Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

OFF TOPIC - Nossa, a moçada sobrevoando altos níveis de profundidade, rs...

Mas voltando à vaca fria... um conhecido se dispôs a recortar os ponteiros no acrílico, com laser. E encomendei um módulo desse aqui. Assim que chegar, tô pensando em medir a frequência retirando aquele indutor maior e colocando, em seu lugar, as pontas do osciloscópio... Será que funciona? Ou queima o osciloscópio...

Bem... deve demorar aí uns 20 dias. Vamos ver...

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Assim que chegar, tô pensando em medir a frequência retirando aquele indutor maior e colocando, em seu lugar, as pontas do osciloscópio... Será que funciona? Ou queima o osciloscópio.

Não deve queimar o osciloscópio, me parece que é 5V. 

Só é o tipo de circuito que se retirar o tal indutor não funciona. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

retirando aquele indutor

Não precisa retirar o indutor pra medir com osc.

Parece ter um stepup (ci 6p da esquerda) pro oscilador da bobina...

Sb67947438d7747b6a753cbd8f34937780.jpg_9

... que parece ser independente (ci 6p da direita). Se o diâmetro não acomodar no seu relógio, penso que pode fazer outra bobina de outro tamanho e com mesmo número de voltas. Se sua nóia pede e você possuir um indutímetro, meça esta daí e faça outra com mesma indutância. Vou chutar esta daí de 1 a 10mH e a freq de 100K a 1MHz 😜

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, .if disse:

Se sua nóia pede e você possuir um indutímetro

Tem um meia boca, aqui, um LCR-T4. Só não sei se mede essa grandeza (pequeneza) de indutância... Quando chegar dá para testar...

Agora, e se em vez de ligar o osciloscópio nos terminais que vão para essa bobina, eu fizesse uma outra bobina pequena, colocasse essa bobininha no centro da original e medisse a oscilação da pequena, não funcionaria? Digo só para descobrir a tensão (amplitude) e a frequência...

Agora, outra bobina no lugar da grande, só que pequena e com o mesmo número de voltas (contei 6, aqui)...

Eu tinha pensado em desfazer a grande e, usando o mesmo comprimento do fio, enrolar uma menor. Mas aí não daria certo, é isso?

• Membro VIP
Postado

O que o circuito quer é se casar com a impedância da bobina. Ao alterar qualquer coisa dela ele pode até se casar mas vai ficar com muita vontade pedir o divórcio.😁

No caso penso que ao alterar o diâmetro e tal vai sim mexer na indutância .. impedância. Variações pequenas ou até medianas talvez o led acenda do mesmo jeito... talvez mais fraco ou similar. O circuito oscilador pode consumir mais ou menos. Pode nem pifar. Só testando mesmo. 

Mas percebo que parece ser um circuito bem simples... nada como um 555 e um mosfet na bobina num dê conta. O detalhe é o stepup que deve fazer subir a V do osc. Faça medições e nos conte, ok?

• Amei 1
  • mês depois...
Postado

Chegou o "brinquedo".

ZKDy0aj.jpeg

Interessante é que se os enrolamentos não estiverem alinhados, os leds não acendem

zUTL7BS.jpeg

Isso já dá um certo conforto sobre se vai haver interferência entre o indutor do relógio e o dos leds... O indutor do relógio vai ficar desalinhado com o transmissor do dos leds.

Em 09/03/2025 às 15:34, .if disse:

Faça medições e nos conte, ok?

Indutor primário (tx)
Frequência...: 222,22KHz
Duty cycle + : 60%
Duty cycle - : 40%
Vmax.........: 12vca
Vrms.........: 6,82v

Indutores secundários (rx, com leds)
Frequência...: 252,92KHz
indutor......: 2,2mH (222)
capacitor....: 180pF

Não medi a frequência, apenas a calculei. E a indutância não foi conferida, apenas acreditei na marcação dela, (222). Conferi só o capacitor e o led, que acendeu normal com 3v.

Não tenho experiência mas a onda gerada, apesar de fazer os leds brilharem, não é senóide, é cheia de picos.

3fKgSVh.jpeg

Bem... aí fiz um indutor rx cuja frequência fosse mais ou menos parecida com a do indutor primário...

QLhYqDR.jpeg

rvHehBW.jpeg

Mas o que fiz não acende, nem encostando no indutor "primário", que dirá apenas aproximando.

