Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nas especificações, até diz que aceita 9V.

Mas no caso desse tipo de pilha, ela tem uma corrente muito baixa e aí a carga dela tende a acabar rápido. 

Se for pra alimentar com pilhas, eu ia das comuns tipo AA com 4 em série formando 6V.

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

e aí a carga dela tende a acabar rápido

... mas isso pode ser melhorado dependendo da aplicação. P.ex. deixando o mc 'dormir' e 'acordando' ele só quando necessário. Mas de fato só a corrente quiescente do regulador já deve consumir algo. Este caso também tem solução: mantendo o princípio acima de dormir/acordar pode-se alimentar direto o mc com uma bateria moeda 3V... mas algo me diz que, baseando na pergunta do amigo autor, ele deve amadurecer um pouco+.. falando nisso:

Em tempo.., há tempos já passei da fase 'madura' e atualmente estou na 'podre' kk : num projeto recente alimentei um mc stm8lxxx apenas com capacitor 3300uF/10v carregado com pulso de uns 200uS... ele funcionou acionando um display lcd por uns 8 segundos: tempo muito+ que suficiente pro requisito do projeto: pra ver o dado no display

Postado

Se for realmente usar uma pilha de 9V, eu recomendaria adicionar um regulador 7805 ou 7806 para baixar a tensão para 5V ou 6V, respectivamente. Isso reduziria a corrente e aumentaria a durabilidade da pilha. Se quiser investir um pouco mais, pode usar uma plaquinha step down (buck) LM2596. A tensão de saída é ajustável, permitindo que você encontre o ponto ideal. Como é um regulador chaveado, a corrente será ainda menor.

Nas especificações do anúncio do ESP32, menciona-se que ele possui um regulador de 3,3V, que aparece nas fotos. Trata-se de um regulador série low-dropout 1117-33, que tem uma queda de 1,2V. Somando isso aos 3,3V, obtemos a tensão mínima de especificada no anúncio, 4,5V. A questão é saber se esse regulador controla a tensão de toda a placa ou apenas da parte digital, ou até mesmo só da saída de 3,3V. Se a tensão anterior ao regulador alimentar diretamente o módulo de Wi-Fi, o alcance pode depender dessa tensão.

Outra "ideota" (pedindo licença para usar o genial termo criado pela @.if, kkk) seria utilizar uma célula recarregável 18650, que chega a 4,2V, junto com uma plaquinha step-up (boost) MT3608 ajustável, que eleva a tensão. Uma carga dessa célula tende a durar bem mais que uma pilha de 9V. Não esquecendo que células de lítio são delicadas e até perigosas, então só as use se souber manuseá-las corretamente ou depois de estudar sobre elas.

Postado

so pode alimentar se for pela entrada de usb de alimentação. No Vin ele aceita só 5 volts. Mas isso não é problema, se queres mesmo usar essa bateria quadradinha compra um ci regulador 7805 e coloca em serie pra alimentar o circuito

• Membro VIP
Postado

São ideotas teóricas boas. Mas lembrando que se for pra maior duração da bateria, tornam-se medianas. O motivo já exposto é a corrente quiescente (clique) do regulador tanto do

3 horas atrás, lucianolcoa disse:

ci regulador 7805

como a do ...

4 horas atrás, Andreas Karl disse:

regulador série low-dropout 1117-33,

e isso...

uma plaquinha step-up (boost) MT3608 ajustável, que eleva a tensão

deve comer boa parte da carga da bat

Já que mencionou

célula recarregável 18650

eu (eu hein!) iria de: remover o regulador 3v3 e colocar ela a alimentar o mc. Também colocaria uma baratíssima plaquinha de controle de carga na bateria algo como...

shopping?q=tbn:ANd9GcTRyPAuL8uqHTU0r0RNn

Obviamente apenas pra alimentar o mc e eventualmente algum periférico de baixo consumo com um controle meio que avançado pelo sw

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...