Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu deixo o computador ligado o tempo todo a medida com que o computador vai ficando ligado no Windows 10 o consumo de VRAM vai aumentando mesmo sem nenhum jogo aberto, como eu possuo uma RX 6500 XT 4GB então logo fica atrapalhando para jogar jogos com gráficos mais altos devido a falta de VRAM.

Acredito que seja o Windows porquê o que mais consome segundo o gerenciador de tarefas é o wdm.exe.

Eu não faço ideia de como resolver, a utilização da minha placa de vídeo na área de trabalho fica de 0 a 5% de uso então não é hacking de mineração.

Alguém tem alguma solução ou já passou por algo parecido?

Postado
  Em 17/04/2025 às 19:55, GabrielLV disse:

@Zeus123 Por onde exatamente você viu que o Windows está consumindo VRAM? Nos envie uma print do local observado para analisarmos.

Expandir  

image.png.3c08a4cc98fbf61d35ac287cda6593c8.png

Também olho pelo Adrenalin:

image.png.06e75b7a15a2cee7011d9bf7b50e2190.png

Mal liguei o PC e já subiu pra 1GB praticamente, daqui a pouco vai ficar próximo de 2GB só na área de trabalho sem nenhum jogo.

Postado

Esse consumo é normal, se realmente estiver atrapalhando o que te resta é abaixar os gráficos dos jogos ou tentar fazer um debloat do WIndows

• Curtir 1
Postado
  Em 17/04/2025 às 20:39, Gloomy disse:

Esse consumo é normal, se realmente estiver atrapalhando o que te resta é abaixar os gráficos dos jogos ou tentar fazer um debloat do WIndows

Expandir  

Sim esse consumo é normal, o problema é quando fica próximo de 2GB o que ai já não é normal apenas na área de trabalho como havia mencionado.

Daí na hora de jogar um jogo com gráfico mais alto a VRAM é excedida.

E o clock da VRAM fica o tempo todo no máximo, eu pesquisei e vi que é problema recorrente em drivers AMD, tentei até uma solução com Create Resolution Utility (CRU) mas não obtive sucesso.

Postado
  Em 17/04/2025 às 23:16, Falatu disse:

@Zeus123 eu nunca tive esse problema com minha AMD tu não baixou nada suspeito? 

o desempenho nos jogos tá normal?

Expandir  

O desempenho está normal nos jogos, exceto quando falta a VRAM, não baixei nada suspeito.

• KairanD alterou o título para Windows 10 consumindo VRAM excessivamente com o processo wdm.exe
  • Coordenador
Postado

Assim como, a depender da RAM disponível, o sistema aloca cache para maximizar o desempenho (quanto mais RAM a máquina possuir, mas ele tende a aproveitar), isso também ocorre com a VRAM para processamento gráfico. Se você abrir um jogo ou algum processo que precise usar essa parcela da VRAM, o sistema automaticamente esvazia parte do cache para abrir espaço.

Em resumo: esse comportamento é normal e está aí justamente para melhorar o desempenho do sistema. E não é exclusividade do Windows 10, mas de qualquer sistema moderno. A título de exemplo, acabei de ligar minha máquina e o Debian 13 (Linux), que é mais leve que o Windows 10, já está consumindo 1 GB de VRAM, e a tendência é esse consumo ir aumentando conforme ele vai alocando cache:

image.png

No mais, 4 GB de VRAM é pouca memória para jogos atuais mesmo, especialmente títulos AAA. Então é perfeitamente normal que você ultrapasse esse limite em diversos cenários ao tentar jogar com texturas em qualidade alta ou ultra, mesmo em 1080p. Até mesmo 8 GB de VRAM já estão se tornando perigosamente limitantes nesse cenário.

Além disso, o fato da RX 6500 XT ser bastante limitada em termos de barramento, usando apenas 4 trilhas, não ajuda.

• Curtir 1
Postado

@KairanD Com essa placa, mesmo em PCI Express 3.0, eu rodo Red Dead Redemption 2 praticamente todo no ultra em FullHD sempre acima de 45 FPS e ainda sobra 500MB de Vram na configuração jogo quando recem ligo o computador no Windows, rodando perfeitamente, já depois de um tempo ao abrir o jogo ele me fala na configuração que estou excedendo 500MB de Vram o que em tese deveria ser algo alocado, aparece avisos, o jogo fica lagado e apresenta problemas.

Essa placa é muito subestimada, ela melhorou muito com novos drivers, queria placa nova, mais barata que a GTX 1650 D6 e com maior desempenho, parelha com GTX 1650S no 4.0 pra quando eu fizer upgrade. No geral, jogo jogos competitivos com pouco uso de VRAM.

Só não esperava essa dor de cabeça toda.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
  Em 23/04/2025 às 03:10, Zeus123 disse:

@KairanD Com essa placa, mesmo em PCI Express 3.0, eu rodo Red Dead Redemption 2 praticamente todo no ultra em FullHD sempre acima de 45 FPS e ainda sobra 500MB de Vram na configuração jogo quando recem ligo o computador no Windows, rodando perfeitamente, já depois de um tempo ao abrir o jogo ele me fala na configuração que estou excedendo 500MB de Vram o que em tese deveria ser algo alocado, aparece avisos, o jogo fica lagado e apresenta problemas.

Essa placa é muito subestimada, ela melhorou muito com novos drivers, queria placa nova, mais barata que a GTX 1650 D6 e com maior desempenho, parelha com GTX 1650S no 4.0 pra quando eu fizer upgrade. No geral, jogo jogos competitivos com pouco uso de VRAM.

Só não esperava essa dor de cabeça toda.

Expandir  

Bom dia a todos.

Se você quiser, pode tentar checar todas as extensões de compatibilidade de jogos para o Windows manualmente, e de quebra ainda fazer uma manutenção preventiva no seu Windows, e isso pode melhorar bastante sua percepção de estabilidade nos cenários mais intensos ou mais ociosos do sistema. Me avise se quiser tentar e te forneço o passo a passo aqui mesmo. Porém, como o colega Coordenador disse, isso não parece ser um problema, apenas o gerenciamento de cache normal do Windows.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!