobrindo a queda da outra e sem qualquer tipo de load balance, apenas os roteadores a comodato das provedoras e um switch da TP-Link que eles compraram, o  tl sg3428 (https://www.tp-link.com/br/business-networking/managed-switch/tl-sg3428/).

A minha pergunta é, tem como fazer isso sem um load balance unificando as conexões ? 

Não sei se ajuda, mas a topologia aqui é:

Os 2 serviços / routers da Vivo e Claro.

O switch sg3428.

Deste switch, saimos com algumas conexões a cabo para alguns roteadores wi-fi que estão na outra ponta, em outros setores e outros cabos que vão direto nos computadores (Alguns também).

Agradeço qualquer informação que possam compartilhar, se precisarem de mais coisas é só dar um toque.

• Solução
Postado
3 horas atrás, MrWavel disse:

duas conexões (vivo e claro) atuando juntas no mesmo switch, uma cobrindo a queda da outra e sem qualquer tipo de load balance, apenas os roteadores a comodato das provedoras e um switch da TP-Link que eles compraram, o  tl sg3428

Qualquer switch faz isso, não precisa ser L2 como esse SG3428. 

load balance nesse contexto é mais um termo de marketing do que uma realidade. Os aparelhos que são chamados disso não fazem balanceamento de carga na verdade. Apenas de conexão, usando algoritmos muito simples. Não vão balancear carga alguma.

Para um switch --- comutador, em português --- não existe internet. Existe apenas ethernet, outra camada de rede. switches como esse SG3428 acrescentam o lado IP, por isso são chamados L2, nível 2. E a partir daí pode controlar muitas coisas. São aparelhos de grande flexibilidade e utilidade, especialmente em redes corporativas.

Se seu interesse é a redundância apenas, entenda que a internet na LAN aparece apenas como um endereço, o gateway padrão. E na LAN em geral o endereço do gateway vem junto com o endereço IP do dispositivo, a partir de algum servidor DHCP.

Se você tiver os provedores na mesma rede, como por exemplo a VIVO em 192.168.15.1 e a CLARO em 192.168.15.2, e sua LAN primaria em 192.168.15.0/24 e separar intervalos de DHCP para cada provedor, como de 10 a 155 para a CLARO e de 156 a 254 para a VIVO, usar o mesmo intervalo de lease, tipo 5 minutos, para o DHCP nos dois, e considerar que eles tem desempenho bem parecido, os dispositivos na rede vão usar os dois provedores de modo transparente. 

E se um cair os dispositivos vão alternar para o outro. Claro que se a conexão permanecer ativa na LAN mas o acesso a internet parar não vai ser assim automático, mas em geral em minutos se sabe que parou a internet porque aparece alguém se queixando e nesse caso bastaria desligar o provedor que está falhando e as conexões passariam para o outro. E com um switch como o 3428 pode fazer isso sem sair da sua mesa.

"load balancers"  muitas vezes são vítima do mesmo problema afinal, uma conexão que perde performance a ponto de ser inútil mas não cai a nível de conexão não é uma coisa que esses aparelhos possam perceber afinal.

Um simples script pode monitorar essas coisas, no fundo é só o que esses aparelhos load balancers fazem. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Linio Alan e arfneto, primeiramente obrigado pelas infos. Foram de extrema ajuda.

Configurei conforme seu exemplo arfneto e tá trabalhando like a charm.

Mas isso após eu sofrer pra caramba com o router da Claro que não salvava minhas configs e descobrir que era um problema no  router. O técnico já efetuou a troca.

Aos poucos vou pegando o que o pessoal quer fazer por aqui. Eles compraram esse switch há uns 4 anos atrás, parece, por recomendações de um técnico anterior.

Aproveito também para matar uma outra dúvida. Um dos funcionários falou que eles conseguiam somar a velocidade das duas conexões (a da vivo é 600mb e da claro era 300mb na época). Quando perguntei como eles validaram isso o rapaz não soube me informar. Vocês tem ideia de como o cara tenha feito isso ? É um comportamento natural de duas provedoras operando juntas?