Não conferi a frequência de ressonância desse conjunto indutor+capacitor+led por não saber como fazer essa conferência... Como se faz essa conferência?

E tem uma questão que só a experiência pode resolver. Por exemplo um 555 pode ser usado como temporizador, certo? Mas se você quiser uma temporização de, sei lá... 4 horas, não adianta ficar aumentando R e C lá nos pinos 7, 6 e 2 indefinidamente.

Será que um indutor de 6uH com um capacitor de 68nF é razoável?

Ou melhor ainda... Será que não seria melhor construir indutores tx e rx a partir do zero, sem usar esse que já está pronto?

Sobre o tx, será que não seria melhor montar um tx, não com aquele transistorzão C2581 mas sim um oscilador a partir de um 555, até para que consuma menos corrente... Se der, quem sabe dá até para usar uma bateria em vez de ter que ficar ligado na tomada, numa fonte de celular?

Sobre os rx, o limite é apenas o tamanho final dos enrolamentos dos indutores. O diâmetro interno precisa ter no mínimo uns 5,5mm, o externo no máximo uns 12mm e a "espessura", a "altura" desse enrolamento não pode passar de 2mm.

Como está ali em cima o enrolamento tá dando 6uH com 20 voltas mas acho que da para chegar até uns 10uH... Como os rx tem mais limites, a gente poderia partir deles e bolar um tx adequado, que tal?

Postado
28 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas o que fiz não acende, nem encostando no indutor "primário", que dirá apenas aproximando.

Apenas chutando...

Acho que o valor do indutor está muito pequeno. Passou de mH, para uH.

Apesar da frequência ser próxima à do esperado, o "Q" do circuito diminui e com ele o ganho.

LCcomZtimoRL1k.jpg.bef14111b96e5501f89c25d599b9cdd8.jpg

MOR_AL

• Obrigado 1
Postado

22 horas atrás, MOR_AL disse:

Acho que o valor do indutor está muito pequeno. Passou de mH, para uH.

Pois é. Um indutor como o que o youtuber fez, copiado igualzinho ao que ele fez, tá dando cerca de 5uH...

Bem que alguém comentou lá no vídeo que os leds brilham pouco...

22 horas atrás, MOR_AL disse:

Apesar da frequência ser próxima à do esperado, o "Q" do circuito diminui e com ele o ganho.

Interessante esse fator Q, @MOR_AL.

Encontrei a fórmula Q = 2πfL/R onde f é a frequência em Hertz, L a indutância em Henry e R resistência em Ohm. Quanto maior for Q, mais eficiente em reter a energia armazenada na bobina. Aumentando a frequência e/ou a indutância, aumenta Q. Diminuindo R também aumenta Q.

Diminuir R significa ou fio mais grosso ou menos comprido. Já a indutância aumenta a cada volta da bobina.

Quanto maior Q, mais seletivo fica o indutor, ou seja, rx terá que ser precisamente sintonizado com tx...

Equilíbrio delicado... Mas vamos lá.

---

Em tempo: só lembrei agora de falar do consumo do tx do "brinquedo" acima. Dá 100mA, o que é muito alto para usar bateria no relógio, especialmente das recarregáveis tipo 18650. Quem sabe se um oscilador montado com um 555 pode consumir menos? Ou até aquele tipo, com dois transistores... A vantagem do 555 é que dá para colocar um trimpot para ajuste preciso da frequência, caso o indutor final fique com um Q bem alto, para ficar mais eficiente.

Parece que o relógio vai ter que ficar ligado numa fontezinha dessas de 5vcc, mesmo...

Postado

Por exemplo.

Na figura o pico se encontra em 10MHz. Considere a frequência do transmissor.

Considere que a frequência de ressonância do receptor se encontre em 9MHz. Um tracinho vertical ao lado esquerdo da ressonância.

A curva azul tem um ganho de 200, 1/5 do ganho da ressonância.

A curva vermelha tem um ganho de 60, 1/17 do ganho da ressonância.

Quanto maior for o "Q" do circuito, maior é a atenuação nas imediações da ressonância.

Outra forma de ver é a figura retirada da página https://blog.raisa.com.br/fator-de-qualidade-fator-q-formulas-e-equacoes/

image-45.png.374864e028706792ceb1db382e8dfe39.png

Quanto menor for o fator "Q", menor será o ganho.

