Ir ao conteúdo

PC dando choque, aterramento TT em uma única tomada resolve?

Ir à solução Resolvido por W46n3r,

Posts recomendados

Postado

Estou com meu computador dando choque em tudo que e lugar, já até tomei na hora de conectar o cabo de internet, estou pensando em fazer um aterramento TT na tomada dele para resolve rou amenizar esse problema, meu medo e que essa energia que está correndo pelo gabinete queime as minhas peças, isso resolveria o problema? Obs: minha casa tem uma rede elétrica de pelo menos uns 40anos sem aterramento só o de equipotencializacao da Cemig lá na caixa do padrão que e aterrado no próprio padrão galvanizado, estou juntando dinheiro para um reforma geral mas quero algo mais rápido que eu possa fazer só para aliviar um pouco até lá 

• guilherme_dr alterou o título para PC dando choque, aterramento TT em uma única tomada resolve?
  • Solução
Postado

Sim, aterrar uma única tomada (a usada pelo PC e o monitor) vai resolver.

Já fiz isso numa casa antiga que morei e funcionou.

Vale dizer que, se a internet é cabeada, o roteador e outros equipamentos de rede também teriam que estar aterrados.

Esse assunto já foi discutido aqui anteriormente:

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@R3I4RTHUR Dia

A tomada possui fase e neutro, você já tentou inverter a polaridade da tomada?

infraestrutura_de_redes_a05_f01_c.jpg

Nos padrões de energia mais atual, o próprio poste de energia já vem com aterramento no padrão TT, aterramento junto com o neutro.

7c6c8385-3df1-4e69-94fc-d113bd3caa09.jpe

Agora se você quiser fazendo um aterramento correto, será necessário instalar um DR depois do disjuntor principal.

Porque a função dele é interromper a energia em caso de fuga de tensão.

exemplo-qdc-600.webp

https://www.youtube.com/watch?v=_ZaZ9p-ChFY 

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico meu padrão de energia e mais velho que a cerra, infelizmente ele tem só o do neutro e não tem eletrodo, já que a Cemig permite que a própria haste do padrão (pré-fabricado galvanizado) seja usado no lugar do eletrodo. acredito que o problema do choque seja mais pela rede elétrica que e muito antiga e não esta mais adequada para o uso

@guilherme_dr agradeço a dica amigo, irei comprar um

@W46n3r agradeço, vou salvar o tópico para usar de referencia 

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

Na maioria das vezes esse problema está associado ao que o colega @Edvaldo J. Frederico disse: polarização invertida na tomada. Ou seja, neutro no lugar da fase e vice-versa.

Se for o caso, você pode trocar a ordem dos fios na própria tomada. É fácil diagnosticar com uma chave de testes, para saber onde está a fase.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@R3I4RTHUR Tarde

Em casa a fiação é tudo antiga, com exceção da fiação principal que mudei de monofásico para bifásico, e nunca tive problema de equipamento dar choque porque todas as tomada que mudei do padrão antigo para o padrão novo coloquei a polaridade da tomada na forma correta e para identificar o fase e neutro usei essa chaves de teste.

D_NQ_NP_2X_708653-MLU78478720961_082024-

infraestrutura_de_redes_a05_f01_c.jpg

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...