Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, bom dia.

Acabei tendo essa dúvida, ao ver que o cabo do meu mouse já está se desfazendo, seria possível convertê-lo para sem fio? Claro, tirando o acaso de ter que fazer uma gigantesca gambiarra para funcionar, utilizando peças de outros mouses seria possível realizar algo assim? 

Postado

Sei que no vasto, fértil e maravilhoso mundo das gambiarras a vontade de se aventurar é muito grande... mas, não seria imensamente mais simples fazer um fio novo gambiarrento?

Postado

@TheDemonLena Olá bom dia, tudo bom? se eu não estou enganado, tudo é possível kkkkkk, o mais fácil eu acho que seria transplantar a placa de um mouse wireless neste outro, tendo que fazer algumas gambiarras para que os clicks encaixem nos switches e fazer um buraco para o novo sensor,  que haja bastante tempo, durepoxi e paciência kkkkkkk.. se não for para fazer com a placa de um mouse já wireless, acho que seria mais difícil, tendo que comprar um receptor e um transmissor bluetooth (acho que aqueles transmissores bluetooth de radio devem servir), o transmissor tu teria que achar algum lugar dentro do mouse e ligar na própria porta USB da placa dele, junto também com uma bateria para energizar, a bateria teria que ser de 5v e eu chutaria uns 500 miliamperes, n sei na verdade, eu teria que estudar melhor.. mas com bastante tempo tudo é possível sim 🙂 kkkkkk

Postado

Pode ser feito? Com certeza, mas será que compensa? Outra história.

O tempo[ neurônios] e dinheiro que gastaria nesse projeto , além de exigir que seja versado em eletrônica (para realizar eventual solda e afins) e tenha uma quantidade de paciência tremenda para encaixar tudo de forma que funcione, e, também, caso o projeto não dê muito certo nas primeiras tentativas.

Talvez até exigiria que modelasse e imprimisse algumas peças 3D para que tudo coubesse numa carcaça de um mouse.

Eu tentaria algo neste escopo caso fosse um pet projectmas como me parece que intende usar ele como seu mouse principal eu não recomendaria isso pela tremenda quantidade de esforço de seus recursos (físicos e emocionais) que algo assim exigiria.

Caso ainda queira continuar no lado gambiarreiro da força sugiro tentar pôr um cabo novo como o @W46n3r propôs.

• Membro VIP
Postado

Acredito que adaptar a entrada de energia para ser de uma bateria ou pilha ao invés do cabo não seria o mais difícil.

6 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

além de exigir que seja versado em eletrônica

O difícil é configurar o transmissor sem fio. Para Logitech e Dell tem uns que vendem na internet e você conecta e faz o "vínculo", mas eles originalmente tem esse protocolo para configuração sem fio. Você teria que programar todo o mouse para funcionar sem fio.

Acho que o mais difícil seria essa programação, que honestamente não faço a menor ideia de como funciona.

• Curtir 2
Postado
17 minutos atrás, Pedroou disse:

Acredito que adaptar a entrada de energia para ser de uma bateria ou pilha ao invés do cabo não seria o mais difícil.

Não o mais difícil, mas provavelmente será trabalhoso. Desconheço da anatomia de um mouse, mas considerando que modelos com fio recebem energia pelo mesmo cabo USB que enviam dados ele teria de conseguir juntar o módulo da bateria/pilha à placa, que (imagino que) precisaria de alguma forma de controlar ela ou reconhecer ela, por isso também o conhecimento em eletrônica seria algo necessário.

Claro, estou só supondo, talvez esta parte não seja tão árdua quanto acho que é, mas acredito que seja possível.

• Membro VIP
Postado

Como é quase do meu ramo (linkado do Eletrônica), estou tentando bolar uma resposta inteligente pra te dar mas os amigos acima foram mais eficazes... então vou me candidatar a melhor resposta e responder direto ao título: sim... e de quebra acrescentar um conselho: esquece...

🤪

Bem... de repente senti vontade registrar ideias conceituais. Vai que algum navegante errante do futuro maluco de plantão sente que isso pode ser comercialmente viável com a tecnologia do seu tempo... Imagine algo como:

• um sistema de baixíssimo consumo, um mouse sobre um mouse pad recarregador, ou até mesmo se recarrega com a eletricidade estática do movimento do mouse
  • Agora o teclado sem fio.. imagine cada tecla como uma pastilha piezzoelétrica e a cada apertada a energia é suficiente pra transmitir o dado sem fio.