MOR_AL

• Curtir 2
Postado
42 minutos atrás, MOR_AL disse:

A curva azul tem um ganho de 200, 1/5 do ganho da ressonância.

Eu vi! E a indutância nessa curva é um pouco menor que 1uH e o capacitor... acho que vai bem, ali, um 331 (330pF) que é o que tem aqui.

Bem, se ali é 795nH, isso já dá uma certa folga, já que dificilmente conseguirei fazer um indutor de mais de... sei lá, uns 6uH. Na verdade o gráfico que você trouxe é melhor que o da Raisa porque o seu serve de régua.

Acabei de fazer um "miolo" para o carretel onde se enrola o fio de cobre menor que o anterior e dei as mesmas 20 voltas. Assim que secar vamos ver a indutância...

Também vou ver se uma loja que tem aqui perto que conserta alto-falantes pode me vender um pouco de fio de cobre mais grosso do que o que estou usando (sucata de um motor). É que mais grosso deve melhorar o Q já que cai a R. Se não aumentar muito o diâmetro externo da bobina, já melhora um pouco esse Q, né?

Creio que o que estou usando é awg 32 porque tem uns 0,2mm. O que o youtuber usa é awg 28, creio, porque numa das respostas lá, nos comentários do vídeo, ele diz que tem 0,3mm...

Postado
1 hora atrás, MOR_AL disse:

Tem como observar como um dos leds está montado?

No youtube? Se for...

3ZIIDUU.jpeg

Ali são 20 voltas desse fio, que nos comentários ele diz ter 0,3mm. O carretel dele, tirando pelo ponteiro original, tem 7mm diâmetro interno e uns 2mm de "espessura". Externamente chuto um enrolamento de 11mm, no máximo 12mm de diâmetro por uns 2mm de "espessura".

Olha o vídeo aqui:

Mas esse relógio tem 2 problemas, Mor: um que há, também nos comentários, relatos de que os leds brilham pouco. E de fato, vendo o vídeo, dá para perceber isso. O outro problema é relacionado com o brilho. É que o youtuber põe o led na ponta do ponteiro, e eu gostaria de por na base, iluminando o ponteiro por dentro... o quanto mais brilhante for o led para iluminar a extensão toda do ponteiro, melhor. No chute acho que um capacitor ali deve melhorar essa questão, deve ajudar o indutor a se manter carregado... tirar um pouco do ripple da corrente alternada que são essas ondas eletromagnéticas, será que não?

Para o ponteiro todo brilhar, se o led estiver colado bem alinhado com o acrílico e tiver umas ranhuras, como você ensinou, na parte de trás do ponteiro, ele todo fica iluminado.

Olha um teste que fiz não num dos ponteiros mas numa tirinha de acrílico:

Agora se for o que eu fiz - e que não está funcionando - é esse aqui:

rvHehBW.jpeg

• 2 semanas depois...
Postado

Continuando a saga... montei de acordo com o que o youtuber recomendou...

rx4uZnf.jpeg

Mas há um problema: o LED branco - que é o que eu pretendo usar nos ponteiros, perde bem o brilho se estiver a 3mm do indutor tx. A 6mm quase apaga e a 9mm apaga...

O único que se mantém aceso, e ainda assim com um brilho bem reduzido, é o vermelho. Aqui tem uma pilha de 3 discos de acrílico com 3mm de altura cada.

uaZdx9i.jpeg

Acontece que entre o tx e o indutor do ponteiro de segundos, que é o que estará mais longe do rx, tem 10,3mm.

O indutor do ponteiro das horas ficará afastado 4,3mm e o dos minutos, 6,8mm.

KN10sq0.jpeg

Fiz umas medidas... usei instrumentos caseiros, talvez não tão precisos...

8Njc48P.jpeg

Aumentei a tensão do rx para 9v, o led branco acendeu médio, o vermelho acendeu pleno mas o transistor esquentou muito...

O que será que daria para fazer para aumentar a "potência" desse rx?

Postado
32 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O que será que daria para fazer para aumentar a "potência" desse rx?

Sintonizar na frequência do Tx.

Na postagem #36, eu não fui claro.

Verifique se a bobina nos leds comprados, possuem um núcleo de ferrite. Isso aumenta o valor da indutância e talvez fique mais fácil de sintonizar.

Outro detalhe é que os leds não respondem bem nas frequências altas devido a capacitância intereletródica. A corrente passa pela capacitância.

