Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde membros, a anos eu contratei um plano de internet e após varios dias sentindo não ter alterado a velocidade de internet resolvi fazer testes! E para minha surpresa no celular eu recebo o plano contratado e no PC não, até pensei que poderia ser minha placa-mãe, ela é uma B560M-A PRO da MSI, mas vi no site da fabricante que ela consegue receber até 2.5gbps como mostro no print abaixo. Resolvi comprar um novo cat5e para ver se dava certo e mesmo assim nada! Olhei as configurações do driver de rede e nada também. 

Enviei mensagem para o suporte da empresa que fornecia internet, após uma visita eles resolveram trocar o meu aparelho e nada novamente. Aparentemente o problema não está no cabo e nem no aparelho, pois foram feito alguns testes. Já estou com esse B.O a anos sem conseguir resolver, alguém poderia me auxiliar nessa ultima tentativa?! Desde já, agradeço.

image.png.7651238473c5e7ce6442a5fbd4259317.png

Postado

Mas o Cat 5E só vai até e 1000Mbps que é igual a 125Mega, espero que não esteja esperando 2.5Gbpps que são 2500Mbps.com um cabo desse 

E falando niso, não mexa na velocidade, o windows já negocia a melhor velocidade automaticamente, deixe na opção auto negociação

Postado

@Banunin Sem necessidade mano, a própria placa dele só aguenta até 2.5Gbps, um CAT6 tá de bom tamanho. No seu caso @Geliabe só seria necessário pegar um CAT7 ou CAT8 se a capacidade da placa for maior.

Postado
16 minutos atrás, Banunin disse:

Mas o Cat 5E só vai até e 1000Mbps que é igual a 125Mega, espero que não esteja esperando 2.5Gbpps que são 2500Mbps.com um cabo desse 😜👌

E falando niso, não mexa na velocidade, o windows já negocia a melhor velocidade automaticamente, deixe na opção auto negociação

7 minutos atrás, redfox177 disse:

@Geliabe Complementando o que o amigo de cima disse, pra chegar na velocidade que você espera tem que ser um CAT6 mano.

3 minutos atrás, Banunin disse:

cat6 não, pega um CAT7 ou CAT8 logo, para garantir um cabo resistente e que tenha boa folga da velocidade máxima que ele pode ficar

Entendo a questão dos cabos, porém, com CAT5e eu não estou recebendo nem 100mega. O mesmo cabo que a loja testou antes de me entregar, será que poderia ser algo relacionado a config no BIOS?

Postado
3 minutos atrás, Banunin disse:

Mas Cat 6 é 1000 mbbps também.

tá maluco? com Cat6 dá pra fazer 100m a 2.5Gbps, desde que seja instalado corretamente, claro.

2 minutos atrás, Geliabe disse:

Entendo a questão dos cabos, porém, com CAT5e eu não estou recebendo nem 100mega. O mesmo cabo que a loja testou antes de me entregar, será que poderia ser algo relacionado a config no BIOS?

Aí já é outros 500...pode ser ou problema no cabo ou no adaptador de rede. Como está a configuração Speed e Duplex do seu adaptador Ethernet?

Postado
6 minutos atrás, redfox177 disse:

tá maluco? com Cat6 dá pra fazer 100m a 2.5Gbps, desde que seja instalado corretamente, claro.

Aí já é outros 500...pode ser ou problema no cabo ou no adaptador de rede. Como está a configuração Speed e Duplex do seu adaptador Ethernet?

A configuração estava como no print, 2.5gbps mas eu alterei pra 1gbps, e antes disso testei se estava funcionando limitando a 10mbps e sim, estava limitando a isso, mas ele não consegue me entregar o contratado kkk

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, Banunin disse:

Mas o Cat 5E só vai até e 1000Mbps que é igual a 125Mega

Acredito que essa informação esteja equivocada. Ele vai até 1GiB até 100 metros (mais ou menos, depende da interferência).

@arfneto

• Curtir 2
Postado

Também vou refinar sites, acho que eles estão mais para confusão do que realmente informar, sei bem que mbps não são iguais a MB/S, mas o que dizem nos sites e pessoas que supostamente entendem mais que eu são assim.

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, Geliabe disse:

Melhor começar informando qual é a velocidade contratada. Vá no painel de controle, rede e internet, central de rede compartilhamento. Vá em status da conexão de rede e verifique qual velocidade negociada. Antes de fazer isso, deixe a negociação em auto no lugar que você postou a primeira imagem.

Postado

@Pedroou

image.png.e22f5fe38506f33aa4ebc4ac7a6fb80b.png

Deve ser a simples falta do ponto decimal. 1000mbps equivalem a 12.5 Megabytes por segundo.

Mas em se tratando de pach cords ou cabos curtos que não estejam em dutos com dezenas de outros ou em ambiente com MUITA interferência, cabos CAT5E vão bem além, para 2.5, 5 ou mesmo 10 gbps, até uns 20m.

Em https://www.youtube.com/watch?v=S63Jt45F5YA&t=1s tem um exemplo mais ou menos formal comparando performance de cabos curtos de Cat5e a Cat8. Na dúvida faça o simples: meça.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 24/01/2025 às 14:00, Geliabe disse:

Boa tarde membros, a anos eu contratei um plano de internet e após varios dias sentindo não ter alterado a velocidade de internet resolvi fazer testes! E para minha surpresa no celular eu recebo o plano contratado e no PC não, até pensei que poderia ser minha placa-mãe, ela é uma B560M-A PRO da MSI, mas vi no site da fabricante que ela consegue receber até 2.5gbps como mostro no print abaixo. Resolvi comprar um novo cat5e para ver se dava certo e mesmo assim nada! Olhei as configurações do driver de rede e nada também. 