Observaçâo: São perguntas honestas e perdão a imbecilidade das mesmas, sou mecatrônico e redes de computadores são um conhecimento limitado por mim, pelo momento.

Postado

Mas isso após eu sofrer pra caramba com o router da Claro que não salvava minhas configs e descobrir que era um problema no  router

Tenho problemas com esses aparelhos da CLARO em toda estação de chuvas no litoral. O aparelho volta para a configuração de fábrica por conta própria e lá se vão as configurações todas. Acho que 8x em 2023, 7 já em 2024 em um site, por exemplo. E até a última vez em que vi, que foi nesse ano no final das chuvas mais frequentes, fev/mar, o ultra modesto software de configuração do aparelho sequer tem a opção de salvar a configuração em um arquivo, para poder restaurar em um passo só. No seu caso pode ser que tenha sido só fim de carga da bateria que mantém a configuração. Eu escrevi uns scripts de monitoramento que percebem uma eventual mudança de gateway para 192.168.0.1, o padrão da Claro, e uso outro endereço de LAN, assim sei se o infeliz voltou para a configuração de fábrica, e aí escrevi um script de automação que reprograma o aparelho. Isso foi para um caso de um roteador em um prédio onde tem um sistema de segurança que depende de encaminhamento de portas e registro dinâmico de DNS.

Um dos funcionários falou que eles conseguiam somar a velocidade das duas conexões (a da vivo é 600mb e da claro era 300mb na época). Quando perguntei como eles validaram isso o rapaz não soube me informar. Vocês tem ideia de como o cara tenha feito isso ? É um comportamento natural de duas provedoras operando juntas?

Não é "natural". A internet não existe para a LAN. Eu deixei uma explicação curta acima. E a banda de cada conexão não é assim "somada". 

De alguma maneira, que pode ser simples acaso, as conexões dos dispositivos são alternadas entre todos os provedores disponíveis. EXEMPLO: Quando se usa esses aparelhos chamados load balancers --- que não fazem balanceamento nenhum, como já escrevi umas vezes ---  eles usam uns algoritmos super simples de alternância e vão usando os provedores configurados em alguma ordem. Nada mais. Simplesmente os servidores DHCP fornecem endereços de gateway para um ou outro dos provedores.

E a banda das conexões é somada desde que as conexões sejam usadas. Não é de fato uma soma num sentido amplo. É fácil de entender: na LAN se tiver algum switch nível 2 por exemplo, existe um troço chamado LAG, em que você pode juntar MESMO portas e criar um link de 30 gbps usando 3 portas de 10 gbps que seu switch ofereça.  Mesmo um switch simples gigabit de 5 portas L2 pode criar um link de 4.000 mbps usando 4 portas. Mas isso é ethernet e não TCP.

Mas se tiver 3 provedores de 500mbps e uma conexão precisar de 1200 não vai funcionar sem um software específico. Cada conexão vai poder contar no máximo com a velocidade do provedor mais lento. Isso é TCP.

Validar isso é simples: apenas conecte um dispositivo em cada provedor e veja as velocidades e some. Claro que essas velocidades são de momento e nada confiáveis porque esses testes são vazios, recebem nada e enviam nada, e para servidores conhecidos.

Só que muitas vezes o que importa mesmo é a redundância, usando pro exemplo um link da CLARO, um link da VIVO e um link 5G --- 5G de telefonia celular, não 5Ghz que wifi que todo mundo parece confundir. Muitas vezes manter a conectividade é mais importante que manter a performance. 

Em São Paulo, por exemplo em Santos, Guarujá e São Paulo, não é incomum conseguir velocidades da ordem de 800 ou 900 mbps de download, e um roteador 5G ou mesmo um celular pode ser salvador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!