Como diria o "if" eu (eu) acho que esta frequência é muito alta, por isso é que o transistor aquece muito.

1 - Mais comutações por segundo, mais regiões com dissipação.

2 - Outro detalhe é ... com um circuito simplificado, a comutação fica prejudicada e o aquecimento é grande.

42 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Aumentei a tensão do rx para 9v,

Não entendi. Tx, não é?

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, MOR_AL disse:

Não entendi. Tx, não é?

É... desculpe, falei errado, é tx, mesmo.

5 minutos atrás, MOR_AL disse:

Verifique se a bobina nos leds comprados, possuem um núcleo de ferrite.

Possuem, sim. São indutores marcados como 222 (2,2mH), e ainda têm um capacitor paralelo ao indutor e ao led de 180pF. No osciloscópio tá dando a frequência de 252,92KHz.

Esse valor de indutância jamais alcançarei com esses indutores de núcleo de ar. Os que fiz, em diâmetro e altura adequados à máquina do relógio, mal chega em 4uH...

Creio que se usar fio awg32, de 2mm, dê para chegar nuns 10uH/0,7Ω...

Fiz um rx com um fio muito fino, tirado de um alto falante rasgado daqueles bem pequeninos (para 3w) e deu 31,5uH/6,3Ω... ficou um pouco mais pesado mas acho que ainda dá para fazer o eixo da máquina do relógio rodar numa boa, exceto o eixo dos segundos, que é mais rápido mas tem menos torque...

Esse rx acendeu mas mesmo com o led vermelho, acendeu pouquinho...

O ideal seria poder usar led branco.

9 minutos atrás, MOR_AL disse:

com um circuito simplificado, a comutação fica prejudicada e o aquecimento é grande.

Pois é, caro Moris... o indutor copiado do youtuber, com 5v em uma temperatura ambiente normal (acho que estava uns 22°C), depois de umas 2 horas funcionando, o dissipador estabilizou a 56°C...

Já o indutor comprado (post #31) não esquenta nada. Só que como os rx estão em núcleo de ferrite (além de usarem um fio extremamente mais fino do que o que posso manusear), não dá para adaptá-los nos ponteiros, são muito grandes. Como dá prá ver na foto acima, o espaço entre os ponteiros é bem pouco...

Estava pensando aqui em fazer um oscilador e um indutor de tx compatível com esses indutores de rx que fiz, usando um 555 cmos (freq. máx. de 2,1MHz), da seguinte forma:

dBno8Iv.jpeg

Aí na saída quem sabe o transistor não esquentasse tanto? Aliás, se for montar essa oscilador com 555 CMOS e usar um transistor na saída... como seria o circuito? Digamos num NPN... um chute: base na saída do 555, coletor de um dos lados do indutor, emissor ao terra e o outro lado do indutor no 5vcc, seria isso?

Mas também, como a gente pode mexer no 555 como quiser, quem sabe a gente encontra uma frequência mais baixa e ainda assim que os indutores rx recebam energia suficiente? Tem alguma frequência que você acha mais razoável?

Postado

Creio que se usar fio awg32, de 2mm, dê para chegar nuns 10uH/0,7Ω.

Tem que ser fio bem mais fino que 32AWG.

Estava pensando aqui em fazer um oscilador e um indutor de tx compatível com esses indutores de rx que fiz, usando um 555 cmos (freq. máx. de 2,1MHz), da seguinte forma:

1 - Tenho as minhas dúvidas se vai chegar aos 2,1MHz.

2 - Vai continuar a ter muita perda de comutação.

3 - Quando o transistor cortar, vai aparecer uma alta tensão no coletor, provavelmente queimando por ultrapassar VCE de breack down.

4 - Não conheço nenhum transistor que comute nesta frequência. Somente osciladores senoidais. Neste último caso de comutação on, off, tem que ter um resistor de amortecimento, para limitar esta tensão na transição para o corte.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

Pois é... a questão é que não tem como aumentar a indutância rx... o indutor tem que ser de núcleo de ar, ter até 11mm de diâmetro externo, no mínimo 7,2mm interno e, no máximo 2mm de altura.

Usando o 28awg, o máximo que consegui foi com 30 voltas que deu 10,49uH/0,7Ω. Já usando o fio de mini alto falante (que não tenho nem como medir a espessura), deu para dar 105 voltas e obtive 31,5mH/6,3Ω (era um alto falantinho de 6Ω/3w)... Esse ultimo, porém, mostrou-se menos eficiente que o de cima... o led brilha menos e a 6mm do tx já apaga.