Enviei mensagem para o suporte da empresa que fornecia internet, após uma visita eles resolveram trocar o meu aparelho e nada novamente. Aparentemente o problema não está no cabo e nem no aparelho, pois foram feito alguns testes. Já estou com esse B.O a anos sem conseguir resolver, alguém poderia me auxiliar nessa ultima tentativa?! Desde já, agradeço.

image.png.7651238473c5e7ce6442a5fbd4259317.png

Problema resolvido senhores, após longos dias de contato com o suporte técnico, eles verificaram no sistema e confirmaram que haviam algumas alterações para serem feitas, logo após isso enviaram um outro técnico em minha residencia, já que o primeiro não tinha conseguido resolver o problema... O técnico pegou o aparelho que testa os cabos, testou e pelo aparelho constou que o cabo estava perfeito. Mas ai ele insistiu no cabo e resolveu trocar, e adivinhem... O cabo me entregava uma quantidade limitada de internet por estar com ''defeito'' afinal, era um cabo que entregava a quantidade do meu plano de internet contratada. Ele alegou que realmente era o cabo danificado!

Postado

@Geliabe  É aquela coisa... Existem os PROFISSIONAIS e existem os "profissionais"... Então o cara vai no local, faz o que lhe foi ensinado e qualquer problema você se vira com o suporte ou no "faça você mesmo"... Afinal, ele tem um horário a cumprir em cada cliente não é mesmo? Não vai passar 15 minutos a mais para ver um problema que está ocorrendo...

Um exemplo que presenciei foi um cara me pedir para fazer um cabo de rede... Fiz no padrão 568-A e entreguei a ele... Ele testou em um equipamento, não funcionou ai ele olhou os fios do cabo e disse que eu tinha feito errado... Que precisava ser do jeito que estava no manual do equipamento dele... Dei até uma coçada na cabeça e fui olhar o manual dele...

No manual estava dizendo que a sequencia tinha que ser todos os fios cor+branco e depois os cor inteira nas duas pontas.

Mesmo eu falando que isso não interferia, ele insistiu até eu fazer do jeito que ele queria... Depois que fiz, ele testou novamente e claro que continuou não funcionando... Ai ele concluiu que o equipamento dele realmente estava queimado  😅.

Mas claro... O problema estava no cabo... Na sequencia dos fios né... As cores transmitem correntes diferentes.

Bom... Foi só um desabafo hehehehhee

• Haha 1
Postado
Em 24/01/2025 às 14:11, Banunin disse:

Mas o Cat 5E só vai até e 1000Mbps que é igual a 125Mega, espero que não esteja esperando 2.5Gbpps que são 2500Mbps.com um cabo desse 

Com cabos de rede --- patch cords --- e não cabos passando por dutos e patch panels, um cabo de até uns 15/20m deve sim conectar acima de gigabit ou mesmo acima de 2.500 mbps fácil. Isso em ambientes normais de casa ou escritório.

48 minutos atrás, Fause disse:

No manual estava dizendo que a sequencia tinha que ser todos os fios cor+branco e depois os cor inteira nas duas pontas.

Mesmo eu falando que isso não interferia, ele insistiu até eu fazer do jeito que ele queria... Depois que fiz, ele testou novamente e claro que continuou não funcionando... Ai ele concluiu que o equipamento dele realmente estava queimado  😅.

Mas claro... O problema estava no cabo... Na sequencia dos fios né... As cores transmitem correntes diferentes.

Frustrante, imagino. 

Entenda que as cores não transmitem correntes diferentes MAS tem mais voltas --- o T de UTP, twisted --- nos pares verde e laranja e isso sim faz diferença se o comprimento do cabo aumenta... por isso se usa use norma, e A ou B. 

E claro que se o cabo passa por dutos a existência de uma norma é salvação. Como vai saber a sequência dos fios quando a outra ponta está no forro e dois andares acima, por exemplo?

image.png.fe2b794fe8dc37e17a00141e9496a158.png

Isso não é uma configuração, é um limite. De nada adianta você marcar o máximo que a placa suporta sem saber o que tem do outro lado, qual o cabo, os terminais e o ambiente em que está usando isso.

Só na hora da conexão dá pra saber. Nunca mexa nisso a menos que precise fixar uma velocidade menor do que a que seria esperada.

1 hora atrás, Geliabe disse:

O cabo me entregava uma quantidade limitada de internet por estar com ''defeito'' afinal, era um cabo que entregava a quantidade do meu plano de internet contratada. Ele alegou que realmente era o cabo danificado!

Essas nem são conexões de internet. São conexões de rede local e nada tem a ver com o provedor oi mesmo com a existência de um provedor.

É muto comum esse lance de conexões não passarem de 100mbits na rede local --- FE de Fast Ethernet --- quando o cabo tem algum problema nas vias 4 5 7 ou 8. São 8 vias mas se ele tiver defeito em uma das outras 4 não vai conectar de jeito nenhum. Mas FE conecta com 4 vias e partir de gigabit só conecta com 8 vias transmitindo. 

O problema também pode estar nos soquetes, claro.

E isso --- max 100 mbists --- em relação a internet pode nem ser muito problema, porque ajuda a democratizar o acesso na rede. Entenda que se contrata 500 mbtis e tem 8 PC mais 6 celulares e 3 TV tem que dividir essa banda de MEIO gigabit entre TODOS os dispositivos e então limitar alguns a 100 pode até fazer sentido, evitando que um cara consuma sozinho ---numa máquina moderna e com um perfil de uso irresponsável --- boa parte do que tem contratado...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!