Ir ao conteúdo

PC com Ryzen 5600g e B450mh biostar dando várias telas azuis

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

@GabrielLV opa meu amigo, estava lendo as suas mensagens aqui estou com um problema parecido, porrem parece uma situaçao um pouco pior a minha, faz cerca de 1 ano que estou vivendo com alguns travamentos e telas azul, entre elas:
. kernel security check failure
. page fault in nonpaged area
. memory management
. IRQL not less or equal
Tem outras porém não vou lembrar agora, essas foram as que eu tive durante 3 dias, eu estava conseguindo viver com essas telas azul mais parece que agora se agravou mais a situação.
Peças do sistema:
placa-mãe: B450mh biostar
Processador: Ryzer 5600g
memória ram: glowy 8x2GB (totalizando 16gb)
SSD Sata: 512GB (não me recordo da marca)
Fonte: Gamemax GP400A
OBS:
. ja fiz overclock
. ja formetei o pc diversas vezes (5-6)
. tenho esse pc a cerca de 2-3 anos
. ja atualizei os drivers (porém tenho uma leve consideração que o erro seja nos drivers)
. uso filtro de linha
. uso windows 10 versão 22H2, 64 bits (ele e ativado por cmd)

estou no aguardo amigo, espero que possa me ajudar

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 minutos atrás, Obama1617 disse:

. ja formetei o pc diversas vezes (5-6)

Opa, boa tarde

Primeiramente:

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Obama1617 Faltou os logs do visualizador de eventos, que são coletados com os demais comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

• Moderador
Postado

@Obama1617 Encontrei dois possíveis culpados.

image.thumb.png.28fecca4bfd5a8cf663053874ddc04ad.png

Primeiramente, o visualizador de eventos está apontando para vários erros no chip TPM (responsável pela criptografia do Sistema), sendo que esse chip está presente na placa-mãe, indicando um possível erro de hardware.

Baixe e instale o Burn In Test. Esse programa serve para verificar se há peças com defeito no seu computador:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Vá em Dashboard > Selecione as seguintes peças: CPU, DISK (HD e SSD), 2D Graphics, 3D Graphics, Sound, Memory, Network, vídeo Playback, Bluetooth, GPGPU, TPM, Temperature. Defina a porcentagem de todos em 100% e rode o teste (Exceto CPU: Deixe-o em 80%), veja se algum erro de hardware será detectado. Se possível, rode o teste pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de execução, pois a versão free do Burn In Test permite apenas um teste de 15 minutos por vez.

Poste resultados

------------------

O segundo possível culpado:

image.thumb.png.8d7dae0253ab3e4f7ff77cbad3c894e5.png

Os arquivos de dump estão apontando para o aswNetHub.sys, que é um driver do Avast Antivírus.

Você usa esse antivírus no seu PC?

Os problemas ocorriam antes de você instalá-lo?

Já tentou utilizar outro antivírus?

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV opa desculpa pela demora.
primeiramente respondendo a suas perguntas:
1° sim uso o avast, desde que formatei pela primeira vez começei a usar o avast
2° não me lembro muito bem, mais pelo o que eu lembro não ocorria essas telas azul
3° não

consegui rodar o teste 1 vez, posso rodar mais vezes se preciso aqui os resultados:image.thumb.png.f5a51ca588a66e424d9eae624276424d.png
image.png.6c1f1723789cab5700eea03ab225411c.png

image.png.5ecd87e34765924027d512c032bc2314.png

Olha mais uma coisa que acho importante te informar, e que quando eu ligo o PC, ou  por exemplo vou ver um Vídeo, gif pela primeira vez ele da uma travada tensa, e ate pisca a tela preto, isso dura uns 3-5 segundos e acontece cerca de 3 vezes, isso toda vez que ligo o pc

• Moderador
Postado

@Obama1617 Os testes do BurnInTest, você não selecionou o "TPM Test". Selecione-o e refaça os testes.

image.thumb.png.d4c2f036b90bfeaefe76969be631c994.png

Os erros de impressora e bluetooth apenas indicam que esses dispositivos não foram encontrados (provavelmente pois você não está usando mesmo).

22 minutos atrás, Obama1617 disse:

Olha mais uma coisa que acho importante te informar, e que quando eu ligo o PC, ou  por exemplo vou ver um Vídeo, gif pela primeira vez ele da uma travada tensa, e ate pisca a tela preto, isso dura uns 3-5 segundos e acontece cerca de 3 vezes, isso toda vez que ligo o pc

Isso é bem incomum mesmo....

