Ir ao conteúdo

Sinais que o SSD irá morrer?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Olá, por motivos de prevenção quero saber quais são os sinais que um SSD irá morrer para que eu possa clonar o software antes do hardware morrer.

Tenho um SSD da kingspec (aliexpress), sata 3" normal.

Tem algum software que eu deva usar pra monitorar isso? A saúde mostrada no crystal disk info é confiável?

Se o crystal disk é confiável o que devo observar e o que serve de alerta para dizer "é hora de trocar de SSD"? Existe algum parâmetro em específico? 
image.png.b929819a8b06d0dc2d5256ad2a396165.png

• Moderador
  • Solução
Postado

@ruandiablo Você deve se atentar a todos os parâmetros. Qualquer sinal ali já é um indicativo de falha, sendo uns mais graves que os outros, mas no geral, substitua o SSD assim que algo estiver fora do normal. Fora que existem parâmetros que são especificados em uma unidade, mas podem não ser especificados em outra (o próprio fabricante faz essa alteração, então, infelizmente nem sempre terão parâmetros "universais"). Muitas vezes dá para deduzir o que está sendo indicado pelo próprio nome, mas outras vezes temos que olhar na internet.

O valor de saúde em 87% faz referencia ao TBW (Total Bytes Written) do SSD, que é um valor especificado pelo fabricante que indica quantos TB de dados o SSD suporta antes de ele perder a garantia (não significa necessariamente que ele irá pifar, somente que a garantia irá acabar).

https://www.kingspec.com/product/25-inch-sata-SSD-p4-series.html

Esse SSD da Kingspec tem um TBW de 60TB. Ou seja, o fabricante garante que ele poderá escrever até 60TB de dados antes de começar a apresentar problemas. Mas, a partir do CrystalDiskInfo, não temos como saber quantos GB de dados você já escreveu exatamente já que ele não mostra nada no campo "Total Host Writes" (que fica acima de "Rotation rate"). Porém, calculando a partir da porcentagem, você já escreveu 13% de dados que são equivalentes a 7,8TB.

Eu pessoalmente não gosto muito de usar o CrystalDiskInfo pois ele só mostra valores atuais, e não te dá a possibilidade de verificar a unidade. Para isso, eu utilizo sempre o GSmartControl ou o WD Data Lifeguard, ou mesmo o software do fabricante do SSD (sendo que a Kingspec infelizmente não disponibiliza um).

https://gsmartcontrol.shaduri.dev/downloads

https://windowsrapidoeseguro.com.br/1

• Curtir 5

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!