Agora, sobre o oscilador... que tal trabalhar em cima de um pequeno transmissor de ondas curtas?

Encontrei essa ideia aqui no Youtube, um tx de 8MHz...

bbVDrqx.jpeg

Seria usar apenas o oscilador, usar apenas a portadora gerada... aí, em lugar do indutor de tx por trás do mostrador do relógio, poderia haver uma antena tx, esticada ou talvez num semi círculo.

Será que vale a pena trabalhar sobre essa ideia? Será que teria potência suficiente para que nos rx de 10uH aparecesse corrente suficiente para acender um led a, digamos, 15mm de distância da antena?

Postado

@rmlazzari58

Seu desenho está diferente do desenho apresentado pelo YouTuber.

Porque você não tenta replicar o relógio do vídeo da primeira postagem? Ali mostra como montar em detalhes?

Parece que eu entendi os detalhes do circuito... quase tudo, hehehe. Mas tem que ter mão de relojoeiro.

Você conhecia isso?

Tem apenas três fios indo para os leds. Eles são endereçáveis.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, MOR_AL disse:

Porque você não tenta replicar o relógio do vídeo da primeira postagem?

Acho estranho ver apenas a ponta do ponteiros brilhando. Por isso quero por os leds na base dos ponteiros e fazê-los acender por inteiro, usando algo parecido com o ponteiro do dial de antigos receivers, como nesse aqui:

2238a1.jpg

3 horas atrás, MOR_AL disse:

Ali mostra como montar em detalhes?

E tem detalhes importantes no vídeo do Youtube que o cara não colocou. Aliás as únicas medidas que ele colocou foram o número de voltas dos indutores tx e rx e o diâmetro externo, mas só do tx. Nos comentários ele disse que o fio tinha 0,3mm, o que o aproxima do awg 28.

Mostra o circuito do tx, também, que copiei ipsis litteris.

Mas no vídeo já mostrava que os leds dele não acendem forte. Para ficar na ponta do ponteiro, até vai, mas para espalhar a luz por dentro do ponteiro, testei e já fica mais fraco ainda. E como se isso não fosse suficiente, na montagem que fiz aqui, os leds mal acendem por conta da distância entre tx e rx... No post #38 tem uma foto da distância entre os ponteiros e a parte de trás do mostrador. Na distância entre o ponteiro das horas e o tx o led já fica fraco. No ponteiro dos minutos, o brilho do led é quase imperceptível.

Além disso, caro, tem o espírito científico, também. O desejo de entender como funciona para ter domínio do processo e daí, por exemplo, aumentar a potência de rx ou torná-lo mais eficiente, sem jogar tanta energia para fora na forma de calor, e/ou montar indutores rx mais eficientes.

Seu desenho está diferente do desenho apresentado pelo YouTuber.

Onde, Moris? Será que copiei algo errado?

Mas tem que ter mão de relojoeiro.

E paciência de monge chinês, rs...

(Só não se esqueça de respirar...)

Coisa para aposentado, hehe...

Você conhecia isso?

Tem apenas três fios indo para os leds. Eles são endereçáveis.

Ainda não tinha visto. Bacana... mas além de ser outro conceito, de novo os "ponteiros" brilham apenas nas "pontas". E nesse caso é até mais difícil de ler a hora porque os "ponteiros" são do mesmo tamanho...

Mas vamos em frente que de tanto estudar e testar tenho esperança não só de aprender como de ter um relógio de mesa cujos ponteiros brilham no escuro. 🙂

Postado
10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Onde, Moris? Será que copiei algo errado?

No coletor. Como você desenhou, não há polarização de coletor. Tem uma ligação com resistores de 1k e de 10k.

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ainda não tinha visto. Bacana... mas além de ser outro conceito, de novo os "ponteiros" brilham apenas nas "pontas". E nesse caso é até mais difícil de ler a hora porque os "ponteiros" são do mesmo tamanho...

Tem diversos vídeos, em que os YouTubers usam poucos leds e os fazem girar. O movimento dá a sensação de que todos os ponteiros ficam iluminados. O sujeito ainda coloca algo escrito com os leds. O detalhe é que já conseguiram retirar a bateria da parte que gira, usando um transformador em HF. 

