Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

hoje achei na web, um esquema de radio emissor que vou montar. mas precisava de ajuda para entender como é o funcionamento de cada componente! e gostaria de saber tambem, se eu posso aplicar uma tensão maior para aumentar a potência de funcionamento dele. penso em usar 12v, que é uma fonte que tenho por aqui.

acredito que @Renato.88 e o @faller possam me dar uma luz nisso! obrigado, senhores!

segue:

image.png.109085b7afa9b4842e702d8a78b04431.png

vou deixar o link do site aqui, para que todos acessem e dê os devidos creditos ao construtor!

https://blog.novaeletronica.com.br/micro-transmissor-de-fm/

caso isso ofenda as diretrizes do tópico, peço que qualquer moderador entre em contato comigo!!

obrigado a todos que puderem dar uma força!

• BCP alterou o título para Micro transmissor RF FM espião
Postado

Tentando te ajudar:

o primeiro transistor amplifica o áudio do microfone de eletreto e passa para o segundo transistor através do capacitor de acoplamento de 100nF, no segundo transistor tem um capacitor ligando no coletor e emissor responsável pela oscilação na faixa de FM, o indutor e capacitores ligados ao coletor deste transistor são responsáveis para definir a frequência, o sinal modulado em FM é retirado no emissor desse transistor e através do capacitor de acoplamento de 10nF passa para o terceiro transistor que é responsável pela amplificação de potência.

Este transmissor é muito instável, é sensível a mudanças de temperaturas e variações na alimentação, muito chato pra sintonizar e baixa potência, indicado somente para estudos.

• Curtir 1
Postado

Caro .@cadu costa

Brinco com eletrônica há 58 anos. Sou do tempo das revistas Antena e Eletrônica Popular e cheguei a comprar revistas da Nova Eletrônica. Nessa época nem existia internet.

Acessei a página que você sugeriu na sua postagem inicial. Confesso que raramente constato uma página com tantos detalhes.

Eu nem saberia o que acrescentar para lhe auxiliar.

Ficarei te devendo essa.

Boas montagens.

MOR_AL

Postado
1 hora atrás, caolne disse:

Tentando te ajudar:

o primeiro transistor amplifica o áudio do microfone de eletreto e passa para o segundo transistor através do capacitor de acoplamento de 100nF, no segundo transistor tem um capacitor ligando no coletor e emissor responsável pela oscilação na faixa de FM, o indutor e capacitores ligados ao coletor deste transistor são responsáveis para definir a frequência, o sinal modulado em FM é retirado no emissor desse transistor e através do capacitor de acoplamento de 10nF passa para o terceiro transistor que é responsável pela amplificação de potência.

Este transmissor é muito instável, é sensível a mudanças de temperaturas e variações na alimentação, muito chato pra sintonizar e baixa potência, indicado somente para estudos.

o que não entendo, é porque tem um capacitor de 1n regulando a freqeuncia do transistor em 90MHz, sendo que já tem um circuito tanque LC. porque precisamos setar a base do transistor em 90MHz?

41 minutos atrás, MOR_AL disse:

Caro .@cadu costa

Brinco com eletrônica há 58 anos. Sou do tempo das revistas Antena e Eletrônica Popular e cheguei a comprar revistas da Nova Eletrônica. Nessa época nem existia internet.

Acessei a página que você sugeriu na sua postagem inicial. Confesso que raramente constato uma página com tantos detalhes.

Eu nem saberia o que acrescentar para lhe auxiliar.

Ficarei te devendo essa.

Boas montagens.

MOR_AL

o pessoal da nova eletronica são realmente muito bons! conteudo sempre muito bem embasado. infelizmente, nesse circuito eu dei uma travada, já que vejo algumas coisas que não fazem muito sentido na minha cabeça... de qualquer forma, vou montar e fazer testes.

Postado
24 minutos atrás, cadu costa disse:

O que não entendo, é porque tem um capacitor de 1n regulando a freqeuncia do transistor em 90MHz, sendo que já tem um circuito tanque LC. porque precisamos setar a base do transistor em 90MHz?

Esse capacitor não regula frequência de nada. 

Está ali como filtro passa baixa, deixando passar mais o som do microfone. 

Como já disseram, esse circuito é instável. Na prática ele chia bastante não tem um som muito limpo. 

Postado

Vamos lá!!!

16 horas atrás, cadu costa disse:

o que não entendo, é porque tem um capacitor de 1n regulando a freqeuncia do transistor em 90MHz, sendo que já tem um circuito tanque LC. porque precisamos setar a base do transistor em 90MHz?

Tirado da página https://blog.novaeletronica.com.br/micro-transmissor-de-fm/

O capacitor de 1nF mantêm a base do transistor oscilador de RF estável em torno de uma oscilação de 90MHz .

Uma explicação mais detalhada....

O circuito opera como amplificador do tipo "Base Comum", ou seja, o sinal entra pelo emissor , no caso via o capacitor de 10pF e sai pelo coletor.

O ganho desse tipo de circuito é dado por...

BC.jpg.25aee76b4752a7ae66a24b9142f114da.jpg, onde...

Av(BC) - É o ganho do circuito em base comum.

hfe - É o ganho de corrente do transistor.

RL - É a carga vista pelo coletor. Circuito tanque, capacitor de 10pF e outras coisinhas sem muito efeito geral.

hie - É a resistência de entrada do transistor, visto para dentro da base.

Rb - É a carga vista pela base do transistor.

Observe, que na equação do ganho, Rb está no denominador. Então, se pudermos eliminar Rb (Rb = 0), o ganho aumenta, o que é útil no caso de uso de transistor de propósito geral (2N2222, ou BC547) em altas frequências.

O capacitor de 1nF, com seu valor baixo, elimina Rb, mas apenas para as altas frequências, deixando passar o sinal de áudio com origem no microfone.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!