Vamos ver se encontramos algum erro de hardware primeiro. Caso os testes passem sem erros, vamos validar outras possibilidades.

• Curtir 1
Postado

Vou rodar o teste  2 vezes seguidas,  parece que eu tinha baixado a versão do app antiga, ai não tinha o TPM

1° teste:
image.thumb.png.31e1cb9d234afd27e4fc5cfa98bdbed2.png
image.thumb.png.484f1b9a1a5f66fb115cee8607ef884b.png
image.png.cbeca2f477f0fdfd39b01ced45be1337.png

2° teste:

image.thumb.png.c49271fb0ed18247597e5611a7b1c8b6.pngimage.png.58cfc9e50a4f9e7d88835395a7fe3b20.png

olha não entende muito bem sobre esse aplicativo, porém não sei se o TPM foi testado direito, se quiser posso fazer mais 1,2,3...

@GabrielLV

• Moderador
  • Solução
Postado

@Obama1617 Parece que o teste do chip TPM nem sequer iniciou O.o

Bom. Vamos tentar algumas coisas:

1- Como o erro estava apontando para o driver do Avast, e como ele é o mais fácil de lidar, começaremos por ele.

Desinstale o Avast do seu PC, e reinicie. Após isso, instale e execute a ferramenta de remoção de arquivos residuais do Avast, reinicie o seu PC novamente.

https://support.avast.com/en-ww/article/uninstall-antivirus-utility/#pc

Veja se os problemas persistem.

--------

Se persistirem:

2- Vamos atualizar o BIOS da sua placa-mãe.

Abra um CMD e digite este comando:

wmic BIOS get smbiosbiosversion

Veja ali qual é a versão que irá aparecer, e veja no site do fabricante da sua placa-mãe se existem versões mais atualizadas.

https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=925&data-type=DOWNLOAD

------------

Após atualizada a BIOS, veja se os problemas persistem.

3- Se persistirem, acesse o BIOS/SETUP e desative o secure boot, e outras opções relacionadas ao chip TPM (se estiver com dúvidas, nos mande prints da tela da sua BIOS para analisarmos, já que eu também não encontrei imagens completas da sua BIOS em específico).

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV Cara desinstalei o avast e ja atualizei a BIOS, porque planejo colocar uma placa de Vídeo (rx 6650 xt) ai eu ia usar o AMD SAM para ganhar um pouco mais de performance e para isso a BIOS tinha que star atualizada, olha estou usando a 2 horas o pc e ta super dboa, não de mais tela azul e ate agora aquele problema todo estranho de quando ligava e abria Vídeo travar não deu tambem! valeu mesmo meu mano, ajudou dms!!!.
mais uma coisinha bem simples, quando chegar a placa de Vídeo, vou usar o DDU para desinstalar os drivers antigos, mais o certo e ja baixar os drivers da placa antes de coloca-la ou so depois?

• Amei 1
  • Moderador
Postado

@Obama1617 Bom saber! Mas te peço a gentileza de voltar aqui no fórum dentro de alguns dias e nos informar caso o problema tenha sido resolvido ou não, apenas para termos a certeza de que a solução dada foi correta 😁😁

Sobre o DDU, você deve baixar (apenas baixar, não instalar) o driver com antecedência.

Quando for usá-lo, você estará no modo de segurança do Windows, então, deve limpar os drivers atuais e usar a opção "Limpar e Desligar". Feito isso, você substituirá a placa de vídeo, e o próprio modo de segurança do Windows tratará de instalar o driver básico para permitir o funcionamento dela, e ai sim, você deverá instalar o novo driver.

image.png.2bf965404bc7c97ebd9dc7bdbeb55be4.png

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV Opa voltando aqui como voce pediu, e não deu nenhum problema ate agora, nem sequer uma tela azul, travamento, nada, ajudo mesmo cara valeu👏
Mais uma coisinha so, tem alguma indicação de antivirus, ou acha que o windows ja da conta?
image.png.8359ad6e9734b2104eecb1d5cd316b1a.png

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado
10 horas atrás, Obama1617 disse:

@GabrielLV Opa voltando aqui como voce pediu, e não deu nenhum problema ate agora, nem sequer uma tela azul, travamento, nada, ajudo mesmo cara valeu👏

Disponha! Muito obrigado por voltar e confirmar a solução! 😁😁

10 horas atrás, Obama1617 disse:

Mais uma coisinha so, tem alguma indicação de antivirus, ou acha que o windows ja da conta?

Eu utilizo e sempre recomendo o antivírus da Kaspersky:

https://www.kaspersky.com.br/downloads/free-antivirus

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!