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

Bacanas, também, @MOR_AL. Agradeço sua pesquisa mas isso fugiria do que eu gostaria.

Bom... deixa te contar onde estou:

RX

Consigo fazer esse tanque LC em dimensões boas para os ponteiros, tanto em tamanho como em peso:

fDYZWiv.jpeg

Os indutores de rx só podem ter diâmetro externo de 10mm, 11mm no máximo, interno de no mínimo 5,7mm e altura de 2mm...

(Para cálculo da frequência de ressonância usei essa calculadora on line aqui.)

TX

Para o tx sintonizar na frequência dos rx, projetei um oscilador usando o 555 CMOS da seguinte forma:

CpP48EA.jpeg

(Para calcular a frequência e o duty cycle do 555 usei essa calculadora on line aqui.)

Mas se essa frequência de tx está ok, estou encontrando dificuldade em amplificá-la.

Na saída do 555 usei esse mosfet, 2N7000, porque a corrente de saída desse chip é baixa máximos de 100mA como "sink", quando a saída for LOW, e 10mA quando for "source", HIGH. Pelo que conheço (que não é muito), esse mosfet está adequado para a 1a. etapa de amplificação. A Vgs(th) dele é de 3v ele trabalha bem na frequência de saída do 555. Olha o datasheet dele aqui.

É a partir daí que a porca está torcendo o rabo...

Primeiro pensei em colocar um BJT de potência, excitado pela saída do mosfet. Mas na hora em que vi esse indutor ali nas saída desse BJT, lembrei do diodo de proteção aos transistores que geralmente se põe e paralelo com as bobinas de relés... Será que a corrente reversa sobre o BJT não vai queimá-lo?

Então pensei em uma forma de amplificar tanto o HIGH quanto o LOW montando um amplificador classe B, "push-pull".

Sei que o LOW nunca será negativo, nesse caso, será apenas GND. Mas talvez seja melhor do que queimar o transistor com a corrente reversa que vem do indutor de rx...

Será que fica melhor assim?

Por fim o próprio indutor de RX... como calcular esse indutor? Teria que ser um indutor adequado para os 503KHz, que tivesse um diâmetro entre 3cmm e 6cm, e que fizesse chegar as ondas sem perdas a uns 2cm de distância dele. Além disso, quanto maior puder ser sua resistência, melhor seria para não sobrecarregar o(s) transistor(es) de saída.

Postado

@rmlazzari58

1 - Os resistores de 100R são muito baixos. Pesquise no manual do 555 um capacitor menor e valor maior de resistores. O consumo do 555 será grande e sem necessidade.

2 - 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

TX

Para o tx sintonizar na frequência dos rx, projetei um oscilador usando o 555 CMOS da seguinte forma:

Pesquise por 555. Tem circuitos simples, com 50% de duty cicle.

3 - No pino 3 do 555, use um mosfet de potência (quase) qualquer. No dreno coloque o indutor em // com um capacitor na frequência do Rx. Comece incluindo um resistor de 330 em paralelo com o L e C do dreno. Monitore a tensão de dreno. Vá aumentando o valor do resistor até que a tensão da SENÓIDE não supere o Valor de ruptura do mosfet. O ideal seria sem resistor.

4 - Com fio fino, como 0,5mm no indutor, provavelmente nem precisaria do resistor mencionado no item 3.

Comece por partes, que você pod43e chegar lá.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

Fiz uma simulação de um oscilador com transistor pequeno.

Segue a figura. Estude e se quiser tente montar e medir os valores dos componentes e a frequência. Inicie com L de maior valor, Vá retirando espiras até que você obtenha a frequência desejada.

R2 de 10k, foi apenas para ver se a oscilação continuava com diversos valores. 

R2 não é necessário. A tensão de coletor não passa de 24Vpk, ou duas vezes a tensão de alimentação.

Verifique se o transistor esquenta.

Relgio_com_LED_Circuito_e_Ondas.jpg.6e92b598091b54bdd2419f3f69509337.jpg

Bôas montagens.

MOR_AL

• Obrigado 1
Postado

@rmlazzari58

No simulador, o indutor é ideal, ou R = 0.

Você tem razão. 

Simulei com um resistor de 1,5 ohms em série com o indutor (indutor real), que é quase o valor que você forneceu na postagem #38.

Os novos valores são:

C1 = 3,9nF;  C2 = 8,2nF;  C5 = 100nF.

MOR_AL

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...