Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa noite

Tenho uma régua de tomada que nela tem um led ligado em um resistor de 75k ohms (roxo, verde, laranja e dourado), só que o brilho desse led é muito fraco, mal da pra ver que a régua está ligada.

Posso ligar um capacitor polarizado em paralelo com o led para ver se ele tem um pouco mais de brilho ou melhor trocar o resistor?

• Curtir 1
Postado

Poder pode, mas não resolve o problema visto que é CA. O capacitor não acumula carga. 

Se colocar também um diodo em série, aí pode funcionar. Pois o capacitor vai carregar em CC, podendo até ser um capacitor comum que é + barato e fácil de achar. 

• Curtir 4
Postado

Não tá meio alto demais esse resistor, não?

(Desculpe o tamanho mas foi a 1a. imagem que encontrei...)

led-resistor-calculator-1.png

Digamos Vled = 2v e Iled = 20mA, para Vs = 110v, R = 5.400Ω. Para 127v, 6.250Ω e para 220v, 10.900Ω.

Chutando, uma R de 12KΩ parece boa...

Olha a calculadora on line aqui.

P.S.: Pensei agora... se estiver mais fácil soldar uma R em paralelo com a que já existe (ás vezes é difícil trocar), se em paralelo coma de 75k você puser uma de 20k, resulta em quase 16k. E se puser 15k em paralelo com a de 75k, dá 12,5K...

Mais uma calculadora on line, pode ser útil principalmente quando são mais do que duas R em paralelo, aqui.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
57 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Chutando, uma R de 12KΩ parece boa...

Se for 20mA em 220V, dá 4,4W. Mesmo que seja 5W, ainda ferve. E o led não dura, visto que é CA. 

Por esse led ser apenas um enfeite, isso fica caro pra quem fabrica o produto. 

O resistor de 1/4W é calculado pra não esquentar e acender de maneira razoável. 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, devair1010 disse:

substituir por um led de alto brilho,  e se colocar um diodo 1N4007 em série

Um led de alto brilho com 100K: nem precisa do diodo. Um led de baixo brilho: capacitor xute 10..220nF em paralelo com R + diodo ou outro led em antiparalelo com led

🤪

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

Desculpa, pessoal, e acredite quem quiser... ou vendo a foto, rs...

Comprei essa régua aí embaixo quando consegui comprar uma impressora Epson matricial para o meu supermoderno e recém comprado 386, anos 90. De lá prá cá ela já passou por diversos perrengues: mudança, reforma, já quebrou a chave liga-desliga (liguei direto), já queimou o fusível (liguei direto), já bateu e quebrou a caixa plástica (consertei com cola quente), já afundou o led... Como não tem mais chave faz uns 20 anos que está ligada direto.

Só nunca troquei o led e nem a R, que é de 24k por 1/4w.

hFm82PC.jpeg

Como o led afundou, seu brilho ficou reduzido. Por isso fechei a janela e a porta e...

1ha0Kg7.jpeg

Já essa aqui embaixo é nova, deve ter uns 12 anos... Essa eu às vezes desligo à noite.

Nunca troquei nada, nela. Mas quando fui trocá-la de parede, o fundo descolou e pude constatar que a R é de 10k e 1/4w.

j8fideV.jpeg

Esses leds estão ligados direto no 127vca, só com essas R que falei em série. Nunca verifiquei mas sei que eles piscam 60 vezes por segundo.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Desculpa, pessoal, e acredite quem quiser... ou vendo a foto, rs...

Comprei essa régua aí embaixo quando consegui comprar uma impressora Epson matricial para o meu supermoderno e recém comprado 386, anos 90. De lá prá cá ela já passou por diversos perrengues: mudança, reforma, já quebrou a chave liga-desliga (liguei direto), já queimou o fusível (liguei direto), já bateu e quebrou a caixa plástica (consertei com cola quente), já afundou o led... Como não tem mais chave faz uns 20 anos que está ligada direto.

Só nunca troquei o led e nem a R, que é de 24k por 1/4w.

hFm82PC.jpeg

Boa tarde

Se estivesse assim estaria ótimo, se acender a luz do quarto mal da pra ver que está ligado.

Amanhã vou ver se encontro de 33k ou 24k para fazer teste.

Assim que tirei a foto deu para ver que o led pisca os 60Hz.

ImagemdoWhatsAppde2025-04-06(s)16_12.23_5b4e3c3c.thumb.jpg.bd20db8b9915e8eb3f196501ece672a9.jpg

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...