Ir ao conteúdo

Recomendação de notebook com Intel Core i5 ou equivalente pra usar Linux

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de comprar um notebook com I5 ou equivalente. Não sei se vale a pena comprar um novo ou se há usados bons, com garantia...

A questão é que gosto de trocar de SO - Debian, Mint, Ubuntu etc. - e nem sempre os notes de marcas mais famosas (Dell, HP etc.) aceitam essas mexeções numa boa...

Fosse um desktop, daria para montar um do zero, com bastante liberdade, mas notebook... Há notebooks mais, digamos, genéricos? Menos proprietários?

Tenho visto várias marcas, Lenovo, Acer, etc. Penso que talvez haja marcas que desconheço e que são bons equipamentos.

Estou pensando em um SSD de digamos 240GB ou um pouco mais, não tenho muito que guardar nele. Uma RAM de 8GB estaria ótimo... Se tiver 4 portas USB, está de bom tamanho.

Não uso jogos, uso para Internet e alguns programas que realmente pedem bom processamento - Audacity, AviDemux (codificação de filmes e vídeo), KiCad (simulação de circuitos eletrônicos).

• mick 07 alterou o título para Recomendação de notebook com Intel Core i5 ou equivalente pra usar Linux
  • Coordenador
Postado

@rmlazzari58 e quanto pretende gastar? Sem saber quanto você pode gastar, fica mais difícil fazer uma recomendação mais assertiva. Além disso, já existem opções no mercado que vêm com Linux, o que pode ser uma boa pra você.

• Curtir 1
Postado

Pretendo gastar no máximo estourando uns R$ 3.000,00. Pode ser usado, desde que de um vendedor bem cotado, aí, que a turma já conhece.

Sei que tem um mercado de PCs assim, que eram corporativos, o pessoal troca o parque em lote, geralmente porque contabilmente o equipamento já está depreciado. Geralmente esses PCs são bem cuidados... Os vendedores, que compram lotes em leilão, costumam ser bem mais confiáveis que particulares. Dão uma revisada, geralmente uma garantia de uns... sei lá, 3, até 6 meses... E não precisa vir com SO, basta que aceite de boa um Linux qualquer, Debian puro, Mint, Ubuntu. Tem uns Dell, uns HP que já são feitos para dificultar a troca de SO... Tem novos, por exemplo, que chegam a cessar a garantia de hardware se você trocar o SO, é mole?

Mas como não conheço nenhum vendedor que trabalha com note, só com PC, quem sabe alguém conhece? De preferência em São Paulo, que qualquer coisa é fácil ir na loja acertar...

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pretendo gastar no máximo estourando uns R$ 3.000,00. Pode ser usado, desde que de um vendedor bem cotado, aí, que a turma já conhece.

Bom dia.
Qualquer um dos modelos nesta lista lhe atenderá sem problemas. Ainda, algumas boas dicas no uso da lista são:

1. Priorize os modelos com 12GB RAM ou mais. Porém, caso precise apenas de 8GB RAM, sugiro que priorize os modelos que utilizam memória LPDDR4 ou LPDDR5 (que são as mais rápidas).
2. Se precisa de maior poder de processamento, prefira os processadores Ryzen. Os Intel listados são os concorrentes diretos e também são bons, mas os Ryzen são melhores nessa categoria e faixa de preço.
3. Mesmo os modelos Positivo na lista são recomendados. Especialmente a versão com Ryzen 7 e 32GB RAM, por conta do preço e por ser o mais poderoso em especificações, considerando as dicas acima.

4. Minha recomendação pessoal fica para os modelos Acer e Positivo (acima), nessa lista específica.

• Curtir 1
Postado

Grato pelas dicas, @Gabriel U! Nunca mexi com os Acer mas os Positivo sempre foram ótimos, principalmente para a instalação de SO.

Muito bom esse site seletor de notes!

A lista que você trouxe, pelo que entendi, é de notes novos, é isso? Se for, será que não teria problema substituir o SO? É que o pessoal geralmente usa Mint ou Ubuntu. No entanto tenho tido boas experiência com o Debian puro, que está na versão 12... É bem mais leve que esses outros 2, e rápido no boot principalmente quando instalado via UEFI.

Gostei principalmente deste aqui. Só achei meio estranho que ele tem apenas um P2 para mic e fone... Nada que não possa ser ajustado montando um cabinho de interface mas... você conhece? Será que é isso mesmo? Um único conector P2?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Grato pelas dicas, @Gabriel U! Nunca mexi com os Acer mas os Positivo sempre foram ótimos, principalmente para a instalação de SO.

Muito bom esse site seletor de notes!

A lista que você trouxe, pelo que entendi, é de notes novos, é isso? Se for, será que não teria problema substituir o SO? É que o pessoal geralmente usa Mint ou Ubuntu. No entanto tenho tido boas experiência com o Debian puro, que está na versão 12... É bem mais leve que esses outros 2, e rápido no boot principalmente quando instalado via UEFI.

Gostei principalmente deste aqui. Só achei meio estranho que ele tem apenas um P2 para mic e fone... Nada que não possa ser ajustado montando um cabinho de interface mas... você conhece? Será que é isso mesmo? Um único conector P2?

O conector P2 está sendo gradativamente substituído pelo USB-C, ou Thunderbolt  (que também transmite áudio e vídeo). E sim, é apenas um conector por padrão (e ele já existe há um bom tempo em notebooks).

Sobre a lista, sim. Ela é toda de notebooks novos. E não: a perca de garantia não acontece se você tentar trocar o sistema operacional. No caso da Acer, por exemplo, você pode até abrir o notebook e fazer upgrade das peças e a garantia não é anulada por isso (desde que, em caso de problemas, fique comprovado que você contratou um técnico especializado pra mexer, ou que você realmente não danificou nada). Mas isso, só no caso de você mexer por dentro mesmo. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!