Bem... neste mundo de economia verde, fica aí as ideotas pra IA dar ideia pra quem interessar possa daqui há algumas décadas.. mas faça antes da extinção do teclado/mouse...

• Curtir 3
Postado

Quanto a ideia inicial, pra mim é impossível. 

Fica a dificuldade em montar um circuito sem fio que o computador reconheça como mouse e atenda as funções. 

O mouse, pra funcionar recebe um sinal do computador e envia a resposta baseada nesse sinal. 

Se o problema fosse Pilhas, é fácil. Só deixar um pedaço do fio original e colocar as pilhas numa caixinha. 

4 horas atrás, CaioLCamargo disse:

mais fácil eu acho que seria transplantar a placa de um mouse wireless neste outro

Não vi vantagem, se vai tirar as peças de um mouse que funciona pra adaptar no outro, melhor usar o mouse original. 

A não ser que a carcaça esteja quebrada, mas isso é raro de acontecer, hoje em dia as coisas eletrônicas duram menos que suas carcaças. 

• Curtir 2
Postado

@Renato.88

39 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não vi vantagem, se vai tirar as peças de um mouse que funciona pra adaptar no outro, melhor usar o mouse original. 

A não ser que a carcaça esteja quebrada, mas isso é raro de acontecer, hoje em dia as coisas eletrônicas duram menos que suas carcaças. 

Pior que é verdade kkkkkkkk isso o que eu disse é mais uma questão de projeto, não de custo x beneficio, para fazer o seu próprio mouse sem fio, seria mais fácil usar os componentes de um mouse que já é sem fio, bateria, sensor, receptor e tal.. claro que é complicado para ver alguma vantagem nisso kkkkkkkk

58 minutos atrás, Renato.88 disse:

Fica a dificuldade em montar um circuito sem fio que o computador reconheça como mouse e atenda as funções. 

O mouse, pra funcionar recebe um sinal do computador e envia a resposta baseada nesse sinal. 

Isso é algo que eu fiquei pensando, o que será que aconteceria se nós colocarmos um transmissor usb bluetooth em um mouse com fio (e alimentando o usb do mouse com 5v por algum outro meio) e um receptor bluetooth no PC, será que o PC iria reconhecer o mouse? acho que isso dependeria do transmissor né... tipo, esses transmissores de radio de carro, será que eles só funcionam para áudios, musicas e tal? ou eles também podem transmitir qualquer coisa por bluetooth?

Postado
22 minutos atrás, CaioLCamargo disse:

. tipo, esses transmissores de radio de carro, será que eles só funcionam para áudios, musicas e tal?

Eu tenho um desses que transmite arquivos. 

Dá pra parear um celular com o PC e copiar músicas, fotos entre um e outro. 

Mas a questão é que o computador não vai reconhecer esses aparelhinhos como mouse. 

O usb aceita qualquer coisa, desde que tenha o arquivo certo no HD do PC pra permitir a comunicação. 

Já os dispositivos, vem com uma instrução. Que diz ao PC se são mouse, teclado, pendrive etc. 

• Curtir 1
Postado

@TheDemonLena A pergunta de um milhão de dólares: é um mouse muito especial (caro)ou é mais uma "curiosidade científica"?

Eu tenho um mouse trackball que eu adoro e custa bem caro (R$ 200) que bem que eu gostaria que fosse sem fio.

Bom muitos aqui disseram para trocar o fio e eu concordo plenamente. Mas ninguem disse como fazer.  Talvez você saiba e nesse caso peço desculpas. Mas dependendo do estado do fio principalmente se  a parte que sai do mouse estiver boa (infelizmente é a parte que mais interrompe porque é a que mais se movimenta, aí vai ter que se aventurar a abrir o mouse) pode trocar o fio simplesmente emendando outro fio. 

Todos os cabos Usb que eu abri tem 4 fios, um vermelho que é o positivo, um preto que é negativo e mais dois que variam de cor que é por onde passa a informação. Emende vermelho com vermelho, e preto com preto, estes não admitem inversão sob pena de queimar o circuito do mouse. Faça uma emeda provisória nos outros dois e mantenha os 4 fios bem afastados. Ligue no computador e se vier a mensagem "o windows não reconhece o hardware" troque a ligação. Se mesmo assim vier a mensagem o cabo usb que você desmontou para emendar no do mouse está interrompido.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...